O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


INFERNO - Porque a Bíblia Sagrada não o menciona ou descreve ?

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.019
Pontos
1.044
102067

De acordo com um podcast do "ESCRIBA CAFÉ", muito bem produzido por sinal, o mesmo relata que inferno é uma criação do homem lúcido associada ao lugar que iriam aqueles que fossem maus em vida.

A associação de fogo é que em determinado período da Bíblia havia um vale onde eram jogados lixos, animais enfermos e humanos muito doentes e, nesse vale, havia chama que queimava todos os detritos.

Essa forma lúdica de ilustrar o tal inferno varia muito de cultura. Quando mais jovem, tínhamos amigos uruguaios que, a eles, era ensinado que ao ir para o inferno suas mãos são atadas e com a barriga e a lingua para fora, você desceria atrelado a um poste em brasa até as profundezas do inferno.

Imagine como deve ser na Índia, na China, para os Árabes ou Bispos de Roma ?! E para os índios ?

Se for como DOOM pelo menos seria bem divertido ao menos.

Qual a nossa real necessidade em criar um inferno estereotipado ? A mesma indagação vale para o anjo caído que também é estereotipado de forma universal.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Bacana....e se eu, que não manjo da Bíblia, resolver confrontar um evangélico que insistir que o mesmo existe de alguma forma ?

Não dá pra fazer isso. Pra que confrontar alguem? Mas é influência greco-romana na cultura cristã.

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-o-inferno/
o Antigo Testamento afirma que o ser humano é uma alma mortal (Gênesis 2:7; Ezequiel 18:20); que ele permanece em estado de completa inconsciência na morte (Salmo 6:5; 115:17; Eclesiastes 3:19 e 20; 9:5 e 10); e que os ímpios serão aniquilados no juízo final (Malaquias 4:1). Mas tais ensinamentos bíblicos não conseguiram impedir que o judaísmo do 2o século a.C. começasse a absorver gradativamente as teorias gregas da imortalidade natural da alma e de um lugar de tormento onde já se encontram as almas dos ímpios mortos. Esse lugar de tormento era normalmente denominado pelos termos Hades e Sheol.

O Novo Testamento, por sua vez, fala acerca da morte como um sono (João 11:11-14; 1 Coríntios 15:6, 18, 20 e 51; 1 Tessalonicenses 4:13-15; 2 Pedro 3:4) e da ressurreição como a única esperança de vida eterna (João 5:28 e 29; 1 Coríntios 15:1-58; 1 Tessalonicenses 4:13-18). Mas o cristianismo pós-apostólico também não conseguiu resistir por muito tempo à tentação paganizadora da cultura greco-romana, e passou a incorporar as teorias da imortalidade natural da alma e de um inferno de tormento já presente. Uma das mais importantes exposições medievais do assunto aparece em A Divina Comédia, de Dante Alighieri, cujo conteúdo está dividido em “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”.

Além de conflitar com os ensinos do Antigo e do Novo Testamento, a teoria de um inferno eterno também conspira contra a justiça e o poder de Deus. Por que uma criança impenitente, que viveu apenas doze anos, deveria ser punida nas chamas infernais por toda a eternidade? Não seria essa uma pena desproporcional e injusta (Apocalipse 20:11-13)? Se o mal teve um início, mas não terá fim, não significa isso que Deus é incapaz de erradicá-lo, a fim de conduzir o Universo à sua perfeição original? Cremos, portanto, que a teoria de um tormento eterno no inferno é antibíblica e conflitante com o caráter justo e misericordioso de Deus.
 

Dedérius

Player & Gamer
VIP
GOLD
Mensagens
4.233
Reações
15.282
Pontos
1.204
Visualizar anexo 102067

De acordo com um podcast do "ESCRIBA CAFÉ", muito bem produzido por sinal, o mesmo relata que inferno é uma criação do homem lúcido associada ao lugar que iriam aqueles que fossem maus em vida.

