O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Imposto de Renda 2020 - Principais dúvidas na pg.1 - Novo prazo pra entrega: 30/06!

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
@Thiago1409 aí amigo conheço uma pessoa que , que trabalha e tem que declara pois ganha mais de 2 mil reais ele tem uma filha que ele bota como dependente, essa filha tem menos de 25 anos e não trabalha entretanto vire e mexe faz bico e ela conseguir acumular ao longo dos 5 anos 29 mil reais , o pai dessa garota pode continuar botando ela como dependente
Filhos com mais de 21 e até 24 anos só podem ser declarados se estão estudando em ensino superior, caso contrário não devem ser incluídos.
E se incluídos devem ser adicionadas suas rendas.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.005
Reações
27.290
Pontos
1.434
Opa, uma duvida.

Tive um serviço com pedreiro que consumiu um valor alto, como declaro este valor pago ao pedreiro ?

Enviado de meu ASUS_X00LD usando o Tapatalk
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Opa, uma duvida.

Tive um serviço com pedreiro que consumiu um valor alto, como declaro este valor pago ao pedreiro ?

Enviado de meu ASUS_X00LD usando o Tapatalk

Se foi um valor pago para reforma de um imóvel pode ser adicionado como Benfeitoria, também podem ser agregados nesse valor o custo com os materiais de construção e outros gastos com mão de obra, como arquiteto, encanador, engenheiro etc.
Caso seja esse o caso deve ser lançado como o exemplo abaixo

Valor do imóvel declarado: 300.000
Valor da Reforma em 2018: 10.000

Aba Bens> Imóvel>
Valor em 2017: 300.000
Valor em 2018: 310.000

Na descrição informe todos os dados sobre a reforma realizada e os gastos com cada elemento.

Lembre-se de sempre guardar os comprovantes desses gastos.

Espero ter ajudado!
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.005
Reações
27.290
Pontos
1.434
Se foi um valor pago para reforma de um imóvel pode ser adicionado como Benfeitoria, também podem ser agregados nesse valor o custo com os materiais de construção e outros gastos com mão de obra, como arquiteto, encanador, engenheiro etc.
Caso seja esse o caso deve ser lançado como o exemplo abaixo

Valor do imóvel declarado: 300.000
Valor da Reforma em 2018: 10.000

Aba Bens> Imóvel>
Valor em 2017: 300.000
Valor em 2018: 310.000

Na descrição informe todos os dados sobre a reforma realizada e os gastos com cada elemento.

Lembre-se de sempre guardar os comprovantes desses gastos.

Espero ter ajudado!

Entendi.

Vixi mano, o imóvel está ainda no nome da minha mãe (falecida) e fiz uma put* ampliação na casa.
 


PH_SEP

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.186
Reações
4.268
Pontos
753
@Thiago1409 Opa rapaz, boa tarde.
Penso em abrir um negócio, ainda esse ano. Um consultório de fisioterapia + pillates.
Se encaixa no anexo 3 do Simples Nacional. Estimo um valor de ganhos de 2K mensais e total ano uns 20K.
Pagarei muito imposto?
 

andreylh

Larva
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
3
@Thiago1409 Boa noite Thiago. Primeiramente, muito legal a sua iniciativa, parabéns!

Rapaz, estou com uma dúvida em relação a venda de um imóvel. Eu adquiri um imóvel financiado pela Caixa em 2013 sendo uma entrada + 360 parcelas.

Em 2018 vendi o imóvel de forma parcelada, desde então venho recebendo essas parcelas todo o mês na minha conta corrente. A última parcela será paga pelo comparador em Junho de 2019, somente após o pagamento da última parcela é que irei transferir o imóvel para o comprador. Portanto, o financiamento ainda está em aberto e venho realizado os pagamentos mensais.

Estou em dúvida sobre como informar os custos de aquisição no Ganho de Capital. Mais precisamente na pergunta "Houve no imóvel alienado edificação, ampliação, reforma ou trata-se de imóvel adquirido em partes e em datas diferentes?"

No imóvel não houve edificação, ampliação ou reforma. Portanto qual das alternativas devo selecionar?
  1. "Não" e posteriormente informar o custo total da aquisição
  2. "Sim" e incluir a entrada + todas as parcelas pagas até 31/12/2018

Obrigado!
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
@Thiago1409 Boa noite Thiago. Primeiramente, muito legal a sua iniciativa, parabéns!

