O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Liberteens news] Tem que privatizar tudo!!

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.489
Pontos
1.539
Hoje foi deflagrada uma nova fase da lava jato e o alvo são os pedagios do Parana, pra quem não é daqui, são pedagios extremamente caros, eu vou pro interior com frequencia, pego trecho de pista simples de 100km e pago 13 reais, segue a reportagem:

https://g1.globo.com/pr/parana/noti...pedagio-do-parana-diz-procurador-do-mpf.ghtml

Isso é para os liberteens que acham que as privatizações resolvem os problemas do país, deixar essas privatizações nas maos dos politicos que nos nao confiamos, aqui no PR o IPVA aumentou em 2014 de 2,5% para 3,5%, o governo arrecada mais com pedagios e pagamos pedagios super valorizados.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Tira o pedagio e em um ano o número de acidentes dobra por causa da porcaria que a estrada vai ficar.

O problema não são as privatizações e os liberteens, mas sim o estado que não funciona como deveria.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Tira o pedagio e em um ano o número de acidentes dobra por causa da porcaria que a estrada vai ficar.

O problema não são as privatizações e os liberteens, mas sim o estado que não funciona como deveria.

Errado e falo com conhecimento de causa.

Esse pedágio do PR é muito, muito ruim, começou errado e só foi piorando.

Privatizar em si não é ruim nem errado. A forma como fizeram, o monte de falcatrua, ferrou com tudo. E interfere, inclusive, no custo de vários bens, produtos, etc.

Afinal, quem vocês acham que suporta o custo do pedágio, por exemplo, incidente sobre o transporte via caminhões????

Taí um exemplo de uma privatização MUITO errada.

O preço é caro pra kct, e a maior parte das estradas sequer está duplicada.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
Muita gente não entende que privatizar é UM PASSO para a solução e não a solução absoluta de fato.

Por isso não respeito liberteens.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Que tem que privatizar tem que privatizar mesmo, porém através de negociata não rola. Acho a Dutra ok e a Via Lagos ok também. Dá para viajar com as estradas direitinho e sem stress.

A pica é aqui dentro da cidade do RJ com pedágio da Linha Amarela por R$7,20 na ida e na volta.
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Hoje foi deflagrada uma nova fase da lava jato e o alvo são os pedagios do Parana, pra quem não é daqui, são pedagios extremamente caros, eu vou pro interior com frequencia, pego trecho de pista simples de 100km e pago 13 reais, segue a reportagem:

https://g1.globo.com/pr/parana/noti...pedagio-do-parana-diz-procurador-do-mpf.ghtml

Isso é para os liberteens que acham que as privatizações resolvem os problemas do país, deixar essas privatizações nas maos dos politicos que nos nao confiamos, aqui no PR o IPVA aumentou em 2014 de 2,5% para 3,5%, o governo arrecada mais com pedagios e pagamos pedagios super valorizados.

É "privatizado" ou é uma concessão?

Ops, na materia fala?

A 48ª fase da operação, conforme a Polícia Federal (PF), apura corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na concessão de rodovias paranaenses.

"Na coletiva de imprensa sobre a nova fase, Carlos disse, ainda, que a privatização não leva, necessariamente, ao fim da corrupção."

Claro que não leva necessariamente ao fim da corrupção, quando os agentes públicos ainda retem um poder que os deixa acima de todos os outros.

O que acontece nessas "concessões"? A gente paga para construir a estrada. E um politico ou grupo arranja de um amiguxo deles ficar com um pedágio lá. E muitas vezes nem se preocupando com manutenção etc.
Como a concessão é uma "permissão" por tempo limitado de explorar algo, eles vão explorar o maximo possível num curto período de tempo, já que, mesmo com contrato que possa existir, a qualquer momento um novo governo (ou os amiguinhos deles) do governo podem resolver que não tem mais que ter concessão e vai estatizar tudo de novo.
Ou seja, não é PROPRIEDADE das pessoas que cobram o pedágio.

