Kakarotobh
Bam-bam-bam
- Mensagens
- 2.407
- Reações
- 3.323
- Pontos
- 453
Em 7 de maio, o Xbox anunciou que estava fechando quatro estúdios: Arkane Austin (Redfall), Tango Gameworks (Hi-Fi Rush), Alpha Dog Games (Mighty Doom) e o estúdio de suporte Roundhouse Games. A notícia é mais um exemplo da gestão Xbox – que gastou bilhões comprando estúdios – cortando custos, demitindo pessoas e reorganizando cadeiras no bom navio Xbox, que ultimamente parece estar à deriva sem rumo.
Agora é hora de reconhecer que o chefe do Xbox, Phil Spencer, está tomando decisões erradas.
Desde a era do Xbox One, Spencer tem sido o rosto do Xbox, dizendo consistentemente coisas que fazem seus fãs devotos do Xbox elogiá-lo e evitando o máximo possível de publicidade negativa. Ele já elogiou os méritos da emulação e preservação dos jogos, ao mesmo tempo que reconhece que o Xbox poderia fazer mais (mas não mostrou como fazê-lo). Em novembro de 2021, quando a Activision se viu em apuros após uma reportagem do Wall Street Journal alegando que o então CEO Bobby Kotick supostamente tinha conhecimento do comportamento tóxico em sua empresa, Spencer foi uma das maiores vozes na indústria de videogames se manifestando contra a editora Call of Duty. “Esse tipo de comportamento não tem lugar em nossa indústria”, afirmou Spencer por e-mail. N entanto, um arquivo da SEC revelou em 2022 que alguns dias após a publicação da história do WSJ, Spencer ligou para Kotick e começou a trabalhar no acordo para comprar a Activision.
Claro, este é um comportamento bastante comum para um executivo rico e poderoso que faz parte de uma grande corporação global. Mas Spencer conseguiu (principalmente) evitar críticas, compartilhando histórias de como ele acredita que os jogos deveriam ser para todos, ao mesmo tempo que tomava decisões que contradizem diretamente essa afirmação.
Uma história de contradições corporativas
Em outubro de 2020, logo após o Xbox anunciar seus planos de adquirir a Bethesda, Spencer disse ao Kotaku: “Este acordo não foi feito para tirar jogos de outra base de jogadores” e acrescentou que o Xbox quer que “mais pessoas possam jogar, e não menos as pessoas possam ir jogar.” No entanto, em março de 2023, o diretor de Redfall, Harvey Smith, disse que a Microsoft interveio depois de comprar a Bethesda e cancelou uma versão para PS5 do jogo cooperativo de caça à vampiros. Ainda, Starfield foi lançado apenas para Xbox e PC. E apesar de alguns jogos do Xbox – como Grounded e Sea of Thieves – terem saltado para PlayStation e Switch, futuros grandes títulos como Indiana Jones não serão multiplataforma.
O chefe do Xbox também falou sobre um grande jogo sobre dar aos desenvolvedores a liberdade de fazer o que quiserem, explicando em uma entrevista de maio de 2023: “Quando uma equipe como a Rare quer fazer Sea of Thieves, quando uma equipe como a Obsidian quer para fazer Grounded, e Tango quer fazer Hi-Fi [Rush] - quando todos provavelmente pensavam que estavam fazendo The Evil Within 3(...) Quero dar às equipes a plataforma criativa para impulsionar suas habilidades, impulsionar suas aspirações.”
Embora Spencer possa dizer coisas maravilhosas sobre criatividade e sobre deixar suas equipes fazerem o que querem, a realidade é que se essas apostas não valerem a pena (e mesmo quando dão), as equipes correm o risco de serem destruídas ou fechadas, ao mesmo tempo que a Microsoft se torna uma das poucas empresas na história a valer três trilhões de dólares.
Mas embora Spencer tenha sido uma espécie de queridinho da indústria por mais de uma década, ficou claro nos últimos dois anos que ele não é infalível e talvez mereça algum exame minucioso. Sob sua liderança no Xbox, milhares de pessoas foram demitidas pouco depois de a empresa gastar bilhões de dólares para adquirir a Bethesda e a Activision. Estúdios foram fechados e jogos foram cancelados. O DLC foi cancelado. E a produção original do Xbox continuou a ser um banquete e uma fome – em 2022 a empresa praticamente não tinha nada. Em 2023 teve algumas coisas para mostrar. Este ano, está tranquilo.
