O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já pararam para pensar que na época do PS1..

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
2 CD's ou mais era sempre sinônimo de jogo grande com qualidade?
Quando você tava na loja escolhendo um jogo e abria aquela capa gordenha e mais pesada, já soltava: 'olha só, 2 cd's, esse deve ser massa'

Tu já tinha garantia que o jogo era bom! :kkk

A propósito, tem algum jogo com mais de 1 cd na plataforma que foi considerado ruim?

Metal_Gear_Solid_-_North-american_cover.jpg
resident-evil-2_zknh.jpg
71350ljw7SL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg
Legend_of_Dragoon.jpg
s-l500.jpg
covert-ops-nuclear-dawn-usa-coverart.jpg

D_NQ_NP_391215-MLA25147033222_112016-O.webp
GranTurismo2.jpg
Xenogears_box.jpg
valkyrie-profile-usa-coverart.jpg
240.jpg
240.jpg

s-l640.jpg
9e7be42fc8bb37edbd509b668d2c734b.jpg
c1906b145bd7e4c77ed0781102f8d4d1.jpg
4186168-alone-in-the-dark-the-new-nightmare-playstation-front-cover.jpg
images
220px-Heart_of_Darkness_Coverart.png
 
Ultima Edição:

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.040
Reações
2.174
Pontos
709
Eu discordo. Tem muito jogo bom de PS1 em apenas 1 disco (Crash, Spyro, Resident Evil 1, etc).

Eu só concordo na parte de ser "grande mesmo". Pq tipo, é q nem falar q jogo de PS2 em DVD-DL que é bom, e não eram muitos, só lembro de God of War e Yakuza serem assim, a esmagadora maioria era tudo DVD normal.

E eu particularmente não sou mto fã do jogo ser em + de 1 disco, pq chega nas partes q tem q trocar de disco. Até no 360 era mais ou menos assim, GTA V no 360 vc tinha 1 disco q era o jogo e outro q era conteudo adicional q vc tinha q instalar pq diferente do PS3 não era disco bluray.

Imagina se no Switch fizessem jogo em 2 ou 3 gamecards, seria bizarro tbm

Mas não só o PS1 tinha isso, Dreamcast tinha isso tbm. Shenmue é em acho q 4 discos e Skies of Arcadia do DC é em 2 discos. por exemplo, enquanto o port de GameCube é só 1. GameCube inclusive tbm, o Resident Evil 4 é em 2 discos, mas o de PS2 é 1 disco só.

E sei lá.... grande e bom... o bom é subjetivo, e eu aposto q tem jogo de + de 1 disco q flopou.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.286
Reações
28.446
Pontos
1.649
Em sua maioria sim. E realmente passavam essa impressão mesmo, que se fossem dois ou mais CDs, viria coisa boa.

É difícil apontar um jogo que vinha em dois ou mais CDs que fosse realmente ruim. Deve ter, só não me recordo mesmo. No entanto, a memória pode dar uma enganada nisso, pois eu mesmo evitava comprar jogos assim. Talvez eu não tenha conhecido tantos jogos assim com dois ou mais CDs e tenho essa ideia de todos eram bons.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
Eu discordo. Tem muito jogo bom de PS1 em apenas 1 disco (Crash, Spyro, Resident Evil 1, etc).

Eu só concordo na parte de ser "grande mesmo". Pq tipo, é q nem falar q jogo de PS2 em DVD-DL que é bom, e não eram muitos, só lembro de God of War e Yakuza serem assim, a esmagadora maioria era tudo DVD normal.

E eu particularmente não sou mto fã do jogo ser em + de 1 disco, pq chega nas partes q tem q trocar de disco. Até no 360 era mais ou menos assim, GTA V no 360 vc tinha 1 disco q era o jogo e outro q era conteudo adicional q vc tinha q instalar pq diferente do PS3 não era disco bluray.

Imagina se no Switch fizessem jogo em 2 ou 3 gamecards, seria bizarro tbm

Mas não só o PS1 tinha isso, Dreamcast tinha isso tbm. Shenmue é em acho q 4 discos e Skies of Arcadia do DC é em 2 discos. por exemplo, enquanto o port de GameCube é só 1. GameCube inclusive tbm, o Resident Evil 4 é em 2 discos, mas o de PS2 é 1 disco só.

