O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Metaphor: Re Fantazio | PS5, PS4, Series S|X e PC: 11/10/2024 | Data de lançamento, pre-order liberada, gameplay e novo trailer! [PG. 5]

Likou

Veterano
Mensagens
407
Reações
758
Pontos
108
Sem chances de esperar 3 anos. Prefiro jogar o normal mesmo, e ver o conteúdo novo na internet se caso acrescente a historia final ou outras explicações.
Depende, conteúdo extra do SMTV não é coisa que acrescenta, mas basicamente toda uma outra história nova então é praticamente um jogo novo, inclusive com a mesma duração.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.078
Reações
26.399
Pontos
703
Sinceramente, esse e um daqueles raros jogos que me falta palavras pra descrever o que acho do que tá sendo mostrado.
"ReFantazio" é um subtítulo perfeito. Tá com cara de ser um mundo de fantasia muito original conceitualmente e também na arte, trilha sonora.
Quanto ao gameplay não tem motivo pra duvidar da Atlus que já tem décadas de experiência nesse gênero.
É day one mídia física no PS4 (ou PS5 se eu já tiver até outubro)
 

Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
582
Reações
1.198
Pontos
574
Tentando puxar da memória quando foi a última vez que alguma desenvolvedora apostou tão alto em uma nova IP no gênero

Atlus mais uma vez mostrando pq é a p*ca mais grossa quando o assunto é JRPG
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.339
Reações
33.696
Pontos
1.399
Ainda preciso ver mais desse game, porque a Atlus (Excluindo games da Vanillaware) está com um problema que pra quem acompanha ela desde o início já sentiu: Tudo nela tá parecendo Persona. Acho que Persona 5 foi o último suspiro da fórmula, vamos ver o que vai vir agora, ou se ela se tornou mesmo uma "From Software" de J-RPGs e vai só ficar "Refinando" fórmula agora...


Edit: Vi agora um Persona de mundo aberto. Pareceu um bom game, e o caminho natural da Atlus, mas ainda quero ver mais pra pq não tenho certeza do que achei. Certeza é que vou pegar, mas meu burnout de Persona 5 Royal ainda não passou, então hype moderado.

Edit 2: Janela de lançamento perfeita ! Por que diabos não jogaram o Unicorn Overlord pro segundo semestre em vez de enfiar no covil dos leões do início de ano ? Cega...
 
Ultima Edição:


wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.727
Reações
20.761
Pontos
1.344
Depende, conteúdo extra do SMTV não é coisa que acrescenta, mas basicamente toda uma outra história nova então é praticamente um jogo novo, inclusive com a mesma duração.

Mas se eu jogo um jogo como ele. E dois anos depois sai algo novo que tenho q re jogar tudo de novo eu não faço isso. único jogo que re joguei até hj foi Baldurs Gate 3 pq ele te da milhares de caminhos diferentes.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.078
Reações
26.399
Pontos
703
Ainda preciso ver mais desse game, porque a Atlus (Excluindo games da Vanillaware) está com um problema que pra quem acompanha ela desde o início já sentiu: Tudo nela tá parecendo Persona. Acho que Persona 5 foi o último suspiro da fórmula, vamos ver o que vai vir agora, ou se ela se tornou mesmo uma "From Software" de J-RPGs e vai só ficar "Refinando" fórmula agora...


Edit: Vi agora um Persona de mundo aberto. Pareceu um bom game, e o caminho natural da Atlus, mas ainda quero ver mais pra pq não tenho certeza do que achei. Certeza é que vou pegar, mas meu burnout de Persona 5 Royal ainda não passou, então hype moderado.

Edit 2: Janela de lançamento perfeita ! Por que diabos não jogaram o Unicorn Overlord pro segundo semestre em vez de enfiar no covil dos leões do início de ano ? Cega...
Se não me engano o Hashino falou que não é mundo aberto.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.403
Reações
9.679
Pontos
754
Metaphor é pra Atlus, como Starfield é pra Bethesda, uma ip nova que reúne tudo de melhor que a empresa fez ao longo dos anos, colocado de forma bem mais ampla e em muitas camadas...
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Metaphor é pra Atlus, como Starfield é pra Bethesda, uma ip nova que reúne tudo de melhor que a empresa fez ao longo dos anos, colocado de forma bem mais ampla e em muitas camadas...
Prefiro pensar que vai ser como Elden Ring foi pra From Software.