Claro, seu cronograma de lançamento (supondo que nada seja adiado) será retomado mais tarde com o lançamento de Hellblade 2 e Indiana Jones e o Grande Círculo, mas depois de todo o dinheiro gasto na construção do estábulo de estúdios e equipes do Xbox, depois de todos os cortes e demissões , depois de todos os recursos investidos no crescimento da marca, o Xbox tem muito pouco a mostrar, exceto vendas fracas de console e alguns jogos legais como Hi-Fi Rush. (Embora não seja legal o suficiente para evitar que o estúdio seja fechado.)
Spencer dirige o Xbox há uma década
Desde 2014, Spencer tem sido a principal pessoa no comando do Xbox. Embora seus maiores apoiadores possam querer culpar a economia, o PlayStation ou os reguladores, no final das contas, ele está tomando decisões que não estão ajudando sua equipe ou jogadores. Claro, a criação do Game Pass e o esforço para expandi-lo foram aplaudidos por muitos. Foi uma verdadeira mudança radical para a indústria e de fato trouxe mais jogos para mais pessoas. Mas, além dessa grande vitória, o resto da gestão de Spencer como chefe principal do Xbox foi uma série de demissões, atrasos, desculpas, vendas fracas e fusões destinadas a alimentar o Game Pass, mas que, em vez disso, aparentemente custaram o emprego de muitas pessoas.
Em 2023, em meio a 10.000 cortes na Microsoft, Spencer escreveu em um e-mail à equipe que ele e os líderes da equipe de jogos da empresa “tiveram que tomar decisões que consideramos que nos preparariam para o sucesso de longo prazo de nossos produtos e negócios”. Isso envolveu o corte de cerca de 800 empregos no Xbox.
Então, em 2024, poucos meses depois de fechar acordo com a Activision, o Xbox cortou 2.000 empregos. Em outro e-mail para a equipe, Spencer disse que ele e outros líderes de equipe do Xbox e da Activision Blizzard “se comprometeram a alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento.”
No entanto, depois de anos fazendo os “melhores planos” para o Xbox, as pessoas estão mais uma vez perdendo seus empregos. Quatro estúdios Xbox/Bethesda estão sendo fechados. Espero que desta vez Spencer e a liderança da Microsoft tenham encontrado o plano certo que realmente levará ao crescimento, bons jogos e estabilidade, em vez de mais cortes de pessoal e lucros crescentes para a empresa. E espero que no futuro os fãs do Xbox e a mídia responsabilizem Spencer mais por futuros erros, cortes e falhas.
Link do artigo original: https://kotaku.com/xbox-phil-spencer-layoffs-hi-fi-rush-studios-closed-1851461546
Agora é hora de reconhecer que o chefe do Xbox, Phil Spencer, está tomando decisões erradas.
Desde a era do Xbox One, Spencer tem sido o rosto do Xbox, dizendo consistentemente coisas que fazem seus fãs devotos do Xbox elogiá-lo e evitando o máximo possível de publicidade negativa. Ele já elogiou os méritos da emulação e preservação dos jogos, ao mesmo tempo que reconhece que o Xbox poderia fazer mais (mas não mostrou como fazê-lo). Em novembro de 2021, quando a Activision se viu em apuros após uma reportagem do Wall Street Journal alegando que o então CEO Bobby Kotick supostamente tinha conhecimento do comportamento tóxico em sua empresa, Spencer foi uma das maiores vozes na indústria de videogames se manifestando contra a editora Call of Duty. “Esse tipo de comportamento não tem lugar em nossa indústria”, afirmou Spencer por e-mail. N entanto, um arquivo da SEC revelou em 2022 que alguns dias após a publicação da história do WSJ, Spencer ligou para Kotick e começou a trabalhar no acordo para comprar a Activision.
Claro, este é um comportamento bastante comum para um executivo rico e poderoso que faz parte de uma grande corporação global. Mas Spencer conseguiu (principalmente) evitar críticas, compartilhando histórias de como ele acredita que os jogos deveriam ser para todos, ao mesmo tempo que tomava decisões que contradizem diretamente essa afirmação.
Uma história de contradições corporativas
Em outubro de 2020, logo após o Xbox anunciar seus planos de adquirir a Bethesda, Spencer disse ao Kotaku: “Este acordo não foi feito para tirar jogos de outra base de jogadores” e acrescentou que o Xbox quer que “mais pessoas possam jogar, e não menos as pessoas possam ir jogar.” No entanto, em março de 2023, o diretor de Redfall, Harvey Smith, disse que a Microsoft interveio depois de comprar a Bethesda e cancelou uma versão para PS5 do jogo cooperativo de caça à vampiros. Ainda, Starfield foi lançado apenas para Xbox e PC. E apesar de alguns jogos do Xbox – como Grounded e Sea of Thieves – terem saltado para PlayStation e Switch, futuros grandes títulos como Indiana Jones não serão multiplataforma.