Se fosse propriedade e o mercado aberto, ou seja, a estrada é sua, e você a explora como quer, e ninguém é impedido inclusive de construir uma nova estrada melhor com outro percurso mais curto (por exemplo) e cobrando pedagio menor. Bem, é logica a conclusão. Se voce estiver "sozinho" no mercado, poderá cobrar caro. Se alguem resolver competir, a coisa já muda de figura.
HOJE. A opcao de competição simplesmente nao existe.
Ou seja, sua reclamação na verdade advem da ação do estado, mas você põe a culpa em quem é a favor de realmente privatizar e abrir o mercado?
 


Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
O pessoal aqui se esquecem que SOMENTE privatizar em si gera pouco resultado, enquanto o país tiver um caminhão de regulamentações + ROUBO ( impostos ) = ineficiência do público quanto do privado, pois o privado não consegue diminuir custos devido ao excesso de burocracia e taxas, e ainda impede que venha mais concorrentes para o mercado, afinal o Brasil é um dos países em que a burocrácia estatal estrangula todas as áreas nas quais o privado atua e poderia atuar !!!
Privatizar sem desregular e desburocratizar não adianta NADA !, Vide o cartel das telefônicas nas quais são protegidas pela Anatel !!!!
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.970
Pontos
503
Diga-me como desregular e tirar a influência estatal sem privatizar ????
Dando para os Alienígenas tomarem conta ???

Privatizando não tira imposto, não tira fiscalização, você continua a servir ao rei e suas normas. É claro que a corrupção diminuí nas esferas de baixo escalão, mas você dúvida que os amigos do rei os grandes empresários deixam de negociar irregularidades por debaixo do pano com o patrono?

Exemplo as empresas de telecomunicação.
 
Ultima Edição:

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
Esse pedágio do Paraná não foi privatização não cara. Não teve concorrencia e foi fraudado pros amigos dos políticos. É como criticar a privatização usando o exemplo das telecomunicações...
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.970
Pontos
503
E no mais isso foi uma concessão, uma forma regulada de privatização, que no final só serve de transferência de poder direto do estado para os seus lacaios.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
deixar essas privatizações nas maos dos politicos que nos nao confiamos
Tá ai o problema, não é a privatização, é o político "dando" a bagaça para a família dele, impedindo concorrência com leis e cobrando o que quiser depois.
Privatizar e continuar controlando com o estado não é privatizar, é só mudar a forma que está estatizado.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
É "privatizado" ou é uma concessão?

Ops, na materia fala?

A 48ª fase da operação, conforme a Polícia Federal (PF), apura corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na concessão de rodovias paranaenses.

"Na coletiva de imprensa sobre a nova fase, Carlos disse, ainda, que a privatização não leva, necessariamente, ao fim da corrupção."

Claro que não leva necessariamente ao fim da corrupção, quando os agentes públicos ainda retem um poder que os deixa acima de todos os outros.

O que acontece nessas "concessões"? A gente paga para construir a estrada. E um politico ou grupo arranja de um amiguxo deles ficar com um pedágio lá. E muitas vezes nem se preocupando com manutenção etc.
Como a concessão é uma "permissão" por tempo limitado de explorar algo, eles vão explorar o maximo possível num curto período de tempo, já que, mesmo com contrato que possa existir, a qualquer momento um novo governo (ou os amiguinhos deles) do governo podem resolver que não tem mais que ter concessão e vai estatizar tudo de novo.
Ou seja, não é PROPRIEDADE das pessoas que cobram o pedágio.

Se fosse propriedade e o mercado aberto, ou seja, a estrada é sua, e você a explora como quer, e ninguém é impedido inclusive de construir uma nova estrada melhor com outro percurso mais curto (por exemplo) e cobrando pedagio menor. Bem, é logica a conclusão. Se voce estiver "sozinho" no mercado, poderá cobrar caro. Se alguem resolver competir, a coisa já muda de figura.
HOJE. A opcao de competição simplesmente nao existe.
Ou seja, sua reclamação na verdade advem da ação do estado, mas você põe a culpa em quem é a favor de realmente privatizar e abrir o mercado?

É uma modalidade, em sentido amplo, de privatização.

E, como falei, lidei muito de perto com isso.

As concessionárias são tudo, menos santas, sujas que nem pau de galinheiro. E tenta mexer pra ver o que acontece...

Dá vontade de vomitar.

Problema no Brasil não é este ou aquele modelo. É falta de vergonha na cara, não se iluda que se fosse tudo estritamente privado, num passe de mágica, não haveria mais falcutrua e corrupção.

