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Mark Cerny - Terceira Era Dos Games - Ray Tracing

gulavisk

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De acordo com Mark Cerny, arquiteto do Playstation 5, estamos entrando na terceira era dos Games. No caso dos Pcs ja tem 3 anos da tecnologia.

1 Era - 2d
2 Era - 3d
3 Era - Ray Tracing


Deixei no ponto onde ele fala sobre RT.



Ele ainda cita a iluminacao global de Metro Exodus.

Agora Ray Tracing voltou a ficar importante?
 


Retroaholic

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Esses video game peida pra rodar jogo 4k em 30 frames (que é o que ja deveriam fazer a pelo menos 60), que dirá Rei Treice.

Aliás, o que diabos esse Rei Treice faz demais? Todo jogo que tem essa merd@ parece que tudo é feito de plástico/espelho.

Esses tempos tava rejogando o Dark Souls 2 e notei que na fogueira em ambientes escuros, a sombra do personagem fica pequena/grande à distância do fogo. Eu achava que essa merd@ era Rei Treice não era não? Pois isso já existia e eu nem tinha notado.

Rei Treice = Bloom em 2006, com a diferença que Bloom ainda fazia alguma diferença.

away
 


Sony-AMD

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era Rei Treice não era não? Pois isso já existia e eu nem tinha notado.

há quem diga que aparece em locais isolados em jogos diversos ao longo da história dos consoles, dizem que pode ser encontrado no N64, ps2 etc nada novo no front, mas para pcista gastar grana com placa é ideal pois o peso do processo gráfico se torna uma progressão logarítmica.
 

João Ritzel

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Só acho que ainda é cedo para cravar que vai ser uma revolução....

E também temos que dar um desconto que é a primeira geração do Raytracing....

Então não dá para cobrar muito de uma plataforma fechada já que a exigência computacional é muita e podem ter que abrir mão de coisas ainda mais importantes.....

Mas a próxima geração vai ser determinante no uso da tecnologia e nessa um gostinho dela .

Eu.nao ligo muito para esses reflexos porque não acho que seja uma mudança de jogo mas uma iluminação global feita internamente em raytracinh parece ser o uso mais intenso e impactante da tecnologia e que pode realmente.mudar a aparecencia quase inteiramente.dos jogos.

A iluminação em Raytracing sim pode ter um impacto gigantescos em praticamente todo o visual do jogo.....tornar foto realista muitos personagens e texturas.

E se tiver um PS5 Pro vai justamente para aprimorar isso...tipo um prelúdio do PS6.
 
Ultima Edição:

Invejoso do ampli RJ

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Até agora não vi nada nesse ray tracing pra falar de nova era dos games, além de ser super pesado.

Declaração soa um baita exagero. Os jogos abandonarem os HDs e rodarem somente em SSD pra mim será uma mudança muito mais impactante.

Se vc tem um xbox e um switch,óbvio que não viu e vai demorar para ver.
 

Pistolero sem-dedo

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Unreal Engine 5 com o Lumen já derrubou a necessidade de executar a pancadaria de processamento que é o Ray Tracing baseado em hardware...

Pelo menos nessa geração ele ficará renegado a um Gimmick Gráfico, como foi o PhysX da NVIDIA anos atrás que adiciona "efeitos avançados de física" nos jogos...

 

Delphinus

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Esse negócio aí é de entusiasta que bate p*nh*ta pra benchmark, tem diferença pífia num jogo as vezes frenético que nem um de corrida ou hack slash da vida, fora que pesa tanto console quanto pc.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
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Ficou pra próxima gen IMO. Pesado demais e esses consoles só conseguem implementar algo simples. Usar pra reflexo, por exemplo, a qualidade dos assets cai absurdamente, e fica com, sei lá, 1/4 da resolução.

Vc tem um jogo com visual atual, e aí vai olhar numa superfície reflexiva e vê o mesmo jogo mas agora com visual da geração 128-bit. Talvez se for num game com uma escala bem pequena... Aí sim, pode sair algo bem bacana.
 

Pistolero sem-dedo

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Acho o Nanite do UE5 muito mais revolucionário que ray tracing.

Respeito o cara, mas colocar ray tracing no nível de 2D e 3D?

Embora não seja fã, VR e AR é que são evoluções comparáveis, IMHO.

Concordo e Concordo... inclusive um complementa o outro...

a capacidade de importação de qualquer modelo 3D para dentro da engine de um jogo, combinado com a imersão do VR, vai transformar muito a indústria...

pena que tão pouca gente teve acesso para jogar Half-Life:Alyx... pra mim o GOTY de 2020...
 

ryutorrent

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RT na geração dos consoles acho mais perfumaria do que qualquer outra coisa.

Os consoles claramente não tem poder para isso tudo e aonde implementam não passam de um "algo a mais" consideravelmente dispensável.
 

Monogo

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Já comentaram aí, já existem soluções via software muito mais leves que o RT puro.

UE5 chegou metendo os 2 pés na porta, nesse aspecto.
 

O Rei Rubro

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Sr. Cerny tá muito emocionado aí...ainda mais com uma máquina como o PS5 que até agora não é esse "monstro do RT" e que possui gargalos nítidos para implementar o negócio.
 

renbh

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Agora Ray Tracing voltou a ficar importante?

