Sim claro, eu concordo que o modo criação de LBP seja limitado, normal...No LBP 2 e 3 melhoraram mas acredito que seja limitado também, pois não explorei muito o create dos últimos dois jogos. Juro que não consigo ver toda essa física complexa em Mario, pra mim Mario tem uma jogabilidade parecida ali com Rachet, ou Sonic... Talvez não veja porque sou ignorante nessa parte. E pra mim sinceramente, não me importo se os jogadores não conseguem criar um novo jogo ali perfeito do Mega Man como você disse, eu quando jogava esses remakes feitos em LBP eu me impressionava mais com a criatividade dos jogadores do que com a limitação do jogo, LBP não é perfeito. Não sei sephius, talvez seu problema com o jogo seja não ter curtido mesmo.
Eu comprei o LBP1 e LBP2 e foi um dos jogos que mais joguei no PS3. Mas o primeiro não vendeu muito e o segundo vendeu mal e o terceiro (esse sim eu não joguei) vendeu muito mal. O problema realmente não sou eu.
A jogabilidade de Mario é muito diferente de Rachet. Rachet tem uma jogabilidade que também é muito pobre e nesse caso não tem muita física aplicada ao gameplay. Se você não consegue ver a diferença de jogabilidade de Rachet e Mario Galaxy você realmente tem um problema de observação. Pois a diferença é muito gritante.
Mario tem muitos princípios importantes como:
- Aceleração: O personagem ganhar velocidade aos poucos quando começa a correr estando em repouso.
- Inércia: O personagem manter sua velocidade mesmo mudando de ação, plataforma e etc. O personagem mudar a direção de corrida gradualmente.
- Restituição: O personagem adicionar velocidade de acordo com o momento que pula. Uma plataforma que sobe faz você pular mais alto ainda, se você pula logo quando aterriza no chão esse pulo seguinte tem mais impulso pois adiciona o impulso do quique.
Rachet não tem nenhum desses elementos. O movimento do personagem é baseado numa simples lógica de velocidade. Se você pressiona para frente o personagem anda com velocidade X, se para de pressionar o personagem para instantaneamente, se pressiona para o lado o personagem vai ficar rodando no próprio eixo rapidamente mesmo se estiver correndo.
Os jogos recentes do Rachet melhoraram isso muito pouco. Para Mario ter uma jogabilidade assim é necessário uma série de cálculos de física relativamente complexos.
As pessoas tendem a achar que Mario não tem física por que ela não se comporta de forma realística. Então é preciso entender que física não é sinal de realismo. Uma física é realista quando se comporta de forma similar ao nosso mundo. Mas quando se comporta de modo diferente do nosso mundo, não significa que não há uma física sendo ali aplicada.
Rachet carece de uma física mais complexa e refinada, então o movimento do personagem é muito simples, sem muitas possibilidades, as ações são sempre iguais engessadas. LBP tem uma física super complexa, mas é realista demais e tem poucos ajustes e amarras para tornar ela mais previsível, então as ações ficam imprevisíveis demais. Fica uma jogabilidade muito imprecisa. Você corre e pula um buraco e por algum motivo o Sackboy não pula ou pula muito baixo ou muito alto e você erra o pulo.
Mario tem uma física complexa e muito bem refinada. Ela é versátil, permite variações dependendo do timing do jogador, mas ao mesmo tempo é previsível o suficiente para permitir o jogador fazer movimentos precisos.
Eu só estou dizendo que se LBP tivesse uma jogabilidade precisa como Mario o jogo provavelmente teria tido muito mais sucesso. A parte "create" ainda é complexa demais para jogadores típicos e a parte "play" não boa o suficiente para cativar um jogador típico que só quer jogar.
Eu gostaria que esse Dreams tivesse uma jogabilidade baseada em física com a precisão de um Mario Galaxy. Isso sim vai permitir um jogo muito interessante cheio de possibilidades de gameplay e não só de criação.