E isso de propriedade de estrada estritamente privada não existe (até porque são bens de uso comum). Explorar como quer é o que as concessionárias do PR, pelo menos fazem. E o resultado, os usuários sofrem na pele (tarifa ridícula, índice de acidentes altos, serviço porco, estradas não duplicadas).
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
poderia se alfabetizar e ler um pouquinho antes de falar b*sta

o que libertários querem é mais concessão, mais intervenção estatal, né? e burro são eles, com certeza
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
poderia se alfabetizar e ler um pouquinho antes de falar b*sta

o que libertários querem é mais concessão, mais intervenção estatal, né? e burro são eles, com certeza

E podia estudar um pouco antes de falar b*sta.

Concessão é modalidade de outorga de serviço público à iniciativa privada. Não sei se é isso que os liberteens querem (passo longe dessa gente, deve dar câncer e vai que burrice pega). Então, é mecanismo de redução de intervenção do estado (afinal, é meio óbvio que na operação, conservação e manutenção de rodovia feita diretamente pelo estado há um grau bem maior de intervenção).

Como falei, a idéia não é ruim por si só. Pode ser bom, pois se reduz os custos do estado com rodovias, transferindo-os ao particular e onerando quem utilizar o serviço.

Ocorre que a implementação, no PR, foi a pior possível. E, desde 20 anos para cá, só piorou.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
E no mais isso foi uma concessão, uma forma regulada de privatização, que no final só serve de transferência de poder direto do estado para os seus lacaios.
Ou, podemos dizer que a concessão é uma forma regulada de estatização, já que a estrada continua sendo do Estado e apenas um grupo privado gerencia as estradas por um tempo em troca de permissão estatal para cobrar pedágio.

Entende que há uma diferença entre ser de uma pessoa ou grupo privado e ser do governo?

Se é do governo e ele concede a uma pessoa ou grupo que tomem conta, ele continua sendo dono.

Estrada privada IMHO seria uma pessoa ou grupo fazer sua própria estrada e, quem quiser, use elas pagando ou se não quiser use a do governo (tbm pagando).
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.970
Pontos
503
Ou, podemos dizer que a concessão é uma forma regulada de estatização, já que a estrada continua sendo do Estado e apenas um grupo privado gerencia as estradas por um tempo em troca de permissão estatal para cobrar pedágio.

Entende que há uma diferença entre ser de uma pessoa ou grupo privado e ser do governo?

Se é do governo e ele concede a uma pessoa ou grupo que tomem conta, ele continua sendo dono.

Estrada privada IMHO seria uma pessoa ou grupo fazer sua própria estrada e, quem quiser, use elas pagando ou se não quiser use a do governo (tbm pagando).
Você falou tudo que estou falando a três posts atrás de forma mais concisa.

Resumindo, chuva de confete pra liberaleco.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.489
Pontos
1.539
É "privatizado" ou é uma concessão?

Ops, na materia fala?

A 48ª fase da operação, conforme a Polícia Federal (PF), apura corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na concessão de rodovias paranaenses.

"Na coletiva de imprensa sobre a nova fase, Carlos disse, ainda, que a privatização não leva, necessariamente, ao fim da corrupção."

Claro que não leva necessariamente ao fim da corrupção, quando os agentes públicos ainda retem um poder que os deixa acima de todos os outros.

O que acontece nessas "concessões"? A gente paga para construir a estrada. E um politico ou grupo arranja de um amiguxo deles ficar com um pedágio lá. E muitas vezes nem se preocupando com manutenção etc.
Como a concessão é uma "permissão" por tempo limitado de explorar algo, eles vão explorar o maximo possível num curto período de tempo, já que, mesmo com contrato que possa existir, a qualquer momento um novo governo (ou os amiguinhos deles) do governo podem resolver que não tem mais que ter concessão e vai estatizar tudo de novo.
Ou seja, não é PROPRIEDADE das pessoas que cobram o pedágio.

