O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Migrar para o Ubuntu

Castro27

Veterano
Mensagens
419
Reações
611
Pontos
128
Galera, estou querendo aprender um pouco sobre Linux e pretendo fazer isso na marra (se ficar com dualboot ou VM eu vou acabar usando o Windows mesmo). Gostaria de saber de pessoas que fizeram o mesmo, o que acharam, se houve muita dificuldade pra adaptar, etc. Valeu galera

Pergunta bônus: usar o wine pra rodar alguns programas de Windows compensa?


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

codeblocks

Bam-bam-bam
Mensagens
236
Reações
413
Pontos
498
Ubuntu é bem amigável, não acho que vai ter dificuldade de adaptação. O Wine roda sim algumas aplicações do Windows no linux, mas sinceramente, acho meio gambiarra, nem tudo roda 100%, para rodar um aplicativo uma vez ou outra até que vai, mas para trabalho eu já não usaria.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Gosto mais do Ubuntu 16.04 que o Windows 10. Adoro a possibilidade de customização.
Você pode trocar praticamente tudo, até o gerenciador de arquivos por ex.
Acho q pra qm trabalha Linux > Windows, a não ser q suas ferramentas de trabalho não estejam disponíveis no "sistema do pinguim".
Sinceramente, só uso o Windows pq tenho mais opções de jogos, esse pra mim é o principal calcanhar de Aquiles do linux.
A facilidade de adaptação é relativa à distro que vc escolher testar. Existem aquela mais complicadas, as quais não foram feitas para o público comum, como por exemplo a BackTrack, que não sei como se encontra hj mas antigamente era um parto até pra instalar.
Ou então distros mais simples, como por exemplo a Mint, que tem a interface muito próxima ao do Windows.

Nunca tive que usar wine ou algo do tipo, pq as ferramentas que uso são multiplataforma, então não tenho muito como opinar sobre essa questão.

Abçs.
 

Haren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
222
Pontos
734
Se tu quer aprender linux, acho melhor pegar uma distro mais difícil, ubuntu se tu não quiser nem precisa saber que existe o console, obvio que se tu quiser fuçar aprende igual, o ubuntu tem a facilidade de achar coisas mais fáceis que outras distros.

Dependendo do que tu quer aprender, se for algo mais no lado de servidores, é melhor um debian, centos, se for só linux para uso pessoal, dai qualquer distro que tu curta, algumas vão te obrigar a ter mais trabalho tipo arch, as vezes algumas coisas quebram ou precisa instalar algo mais complexo, mas nessas dificuldades que tu vai aprendendo.

Quanto ao wine, se for aplicativos mais comuns é bem provavel que funcione, se for coisas mais especificas ou complexas dai grandes chances de não funcionar, pode conferir se algo que tu quer funciona ou nao por aqui https://appdb.winehq.org . Eu prefiro usar aplicativos nativos que wine, só uso em ultimo caso.

Eu só uso windows para jogar, se linux tivesse suporte mais tranquilo de jogos nem usa mais windows. Apesar que no pc que montei para jogos to com windows 10 e até que to curtindo, mas ainda prefiro meu arch.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
ubuntu é bem legal e bem leve. se tivesse pacote adobe, usaria ele como SO principal, mas tneho q ficar com o w10 por causa disso e dos jogos
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Se quiser aprender a fundo mesmo eu recomendo o Arch Linux, ele vem cru, sem nem interface gráfica, força você a instalar tudo manualmente.
 


helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Arch pra quem está começando é sacanagem, né galera!!! Vai de Manjaro que é um Arch com um processo de instalação amigável... depois de estar habituado ao sistema, encara uma instalação de Arch.

Eu estou praticamente 90% do tempo no Ubuntu 16.04. Uso o windows só para um ou outro trabalho que já havia começado nos pacotes da Abode. Para trampos pessoais já migrei para as opções livres. Jogos tenho uma vasta biblioteca que precisaria do windows, mas como meu tempo está escasso e mal estou jogando, tô privilegiando os que já têm versão nativa pro sistema do pinguim.