A associação de fogo é que em determinado período da Bíblia havia um vale onde eram jogados lixos, animais enfermos e humanos muito doentes e, nesse vale, havia chama que queimava todos os detritos.

Essa forma lúdica de ilustrar o tal inferno varia muito de cultura. Quando mais jovem, tínhamos amigos uruguaios que, a eles, era ensinado que ao ir para o inferno suas mãos são atadas e com a barriga e a lingua para fora, você desceria atrelado a um poste em brasa até as profundezas do inferno.

Imagine como deve ser na Índia, na China, para os Árabes ou Bispos de Roma ?! E para os índios ?

Se for como DOOM pelo menos seria bem divertido ao menos.

Qual a nossa real necessidade em criar um inferno estereotipado ? A mesma indagação vale para o anjo caído que também é estereotipado de forma universal.


pq o inferno é aqui, na nossa vida terrena
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Na verdade a bíblia não dá a definição do inferno que estão todos acostumados, ela diz apenas que, no juízo final, Deus apartará os pecadores, junto do capeta e seus asseclas, para o fogo eterno. Morrer, por si só, não leva a céu ou inferno, só depois do juízo.
 


Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Ia dizer isso. Jesus menciona o inferno através de parábolas. Por causa da influência romana no território Hebreu.
É falado do inferno de fogo no sentido literal na bíblia, se não me engano no novo testamento. Mas isso se dará no Apocalipse. Quando os mortos serão rescussitados e os não eleitos irão queimar até deixar de existir.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
No novo testamento menciona algumas vezes o lago do fogo.

Como já disseram, somente após o julgamento.

Pra quem não crer é indiferente, estão perdendo tempo em ficar afrontando quem acredita.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
Não dá pra fazer isso. Pra que confrontar alguem? Mas é influência greco-romana na cultura cristã.

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-o-inferno/
São bons argumentos, mas fico dividido sobre o assunto pois é um debate bem complexo. De acordo com a biblia o inferno existe, mas não necessariamente como é ensinado tradicionalmente nas igrejas (que tem influencia greco-romana como vc disse). Então minha duvida está na questão da eternidade do mesmo.

Jesus disse que no julgamento alguns levarão poucos açoites, outros muitos, o que dá a entender que o castigo tem limite. Outra interpretação possível, mas não parece muito adequada é que isso tem a ver com a intensidade do castigo, não com o tempo.

É dificil conceber um castigo eterno, mas as pessoas tem dificuldades de questionar pois isso tá tão estabelecido na cultura das igrejas que é como se estivesse questionando o próprio Deus.

O argumento que eu já vi ser usado algumas vezes sobre a proporção de um juízo eterno é sobre a dignidade de Deus. Pois na noção de justiça comum, pesa-se muito a dignidade da vítima. Por exemplo, alguem que mata um bebê, que é um ser puro e inocente é muito mais repugnante do que alguém que mata um homem de má indole e portanto merece um castigo maior. Sendo assim quem ofende a Deus, que tem uma dignidade infinita, mereceria uma punição infinita. (estou resumindo o argumento)
É um argumento que parece até bom, mas eu acho que isso fere o principio de imutabilidade de Deus, uma vez que não temos o poder de causar dano nem prejuízo algum a Deus, e vendo por esse lado, é um argumento bem pretensioso.

O antigo testamento fala do hades, que significa sepultura. Sabemos que é um lugar onde os mortos dormem, não o lago de fogo. E sendo o inferno um lugar uma coisa tão terrivel como dizem, acho estranho não termos citação no AT. Esse horror eterno deveria ser citado a cada capitulo praticamente devido a sua importância. Parece que tem citações de um inferno eterno em salmos e no livro de Daniel (sem tempo pra pesquisar agora). De qualquer forma isso deveria estar muito claro, mas esse assunto é tão obscuro que até os rabinos da época de Jesus tinham pouco conhecimento sobre o assunto a ponto de ter um grupo entre eles que nem acreditavam na vida após a morte (saduceus).