Se fosse propriedade e o mercado aberto, ou seja, a estrada é sua, e você a explora como quer, e ninguém é impedido inclusive de construir uma nova estrada melhor com outro percurso mais curto (por exemplo) e cobrando pedagio menor. Bem, é logica a conclusão. Se voce estiver "sozinho" no mercado, poderá cobrar caro. Se alguem resolver competir, a coisa já muda de figura.
HOJE. A opcao de competição simplesmente nao existe.
Ou seja, sua reclamação na verdade advem da ação do estado, mas você põe a culpa em quem é a favor de realmente privatizar e abrir o mercado?

Cara caso vc nao saiba a concessão é por um tempo X, nao existe isso de muda o governo, mudam as regras, os caras recebem a concessão por determinados anos e tem determinadas responsabilidades, como por exemplo eles deviam ter duplicado essa b*sta dessa rodovia que eu pego e me FODO de verdade atras de caminhão, pegue as rodovias pro interior do PR ai vc vai entender minha revolta, custa uma fortuna a b*sta do pedagio e é td via simples, um verdadeiro c***lho!

eu realmente acho que o mercado deveria ser aberto e nao privatizações, como ja disse varias vezes, privatizar/conceder é vc deixar os politicos que vc nao confia entregarem um patrimonio publico...

poderia se alfabetizar e ler um pouquinho antes de falar b*sta

o que libertários querem é mais concessão, mais intervenção estatal, né? e burro são eles, com certeza

nao sei se dirigia-se a mim, mas vc foi ofensivo parceiro, pra que tratar os outros assim? os libertarios querem mais privatizações, concessão é passar do estado para o privado, entao sim, é o q os liberteens querem

Tá ai o problema, não é a privatização, é o político "dando" a bagaça para a família dele, impedindo concorrência com leis e cobrando o que quiser depois.
Privatizar e continuar controlando com o estado não é privatizar, é só mudar a forma que está estatizado.

cara mas no Brasil todas as privatizações/conceções foram assim, pq devemos que agora vai mudar?
 
Mensagens
1.064
Reações
2.670
Pontos
283
Privatizando não tira imposto, não tira fiscalização, você continua a servir ao rei e suas normas. É claro que a corrupção diminuí nas esferas de baixo escalão, mas você dúvida que os amigos do rei os grandes empresários deixam de negociar irregularidades por debaixo do pano com o patrono?

Exemplo as empresas de telecomunicação.

Mas como eu tinha dito anteriormente, privatizar apenas não resolve muita coisa, tem que desburocratizar e desregulamentar para assim abrir o mercado , tornado assim o processo competitivo para quem quiser atuar na área, tanto é que as telecomunicações são "privatizadas" via estado e tem a barreira que protege eles do livre mercado que é a Anatel !!!
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.489
Pontos
1.539
Tira o pedagio e em um ano o número de acidentes dobra por causa da porcaria que a estrada vai ficar.

O problema não são as privatizações e os liberteens, mas sim o estado que não funciona como deveria.

poxa cara, vc ja andou nessas estradas? é uma PORCARIA, pista simples, conservação ruim, eu ja aquaplanei em reta com pneu novo nessa m****, pra vc ver a qualidade da b*sta da estrada, e como eu disse, custa mto caro o pedagio, 13 reais um trecho de 100km, o pedagio nao é errado, errado é esse lixo que fizeram
 

Hiaki

FEVER Free Zone
VIP
Mensagens
4.019
Reações
10.023
Pontos
653
Por mim privativa tudo, pago o quadruplo do valor se for algo bom mesmo.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.703
Pontos
503
Concessão não é privatização (é similar no sentido de que tira do Estado a operação direta sobre a exploração do serviço, mas só).

O caso dos pedágios (do PR) principalmente não é um bom exemplo para mostrar os males das privatizações, mas sim para mostrar a péssima simbiose entre o Estado do Paraná e os consórcios que operam o serviço.

Se estivéssemos falando de privatização pura (inviável no setor de transporte viário), a empresa teria de adquirir a malha rodoviária e ainda concorrer com outras empresas que pudessem entrar no setor (monopólio é vedado para empreendimentos privados, salvo se realizado por concessão).
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Errado e falo com conhecimento de causa.

Esse pedágio do PR é muito, muito ruim, começou errado e só foi piorando.

Privatizar em si não é ruim nem errado. A forma como fizeram, o monte de falcatrua, ferrou com tudo. E interfere, inclusive, no custo de vários bens, produtos, etc.