Sobre wine, dê uma conferida no playonlinux, ele é legal pois configura as pastas separadas para cada programa que vc precisar rodar, e já tem alguns scripts prontos feitos pela comunidade. Usei para alguns aplicativos e rodaram praticamente perfeito, mas é claro que nem todos são assim, é bom ver nos fóruns sobre a compatibilidade.

Agora, sinceramente... EU, depois de muitos anos sem fuçar no linux (principalmente por conta dos softwares gráficos), fiquei de cara como as coisas evoluíram e estão amigáveis. O sistema para uso cotidiano é bem melhor que windows, em termos de personalização, velocidade, segurança, etc. Na real acho que temos mesmo é preconceito e preguiça de aprender algo novo. Se jogar linux e as opções livres na mão de alguém que nunca fuçou em computador, pode até ter mais facilidade pra aprender.

Viva as opções de escolha!
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Hoje em dia o Ubuntu é bem tranquilo. Lembro de anos atrás quando a moda era usar Linux por causa dos desktop em cubo, efeito de fogo e etc.

Enviado de meu Moto G 2014 usando Tapatalk
 

Haren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
222
Pontos
734
Arch pra quem está começando é sacanagem, né galera!!! Vai de Manjaro que é um Arch com um processo de instalação amigável... depois de estar habituado ao sistema, encara uma instalação de Arch.

Eu estou praticamente 90% do tempo no Ubuntu 16.04. Uso o windows só para um ou outro trabalho que já havia começado nos pacotes da Abode. Para trampos pessoais já migrei para as opções livres. Jogos tenho uma vasta biblioteca que precisaria do windows, mas como meu tempo está escasso e mal estou jogando, tô privilegiando os que já têm versão nativa pro sistema do pinguim.

Sobre wine, dê uma conferida no playonlinux, ele é legal pois configura as pastas separadas para cada programa que vc precisar rodar, e já tem alguns scripts prontos feitos pela comunidade. Usei para alguns aplicativos e rodaram praticamente perfeito, mas é claro que nem todos são assim, é bom ver nos fóruns sobre a compatibilidade.

Agora, sinceramente... EU, depois de muitos anos sem fuçar no linux (principalmente por conta dos softwares gráficos), fiquei de cara como as coisas evoluíram e estão amigáveis. O sistema para uso cotidiano é bem melhor que windows, em termos de personalização, velocidade, segurança, etc. Na real acho que temos mesmo é preconceito e preguiça de aprender algo novo. Se jogar linux e as opções livres na mão de alguém que nunca fuçou em computador, pode até ter mais facilidade pra aprender.

Viva as opções de escolha!

Eu comecei assim, manjava nada e dei de cara com login em texto, foi tenso, demorei uns 3 dias para deixar o pc usável haha
Mas acho que as dificuldades do arch me ensinaram muito, hoje tirando a instalação o resto ta bem mais fácil, instalar gnome é quase só um "pacman" da vida. Só não recomendo usar se tu for usar para trabalhos, porque se algo quebrar e tu não manjar muito pode demorar um pouco para arrumar o sistema, apesar que faz tempo que não quebra o sistema com atualização.
 

Iceweasel

Veterano
Mensagens
402
Reações
872
Pontos
118
Galera, estou querendo aprender um pouco sobre Linux e pretendo fazer isso na marra (se ficar com dualboot ou VM eu vou acabar usando o Windows mesmo). Gostaria de saber de pessoas que fizeram o mesmo, o que acharam, se houve muita dificuldade pra adaptar, etc. Valeu galera

Pergunta bônus: usar o wine pra rodar alguns programas de Windows compensa?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Antes de migrar para o Ubuntu: Qual é sua GPU atual?
 