Rapaz, estou com uma dúvida em relação a venda de um imóvel. Eu adquiri um imóvel financiado pela Caixa em 2013 sendo uma entrada + 360 parcelas.

Em 2018 vendi o imóvel de forma parcelada, desde então venho recebendo essas parcelas todo o mês na minha conta corrente. A última parcela será paga pelo comparador em Junho de 2019, somente após o pagamento da última parcela é que irei transferir o imóvel para o comprador. Portanto, o financiamento ainda está em aberto e venho realizado os pagamentos mensais.

Estou em dúvida sobre como informar os custos de aquisição no Ganho de Capital. Mais precisamente na pergunta "Houve no imóvel alienado edificação, ampliação, reforma ou trata-se de imóvel adquirido em partes e em datas diferentes?"

No imóvel não houve edificação, ampliação ou reforma. Portanto qual das alternativas devo selecionar?
  1. "Não" e posteriormente informar o custo total da aquisição
  2. "Sim" e incluir a entrada + todas as parcelas pagas até 31/12/2018
Obrigado!

Deve marcar a primeira opção, já que não houve nenhuma reforma no imóvel.

Esse caso é bem especifico, mas pelo meu entendimento você deve declarar todo o dinheiro que recebeu pela venda do imóvel como um sinal esse ano, já quando transferido o imóvel deve utilizar o programa para calcular o ganho de capital, e na próxima declaração dar baixa no imóvel e ai sim transportar as informações do programa de ganho de capital pra sua declaração.

Pra mim os dados lançados por você esse ano devem assim constar:

Aba Bens> Imóvel>
2017: Valor pago ate 31/12/2017
2018: Valor pago até 31/12/2018

Aba Dívidas> Financiamento>
2017: Valor restante em 31/12/2017
2018: Valor restante em 31/12/2018

Aba Dívidas> Empréstimos>
2017: Zerado
2018: Todo valor adiantado pelo comprador que você recebeu
Na descrição coloque exatamente do que se trata esse valor.

Já no ano que vem todas essas abas vão ser zeradas e informado o recebimento do valor do imóvel e sua respectiva venda.

Vale se atentar ainda as possíveis isenções previstas para o IR que você pode ter mesmo tendo lucro na venda desse imóvel

Espero ter ajudado.
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
@Thiago1409 Opa rapaz, boa tarde.
Penso em abrir um negócio, ainda esse ano. Um consultório de fisioterapia + pillates.
Se encaixa no anexo 3 do Simples Nacional. Estimo um valor de ganhos de 2K mensais e total ano uns 20K.
Pagarei muito imposto?

Deve consultar as tabelas de inss e ir para mês a mês recolher o imposto devido sobre seu salário
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
So tirar duas dúvidas:
1- Bolsa de estágio deve ser declara no imposto de renda?

2- Meu pai pretende me passar um grana, tenho que declarar o valor que ele irá passar para minha conta, tem alguma limite?

Agradeço desde de ja.

O.P.A.B.N.T.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.019
Pontos
1.044
Como já dito em algum trecho desse post mas eu perdi.

Minha renda é baixíssima e creio que esse ano algo ficou retido. Não declarei nada esse ano.
O que devo fazer agora ?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.938
Reações
39.413
Pontos
2.044
Como já dito em algum trecho desse post mas eu perdi.

Minha renda é baixíssima e creio que esse ano algo ficou retido. Não declarei nada esse ano.
O que devo fazer agora ?
Perdeu a chance de pegar a grana retida de volta. Como perdeu o prazo, se fizer agora a declaração, terá de pagar multa (165 reais), que é capaz de ser superior à restiuição.
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
So tirar duas dúvidas:
1- Bolsa de estágio deve ser declara no imposto de renda?

2- Meu pai pretende me passar um grana, tenho que declarar o valor que ele irá passar para minha conta, tem alguma limite?

Agradeço desde de ja.

O.P.A.B.N.T.

Bolsa de estágio entra na declaração sim, mas só te obriga a declarar se passar do limite de R$28k no ano.

Quanto ao dinheiro do seu pai, até o valor de 40k é isento e não precisa ser demonstrado na declaração.

