sparcx86_GHOST
Ei mãe, 500 pontos!
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Keystone Kapers é um jogo de vídeo publicado pela Activision para o Atari 2600, em abril de 1983, e posteriormente dirigido paraAtari 5200 , Atari família de 8 bits , ColecoVision e MSX em 1984. Inspirado pelasérieSlapstick Keystone Cops série de silencioso deMack Sennett filmes , o objeto do jogo é para Officer Keystone Kelly (o jogador) pegar Harry Hooligan antes que ele possa fugir de uma loja de departamentos. Keystone Kapers foi escrito pelo designer da Activision Garry Kitchen .
O jogo ocorre em uma exibição lateral de uma loja de departamento de três andares e seu telhado. A loja é oito vezes maior do que a parte na tela principal, e a tela percorre a esquerda ou a direita quando o jogador atinge as bordas. O movimento entre os níveis é realizado por escadas rolantes localizadas em extremidades alternadas do mapa, ou um elevador no centro. Um mini-mapa na parte inferior da tela oferece uma visão geral da loja e a localização dos jogadores.
O jogador controla o oficial Keystone Kelly com o joystick , que é usado para correr para a direita ou para a esquerda ao longo de um determinado piso. Quando ele chegar a uma escada rolante ele será levado para o próximo andar. Kelly também pode usar o elevador no centro do mapa para mover-se para cima e para baixo, mas isso exige um tempo cuidadoso, pois ele se move sozinho. Kelly começa o jogo no canto inferior direito no primeiro andar, e normalmente começa a correr para a esquerda para alcançar a escada rolante no segundo andar.
Harry Hooligan começa o jogo no centro do segundo andar. Ele imediatamente começa a correr para a direita na tentativa de chegar ao elevador até o terceiro andar. Hooligan continua subindo os pisos em uma tentativa de alcançar o telhado através da escada rolante no lado esquerdo do terceiro andar. Se ele tiver sucesso ele escapa. Esta viagem leva 50 segundos e um temporizador na parte superior da tela conta o tempo restante. Kelly corre significativamente mais rápido do que Hooligan e normalmente pode pegá-lo naquele tempo em uma corrida sem penalidades.
Kelly também pode usar o elevador para entre os níveis. Se ele se move à frente de Hooligan, Hooligan irá reverter a direção e começar de volta pela loja. Ele é ajudado nisso pela capacidade de saltar para baixo entre os níveis em qualquer extremidade do mapa, algo que Kelly não pode fazer. Isso significa que a Kelly precisa usar os elevadores com cuidado, ou queira estar presa em um andar superior enquanto o temporizador se esgote.
O progresso de Kelly é uma série de obstáculos imóveis ou móveis, como rádios, bolas de praia, carrinhos de compras e outros, que ele pode pular ou pato embaixo, empurrando para cima ou para baixo no joystick. Tocar em qualquer um desses objetos causa uma penalidade de nove segundos. Em níveis posteriores, há biplanos de brinquedo voador que farão com que o jogador perca a vida após o contato.
O jogo começa com o jogador com três vidas. Um é perdido a cada rodada que o Hooligan continua sem ser atingido quando o temporizador se esgote. O jogo prossegue através de rodadas até o jogador ficar sem vidas. As vidas extra são concedidas em cada 10.000 pontos, até o máximo de três.
Se Kelly pegar Harry, o jogador marcará pontos com base na quantidade de tempo que eles deixaram. Nos níveis 1-9, o jogador marcará o que sobrou no relógio multiplicado por 100 pontos; nos níveis 10-15, a quantidade deixada no relógio é multiplicada por 200 pontos, e depois a quantidade deixada no relógio é multiplicada por 300 pontos. Kelly também pode pegar malas e sacos de dinheiro por 50 pontos cada.
Como acontece com a maioria dos videogames anteriores, não há fim para o jogo; cada nível fica cada vez mais difícil, adicionando riscos mais e / ou mais rápidos até que Kelly perca todas as suas vidas.