Afinal, quem vocês acham que suporta o custo do pedágio, por exemplo, incidente sobre o transporte via caminhões????

Taí um exemplo de uma privatização MUITO errada.

O preço é caro pra kct, e a maior parte das estradas sequer está duplicada.

Não estou defendendo pedágios, só acho que a indignação deve ser direcionada aos políticos falcatruas e não ao ato de privatizar algo.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
poxa cara, vc ja andou nessas estradas? é uma PORCARIA, pista simples, conservação ruim, eu ja aquaplanei em reta com pneu novo nessa m****, pra vc ver a qualidade da b*sta da estrada, e como eu disse, custa mto caro o pedagio, 13 reais um trecho de 100km, o pedagio nao é errado, errado é esse lixo que fizeram

Como respondi ao outro user:
Não estou defendendo pedágios, só acho que a indignação deve ser direcionada aos políticos falcatruas e não ao ato de privatizar algo.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
cara mas no Brasil todas as privatizações/conceções foram assim, pq devemos que agora vai mudar?
Porque dá um monte de m**** da forma que é, não é pq sempre foi assim que assim é o ideal de se fazer. Talvez não tenha nenhum político ai que queira tentar fazer diferente, porém não é por isso que se deve desistir de querer algo melhor, por enquanto é ir convencendo a população que privatizações de verdade são a melhor coisa, quando tiver uma porcentagem boa de gente querendo isso, algum político vai pensar "vixe, muita gente querendo isso, eu quero o voto desse povo, hora de privatizar direito para pegar os votos e ser eleito, mesmo que não dê para roubar tanto, pelo menos sou eleito".

Porque concessão não é do cara, ele não tem o estímulo correto para melhorar a propriedade dele, ele só faz o mínimo que o governo mandar para manter a concessão. Tem que privatizar totalmente, o bagulho virar do cara e ele fazer o que bem entender, e sem protecionismo nenhum, se começar a cobrar caro e começar a valer a pena outra pessoa fazer uma via paralela a do cara, boa.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Privatizar resolve: Provavelmente não...
Deixar como está resolve: Muito difícil.

O problema não é privatizar ou não, o problema é o brasileiro, enquanto nego querer mudar de cima para baixo não vai resolver.
A mudança tem de começar pela parte de baixo da piramide.
Colocar as coisas na mão de gente rica não vai resolver nada enquanto o brasileiro médio for ladrão, vagabundo e aproveitador. Logo o governo e o resto só vai ser o reflexo disso.
O governo é o reflexo do povo.
.
.
.
Só Long...
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Não estou defendendo pedágios, só acho que a indignação deve ser direcionada aos políticos falcatruas e não ao ato de privatizar algo.
E eu não sou contra pedágio. Sou contra falcatrua.

Agora, alguém acha que essas concessionárias sao melhores que os políticos? Tudo a mesma m****.

Já pedi - e consegui - condenação de diretores de concessionária, político e servidor público. Tudo no mesmo processo. E foi é pouco.

Essa canonização / vitimização da iniciativa privada me irrita, ainda mais vindo de usuários que aparentemente não são ignorantes.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Concessão não é privatização (é similar no sentido de que tira do Estado a operação direta sobre a exploração do serviço, mas só).

O caso dos pedágios (do PR) principalmente não é um bom exemplo para mostrar os males das privatizações, mas sim para mostrar a péssima simbiose entre o Estado do Paraná e os consórcios que operam o serviço.

Se estivéssemos falando de privatização pura (inviável no setor de transporte viário), a empresa teria de adquirir a malha rodoviária e ainda concorrer com outras empresas que pudessem entrar no setor (monopólio é vedado para empreendimentos privados, salvo se realizado por concessão).
Esse "só" é praticamente tudo. Então, considero que se outorga ao ente privado o serviço público, o que, em sentido amplo, é uma privatização, ainda que limitada ao serviço.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.439
Reações
29.703
Pontos
503
Esse "só" é praticamente tudo. Então, considero que se outorga ao ente privado o serviço público, o que, em sentido amplo, é uma privatização, ainda que limitada ao serviço.

Praticamente não significa que é integralmente.

Mas enfim, estava apenas sendo técnico (na prática privatizar ou conceder algo no estilo PR dá na mesma).
 
Topo Fundo