O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já pensou na morte? Nem tente, porque o cérebro protege-nos dessa verdade

-Feanor-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.948
Reações
752
Pontos
919
Acho que deve ser bem louco estar perto da morte, saber que está para morrer, deve ser uma experiência bem surreal.

Engraçado que imagino que até “cair a ficha” já era!

Imagino que para todos é assim, mas ninguém comenta, afinal daí já partiu né…haha.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.723
Reações
18.458
Pontos
703
A célebre frase do Dr. Manhattan na minha assinatura já expõe meu pensamento sobre isso....

Esse tópico é bem interessante, e vou colocar aqui um apontamento que fiz em outro tópico há alguns anos...eu tive uma verdadeira epifania existencial. E ela é muito triste e desanimadora.

Em primeiro lugar, na minha concepção pessoal, a experiência mais similar ao que ocorre após a morte é quando nós desmaiamos. A gente não sonha, não pensa, não raciocina. Quando recobramos a consciência, sempre estamos desnorteados, e sequer conseguimos entender ou compreender o que se passou no momento em que apagamos até o despertar. Não houve pensamentos, ideias, sonhos, etc. Nada...absolulamente nada.

É simplesmente um enorme vazio, tudo escuro, negro, sem consciência, apenas...o nada. Desmaiei apenas duas vezes na minha vida, e a última vez que apaguei não faz muito tempo. Estava imerso na mais absoluta escuridão. Não havia nada. Eu acredito que deve ser mais ou menos assim quando morremos.

Por isso, eu penso bastante sobre a morte...e confesso que as vezes me dá um certo pânico...uma sensação de medo...euforia...desespero...por isso essa pesquisa é, na minha opinião, uma besteira. Pois em meu caso, penso e reflito sobre a morte. Sou niilista assumido, entendo e compreendo perfeitamente que a vida não tem sentido. Nascemos e morremos, e como seres vivos, temos a premissa de perpetuar a nossa espécie, por isso o sexo muitas vezes é algo colocado no pedestal, porque no fundo, somos seres instintivos, e temos esse instinto animalesco que nos induz a querer reproduzir. Daí vem a minha observação: nós nascemos, vivemos e morremos. Todo o resto são criações realizadas ao longo do curso da história para preencher o vazio de nossas vidas.

Serve como um meio de nos entreter, de manter nossas cabeças ocupadas, pois a morte é algo iminente, é a única certeza soberana que temos das nossas vidas, e também é a maior justiça que existe: pois a morte atinge a todos sem distinção, independentemente da casta social, do status, cor de pele, crença, ideologia política, etc. Nada disso importa, iremos todos morrer.

É duro admitir, mas é isso mesmo. Não tem sentido, simples. As pessoas se apegam demais, e tentam justificar suas efêmeras existências através de diversas coisas supérfluas, como religião, casamento, estudos, carreira profissional, etc.

Porque a essência básica da vida é nascer, procriar e morrer. Então foi essa a conclusão que cheguei. Todas as outras coisas são invenções humanas criadas para tentar preencher o vazio existencial. Ocupar nossa cabeça para não pensar no destino iminente que nos aguarda: morrer. Porque senão simplesmente enlouqueceríamos.

Por isso, tem certo sentido afirmar que não pensamos na morte e queremos fugir dela, mas não é bem nessa linha que a pesquisa apontou. Boa parte das pessoas simplesmente passam a pensar em outras coisas, para deixar de pensar nesse assunto, ou acabam buscando conforto no intangível, no inexplicável, que é a religião na maioria dos casos.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
Minha opinião é apenas uma opinião - mas você tem que viver da melhor forma que você pode para viver bem consigo mesmo e ponto.

Sabe o termo - Carpe Diem - ENTÃO, é justamente isso.

Seguindo o seu pensamento - Ficar pensando/sentindo que tudo que você faz é inútil, TAMBÉM é inútil - logo, aproveite cada momento e esqueça a infinidade/eternidade.
Aí caímos no meu comentário original. Não devo ter essa parte do cérebro que permite não pensar no problema, e nem sequer consigo imaginar como alguém consegue viver fingindo que vai deixar de existir por toda a eternidade.

