Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Já, no antigo BIG festival, que parece que mudou de nome, já que de indie lá nao tem mais nada...Alguém aqui já tentou inscrever seu jogo pra alguma convenção de jogos (tipo o BIG festival) pra atrair atenção? Se sim, foi efetivo em atrair atenção pro seu jogo?
Obrigadíssimo pela resposta detalhada! Eu realmente precisava de saber. Deixa eu te perguntar: você acha que o mercado de jogos atual tá saturado demais pra ser lucrativo pra desenvolvedores pequenos? Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.Já, no antigo BIG festival, que parece que mudou de nome, já que de indie lá nao tem mais nada...
e na BGS, acho q foi na 2016/17.
Tbm fui em varios eventos de games/animes/nerd expor meus games.
O resultado eh um pouco desmotivador, pq em se tratar de vendas não espere muito, teve evento que eu nao vendi nada. Pra atrair atenção do público pode dar certo se seu game for muito diferente ou muito bom.
No fim acho que vale a pena pra divulgação, e pra testar com varios players, ver bugs e etc. Mas o resultado é muito em longo prazo.
E DEFINITAVEMENTE, nao vale a pena pagar pro um stand em NENHUMA feira, ao menos que seja uma feira internacional como a PAX ou E3, e mesmo assim vc tem que dosar bem.
Se vc puder ir expor com custo baixo ou sem custo vale a pena a longo prazo.
Eu sou dev indie, e tbm nao sou bem sucedido, na verdade to pro contrario :vObrigadíssimo pela resposta detalhada! Eu realmente precisava de saber. Deixa eu te perguntar: você acha que o mercado de jogos atual tá saturado demais pra ser lucrativo pra desenvolvedores pequenos? Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.
Obrigado por outra resposta detalhada! Faz bastante sentido isso q vc disse. Realmente estamos competindo em um mercado bem difícil, mas como você disse, podemos usar pra nossa vantagem o fato de que a maioria dos jogos lançados não são lá muito bons. Com sucesso financeiro ou não, imagino que a experiência e as habilidades de desenvolvimento q vc tem adquirido ao longo do tempo definitivamente vão te levar longe! Desejo pra nós dois uma boa sorte!Eu sou dev indie, e[...]
Acho que você deveria - se você tiver poder social pra isso - ir atrás de um emprego na área e desenvolver o que você desenvolver sua ideia gradualmente dentro de uma empresa.Estou prestes a lançar o primeiro jogo q vou vender e queria saber se devo desistir de ser lucrativo nessa de desenvolver jogos sozinho.
Sim, agora multiplique por 10 considerando a realidade Brasileira (que se resume ao clássico Agro e as Ciências Biológicas), que só causa mais obstaculos e problemas, e a maior parte da comunidade é um bando de playboy noiado que vive em uma perpetua fantasia e defende o "magical thinking" e repudia o pragmatismo.Realmente estamos competindo em um mercado bem difícil, mas como você disse, podemos usar pra nossa vantagem o fato de que a maioria dos jogos lançados não são lá muito bons.
Sim, a verdade é que no Brasil jogos digitais são coisa de vagabundo para a maioria das pessoas, que dirá um investidor?Eu já tentei abrir duas empresas de desenvolvimento de jogos, uma em meados de 2002, outra agora em 2020. As duas não foram pra frente, basicamente pelo mesmo motivo, no brasil nem o eike batista consegue chegar pra um investidor e convencê-lo a injetar dinheiro na sua empresa por 2/3 anos pra chegar lá na frente e não ter nenhuma certeza de que ele vai pelo menos receber o que pagou.
Começou errado. Criar jogo pro Mercado Nacional é utopia extrema.A minha idéia sempre foi fazer jogo BR pra quebrar a concorrência com o mercado internacional, vender menos mas gerar valor; infelizmente ninguém comprou o idéia, os jogos BR que você na playstore por exemplo é tdo financiado pelo governo, e quase todos tem uma qualidade surpreendente pelo financiamento que possuem,
Discordo totalmente.desenvolver jogo no brasil é coisa de gente que tem MUITA coragem e odeia dormir.