Mas o RT para a Sony sempre foi importante, quem diminuiu foi o Phil Spencer. Tanto que está sendo constantemente aplicado nos jogos exclusivos.

Mas o fato é que, elementos mais dinamicos é o próximo salto a ser dado, seja através do RT ou através de outras estratégias de iluminação global ou abordagens mais híbridas (no caso do reflexo). É algo que existia no PC, mas não era usado em massa por não ter volume o suficiente, com os novos consoles isso deve mudar e virar padrão nos próximos anos.

Em breve até mesmo games indie terão GI e isso fará uma diferença enorme, assim como fez para o Metro.
 

renbh

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Acho o Nanite do UE5 muito mais revolucionário que ray tracing.

Nanite é uma forma de trabalho, mas não é uma barreira.

Não tem muito mais o que fazer no 3D, você pode melhorar textura, pode melhorar resolução, mas o fato é que a próximo salto em relação a imagens mais realistas está em elementos dinamicos na tela, não é só reflexo como parece ser a direção que o tópico tomou, mas entender toda a fonte de luz na tela e reagir a ela. Por enquanto estão engatinhando, mas assim como animação, não terá como manter a estrutura estática que vimos até agora na indústria, não se o desejo for aproximar o que vemos no game com o que vemos no mundo real.
 

Link_1998

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Mas o RT para a Sony sempre foi importante, quem diminuiu foi o Phil Spencer. Tanto que está sendo constantemente aplicado nos jogos exclusivos.

Mas o fato é que, elementos mais dinamicos é o próximo salto a ser dado, seja através do RT ou através de outras estratégias de iluminação global ou abordagens mais híbridas (no caso do reflexo). É algo que existia no PC, mas não era usado em massa por não ter volume o suficiente, com os novos consoles isso deve mudar e virar padrão nos próximos anos.

Em breve até mesmo games indie terão GI e isso fará uma diferença enorme, assim como fez para o Metro.

Na verdade quem viu Ray Tracing efetivamente até o momento foi só a galera PC e do PS5 em uns 2 exclusivos. A diferença que ele fez no Spiderman e no Ratchet é algo muito além do Metro.
 

renbh

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Na verdade quem viu Ray Tracing efetivamente até o momento foi só a galera PC e do PS5 em uns 2 exclusivos. A diferença que ele fez no Spiderman e no Ratchet é algo muito além do Metro.

A questão do Metro é que é aplicado a iluminação e não reflexos e como vimos a transição deu para sentir um impacto maior, mesmo estando no início e sendo o mesmo jogo acaba que a diferença visual é bem significante.

Então é meio que a ponta do iceberg, se bobear nem veremos a total transição nesta geração (assim como não vimos o total potencial do 3D na geração PS1), mas elementos dinamicos deverão trazer uma enorme diferença técnica no futuro. Será do nível 2D para 3D? Não sei, mas com certeza será mais do que o refinamento que é o que temos visto nas ultimas gerações.
 

gulavisk

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A questão do Metro é que é aplicado a iluminação e não reflexos e como vimos a transição deu para sentir um impacto maior, mesmo estando no início e sendo o mesmo jogo acaba que a diferença visual é bem significante.

Então é meio que a ponta do iceberg, se bobear nem veremos a total transição nesta geração (assim como não vimos o total potencial do 3D na geração PS1), mas elementos dinamicos deverão trazer uma enorme diferença técnica no futuro. Será do nível 2D para 3D? Não sei, mas com certeza será mais do que o refinamento que é o que temos visto nas ultimas gerações.

Metro aplica RT em reflexos tb porem versao PC. Mas realmente o grande impacto foi na GI.
 

gulavisk

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Nanite é uma forma de trabalho, mas não é uma barreira.

Não tem muito mais o que fazer no 3D, você pode melhorar textura, pode melhorar resolução, mas o fato é que a próximo salto em relação a imagens mais realistas está em elementos dinamicos na tela, não é só reflexo como parece ser a direção que o tópico tomou, mas entender toda a fonte de luz na tela e reagir a ela. Por enquanto estão engatinhando, mas assim como animação, não terá como manter a estrutura estática que vimos até agora na indústria, não se o desejo for aproximar o que vemos no game com o que vemos no mundo real.

Outro exemplo ~e Cyrberpunk com RT. So quem viu para falar. Metro e Cyberpunk, o resto ~e perfumaria.

O pessoal nao entende que hoje os jogos sao todos estaticos e isso limita muito a fisica por conta de tecnicas baked. Ate o desenvolvimento de jogos atualmente ~e moroso demais pela complexidade. Com Ray Tracing e qualquer outra solucao ira prover ate mudancas no core design e gameplay do jogo. E teremos uma facilidade gigante no desenvolvimento tb para pequenas empresas.

O que o Mark Cerny falou concordo completamente. Acredito ser sim uma nova era que esta surgindo.

Agora so com o PS5 pro para fazer uso mais intenso. Ou esperar o Lumen, mas uma coisa ~e techdemo outra e ver funcionando em um jogo pronto.
 

Axel Stone

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Concordo, só não nessa geração.

O dia que RT estiver mais evoluído e substituir tudo com boa performance, como iluminação, AO, reflexos, som, etc, aí sim a diferença será mais visível. Aliás, até a forma de fazer o jogo muda, até hoje se colocam centenas de luz fake pelo cenário.
 
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