Acho que essa capacidade de ignorar a morte até pode ter representado uma vantagem evolutiva em tempos mais primitivos, mas hoje é um obstáculo para o desenvolvimento. Nossa ciência poderia estar bem mais avançada nos campos da medicina e prevenção do envelhecimento se todos levassem a questão mais a sério.

Sei lá, o mundo parece mais interessado em produzir e consumir novos modelos de smartphones todo ano do que evitar a própria aniquilação, e quando aparecem pessoas dispostas a se aprofundar no assunto e buscar soluções, sempre aparece alguém para tratá-las como cientistas malucos querendo brincar de deus, e isso não faz nenhum sentido.

É duro admitir, mas é isso mesmo. Não tem sentido, simples. As pessoas se apegam demais, e tentam justificar suas efêmeras existências através de diversas coisas supérfluas, como religião, casamento, estudos, carreira profissional, etc.

Porque a essência básica da vida é nascer, procriar e morrer. Então foi essa a conclusão que cheguei. Todas as outras coisas são invenções humanas criadas para tentar preencher o vazio existencial. Ocupar nossa cabeça para não pensar no destino iminente que nos aguarda: morrer. Porque senão simplesmente enlouqueceríamos.
Mas nós, como humanidade, temos o poder de ir além dessa essência básica e superar as falhas da natureza. Mas parece que preferimos não fazer isso e ficar nessa espécie de transe coletivo, fingindo que está tudo bem, e que é normal desparecer para todo o sempre ou que uma força misteriosa nos salvará no último instante sem uma única evidência de que isso possa realmente acontecer.
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.328
Reações
50.801
Pontos
1.539
Não sei se eles não sabem que vão morrer.... Tive alguns animais de estimação, que quando estavam proximos da morte, meio que provaram que sabiam que ia morrer....

Exemplo, um gato que nunca dormia com a gente e estava bem velha, no ultimo dia, ela veio dormir com a gente e no dia seguinte ela saiu de casa para morrer nos fundos...

Eu digo mais na questão de consciência entende? Que nem disse a reportagem do OP, o nosso cerebro tenta nos "enganar" que vamos viver para sempre, só que nós somos seres conscientes, muito embora nosso cerebro tente nos enganar, nós sabemos que vamos morrer.

O animal não tem essa consciencia, se eu tenho um cachorro e vou embora, ele nao sabe se eu morri, se eu morri de fato ele pode sentir minha falta, mas ele não tem essa consciencia de morte, é que nem se voce tirar ferias e voltar, ele não sabe o que se passa.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.658
Reações
6.659
Pontos
819
Eu digo mais na questão de consciência entende? Que nem disse a reportagem do OP, o nosso cerebro tenta nos "enganar" que vamos viver para sempre, só que nós somos seres conscientes, muito embora nosso cerebro tente nos enganar, nós sabemos que vamos morrer.

O animal não tem essa consciencia, se eu tenho um cachorro e vou embora, ele nao sabe se eu morri, se eu morri de fato ele pode sentir minha falta, mas ele não tem essa consciencia de morte, é que nem se voce tirar ferias e voltar, ele não sabe o que se passa.
Olha, também não sei se é uma afirmação isso... até pq é bem filosófico, o que é consciência?

Pq já tive casos pertos de mim, que logo depois do dono do animal de estimação falecer, o animal morre 1 semana depois. (mesmo não tem problemas)
 


NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.382
Reações
69.712
Pontos
2.059
Meu cérebro não tem essa proteção não.
Infelizmente depois dos 30 a ideia da velhice se torna uma realidade. A tendencia é nos programarmos pra morte. Principalmente aqueles que tem filhos.

Com a pandemia, a morte se tornou ainda mais corriqueira não só com idosos mas com adultos também. Sei lá. Acho que se existe alguma proteção é o conformismo.