Bom ponto, se você conseguiu se colocar no mercado como autonomo a ponto de ter dinheiro caindo TODO MÊS na conta, vai fundo.Qto a sua pergunta, não gaste nada com marketing vai ser inútil, a não ser que você esteja planejando um investimento de no mínimo R$ 50.000,00 em marketing, não gaste um real com isso com marketing sem marketing o resultado vai ser o mesmo, o que você tem que fazer é criar uma comunidade, não precisa gastar uma fortuna em rede social mas você precisa estar sempre presente lá, responda perguntas, seja consistente nas publicações, jamais deixe seu canal com mais de uma semana sem postagens, esse é um trabalho q eu acho um porre, hoje prefiro trabalhar como free-lancer em programação de studios indie do que quebrar a cara de novo.
E para aqueles que ACHAM que estou falando besteira, deixo aqui este vídeo:
Em tempo, meu comentário sobre o vídeo para quem não quiser assistir:
Visualizar anexo 281198
E se não gostou da minha opinião, pula!
Ainda não vi o video, mas só complementando sua resposta, falar que o toby fox fez undertale sozinho é muita inocência. Toby Fox e undertale, Lucas Pope e papers please, Phil Fish e o Fez, sim todos esses jogos tem a história de terem sido desenvolvidos por apenas uma pessoa, mas quem não se contenta em sentar na própria bunda vai atrás da história dos caras, vê o quanto eles gastaram em programador, designer, músico.... sim foram eles que juntaram tudo e lançaram mas achar que eles fizeram tudo sozinhos é ser muito inocente, e pior, acreditar que só porque eles conseguiram (com a estrutura que eles tinham disponível enquanto você tem seu notebook positivo com 4 gb de ram) você tb pode é de dar risada.
E para aqueles que ACHAM que estou falando besteira, deixo aqui este vídeo:
Em tempo, meu comentário sobre o vídeo para quem não quiser assistir:
Visualizar anexo 281198
E se não gostou da minha opinião, pula!
Como o texto esta para lá de mal formatado e sem espaçamento, corrigi, limpei, complementei e botei paragrafos para as pessoas conseguirem ler.Wall of Broken Text.
Sou um programador de jogos indie que cresceu nos anos 90 na pobreza e com MUITA dificuldade.
Essa dificuldade que eu vivo de certa forma até hoje.
Sei bem o que você relatou, eu tive um clone do NES no final de 1994 e minha mãe penou pra comprar, um SNES em 97 e também foi bem caro, só fui ter um PSX em 2003...
PC então... nem me fale.
Só consegui ter um de fato quando comecei a trabalhar e também foi bem dificil pra comprar em 2005.
Comprei um 486 usado e sem placa de som, veja bem... Um hardware de 1993!
Sempre quis programar games, mas com esses PCs e sem bons tutoriais (nessa época a internet era ruim demais pra isso) só comecei mesmo em 2009 com um Pentium 4 comprado em loja de geladeira e no carnê ainda, foi para lá de caro e olha que era só o PC (ou a cpu como dizia na época) eu peguei um monitor de tubo de 14 polegadas que usei por anos inclusive.
Só pra você ter uma ideia, em 2009 vc poda podia comprar um i5 de 2 ou 4 cores com DDR3 de uns 1600 de frequencia e SSD, e eu estava com um Pentium4, 256MB de RAM DDR1 e HD, tudo isso comprado a peso de ouro, lembrei que paguei algo em torno de 3 sálarios mínimos em 12x com juros!
Nosso país nunca será uma grande potencia em games, não temos base interna forte, por problemas como esse que citei eu mesmo pessoalmente até hoje não tenho um PC decente.