O chefe do Xbox também falou sobre um grande jogo sobre dar aos desenvolvedores a liberdade de fazer o que quiserem, explicando em uma entrevista de maio de 2023: “Quando uma equipe como a Rare quer fazer Sea of Thieves, quando uma equipe como a Obsidian quer para fazer Grounded, e Tango quer fazer Hi-Fi [Rush] - quando todos provavelmente pensavam que estavam fazendo The Evil Within 3(...) Quero dar às equipes a plataforma criativa para impulsionar suas habilidades, impulsionar suas aspirações.”
Embora Spencer possa dizer coisas maravilhosas sobre criatividade e sobre deixar suas equipes fazerem o que querem, a realidade é que se essas apostas não valerem a pena (e mesmo quando dão), as equipes correm o risco de serem destruídas ou fechadas, ao mesmo tempo que a Microsoft se torna uma das poucas empresas na história a valer três trilhões de dólares.
Mas embora Spencer tenha sido uma espécie de queridinho da indústria por mais de uma década, ficou claro nos últimos dois anos que ele não é infalível e talvez mereça algum exame minucioso. Sob sua liderança no Xbox, milhares de pessoas foram demitidas pouco depois de a empresa gastar bilhões de dólares para adquirir a Bethesda e a Activision. Estúdios foram fechados e jogos foram cancelados. O DLC foi cancelado. E a produção original do Xbox continuou a ser um banquete e uma fome – em 2022 a empresa praticamente não tinha nada. Em 2023 teve algumas coisas para mostrar. Este ano, está tranquilo.
Claro, seu cronograma de lançamento (supondo que nada seja adiado) será retomado mais tarde com o lançamento de Hellblade 2 e Indiana Jones e o Grande Círculo, mas depois de todo o dinheiro gasto na construção do estábulo de estúdios e equipes do Xbox, depois de todos os cortes e demissões , depois de todos os recursos investidos no crescimento da marca, o Xbox tem muito pouco a mostrar, exceto vendas fracas de console e alguns jogos legais como Hi-Fi Rush. (Embora não seja legal o suficiente para evitar que o estúdio seja fechado.)
Spencer dirige o Xbox há uma década
Desde 2014, Spencer tem sido a principal pessoa no comando do Xbox. Embora seus maiores apoiadores possam querer culpar a economia, o PlayStation ou os reguladores, no final das contas, ele está tomando decisões que não estão ajudando sua equipe ou jogadores. Claro, a criação do Game Pass e o esforço para expandi-lo foram aplaudidos por muitos. Foi uma verdadeira mudança radical para a indústria e de fato trouxe mais jogos para mais pessoas. Mas, além dessa grande vitória, o resto da gestão de Spencer como chefe principal do Xbox foi uma série de demissões, atrasos, desculpas, vendas fracas e fusões destinadas a alimentar o Game Pass, mas que, em vez disso, aparentemente custaram o emprego de muitas pessoas.
Em 2023, em meio a 10.000 cortes na Microsoft, Spencer escreveu em um e-mail à equipe que ele e os líderes da equipe de jogos da empresa “tiveram que tomar decisões que consideramos que nos preparariam para o sucesso de longo prazo de nossos produtos e negócios”. Isso envolveu o corte de cerca de 800 empregos no Xbox.
Então, em 2024, poucos meses depois de fechar acordo com a Activision, o Xbox cortou 2.000 empregos. Em outro e-mail para a equipe, Spencer disse que ele e outros líderes de equipe do Xbox e da Activision Blizzard “se comprometeram a alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento.”
No entanto, depois de anos fazendo os “melhores planos” para o Xbox, as pessoas estão mais uma vez perdendo seus empregos. Quatro estúdios Xbox/Bethesda estão sendo fechados. Espero que desta vez Spencer e a liderança da Microsoft tenham encontrado o plano certo que realmente levará ao crescimento, bons jogos e estabilidade, em vez de mais cortes de pessoal e lucros crescentes para a empresa. E espero que no futuro os fãs do Xbox e a mídia responsabilizem Spencer mais por futuros erros, cortes e falhas.
Link do artigo original: https://kotaku.com/xbox-phil-spencer-layoffs-hi-fi-rush-studios-closed-1851461546