E sei lá.... grande e bom... o bom é subjetivo, e eu aposto q tem jogo de + de 1 disco q flopou.
Mas eu não quis dizer que só existe jogo bom com mais de um disco no ps1, obvio que com 1 tem aos montes, eu disse que todos os jogos dele com mais de 1 disco são bons. Quanto a qualidade, é claro que vai ter gente que não curtiu algum desses, principalmente quem não gostava do estilo JRPG, mas são jogos que se saíram bem na midia e agradaram grande parte dos jogadores.

Sobre os outros consoles, creio que o DC tenha pouquíssimos jogos com mais de 1 disco. Além desses que você citou, lembro do HeadHunter, Alone in the Dark NN, Grandia 2 e D2 (esse não sei se é bom), provavelmente tenha mais, principalmente jogos que só saíram no japão e quase ninguem conhece.
O GC também deve ter alguns e o saturn imagino que tenha uma boa parcela, mas como eu não tive ambos, não sei se posso dizer a mesma coisa como no caso do PS1, por isso só citei o velhinho da Sony.
 
Ultima Edição:

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
Em sua maioria sim. E realmente passavam essa impressão mesmo, que se fossem dois ou mais CDs, viria coisa boa.

É difícil apontar um jogo que vinha em dois ou mais CDs que fosse realmente ruim. Deve ter, só não me recordo mesmo. No entanto, a memória pode dar uma enganada nisso, pois eu mesmo evitava comprar jogos assim. Talvez eu não tenha conhecido tantos jogos assim com dois ou mais CDs e tenho essa ideia de todos eram bons.
A única decepção de comprar um jogo do PS1 com mais de 1 CD as escuras era dele ser japonês, e pior, ser um RPG :kkk
 


Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.345
Reações
28.438
Pontos
1.103
Isso me faz lembrar que na época do auge da pirataria pelo menos aqui cada um desses jogos que vinham mais de um CD eram vendidos como se fossem jogos separados. Final Fantasy por exemplo custava de 40 a 50 reais dependendo da loja ou camelô que vendia.

Sorte minha que na época eu tinha um gravador de CD, algo que facilitou muito a minha vida e a de amigos que me pediam para gravar os jogos para eles. Posteriormente esse gravador foi substituído por outro de DVD e as cópias continuaram a todo vapor, só que dessa vez no PS2.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.503
Reações
8.034
Pontos
453
A única decepção de comprar um jogo do PS1 com mais de 1 CD as escuras era dele ser japonês, e pior, ser um RPG :kkk
Tive esse azar, com o Parasite Eve 2. Qdo fui trocar por outro, o pior anconteceu: o primeiro CD é americano e o segundo Europeu. Pqp!
De não RPG, tive o Covert Ops Nuclear Dawn japa tbm. Se chama Chase the Express. Depois consegui o americano.

Na maioria, peguei mto RPG japa de 1 CD: Vagrantstory, Final Fantasy Tactics, Vandal Hearts 2 , Digimon World 2, Front Mission 3.
O Vagrantstory estava bem perto do final e o Vandal Hearts 2 cheguei a zerar um dos finais ruins (tem q ser mto cagado pra terminar o verdadeiro sem revista ou sem saber japa)
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
Isso me faz lembrar que na época do auge da pirataria pelo menos aqui cada um desses jogos que vinham mais de um CD eram vendidos como se fossem jogos separados. Final Fantasy por exemplo custava de 40 a 50 reais dependendo da loja ou camelô que vendia.

Sorte minha que na época eu tinha um gravador de CD, algo que facilitou muito a minha vida e a de amigos que me pediam para gravar os jogos para eles. Posteriormente esse gravador foi substituído por outro de DVD e as cópias continuaram a todo vapor, só que dessa vez no PS2.
Aqui era assim, duplicava o preço como você falou ou então ficava um pouco reduzido dependendo do lugar.
Tinha uma banca que um zé vendia aqueles jogos com 1 cd que vinha coletânea (tipo crash 3 em 1) mais caro, pedindo quase o valor de 2 jogos.:kongtard
Eu tive um pc no ano 2000 e sonhava em ter um gravador de cd pra tirar copia, porém era caro e fiquei só na vontade mesmo.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
Tive esse azar, com o Parasite Eve 2. Qdo fui trocar por outro, o pior anconteceu: o primeiro CD é americano e o segundo Europeu. Pqp!
De não RPG, tive o Covert Ops Nuclear Dawn japa tbm. Se chama Chase the Express. Depois consegui o americano.