Entendi o que quis dizer com relação a Bethesda e Starfield, mas acho que eles tomaram algumas decisões erradas e tem jogos deles com aspectos muito melhores.

Metaphor parece reunir o que a Atlus fez de melhor em seus jogos.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.403
Reações
9.679
Pontos
754
Prefiro pensar que vai ser como Elden Ring foi pra From Software.

Entendi o que quis dizer com relação a Bethesda e Starfield, mas acho que eles tomaram algumas decisões erradas e tem jogos deles com aspectos muito melhores.

Metaphor parece reunir o que a Atlus fez de melhor em seus jogos.
Elden Ring tbm é um ótimo exemplo. Exatamente isso que quis dizer, nem quero entrar no mérito de Starfield ser bom ou não, já que vai muito pelo gosto pessoal. Mas é nitidamente um game Bethesda Like, assim como Elden Ring é em relação a tudo que a From fez até chegar nele e o Metaphor é sobre todo o caminho que a Atlus vem trilhando, desde do Persona 3, principalmente.
Se vc vai pra qualquer um desses games e conhece as empresas que os fizeram, já sabe o que esperar.
Por isso estou tão animado por Metaphor, é o ápice da Atlus. Mas vai ter gente falando que é só mais um novo Persona...
 

Likou

Veterano
Mensagens
407
Reações
758
Pontos
108
Eu to curioso pra ver como a batalha vai funcionar exatamente. Atlus geralmente tem uns sistemas muito bons em turno. Persona tem o one more enquanto Shin Megami Tensei tem o Press turn e ambos são uma delícia de explorar contra os inimigos. Esse parece que vai ter algo só dele, resta ver o que será.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
O jogo está bonitão. Pena que não tenha a parte social de Persona, mas ainda assim parece bem interessante. Devo pegar no lançamento.
Não acho que não tenha totalmente. Parece que tem uns personagens que o protagonista pode interagir e formar uma certa relação, que libera novos Personas, quero dizer, Archetypes, que funcionam como classes.

Aliás, deu pra ver que dá pra personalizar essas classes e as armas de todo mundo (todo mundo é wild card agora).

O jogo tem passagem de dias (com datas limites pra fazer alguns eventos) e tem esquema de viagem entre cidades que tem que passar tempo fazendo coisas como cozinhar, conversar, ler, etc. Ou só dormir mesmo dentro do veículo/nave.

O combate está bem dinâmico. Com opções de ação e turno. Achei a exploração bem bolada e a premissa do enredo é bem interessante e diferente do que eles já fizeram.

Mas em geral, o jogo me parece o mais puro suco da Atlus, no melhor sentido. Estava com medo de ser mais SMT do que Persona, mas parece que equilibraram as coisas e deixaram os aspectos de tempo e social mais interessantes e sutis.

Esse é Day One com certeza, Atlus merece e dá pra confiar que vão entregar mais um jogo excelente. Concorrente forte ao GOTY. Esse ano um RPG vai levar de novo. Que época para gostar do gênero.
 
Ultima Edição:

Likou

Veterano
Mensagens
407
Reações
758
Pontos
108
O jogo está bonitão. Pena que não tenha a parte social de Persona, mas ainda assim parece bem interessante. Devo pegar no lançamento.
Parece que tem sim, mas retrabalhado. Cada amizade que você faz libera uma nova criatura/Persona para os personagens. Eu suspeito que teremos ranking pra ir subindo com esses personagens e isso ir desbloqueando novos tipos de habilidades para os "personas" ou para o grupo mesmo. Só não sei se chega no lance de ter relacionamentos e tal, ainda mais considerando que o grupo parece ser só aqueles 4 mesmo.
 