Espero ter ajudado.
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
tenor.gif
 

interiorano

Bam-bam-bam
Mensagens
281
Reações
718
Pontos
268
Ganheu em 2019 menos que o estipulado pela Receita e não tenho imóveis/veículos. No entanto, tenho mais de 160 mil investidos em Tesouro Direto IPCA 2024. Preciso declarar imposto de renda?
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Ganheu em 2019 menos que o estipulado pela Receita e não tenho imóveis/veículos. No entanto, tenho mais de 160 mil investidos em Tesouro Direto IPCA 2024. Preciso declarar imposto de renda?

Ter esse investimento não te obriga a declarar.

Só te obrigaria se somado esse valor aos seus outros bens, ultrapassasse 300k.
 

ethan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.428
Reações
2.431
Pontos
1.269
Legal mesmo a iniciativa @Thiago1409 (caso vc não seja da Receita e esteja aqui p pegar os malandrões :eek:).
Seguem dúvidas deste ano.

1 – Eu realizei um trabalho freelancer que foi pago em 6 vezes de 1k direto na minha conta. Como declaro isso? (Caso seja necessário)
2 – Faz um tempo que recebo um bônus do meu serviço, mas ele é pago por meio de um cartão de crédito do qual eu posso transferir o valor em dinheiro para minha conta. E eu faço isso todo o mês. Como declaro isso?
3 – Gastos com pós-graduação (para mim mesmo) podem ser declarados?
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Comecei a investir em ações no ano passado (Agosto), alguém indica um bom site ou video que instrua como declarar ?

Eu sei que você tem que ser minucioso pra caramba, lançar compra, venda, proventos, dividentos, etc com data e tudo mais - os dados eu possuo, sou bem controlado, preciso apenas saber onde e como lançar pra não fazer caca.

Agradeço de ante-mão.

PS.: E não precisei recolher IR , pois passei longe de fazer qualquer venda acima de 20k huahuahuauh - um dia eu faço, mas ainda não heheh.
 

Jay191

Habitué da casa
Mensagens
226
Reações
154
Pontos
68
Pessoal, duvida.

Mora fora do brasil, legalmente e os impostos ja sao descontados do meu salario e acabei de fazer minha declaracao de renda aqui no exterior.

Mas desde abril/2019 eu mando 5,5k para minha esposa no brasil que nao tem nenhuma renda, e eu mando pra uma conta conjunta que temos no itau. Minha duvida, ela precisa declarar imposto de renda?

Visto que eu ja paguei os impostos no dinheiro que enviei, terei que pagar novamente?


PS: Eu preenchi e entreguei a declaracao de saida difinitiva do pais.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.938
Reações
39.413
Pontos
2.044
Pessoal, duvida.

Mora fora do brasil, legalmente e os impostos ja sao descontados do meu salario e acabei de fazer minha declaracao de renda aqui no exterior.

Mas desde abril/2019 eu mando 5,5k para minha esposa no brasil que nao tem nenhuma renda, e eu mando pra uma conta conjunta que temos no itau. Minha duvida, ela precisa declarar imposto de renda?

Visto que eu ja paguei os impostos no dinheiro que enviei, terei que pagar novamente?


PS: Eu preenchi e entreguei a declaracao de saida difinitiva do pais.
Sim. E como a conta ainda tá no teu nome, pode dar lambança pra ti também, já que informou que saiu do país.
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Legal mesmo a iniciativa @Thiago1409 (caso vc não seja da Receita e esteja aqui p pegar os malandrões :eek:).
Seguem dúvidas deste ano.

1 – Eu realizei um trabalho freelancer que foi pago em 6 vezes de 1k direto na minha conta. Como declaro isso? (Caso seja necessário)
2 – Faz um tempo que recebo um bônus do meu serviço, mas ele é pago por meio de um cartão de crédito do qual eu posso transferir o valor em dinheiro para minha conta. E eu faço isso todo o mês. Como declaro isso?
3 – Gastos com pós-graduação (para mim mesmo) podem ser declarados?