Na maioria, peguei mto RPG japa de 1 CD: Vagrantstory, Final Fantasy Tactics, Vandal Hearts 2 , Digimon World 2, Front Mission 3.
O Vagrantstory estava bem perto do final e o Vandal Hearts 2 cheguei a zerar um dos finais ruins (tem q ser mto cagado pra terminar o verdadeiro sem revista ou sem saber japa)
Puts cara, esse dibre aí do parasite eve 2 doeu na alma.
Desses jogos que você citou, so joguei o Digimon world 2 em japonês, mas não fui longe no jogo, eu lembro que ate usei uma dica da supergamerpower para identificar um item que era presente para dar aos digimons e capturar eles.

Quando eu comprava jogo com mais de 1 disco, geralmente testava os outros CDs antes para certificar que está funcional (que pelo menos passasse da tela inicial do ps). Mas o que mais me deu raiva foram as midias ruins que eu sempre comprava de FF8, sempre travava em alguma CG.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.603
Reações
104.618
Pontos
2.419
Ocupar mais de 1 CD indicava produção mais elaborada, logo faz sentido que a maioria dos jogos fossem minimamente bons.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.049
Reações
7.687
Pontos
453
Sempre achava que quanto mais megas, melhor o jogo. Até Streets of Rage 3 sair. Mas ainda assim tinha mais detalhes, mas frames, mais golpes, mais variedade.

No PS1 eu fiquei decepcionado quando Resident Evil 3 saiu com 1cd, sendo que o segundo tinha 2cds. Pra mim era uma regressão. Mas aí fui jogar e entendi que era praticamente um jogo pra capitalizar o sucesso do 2 (uma DLC hoje), e que provavelmente RE2 caberia facilmente em um único cd também.

Aliás, se tirar as CGs ou redbook audio, a maioria dos jogos ocuparia bem menos de 100mb. Mas era o diferencial.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.368
Reações
19.470
Pontos
1.469
O pior é que é verdade.

Lembro que quando vi Resident Evil3, com apenas 1 cd, depois do primeiro e segundo que tinha 2 fiquei extremamente desconfiado e joguei com muito pé atrás. Pensava: Resident Evil com 1 cd só não pode ser bom.

E realmente não era.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.269
Reações
1.517
Pontos
203
Eu na época do ps1 comprava 10 jogos por r$10 e tinha uns 2 que prestava , muito jogo ruim.
Aí no PS2 eu não sabia o que jogar kkkk e jogo bom de PS2 era gravado em dvd com dupla camada , era jogo que deixava os jogos de Pc para trás na época.
 

LukasBw7

Bam-bam-bam
Mensagens
72
Reações
84
Pontos
428
Hoje em vez de dividir o jogo em discos, as produtoras dividem em várias partes, ou em jogo + dlcs pra você comprar o jogo várias vezes.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.656
Reações
38.997
Pontos
2.069
Pra mim não passava a impressão de jogo bom, apenas jogo grande mesmo.

Na verdade me dava até um nervoso, porque eu tinha um PS1 de modelo inicial, que não "lia" quando trocava o CD... Não continuava o jogo. Só funcionava em games que davam a opção de salvar o game no momento da troca do disco, como a série Final Fantasy. Então tinha jogo de dois CDs que eu não conseguia passar pro segundo, hue.
 

Guilsben

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.259
Reações
2.643
Pontos
703
De fato se vinha em 2 cds pelo menos eu sabia que era um jogo grande. Se era bom aí é outra coisa, mas sempre prendia a mim atenção
 

seifervll

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.248
Reações
5.162
Pontos
694
Na maioria dos casos sim, esses listados realmente são jogos bons. Mas tinha exceções, alguns casos era devido a quantidade de FMV mesmo, não necessariamente a um conteúdo grande. Um exemplo é Star Wars Rebel Assault 2, o jogo roda em FMV, é um rail shooter. Outro caso é Riven, a sequência de Myst. São "apenas" 5 discos :klol
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.318
Reações
8.257
Pontos
453
Isso me faz lembrar que na época do auge da pirataria pelo menos aqui cada um desses jogos que vinham mais de um CD eram vendidos como se fossem jogos separados. Final Fantasy por exemplo custava de 40 a 50 reais dependendo da loja ou camelô que vendia.