Demi-fiend

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.403
Reações
9.679
Pontos
754

Parece ser uma live com mais alguns detalhes sobre o jogo.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
6.895
Pontos
303
Eu to curioso pra ver como a batalha vai funcionar exatamente. Atlus geralmente tem uns sistemas muito bons em turno. Persona tem o one more enquanto Shin Megami Tensei tem o Press turn e ambos são uma delícia de explorar contra os inimigos. Esse parece que vai ter algo só dele, resta ver o que será.
Os combos do Soul Hackers 2 me agradaram demais também, uma pena que o jogo não teve muito sucesso como SMT e Persona muito por culpa da falta de carisma dos personagens e da historia mediana. Mas a gameplay é tão boa quanto os outros.

Pelos vídeos de gameplay Metaphor tá muito dinâmico, parece viciante.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
parece grafico de ps3 as vezes

a arte e bonita, mas muito fantasiosa, o que deve afastar publico

sei nao
tomara que faca sucesso
As texturas realmente não impressionam, mas falar que é gráfico de PS3 é meio exagero.

Eles realmente compensam na parte artística, os menus e as transições entre telas, batalhas, etc são a cereja do bolo dos jogos da Atlus.

Concordo que a proposta de um modo geral, não deve sair vendendo horrores quando sair, mais aos poucos eles tem ganhado mercado. A proposta do jogo deve atrair ainda mais gente, ao meu ver.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.357
Reações
19.964
Pontos
803
As texturas realmente não impressionam, mas falar que é gráfico de PS3 é meio exagero.

Eles realmente compensam na parte artística, os menus e as transições entre telas, batalhas, etc são a cereja do bolo dos jogos da Atlus.

Concordo que a proposta de um modo geral, não deve sair vendendo horrores quando sair, mais aos poucos eles tem ganhado mercado. A proposta do jogo deve atrair ainda mais gente, ao meu ver.

vendo os trailers, tem alguns pedaços do cenário e personagem que destoa, modelos muito bonitos com cenário sendo modelado comum da atlus (jogos de começo de geração de ps4) onde nota texturas mais fracas, detalhes ou ausencia.


Mas isso tudo é compensado e exaltado até pelo maneirismo visuais.


11 de outubro é uma boa data, não tem jrpg nessas plataformas para tirar atenção, o importante é não ser fracasso comercial como SH2
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.670
Reações
7.640
Pontos
453
As texturas realmente não impressionam, mas falar que é gráfico de PS3 é meio exagero.

Eles realmente compensam na parte artística, os menus e as transições entre telas, batalhas, etc são a cereja do bolo dos jogos da Atlus.

Concordo que a proposta de um modo geral, não deve sair vendendo horrores quando sair, mais aos poucos eles tem ganhado mercado. A proposta do jogo deve atrair ainda mais gente, ao meu ver.

Pior que não é exagero, pois tem Persona 5 no ps3 pra servir de parâmetro de comparação.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
vendo os trailers, tem alguns pedaços do cenário e personagem que destoa, modelos muito bonitos com cenário sendo modelado comum da atlus (jogos de começo de geração de ps4) onde nota texturas mais fracas, detalhes ou ausencia.


Mas isso tudo é compensado e exaltado até pelo maneirismo visuais.


11 de outubro é uma boa data, não tem jrpg nessas plataformas para tirar atenção, o importante é não ser fracasso comercial como SH2

Pior que não é exagero, pois tem Persona 5 no ps3 pra servir de parâmetro de comparação.
Ainda acho que está bem diferente de Persona 5 no PS3. A versão de PS4 já era bem melhor. O que eu acho fraco mesmo são as animações em geral, parece que a Atlus não avançou tanto nessa parte, mas como tem a simpática "caixinha" de diálogos, eu não vejo problema.

O que eles estão entregando de plot, novas mecânicas de combate e exploração e direção artística, é suficiente pra saber que será jogão.