Mas até aqui eu to endossando o que vc disse. Como eu disse ainda to dividido sobre esse assunto. No novo testamento é introduzido o lago de fogo, lugar preparado para satanás e seus anjos, onde é dito que eles sofrerão pelo séculos dos séculos, e é dito que os homens impios serão lançados também. Existe outra interpretação para "século dos séculos" que não seja eternamente?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.019
Pontos
1.044
Curioso é que os ex traficantes, ex ladrões, ex estupradores que aceitam Jesus e entram para a igreja (convertidos) são salvos né !?

É muita incoerência.

Não confunda incoerência com descrença. É porque interpretação demais para seres terrenos causa confusão, do cético, passando pelo cientista e terminando no Doutorando em Teologia.

Não há na Terra quem explique com tamanha exatidão.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
Curioso é que os ex traficantes, ex ladrões, ex estupradores que aceitam Jesus e entram para a igreja (convertidos) são salvos né !?

É muita incoerência.

Não confunda incoerência com descrença. É porque interpretação demais para seres terrenos causa confusão, do cético, passando pelo cientista e terminando no Doutorando em Teologia.

Não há na Terra quem explique com tamanha exatidão.
Incoerência não é pois a natureza humana é pecadora. "Porque todos pecaram e foram privados da Glória de Deus". Vc pode até achar injusto e questionar. Mas é como vc disse, não da pra explicar com exatidão, é uma questão que transcende nosso entendimento.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.483
Reações
21.019
Pontos
1.044
Incoerência não é pois a natureza humana é pecadora.
....isso porque somos imagem e semelhança do criador, porque ganhamos livre arbítrio e que até então nos foi permitido habitar esse plano físico.

Agora (o Todo) querer me culpar por tooooodo o contexto é muita sacanagem, não acha ?!
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
isso está além do que se pode saber. Quando se vai para esse lado é muita especulação e perda de tempo. Sabe o livro das revelações? Então, é tipo isso
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
....isso porque somos imagem e semelhança do criador, porque ganhamos livre arbítrio e que até então nos foi permitido habitar esse plano físico.

Agora (o Todo) querer me culpar por tooooodo o contexto é muita sacanagem, não acha ?!
Não é culpar por todo o contexto. Qualquer pecado leva a morte eterna. Por isso todos nós precisamos de Cristo, pois todos pecamos. Do contrário quem cometesse pecados "menores" não precisaria de Cristo para se salvar.

Se essa morte eterna significa um sono eterno ou aniquilação completa da existencia, me parece bem razoavel e já me parece terrivel o suficiente o fato de não se poder viver nunca mais. O sofrimento eterno me parece muito mais dificil de conceber, embora eu pense que se Deus tem isso como justo, quem sou eu pra questionar? Mas isso é um pensamento intimo meu, não serve como argumento.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.256
Reações
42.339
Pontos
1.003
Curioso é que os ex traficantes, ex ladrões, ex estupradores que aceitam Jesus e entram para a igreja (convertidos) são salvos né !?

É muita incoerência.

Não confunda incoerência com descrença. É porque interpretação demais para seres terrenos causa confusão, do cético, passando pelo cientista e terminando no Doutorando em Teologia.

Não há na Terra quem explique com tamanha exatidão.

Eles se arrependem de alma, tão limpo

Eles se arrependem de almas que no plano terreno e pagam sua pena, mas irão carregar até a morte isso e acusados pelas pessoas
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
São bons argumentos, mas fico dividido sobre o assunto pois é um debate bem complexo. De acordo com a biblia o inferno existe, mas não necessariamente como é ensinado tradicionalmente nas igrejas (que tem influencia greco-romana como vc disse). Então minha duvida está na questão da eternidade do mesmo.

Eu também acho isso. Há várias referência a um "inferno" na bíblia. Mas esta visão que as pessoas vão para lá depois da morte para sofrer e queimar para todo o sempre me parece algo adquirido culturalmente.
 

SmartBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.396
Reações
3.647
Pontos
739
Uma dúvida que eu carrego...se somente após o julgamento serão salvos os justos e os ímpios lançados no lago de fogo junto com os demônios, o que acontece com o espírito da pessoa que morreu enquanto o juízo final não chega? Alguns falam que estão no Hades, uns dizem Purgatório, outros no Seio de Abraão...o espírito fica em um sono profundo ou em um estado consciente, lembrando de tudo o que fez em vida?
 

SVini

Veterano
Mensagens
388
Reações
514
Pontos
128
Uma dúvida: por quê no inferno não poderia ter outras torturas além de fogo, tipo frio abaixo do zero absoluto, sons estridentes, chicote de pimba de boi no lombo?

Enviado de meu XT1097 usando o Tapatalk
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.783
Reações
23.011
Pontos
1.053
lago de fogo é a segunda morte, destruição de todos os seres impios.
na biblia sagrada o inferno(ou a sala de espera pra cumprir sentença) é mencionada varias vezes no novo testamento e no velho tb.
no alcorao pelo q entendi , tem ate catalogo de demonios.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.783
Reações
23.011
Pontos
1.053
Curioso é que os ex traficantes, ex ladrões, ex estupradores que aceitam Jesus e entram para a igreja (convertidos) são salvos né !?

É muita incoerência.

Não confunda incoerência com descrença. É porque interpretação demais para seres terrenos causa confusão, do cético, passando pelo cientista e terminando no Doutorando em Teologia.

Não há na Terra quem explique com tamanha exatidão.
seres humanos podem mudar, e alguns tem a sorte de ver o quão errada é essa vida e tomar jeito.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.783
Reações
23.011
Pontos
1.053
Uma dúvida que eu carrego...se somente após o julgamento serão salvos os justos e os ímpios lançados no lago de fogo junto com os demônios, o que acontece com o espírito da pessoa que morreu enquanto o juízo final não chega? Alguns falam que estão no Hades, uns dizem Purgatório, outros no Seio de Abraão...o espírito fica em um sono profundo ou em um estado consciente, lembrando de tudo o que fez em vida?
dificil dizer , na biblia mesmo relata q alguns recem mortos são aguardados ou por anjos ou por demonios. pra aguardar o juizo.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Visualizar anexo 102067

De acordo com um podcast do "ESCRIBA CAFÉ", muito bem produzido por sinal, o mesmo relata que inferno é uma criação do homem lúcido associada ao lugar que iriam aqueles que fossem maus em vida.

A associação de fogo é que em determinado período da Bíblia havia um vale onde eram jogados lixos, animais enfermos e humanos muito doentes e, nesse vale, havia chama que queimava todos os detritos.

Essa forma lúdica de ilustrar o tal inferno varia muito de cultura. Quando mais jovem, tínhamos amigos uruguaios que, a eles, era ensinado que ao ir para o inferno suas mãos são atadas e com a barriga e a lingua para fora, você desceria atrelado a um poste em brasa até as profundezas do inferno.

Imagine como deve ser na Índia, na China, para os Árabes ou Bispos de Roma ?! E para os índios ?

Se for como DOOM pelo menos seria bem divertido ao menos.

Qual a nossa real necessidade em criar um inferno estereotipado ? A mesma indagação vale para o anjo caído que também é estereotipado de forma universal.

Hummm...tu ouve escriba café. Que chique. :kmaroto

Os livros do Dante, mitologia grega e Paraíso Perdido do Milton é que são responsáveis pela idéia de inferno que temos hoje. Paraíso Perdido inventou a história do anjo caído Lúcifer inclusive. :kgozo

Dos males...pelo menos disso saiu um jogo genérico do God of War bem dahora, o Dante's Inferno.
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
O inferninho que aparece em filmes etc foi criado pela igreja católica pra assustar o pessoal que nao tinha acesso a leitura etc. E foi estabelecido conceitualmente por Dante, quase todo nosso imaginario de inferno vem dele.