Valeu meu querido...quanto as dúvidas:

1 - Trabalhos autônomos, como parece ser nesse caso, prestados para pessoa física devem ser declarados mensalmente através do carne leão e ter recolhido o IR caso ultrapasse limite de 1900 reais no mês, já que vai gerar uma guia para pagamento de imposto, mas no seu caso de 1k por mês não existe a obrigatoriedade de declarar mensal, mas é bom preencher para seu controle mesmo. Lembrando que ainda existe a incidência de INSS nesse serviço prestado que você mesmo deve fazer o recolhimento mensal.
Já se foi prestado para pessoa jurídica eles que devem ter feito a retenção desses impostos e devem te entregar seu informe de rendimento com todos esses valores referente a 2019 até o dia 01/03/2020
Em ambos os casos você deve sim apresentar o valor na declaração anual, no campo Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior ou Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas

2 - Esse valor de bônus vai vir informado no seu informe de rendimento que a empresa em que você é funcionário é obrigada a te entregar. Lá vai constar em que campo você colocar na hora de preencher a declaração.

3 - Sim. Gastos com educação como escola fundamental, ensino médio, faculdade e pós para você ou seus dependentes podem ser incluídas.

Caso pretenda continuar fazendo mais trabalhos autonomos recomendo que procure saber se sua categoria se enquadra como MEI, assim vai pagar menos impostos e ainda passar uma maior credibilidade para o cliente, possuindo cnpj e podendo emitir notas.


Comecei a investir em ações no ano passado (Agosto), alguém indica um bom site ou video que instrua como declarar ?

Eu sei que você tem que ser minucioso pra caramba, lançar compra, venda, proventos, dividentos, etc com data e tudo mais - os dados eu possuo, sou bem controlado, preciso apenas saber onde e como lançar pra não fazer caca.

Agradeço de ante-mão.

PS.: E não precisei recolher IR , pois passei longe de fazer qualquer venda acima de 20k huahuahuauh - um dia eu faço, mas ainda não heheh.

Encontrei esse texto que mostra o passo a passo na hora de fazer a declaração, inclusive falando sobre o imposto mensalmente:

https://www.bussoladoinvestidor.com.br/imposto-de-renda-em-acoes/


Espero ter ajudado
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Pessoal, duvida.

Mora fora do brasil, legalmente e os impostos ja sao descontados do meu salario e acabei de fazer minha declaracao de renda aqui no exterior.

Mas desde abril/2019 eu mando 5,5k para minha esposa no brasil que nao tem nenhuma renda, e eu mando pra uma conta conjunta que temos no itau. Minha duvida, ela precisa declarar imposto de renda?

Visto que eu ja paguei os impostos no dinheiro que enviei, terei que pagar novamente?


PS: Eu preenchi e entreguei a declaracao de saida difinitiva do pais.
Sim. E como a conta ainda tá no teu nome, pode dar lambança pra ti também, já que informou que saiu do país.


Por se tratar de uma conta conjunta NÃO existe a necessidade dela apresentar a declaração, pois se trata apenas de uma transferência de dinheiro.

Se a conta fosse apenas dela, teria que declarar esses valores como doação e pagar um imposto que varia de estado para estado.

Quanto a você, tambem não precisa fazer a declaração pois é atualmente considerado um não residente do brasil.

Espero ter ajudado
 

Jay191

Habitué da casa
Mensagens
226
Reações
154
Pontos
68
Por se tratar de uma conta conjunta NÃO existe a necessidade dela apresentar a declaração, pois se trata apenas de uma transferência de dinheiro.

Se a conta fosse apenas dela, teria que declarar esses valores como doação e pagar um imposto que varia de estado para estado.

Quanto a você, tambem não precisa fazer a declaração pois é atualmente considerado um não residente do brasil.

Espero ter ajudado


Perfeito Thiago, muito obrigado.

Apenas ultima duvida, que acho que ja sei a resposta.

Minha esposa, pagou escola, despesas medicas. Se ela fosse declarar ela provalvemente receberia alguma resituicao. Mesmo assim ela nao deve fazer a declaracao pois o dinheiro que enviei, nao foi "pago" nenhum imposto no Brasil e nesse caso ela estaria ganhando dinheiro da Receita. Certo?
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Perfeito Thiago, muito obrigado.

Apenas ultima duvida, que acho que ja sei a resposta.

