E você acha que dá para aplicar esse raciocínio para estradas e vias? Não se está falando em estacionamento, locação, mas sim de vias que ligam estados, cidades, utilizáveis por quem precisar. Os "clientes" não são atraídos, usam por necessidade.
Exatamente cara. E quem define as NECESSIDADES DAS PESSOAS? O planejamento estatal?
Partindo do pressuposto da inexistência de estado, quem definiria, por exemplo, que "terreno" seria utilizado para se abrir uma via? E se o dono não quiser, preferir ficar no bem bom, plantando couve na serra, faz o quê? Tenta-se outro? E se o outro também não quiser?
Se o "dono" não quiser. Esta pergunta está errada, a pergunta correta é: Se o dono não quiser,que direito voce tem de dizer que ele não pode "não querer". Exemplo: Se eu tenho um terreno e planto nele para subsistencia, e o estado resolve que a estrada dele vai passar ali. Como faz?
De resto, havendo interesse financeiro/ganho, é facil comprar propriedades.
Todo mundo senta e fica jogando truco? Ou se utlizam pontes levadiças, fossos, etc.? Sempre há possibilidade de se exigir um casamento da filha com o filho do feudo vizinho e no jantar, matar todos convidados, esperando o cumprimento da proposta dos Lannisters.
Eu ri.
Interessante que, diferente da fantasia de GoT, na epoca das monarquias, casamentos entre reinos, evitavam matanças e guerras. Pois permitiam aos reis aumentar suas esferas de influencia,poder, e propriedade, sem os custos de uma guerra.
Eu estou para fazer um topico sobre isso e estou enrolando pq mesmo o resumo vai sair grande, mas ainda vou fazer.
E nem deveria ser necessário dizer que estradas não são exatamente projetos simples. Quem garante que o dono do terreno terá condições financeiras para construir a estrada, arcar com a manutenção, fazera projeção de tráfego e receita? Se não tiver, quem banca? E se atingir o imóvel vizinho, quem custeia? E se o vizinho não concordar? E quando atinge múltiplos imóveis, com múltiplos proprietários? Espera-se todo mundo concordar? E se um só não quiser, faz o quê? (afinal, sem estado, não há como se obrigar ele a nada).
Voce sabe que geralmente quem vai construir estradas são empresas que se especializam nisso né? Até hoje não é o estado que constrói, e sim contrata quem sabe fazer. E as empresas especializadas nisso vão fazer o estudo de custos, viabilidades, ver quem eh dono de propriedades, quais opções deverão usar, terrenos a comprar ou arrendar etc.
E novamente, se um que seja não quiser, qual direito temos de dizer que ele não é dono de sua propriedade? Faz igual no RJ onde lojista simplesmente perderam toda sua fonte de renda devido a desapropriações?
Eu não preciso ter TODAS AS RESPOSTAS do mundo, para dizer com certeza, que a retirada de bens justos de qualquer pessoa, por qualquer motivo que não seja justa compensação por previa agressão , através da violência, não é justificável. É errado.
As leis deveriam ser sobre justiça, sobre certo e errado, mas sabemos que no fundo, não o são.
E se os terrenos não forem compatíveis? Quem define se vai ou não ter passarela e onde? Quem decide sobre as duplicações, faixa de acostamento?
Quem decide hoje? Não são os politicos..
Logicamente, a empresa que constroi, que eh especialista nisso, possui especialistas, ou, melhor ainda, contrata uma empresa especializada nisso (geografia etc) para entregar o estudo. Basicamente o que eh feito hoje. E assim funciona o tal do capitalismo..
Quanto tiver que lidar com passagens de cabos de luz, telefone, etc., quem custeia os projetos? O "dono do terreno"? (no lugar dele, preferiria ficar plantando couve mesmo, afinal, não tem estado pra me obrigar a nada - e quem precisar passar, que se lasque)
Se um cara ganha mais plantando couve do que arrendando ou vendendo o terreno, quem somos nós para ser contra?
Me surpreende um racicínio tão simplista e superficial de sua parte, para questões que de simples não têm nada.
Questões respondidas.
Primeiro, fale por si mesmo. Segundo, retire o que disse sobre minha pessoa.
Não admito ser comparado com a corja corrupta das concessionárias de pedágio do PR, meus padrões éticos e morais são elevados e não me vendo.
Também não me recordo de responder processo criminal, cível e o c***lh0 por corrupção ativa, improbidade, fraude, tampouco de literalmente comprar pessoas no meu interesse financeiro.
Comparação ridícula e descabida, como disse, fale por si mesmo.
Meu querido. Acho que voce está levando pro lado errado. Erro meu. O quote era referente a isso aqui:
"As concessionárias são tudo,
menos santas,"
Em nenhum momento eu quis dizer que voce, ou eu que me inclui na historia (voce poderia ter deduzido isso só por eu ter me incluído), somos "
mais sujos do que pau de galinheiro". Apenas que somos humanos (e não santos) e sujeitos a erros humanos. huaha
Depois que vi seu post e reli que percebi.
Apenas um mal entendido.Não fique bravinho comigo por pouca coisa. Voce ainda mora no meu coração, se ainda estiver chateado agente tira a rixa no tatame (zoiera to velho demais para isso). ^^
Difícil... Então apenas pode ser corrompido o "agente econômico"? E quem seria o "incorruptível"?
O incorruptível é o agente inexistente. Se você não possui uma "autoridade" portadora de poder (uso de violência) para ser corrompida, para obrigar alguém a fazer algo. Você elimina a chance de corrupção.
Se uma concessão é ruim para as pessoas, quem mantem ela funcionando atualmente contra a vontade das pessoas?
Claro, basta acabar com o estado e num passe de mágica, tudo se resolve, as pessoas se tornam boas, decentes, ninguém mais quer levar vantagem, não se cometem mais crimes, todos se respeitam.
No final, todo mundo se abraça e canta Imagine.
Olha se todo mundo quiser se abraçar e cantar, eu não tenho nada contra (a não ser que seja Pablo Vittar, ai eu prefiro não fazer parte sinceramente) mas duvido que ocorra porque as pessoas precisam trabalhar.
Ah mano, sim as pessoas vão tentar tirar vantagem, assim como fazem hoje em dia. Mas isso é exatamente o motivo para que pessoas não acumulem poder como acumulam na estrutura estatal. Voce conhece alguma instituição que possua tanto poder centralizado na mão de poucas pessoas como os governos?
Se voce reconhece que as pessoas vão sim tentar tirar vantagem sempre, porque permitir que algumas pessoas retenham tanto poder?
Há uma diferença significativa entre "pequenas estradas" e rodovias.
Não tanto cara. A essência é a mesma. Uma estrada para ser construída em outros países custa bem menos que no Brasil.
Assim como carros custam menos, diversos itens custam menos. Porque isso?
Se eu numa comunidade pequena construo pequenas vias. Comunidades maiores irão construir maiores.
Empresas especializadas podem fazer varios planos de pagamento ou trocar por exploração de pedágios etc.
O modelo atual, é que todo dia, pagamos por algo que já foi feito e o faremos até o fim da vida.