Sorte minha que na época eu tinha um gravador de CD, algo que facilitou muito a minha vida e a de amigos que me pediam para gravar os jogos para eles. Posteriormente esse gravador foi substituído por outro de DVD e as cópias continuaram a todo vapor, só que dessa vez no PS2.

Tinha que pagar o material e a mão de obra :khuebr
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.164
Reações
8.910
Pontos
1.449
Sempre achava que quanto mais megas, melhor o jogo. Até Streets of Rage 3 sair. Mas ainda assim tinha mais detalhes, mas frames, mais golpes, mais variedade.

No PS1 eu fiquei decepcionado quando Resident Evil 3 saiu com 1cd, sendo que o segundo tinha 2cds. Pra mim era uma regressão. Mas aí fui jogar e entendi que era praticamente um jogo pra capitalizar o sucesso do 2 (uma DLC hoje), e que provavelmente RE2 caberia facilmente em um único cd também.

Aliás, se tirar as CGs ou redbook audio, a maioria dos jogos ocuparia bem menos de 100mb. Mas era o diferencial.
RE2 tinha CGs diferentes para cada CD, e era isso que pesava no jogo, os cenários pré-renderizados e o jogo em si devia ser bem pequeno(para os padrões atuais e porque coube no Cartucho de 32mb do N64)...
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
21.572
Pontos
353



Name
NA Release DateNumber of Discs
Alone in the Dark: The New NightmareJune 18, 20012
Armored Core: Master of ArenaMarch 22, 20002
BrainDead 13March 6, 19962
Chronicles of the SwordNovember 27, 19962
Chrono CrossAugust 15, 20002
Colony WarsOctober 31, 19972
Command & ConquerFebruary 28, 19972
Command & Conquer: Red AlertNovember 15, 19972
Command & Conquer: Red Alert - RetaliationAugust 28, 19982
Countdown VampiresAugust 21, 20002
Covert Ops: Nuclear DawnJune 14, 20002
DMarch 8, 19963
Dracula: ResurrectionJune 18, 20012
Dracula 2: The Last SanctuaryMay 6, 20022
Dragon ValorOctober 16, 20002
Driver 2November 14, 20002
Evil Dead: Hail to the KingDecember 5, 20002
Fear EffectFebruary 14, 20004
Fear Effect 2: Retro HelixFebruary 21, 20004
Final Fantasy VIISeptember 7, 19973
Final Fantasy VIIISeptember 9, 19994
Final Fantasy IXNovember 13, 20004
Fox HuntSeptember 20, 19963
G-PoliceNovember 18, 19972
GaleriansMarch 29, 20003
Golden NuggetOctober 26, 19962
GrandiaOctober 26, 19992
Gran Turismo 2December 23, 19992
Heart of DarknessSeptember 8, 19982
In Cold BloodMay 30, 20012
JuggernautSeptember 30, 19993
KoudelkaJune 29, 20004
Lunar: Silver Star Story CompleteMay 28, 19992
Lunar 2: Eternal Blue CompleteDecember 15, 20003
Metal Gear SolidOctober 21, 19982
NovastormOctober 30, 19952
Oddworld: Abe's ExoddusNovember 17, 19982
Parasite EveSeptember 9, 19982
Parasite Eve IISeptember 12, 20002
Psychic DetectiveMarch 1, 19963
Resident Evil 2January 21, 19982
Rival Schools: United by FateSeptember 30, 19982
Riven: The Sequel to MystDecember 22, 19975
Star Ocean: The Second StoryMay 31, 19992
Star Wars: Rebel Assault II - The Hidden EmpireNovember 1, 19952
Syphon Filter 2March 14, 20002
The Legend of DragoonJune 14, 20004
The HiveJuly 27, 19962
The X-Files GameOctober 13, 19994
Thousand ArmsOctober 14, 19992
Valkyrie ProfileAugust 29, 20002
Wild Arms 2May 2, 20002
Wing Commander III: Heart of the TigerMarch 28, 19964
Wing Commander IV: The Price of FreedomMay 14, 19974
You Don't Know JackNovember 3, 19992
XenogearsOctober 20, 19982