Tive que aprender a tirar leite de pedra, programar com hardwares fracos. Placas de Vídeo MEDIOCRES, Teclados que quebram com qualquer poeirinha.
Começar com software pirata pq era o que tinha pra hoje (E eu nem sabia oq era Linux ou Open Source nos anos 2000, e ainda assim não era tão fácil encontrar software para ele como é hoje).
Nossa grande e caótica CARGA de impostos pra comprar produtos de tecnologia (tanto hardware ou software) é um dos motivos para tudo dar errado além das taxas ABUSIVAS E INSANAS de importação.
Tente comprar uma Placa de Vídeo que se adeque a produção de jogos, ou uma workstation importada.
Ou pior ainda: Tente receber dinheiro de vendas em dolár, se passar de US$1000 a coisa começa a virar um INFERNO.
Bancos abusavam das taxas, colocam uma cotação de dolár tão baixa que chega a ser abusiva, além de termos que PAGAR pro governo, pelo simples fato de recebemos em dolár.
E também pelo fato de sermos obrigados a trocar o dinheiro em dolár por real! É muita coisa errada e abusiva, e isso pq ainda sou um priveligiado que conseguiu um emprego fixo como desenvolvedor que se matou de estudar com hardware arcáico e hoje sou desenvolvedor web.
Isso mesmo que você leu. Diferente do que os ditos evangelistas, instituições de ensino, faculdades (sejam publicas ou privadas) e de especialistas como Raphael Dias, Tito Petri e Marcos Wenes alegam através de Fanfics e Backgrounds excessivamente resumidos que deixam qualquer coach ou analista de RH no chinelo, Desenvolvimento de Jogos não paga o aluguel de casa e muito menos o meu supermercado.
Agora Imagine pessoas comuns que ganham um salario minimo ou menos que isso. Como alguem assim vai montar um PC gamer? Ou comprar um PS5? Ou até mesmo um PS4? Com seus jogos de lançamento a R$300? O que dirá tentar mexer com desenvolvimento de jogos?
Não gosto de tocar nesse assunto, mas nesse caso... Só posso dizer que este país não tem como certo, mas politicos sugaram e chupam toda nossa energia vital e nosso sangue, além de deixar o povo mais dividido e mais perdido que cego em tiroteio.
Perdoem-me pelo Wall of Text, mas depois de anos e anos estudando desenho, game dev e programação a ponto de quase ter ficado meio Boça por um periodo, vejo que o problema é ter nascido num país que só sabe mexer com Agro e Ciências Biológicas. Botando qualquer um que saia dessa vertente como um inválido (salvo pelas Engenharias e pelas Burocracias)
não concordo com tudo que vc acrescentou, entao editei o texto pra ficar mais legivelComo o texto esta para lá de mal formatado e sem espaçamento, corrigi, limpei, complementei e botei paragrafos para as pessoas conseguirem ler.
Pois do jeito que você botou (possivelmente por ter me respondido no celular), fica dificil alguém parar pra ler.
Isso ajuda, mas os únicos q vão aceitar fazer isso são aqueles youtubers com mil inscritos, os grandões que são quem realmente pode fazer diferença na divulgação vão cobrar uma nota, qto vc acha q um zangado ia cobrar pra falar bem do seu jogo?Entrar em contato com youtubers e fornecer uma key pra review também não ajuda?
Pera lá, vc tem que pagar 30% das suas vendas para a steam mais 30% para o tio sam? Seu lucro será de 40% sem contar o imposto de renda no brasil?Quando lancei o meu game Smart Gecko na Steam, uma camarada no Fórum Seganet que também já foi Gamedev me disse que uma vez perguntou ao Velberan o quanto ele cobrava para divulgar um game, e ele respondeu R$1.000,00.