Minha esposa, pagou escola, despesas medicas. Se ela fosse declarar ela provalvemente receberia alguma resituicao. Mesmo assim ela nao deve fazer a declaracao pois o dinheiro que enviei, nao foi "pago" nenhum imposto no Brasil e nesse caso ela estaria ganhando dinheiro da Receita. Certo?

Essas despesas que você se refere são utilizadas para abater o valor total sobre qual será calculado o imposto de renda, como o montante dela é zero, não existe o que abater, nem o que restituir.

Caso ela faça a declaração, incluindo ou não essas despesas, o valor será zero.
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
Estou lendo tudo e estou na segunda pagina, fica algumas duvidas:

Minha mãe morreu tem 5 anos, não sei se meu pai esta fazendo a declaração, hoje ele é casado com outra mulher e usa um dos imoveis que ele teve ainda em vida para fazer locação: Imagino que essa dúvida possa ser mais sobre lei mas vamos lá:

1 Ele estando casado com outra mulher ele ja deveria ter feito a separação dos bens? ou é possível se casar e não fazer?

2 Ele tendo 1 dos imoveis alugados a renda gerada nesse imóvel deveria ser repassada aos dependentes e também declarado no imposto de renda pelos dependentes? E deverá futuramente ser declarado?

3 Se um investidor fez um aporte na bolsa de valores e fechou com prejuízo, ele precisa colocar na declaração o prejuízo? e o aporte que fez?

4 Em caso de investimento em CDBS ao que tenho conhecimento o IR é tributado na fonte, não havendo declaração de tal investimento por 2 anos, eu devo fazer agora só desse ano e se regularizará? Ou os 2 anos anteriores precisa ser feito algo? Para fazer a declaração eu preciso pegar o informe de rendimento junto a corretora desde os 2 anos retroativos e fazer o lançamento?

5 Se minha namorada (que não é casada) comprar 1 carro para mim com o dinheiro dela e eu ir pagando ela aos poucos eu declaro esse automóvel na minha declaração e ela precisa declarar na dela também?

6 Hoje estou pagando FIES eu preciso lançar esse valor na declaração de 2020?

7 Ultima pergunta, ha 2 anos atras (2018) eu tinha uma renda de 2800 mensal nunca declarei nada dessa renda, e tambem não tive nenhum bem proveniente da renda e tambem hoje não tenho nenhum capital que sobrou dessa renda, que foi usada somente para pagar despesas alimentação / contas de agua luz e etc / iptu, eu vou ter que ir atras para normalizar tudo isso que tive no passado, em 2019 eu nao passei do limite minimo não tive rendimento acima do limite minimo vou ter que declarar o de 2018 todos os rendimentos?


MUITO OBRIGADO DE VERDADE PELA AJUDA
 
Ultima Edição:

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Estou lendo tudo e estou na segunda pagina, fica algumas duvidas:

Minha mãe morreu tem 5 anos, não sei se meu pai esta fazendo a declaração, hoje ele é casado com outra mulher e usa um dos imoveis que ele teve ainda em vida para fazer locação: Imagino que essa dúvida possa ser mais sobre lei mas vamos lá:

1 Ele estando casado com outra mulher ele já deveria ter feito a separação dos bens? ou é possível se casar e não fazer?

Essa é mais uma questão para um advogado, pq dependente do tipo de comunhão que eles possuíam, se existia um testamento, em nome de quem estava o imovel etc
Contabilmente falando, apos a morte de sua mãe deveria ter sido feito um inventario e separado todos os bens no nome dela entre você e seu pai caso ele tivesse direito.


2 Ele tendo 1 dos imoveis alugados a renda gerada nesse imóvel deveria ser repassada aos dependentes e também declarado no imposto de renda pelos dependentes? E deverá futuramente ser declarado?

Como se passaram 5 anos espero que a declaração final de espolio tenhater sido entregue por ele, la constaria quantos % dos bens de sua mãe iria para cada um, e ai vc iria declarar esse valor na sua declaração.
A renda de aluguel deve ir apenas para a declaração do dono do imovel, se este imovel é dele, ele é o responsável. Agora, se pertence a sua falecida mãe e até hoje não foi dado baixa atraves de inventario, esse valor deveria ser depositado em um conta separada, já que na prática pertence ao espólio que ela deixou.
Se essas baixas não foram feitas até hoje, inclusive no cpf dela, deve ser feito imediatamente.