Pela biblia, não existe vida após a morte. Você morre e fica "dormindo" até o juizo final, que todo mundo vai ser ressucitado: quem for bom vai pro open bar no ceu por mil anos, quem foi ruim vai ficar aqui na terra por mil anos. Dai ele volta e queima geral fim.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Bom, inferno me parece uma criação da igreja, não do cristianismo em si. Eu de fato não creio em inferno, a não ser aqui mesmo, pois nossas almas teriam que evoluir, e para isso muitas vezes apenas com o sofrimento. A igreja, não conseguindo fazer com que os fieis seguissem os dogmas de Cristo para evolução espiritual, resolveu impor o medo no lugar do conhecimento. É quase como uma mãe falando pra criança, não faça isso, a criança questiona o por que, a mãe não sabendo como explicar de forma que a criança pudesse entender que tal ato é prejudicial a ela inventa o bicho papão.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.783
Reações
23.011
Pontos
1.053
Sim, mas eu me refiro ao inferno de tormento que a maioria está acostumada a imaginar e ler e escutar sobre.

Enviado de meu XT1097 usando o Tapatalk
vamos nos guiar na palavra da bilbia sagrada e lembrar que os mortos aguardam em repouso. se ng veio buscar a sua alma, tu vai tá dormindo , provavelmente sonhando com as coisas boas e coisas ruim q fez, suas esperanças, coisas estimadas e medos tudo deverá ser lembrado.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
lago de fogo é destruição da alma, essa que foi feita pra ser eterna.
Em Apocalipse diz que o diabo juntamente com a besta e o falso profeta será lançado no lago de fogo onde serão atormentados dia e noite pelo século dos séculos. Quer dizer então que a alma dos humanos será destruída, mas a do diabo e demais demônios não?
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.783
Reações
23.011
Pontos
1.053
O inferninho que aparece em filmes etc foi criado pela igreja católica pra assustar o pessoal que nao tinha acesso a leitura etc. E foi estabelecido conceitualmente por Dante, quase todo nosso imaginario de inferno vem dele.

Pela biblia, não existe vida após a morte. Você morre e fica "dormindo" até o juizo final, que todo mundo vai ser ressucitado: quem for bom vai pro open bar no ceu por mil anos, quem foi ruim vai ficar aqui na terra por mil anos. Dai ele volta e queima geral fim.
ai q tá, tem passagens na propria biblia como arrebatamento de elias ou a parabola do rico e lazaro
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Curioso é que os ex traficantes, ex ladrões, ex estupradores que aceitam Jesus e entram para a igreja (convertidos) são salvos né !?

É muita incoerência.

Não confunda incoerência com descrença. É porque interpretação demais para seres terrenos causa confusão, do cético, passando pelo cientista e terminando no Doutorando em Teologia.

Não há na Terra quem explique com tamanha exatidão.
Eu acho que o espiritismo responde muito bem todas essas questões.
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Em Apocalipse diz que o diabo juntamente com a besta e o falso profeta será lançado no lago de fogo onde serão atormentados dia e noite pelo século dos séculos. Quer dizer então que a alma dos humanos será destruída, mas a do diabo e demais demônios não?
Vai ser quando gzuz voltar pela terceira vez com os santos e a "capital" do reino vai ser a terra
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
O inferninho que aparece em filmes etc foi criado pela igreja católica pra assustar o pessoal que nao tinha acesso a leitura etc. E foi estabelecido conceitualmente por Dante, quase todo nosso imaginario de inferno vem dele.

Pela biblia, não existe vida após a morte. Você morre e fica "dormindo" até o juizo final, que todo mundo vai ser ressucitado: quem for bom vai pro open bar no ceu por mil anos, quem foi ruim vai ficar aqui na terra por mil anos. Dai ele volta e queima geral fim.
Esse "open bar no céu" é na verdade, salvo engano, por 7 anos depois do arrebatamento, depois os que foram arrebatados irão reinar com Cristo aqui na terra mesmo por mil anos. Depois dos mil anos satanás será solto, vai ter revolta etc. Aí tudo será destruido e renovado em novos céus e nova terra dando início ao reino eterno.
 
Topo Fundo