Eu respondi a esse camarada o seguinte:
Youtubers pequenos é que costumam jogar games indies com frequência, do que Youtubers médios ou grandes que jogam jogos retros ou do momento, mas ambos não engajam necessariamente quem é o publico de games indie...e cá pra nós, 1000 reais pra quem no inicio como eu, é muito arriscado, consigo resultado melhor investindo em campanha de ADS para Youtube, Google e Facebook. Pois dev indie no começo não tem muito lucro, ainda mais se tiver uma equipe de 3 ou mais pessoas...Eu que sou independente, só preciso me preocupar em pagar a taxa da Steam de $100 e depois no resgate da receita gerada, pagar 30% da loja e 30% do IRS americano.
Minha recomendação se for lançar uma game na Steam, é não se preocupar com Marketing por fora, e sim estudar os gêneros nichos, as TAGs que dão mais retorno, aproveitar as promos da Steam, e as suas próprias, e trabalhar bem no Copywriting da pagina de seu game, ou seja: "Vídeo Promo, Copywriting(Honesta) na Headline e descrição, Imagem da Capa atrativa com boa composição das cores, de preferência uma ilustração, GIFs animadas de parte do seu gameplay"
Então, além da promos já citadas, envie chaves do seu game aos curadores que pesquisou em relação ao tema do seu game e sabe que o mesmo é "flexível/justo" em suas análises. Do contrario, mesmo que seu game seja bom o suficiente em seu gênero, receberá reviews negativas dos curadores por qualquer pelo no ovo que ele tenha encontrado. E mesmo que conserte bugs o disponibilize tal recurso que ele tenha apontado, dificilmente ele voltará para mudar o review.
Mire sempre em fazer seu game com menu e legenda em inglês, mesmo que faça o mesmo em Português, mas verá que nas estatísticas que BRs que compram jogos em ambos idiomas, sempre estarão em 2º ou 3º lugar em seu ranking na Steam.
Falow!!!
Isso mesmo, pois o imposto em cima de seu game é retido na fonte...Ao menos que tenha uma empresa no EUA, ou cidadania americana para na hora de preencher o formulário W-8BEN pagar menos. Mas observe, esse imposto se refere apenas se seu game for comprado por americanos, compra feitas por outros países e BRs não entram na conta.Pera lá, vc tem que pagar 30% das suas vendas para a steam mais 30% para o tio sam? Seu lucro será de 40% sem contar o imposto de renda no brasil?
Obrigado pelo esclarecimento, sabia que a steam comia 30% mas esse do governo não sabia, lançar jogo é pra quem tem paixão msm não pra pensar em ganhar dinheiro nessas condições.Isso mesmo, pois o imposto em cima de seu game é retido na fonte...Ao menos que tenha uma empresa no EUA, ou cidadania americana para na hora de preencher o formulário W-8BEN pagar menos.
Na lista de países que são parceiros dos EUA em comercialização de produtos por lá, o Brasil não tem nenhum desconto, por isso tem que pagar imposto de 30% de qualquer produto vendido por lá. Existe uma lista de taxa de países parceiros que pagam 25%, 15%, 9% e tem países que são isentos da taxa. O governo brasileiro nunca se preocupou em fazer essa parceria com EUA, por isso tomamos no toba nessa questão.
As unicas alternativas para BR pagar menos nessa taxa, é criar uma empresa nos EUA, morar lá, ou se optar por lançar tudo por uma Publisher, ela que ira se virar com esses impostos, sendo que a maioria da Publisher BR possui escritório nos EUA, justamente para contornar esse problema fiscal.
Sobre o imposto de Renda Brasileiro, a Steam te fornece um relatório da receita, aonde poderá declarar o imposto retido na fonte.
Falow!!!
Outras Lojas que eu vendo meus games, Assets 3D ou os meus cursos e cobram o mesmo 30% para o IRS, são: itch.io, gamedevmarket, turbosquid e a UdemyObrigado pelo esclarecimento, sabia que a steam comia 30% mas esse do governo não sabia, lançar jogo é pra quem tem paixão msm não pra pensar em ganhar dinheiro nessas condições.