Se esse imovel pertence legalmente a seu pai e a você, 50/50 por exemplo, o aluguel serie recebido e declarado dessa maneira, metade por cada um.


3 Se um investidor fez um aporte na bolsa de valores e fechou com prejuízo, ele precisa colocar na declaração o prejuízo? e o aporte que fez?

Sim, deve declarar toda a movimentação

4 Em caso de investimento em CDBS ao que tenho conhecimento o IR é tributado na fonte, não havendo declaração de tal investimento por 2 anos, eu devo fazer agora só desse ano e se regularizará? Ou os 2 anos anteriores precisa ser feito algo? Para fazer a declaração eu preciso pegar o informe de rendimento junto a corretora desde os 2 anos retroativos e fazer o lançamento?

Enquanto você não sacar vai demonstrar na sua declaração como um investimento, o valor deve ser apenas o que você investiu.
Quando você saca deve informar o lucro que teve nesse investimento na ficha de rendimento com tributação exclusiva e zerar o investimento na ficha de bens.
Caso não tenha incluido nos anos anteriores inclua nesse com, valor em 31/12/2018 sendo o valor que você investiu, e em 31/12/2019 valor zerado


5 Se minha namorada (que não é casada) comprar 1 carro para mim com o dinheiro dela e eu ir pagando ela aos poucos eu declaro esse automóvel na minha declaração e ela precisa declarar na dela também?

Se no documento você é o dono, inclua na sua, se ela é a dona, inclua na dela, jamais nas duas.
E se está no seu, o valor declarado vai ser o que você pagou efetivamente, já na ficha de dividas inclua o valor que vc deve a ela.


6 Hoje estou pagando FIES eu preciso lançar esse valor na declaração de 2020?

Deve incluir, eles devem te encaminhar um informe com todos os dados relativos a 2019, ou deve ser possivel retirar pela internet

7 Ultima pergunta, ha 2 anos atras (2018) eu tinha uma renda de 2800 mensal nunca declarei nada dessa renda, e tambem não tive nenhum bem proveniente da renda e tambem hoje não tenho nenhum capital que sobrou dessa renda, que foi usada somente para pagar despesas alimentação / contas de agua luz e etc / iptu, eu vou ter que ir atras para normalizar tudo isso que tive no passado, em 2019 eu nao passei do limite minimo não tive rendimento acima do limite minimo vou ter que declarar o de 2018 todos os rendimentos?

O mais correto seria você normalizar e entregar tudo que está em divida com a receita, entregando as declarações passadas e pagando multa e juros por atraso na entrega.

Uma dica, verifique se seu cpf não possui pendencia por não entrega de declaração, se tiver faça imediatamente.

Caso não tenha minha obrigação como contador é falar para você também fazer imediatamente, mas ai vai de você hehe

Lembrando que a receia pode cobrar de você declarações de ate 5 anos atras, então fique atento

Espero ter ajudado, caso tenha mais duvidas ou eu não tenha conseguido explicar bem agora por me perguntar.


MUITO OBRIGADO DE VERDADE PELA AJUDA
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
1 Ele estando casado com outra mulher ele já deveria ter feito a separação dos bens? ou é possível se casar e não fazer?

Essa é mais uma questão para um advogado, pq dependente do tipo de comunhão que eles possuíam, se existia um testamento, em nome de quem estava o imovel etc
Contabilmente falando, apos a morte de sua mãe deveria ter sido feito um inventario e separado todos os bens no nome dela entre você e seu pai caso ele tivesse direito.


2 Ele tendo 1 dos imoveis alugados a renda gerada nesse imóvel deveria ser repassada aos dependentes e também declarado no imposto de renda pelos dependentes? E deverá futuramente ser declarado?

Como se passaram 5 anos espero que a declaração final de espolio tenhater sido entregue por ele, la constaria quantos % dos bens de sua mãe iria para cada um, e ai vc iria declarar esse valor na sua declaração.
A renda de aluguel deve ir apenas para a declaração do dono do imovel, se este imovel é dele, ele é o responsável. Agora, se pertence a sua falecida mãe e até hoje não foi dado baixa atraves de inventario, esse valor deveria ser depositado em um conta separada, já que na prática pertence ao espólio que ela deixou.
Se essas baixas não foram feitas até hoje, inclusive no cpf dela, deve ser feito imediatamente.