Não tem como relutar. Só torcer pra caminhada até lá ser mais digna possível


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.740
Reações
34.981
Pontos
903
Ja pararam pra pensar que o unico ser vivo que tem essa ciencia de que vai morrer é o ser humano? Um cachorro não tem consciência de que ele vai morrer, o unico ser vivo que vive todo dia e para pra pensar "Um dia eu vou morrer" somos nós...
O gato sabe quando vai morrer, tanto que alguns fogem de casa quando estão doentes e prestes a morrer. Mas entendi seu ponto, o ser humano é o único com essa nóia de ter crises existenciais por conta disso.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.328
Reações
50.801
Pontos
1.539
O gato sabe quando vai morrer, tanto que alguns fogem de casa quando estão doentes e prestes a morrer. Mas entendi seu ponto, o ser humano é o único com essa nóia de ter crises existenciais por conta disso.

Cara, mas talvez ele nao saiba que vai morrer, ele está passando mal e sai e acaba morrendo, tem muito gato que morre em casa também, mas o gato com certeza não tem ali 1 ano e sabe "Algum dia eu vou morrer", meio que uma consciencia de morte.
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
O gato sabe quando vai morrer, tanto que alguns fogem de casa quando estão doentes e prestes a morrer. Mas entendi seu ponto, o ser humano é o único com essa nóia de ter crises existenciais por conta disso.

Animais sentem que vão morrer? Como é o processo natural?

A ideia de que o gato some quando vai morrer pode ser facilmente desmitificada porque boa parte dos felinos morrem em seus lares. Atualmente a conscientização acerca da importância dos gatos não terem acesso à rua cresceu muito. Sendo assim, é quase impossível um gato sumir apenas porque a hora dele chegou. Entretanto, os bichanos costumam se esconder quando estão fracos. É algo que vem do instinto natural: quando estão fracos podem ser expulsos de seu território. Além disso, os gatos não gostam de demonstrar dor. Então, se seu gatinho anda se escondendo muito, fique atento! Leve-o no veterinário ao menor sinal de mudança de rotina, pois os gatos são seres extremamente metódicos. Sobre o que dizem de um gato sentir quando outro está doente ou perto de morrer: em parte, é verdade! Eles têm um faro incrível e podem detectar feridas e infecções com seus focinhos molhados.

 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.730
Reações
11.166
Pontos
1.034

Animais sentem que vão morrer? Como é o processo natural?

A ideia de que o gato some quando vai morrer pode ser facilmente desmitificada porque boa parte dos felinos morrem em seus lares. Atualmente a conscientização acerca da importância dos gatos não terem acesso à rua cresceu muito. Sendo assim, é quase impossível um gato sumir apenas porque a hora dele chegou. Entretanto, os bichanos costumam se esconder quando estão fracos. É algo que vem do instinto natural: quando estão fracos podem ser expulsos de seu território. Além disso, os gatos não gostam de demonstrar dor. Então, se seu gatinho anda se escondendo muito, fique atento! Leve-o no veterinário ao menor sinal de mudança de rotina, pois os gatos são seres extremamente metódicos. Sobre o que dizem de um gato sentir quando outro está doente ou perto de morrer: em parte, é verdade! Eles têm um faro incrível e podem detectar feridas e infecções com seus focinhos molhados.

Meu gato morreu em fevereiro gastamos aqui em casa mais de 5 mil reais e não conseguimos salvar o bichano [emoji24] semanas antes dele ficar ruim mesmo ele passava o dia todo escondido era difícil achar ele dentro de casa

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
Meu gato morreu em fevereiro gastamos aqui em casa mais de 5 mil reais e não conseguimos salvar o bichano [emoji24] semanas antes dele ficar ruim mesmo ele passava o dia todo escondido era difícil achar ele dentro de casa

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
O meu também se escondeu e morreu justamente por isso, ele sumiu.. quando fomos encontrar tava embaixo da caixa d'água com pneumonia, subiu e não conseguiu descer por fraqueza, gastei uma grana boa com ele mas não suportou, era mega carinhoso, nunca tive mais um gato daquele jeito
 
Topo Fundo