Acho que eles foram num caminho mais seguro no nível de mudanças para não "flopar" comercialmente como SH2.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.357
Reações
19.964
Pontos
803
Ainda acho que está bem diferente de Persona 5 no PS3. A versão de PS4 já era bem melhor. O que eu acho fraco mesmo são as animações em geral, parece que a Atlus não avançou tanto nessa parte, mas como tem a simpática "caixinha" de diálogos, eu não vejo problema.

O que eles estão entregando de plot, novas mecânicas de combate e exploração e direção artística, é suficiente pra saber que será jogão.

Acho que eles foram num caminho mais seguro no nível de mudanças para não "flopar" comercialmente como SH2.

SH2 flopou porque eles mesmo mataram o markerting desse jogo ao anunciar relançamentos de P3/4/5 no mesmo ano , SH2 ia sair em agosto e por 2 meses antes o perfil do twiiter da Atlus USA tinha material promocional dos Persona, no banner, postagens etc, antes e após o lançamento do mesmo.

Quem tinha PC na época ficou mais interessado em P5R, vide donos do Xbox que teriam os jogos via GamePass, pra que optar pelo primo pobre que ainda teria que comprar, e até mesmo quem tinha PS optou por P4 Golden


ReFantazio, vai ter todo segundo semestre inteiro focado nele , por isso nem levo em conta rumores de anuncio de P6 esse ano é besteira, só vai atrapalhar vendas de uma IP nova que precisa de toda atenção e não creo que vão cometer o mesmo erro denovo contra seu novo "terceiro pilar"
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.339
Reações
33.696
Pontos
1.399
SH2 flopou porque eles mesmo mataram o markerting desse jogo ao anunciar relançamentos de P3/4/5 no mesmo ano , SH2 ia sair em agosto e por 2 meses antes o perfil do twiiter da Atlus USA tinha material promocional dos Persona, no banner, postagens etc, antes e após o lançamento do mesmo.

Quem tinha PC na época ficou mais interessado em P5R, vide donos do Xbox que teriam os jogos via GamePass, pra que optar pelo primo pobre que ainda teria que comprar, e até mesmo quem tinha PS optou por P4 Golden


ReFantazio, vai ter todo segundo semestre inteiro focado nele , por isso nem levo em conta rumores de anuncio de P6 esse ano é besteira, só vai atrapalhar vendas de uma IP nova que precisa de toda atenção e não creo que vão cometer o mesmo erro denovo contra seu novo "terceiro pilar"

Eu ainda acho que o fator "Não lançar no Switch" em J-RPG de pequenos a médio portes assim é suicídio: O grosso das vendas desses games costumam vir do Switch, às vezes bem mais do que no PC, como no caso dos HD-2D e ports.

Entendo que provavelmente falte mão de obra para desenvolver quatro versões e os acordos de Gamepass parecem estar pesando, mas enfim, acho que até tirar o PS5 da jogada parecia ser mais negócio do que tirar o Switch.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.073
Reações
3.258
Pontos
453
Eu geralmente não sou muito fã de jogos da atlus porque a grande maioria são rpgs por turno, eu não consigo jogar esse estilo, mas esse pelo que eu vi vai ser action, já add na minha wishlist da steam, gostei bastante do que vi, e se sair e mídia física pegarei.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.357
Reações
19.964
Pontos
803
Eu ainda acho que o fator "Não lançar no Switch" em J-RPG de pequenos a médio portes assim é suicídio: O grosso das vendas desses games costumam vir do Switch, às vezes bem mais do que no PC, como no caso dos HD-2D e ports.

Entendo que provavelmente falte mão de obra para desenvolver quatro versões e os acordos de Gamepass parecem estar pesando, mas enfim, acho que até tirar o PS5 da jogada parecia ser mais negócio do que tirar o Switch.

Não ia fazer diferença significativa , porque os jogadores de Switch iriam atrás de Persona 5 Royal também.


Quando tu coloca um produto de sobreposição semelhante ao seu fandom , a tendência é justamente canibalizar as vendas.


Não houve falta de mão de obra, foi uma decisão deliberada de não haver nenhuma versão de Switch, li as entrevistas.
 
Topo Fundo