Se esse imovel pertence legalmente a seu pai e a você, 50/50 por exemplo, o aluguel serie recebido e declarado dessa maneira, metade por cada um.


3 Se um investidor fez um aporte na bolsa de valores e fechou com prejuízo, ele precisa colocar na declaração o prejuízo? e o aporte que fez?

Sim, deve declarar toda a movimentação

4 Em caso de investimento em CDBS ao que tenho conhecimento o IR é tributado na fonte, não havendo declaração de tal investimento por 2 anos, eu devo fazer agora só desse ano e se regularizará? Ou os 2 anos anteriores precisa ser feito algo? Para fazer a declaração eu preciso pegar o informe de rendimento junto a corretora desde os 2 anos retroativos e fazer o lançamento?

Enquanto você não sacar vai demonstrar na sua declaração como um investimento, o valor deve ser apenas o que você investiu.
Quando você saca deve informar o lucro que teve nesse investimento na ficha de rendimento com tributação exclusiva e zerar o investimento na ficha de bens.
Caso não tenha incluido nos anos anteriores inclua nesse com, valor em 31/12/2018 sendo o valor que você investiu, e em 31/12/2019 valor zerado


5 Se minha namorada (que não é casada) comprar 1 carro para mim com o dinheiro dela e eu ir pagando ela aos poucos eu declaro esse automóvel na minha declaração e ela precisa declarar na dela também?

Se no documento você é o dono, inclua na sua, se ela é a dona, inclua na dela, jamais nas duas.
E se está no seu, o valor declarado vai ser o que você pagou efetivamente, já na ficha de dividas inclua o valor que vc deve a ela.


6 Hoje estou pagando FIES eu preciso lançar esse valor na declaração de 2020?

Deve incluir, eles devem te encaminhar um informe com todos os dados relativos a 2019, ou deve ser possivel retirar pela internet

7 Ultima pergunta, ha 2 anos atras (2018) eu tinha uma renda de 2800 mensal nunca declarei nada dessa renda, e tambem não tive nenhum bem proveniente da renda e tambem hoje não tenho nenhum capital que sobrou dessa renda, que foi usada somente para pagar despesas alimentação / contas de agua luz e etc / iptu, eu vou ter que ir atras para normalizar tudo isso que tive no passado, em 2019 eu nao passei do limite minimo não tive rendimento acima do limite minimo vou ter que declarar o de 2018 todos os rendimentos?

O mais correto seria você normalizar e entregar tudo que está em divida com a receita, entregando as declarações passadas e pagando multa e juros por atraso na entrega.

Uma dica, verifique se seu cpf não possui pendencia por não entrega de declaração, se tiver faça imediatamente.

Caso não tenha minha obrigação como contador é falar para você também fazer imediatamente, mas ai vai de você hehe

Lembrando que a receia pode cobrar de você declarações de ate 5 anos atras, então fique atento

Espero ter ajudado, caso tenha mais duvidas ou eu não tenha conseguido explicar bem agora por me perguntar.


MUITO OBRIGADO DE VERDADE PELA AJUDA

Mestre ao mesmo tempo que tenho muito que te agradecer, agora me bateu o medo, espero que não cobrem muito pois no atual momento estou quebrado para poder pagar as tais multas e juros por atraso na entrega.

Onde posso ver se tenho pendencia de declaração em aberto?

Muito obrigado
 

Thiago1409

Bam-bam-bam
Mensagens
192
Reações
280
Pontos
248
Mestre ao mesmo tempo que tenho muito que te agradecer, agora me bateu o medo, espero que não cobrem muito pois no atual momento estou quebrado para poder pagar as tais multas e juros por atraso na entrega.

Onde posso ver se tenho pendencia de declaração em aberto?

Muito obrigado

Pelo site da receita é possível consultar.
Dá uma olhada lá se você consegue gerar um código de acesso mesmo sem nunca ter entregado uma declaração, se nao for possível creio que só pessoalmente em um posto da receita vai dar pra consultar:
https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login

Mas fica tranquilo que seu cpf fica so com uma pendencia caso esteja devendo uma declaração, e pra resolver é so entregar a tal declaração atrasada e pronto.
 
Topo Fundo