Esses são todos os jogos com mais de 1 disco no ps1, e realmente a maioria são jogos muito bons mesmo, mas tem umas bombas aí no meio tbm.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.049
Reações
7.687
Pontos
453
RE2 tinha CGs diferentes para cada CD, e era isso que pesava no jogo, os cenários pré-renderizados e o jogo em si devia ser bem pequeno(para os padrões atuais e porque coube no Cartucho de 32mb do N64)...
Sim, tinha CGs diferentes, mas a iso compactada dá uns 350mb cada e ainda compartilham muitos dados, cenários, modelos, etc. Acho que um pouquinho de esforço caberia facilmente em 1cd. Também acho que foi mais marketing.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
664
Reações
964
Pontos
193
Inclusive Resident Evil 2 veio em 2 discos por esse motivo. Apertando um pouquinho, RE2 cabia fácil em 1 CD.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.603
Reações
104.618
Pontos
2.419
Sim, tinha CGs diferentes, mas a iso compactada dá uns 350mb cada e ainda compartilham muitos dados, cenários, modelos, etc. Acho que um pouquinho de esforço caberia facilmente em 1cd. Também acho que foi mais marketing.

Lançar em mais de um disco aumenta os custos, não acredito que nenhuma publisher faria isso se não houvesse a real necessidade.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.112
Reações
35.145
Pontos
1.054
Dava uma sensação do jogo ser imenso, lembro quando cheguei no terceiro disco do Galerians, dava aquela impressão de que eu tava longe pra kceta no jogo.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.503
Reações
8.034
Pontos
453
Puts cara, esse dibre aí do parasite eve 2 doeu na alma.
Desses jogos que você citou, so joguei o Digimon world 2 em japonês, mas não fui longe no jogo, eu lembro que ate usei uma dica da supergamerpower para identificar um item que era presente para dar aos digimons e capturar eles.

Quando eu comprava jogo com mais de 1 disco, geralmente testava os outros CDs antes para certificar que está funcional (que pelo menos passasse da tela inicial do ps). Mas o que mais me deu raiva foram as midias ruins que eu sempre comprava de FF8, sempre travava em alguma CG.
E no final, acabei zerando o 2 japa q peguei denovo
É verdade... Tenho o Parasite 1 japa, q acabei zerando sem entender batalhos nenhum.
Mais lembranças: joguei Tenchu (a primmeira versão. Não a Shinobi Gaisen), RE3 e Dino Crisis japa. Eles possui diferenças em relação a americana. Tenchu é "incompleto" (falta fases e o final é storyboard brabo), Dino 1, o retrato da Regina Vagina é outro e os modos de dificuldades do RE 3 tem outro nome.
 
Ultima Edição:

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.373
Pontos
353
Era parte do marketing inclusive.

Resident evil 2 caberia em 1 disco só, mas optaram por 2 pra passar uma escala maior e deu certo
CDs extras sempre são por causa da CG, então não caberia não (se tirar a cg sim, mas se fizer isso todos os jogos com mais de 1 cd caberiam em 1 disco só).

Cada disco do RE2 tem 600MB na verdade...
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.049
Reações
7.687
Pontos
453
Lançar em mais de um disco aumenta os custos, não acredito que nenhuma publisher faria isso se não houvesse a real necessidade.
Não creio que o custo de disco era tão maior assim. Se brincar o case duplo custava mais.

Pesquisando aqui achei isso:

"The funny thing is that Resident Evil 2 wasn’t meant to be a two-disc game. In fact, the team could have, and intended to, fit the entire game on one disc. The decision to add the second disc was only made after a crucial error was discovered at the very last minute by software engineer Yasuhiro Anpo."

Foi algo de última hora, descobriram que o áudio ficou maior que o planejado e não deu tempo de otimizar.

Com um pouquinho a mais de tempo e esforço, caberia.
 
Topo Fundo