A versão Atari 2600 da Keystone Kapers recebeu um Certificado de Mérito na categoria "1984 Videogame of the Year (menos de 16K ROM)" no 5º Prêmio Arkie anual . [1] : 40
A versão Atari de 8 bits foi louvada na Antic , que o chamou de "jogo perfeito para qualquer um" e elogiou sua "excelente animação". [2]
Deseret News deu a versão ColecoVision da Keystone Kapers 3 estrelas. Ele elogiou a melhoria gráfica do jogo em relação ao original. [3]
O jogo ocorre em uma exibição lateral de uma loja de departamento de três andares e seu telhado. A loja é oito vezes maior do que a parte na tela principal, e a tela percorre a esquerda ou a direita quando o jogador atinge as bordas. O movimento entre os níveis é realizado por escadas rolantes localizadas em extremidades alternadas do mapa, ou um elevador no centro. Um mini-mapa na parte inferior da tela oferece uma visão geral da loja e a localização dos jogadores.
O jogador controla o oficial Keystone Kelly com o joystick , que é usado para correr para a direita ou para a esquerda ao longo de um determinado piso. Quando ele chegar a uma escada rolante ele será levado para o próximo andar. Kelly também pode usar o elevador no centro do mapa para mover-se para cima e para baixo, mas isso exige um tempo cuidadoso, pois ele se move sozinho. Kelly começa o jogo no canto inferior direito no primeiro andar, e normalmente começa a correr para a esquerda para alcançar a escada rolante no segundo andar.
Harry Hooligan começa o jogo no centro do segundo andar. Ele imediatamente começa a correr para a direita na tentativa de chegar ao elevador até o terceiro andar. Hooligan continua subindo os pisos em uma tentativa de alcançar o telhado através da escada rolante no lado esquerdo do terceiro andar. Se ele tiver sucesso ele escapa. Esta viagem leva 50 segundos e um temporizador na parte superior da tela conta o tempo restante. Kelly corre significativamente mais rápido do que Hooligan e normalmente pode pegá-lo naquele tempo em uma corrida sem penalidades.
Kelly também pode usar o elevador para entre os níveis. Se ele se move à frente de Hooligan, Hooligan irá reverter a direção e começar de volta pela loja. Ele é ajudado nisso pela capacidade de saltar para baixo entre os níveis em qualquer extremidade do mapa, algo que Kelly não pode fazer. Isso significa que a Kelly precisa usar os elevadores com cuidado, ou queira estar presa em um andar superior enquanto o temporizador se esgote.
O progresso de Kelly é uma série de obstáculos imóveis ou móveis, como rádios, bolas de praia, carrinhos de compras e outros, que ele pode pular ou pato embaixo, empurrando para cima ou para baixo no joystick. Tocar em qualquer um desses objetos causa uma penalidade de nove segundos. Em níveis posteriores, há biplanos de brinquedo voador que farão com que o jogador perca a vida após o contato.
O jogo começa com o jogador com três vidas. Um é perdido a cada rodada que o Hooligan continua sem ser atingido quando o temporizador se esgote. O jogo prossegue através de rodadas até o jogador ficar sem vidas. As vidas extra são concedidas em cada 10.000 pontos, até o máximo de três.
Se Kelly pegar Harry, o jogador marcará pontos com base na quantidade de tempo que eles deixaram. Nos níveis 1-9, o jogador marcará o que sobrou no relógio multiplicado por 100 pontos; nos níveis 10-15, a quantidade deixada no relógio é multiplicada por 200 pontos, e depois a quantidade deixada no relógio é multiplicada por 300 pontos. Kelly também pode pegar malas e sacos de dinheiro por 50 pontos cada.
Como acontece com a maioria dos videogames anteriores, não há fim para o jogo; cada nível fica cada vez mais difícil, adicionando riscos mais e / ou mais rápidos até que Kelly perca todas as suas vidas.
A versão Atari 2600 da Keystone Kapers recebeu um Certificado de Mérito na categoria "1984 Videogame of the Year (menos de 16K ROM)" no 5º Prêmio Arkie anual . [1] : 40
A versão Atari de 8 bits foi louvada na Antic , que o chamou de "jogo perfeito para qualquer um" e elogiou sua "excelente animação". [2]
Deseret News deu a versão ColecoVision da Keystone Kapers 3 estrelas. Ele elogiou a melhoria gráfica do jogo em relação ao original. [3]