Iceweasel

Veterano
Mensagens
402
Reações
872
Pontos
118
Uma amd hd8600m. É um note com o combo AMD+Intel


Sent from my iPhone using Tapatalk
Se for para o Ubuntu 16.04 (último), terá altas dores de cabeça (não há um driver dedicado para sua GPU AMD neste momento e você provavelmente terá que utilizar a Intel HD do seu notebook). Vários users e amigos daqui tiveram esse problema com o Linux Mint 18 (baseado no U16.04).

Enquanto a AMD não trabalhar em suporte para SOs mais recentes, recomendo utilizar o Linux Mint 17.3 (baseado no Ubuntu 14.04, onde tem suporte ao Catalyst mais recente, em meu conhecimento). Não se preocupe com o sistema operacional ser um pouco mais antigo, pois terá atualizações em dia até abril de 2019. Se você não se importa em perder uma pequena porcentagem de desempenho em jogos, você tem o Debian/Linux Mint Debian Edition 2, que tem drivers libre (open-source).
 

Castro27

Veterano
Mensagens
419
Reações
611
Pontos
128
Valeu pelas sugestões galera. Resolvi pular de cabeça e acabei com meu dualboot, estou só com o 14.04 agora. Minha ideia é realmente conhecer o linux por curiosidade, não sinto necessidade em quebrar a cabeça com um arch no momento (mais tarde quem sabe :kpensa).

Só por curiosidade, existe algo parecido com o fast startup do windows no ubuntu?
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Sobre os drivers da AMD no 16.04, na verdade existe sim o driver, mas é o de código aberto, que perde um pouco em desempenho em ralação ao driver fechado; eu tenho uma R9 280 e, para uso cotidiano e jogos leves vai de boa. A AMD já liberou o beta do driver Pro, que é o de código fechado, mas só para as placas mais recentes. Eu, como não estou com tempo pra jogos, não estou me importando muito com isso, vou esperar o driver, mas SE aparecer um rolo numa nvidia de mesma faixa vou trocar, mas acho difícil isso acontecer. Estou usando os drivers Oibaf, mas, sinceramente, não fiz nenhuma comparação antes e depois pra saber se realmente melhora.

Sobre o fast startap vou no chutômetro: se tem ou não, o boot no Ubuntu é MUITO mais rápido que no Windows... E é aquela: digitou a senha o PC já está utilizável, no Windows tu longa e ainda tem que esperar... Mandar desligar então, nem se fala, é quase instantâneo. Enfim, tô curtindo muito o sistema.

Um site que me ajudou bastante, voltado pra iniciantes, é o diolinux.com.br
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Eu comecei assim, manjava nada e dei de cara com login em texto, foi tenso, demorei uns 3 dias para deixar o pc usável haha
Mas acho que as dificuldades do arch me ensinaram muito, hoje tirando a instalação o resto ta bem mais fácil, instalar gnome é quase só um "pacman" da vida. Só não recomendo usar se tu for usar para trabalhos, porque se algo quebrar e tu não manjar muito pode demorar um pouco para arrumar o sistema, apesar que faz tempo que não quebra o sistema com atualização.
Fucei em várias distros, e acabei voltando pro Ubuntu... Me cocei pra instalar o Arch, mas acabei experimentando o Manjaro... Quem sabe mais na frente eu encare o Arch.
 

Haren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
222
Pontos
734
Fucei em várias distros, e acabei voltando pro Ubuntu... Me cocei pra instalar o Arch, mas acabei experimentando o Manjaro... Quem sabe mais na frente eu encare o Arch.
Ubuntu é a melhor se não quer ter tanto trabalho e maior compatibilidade, só não curto a unity, acho a interface muito pesada, por sorte hoje já tem Ubuntu com gnome oficialmente.

No trabalho uso Ubuntu no lugar de Arch, menos risco de ter que perder tempo arrumando algo do sistema.


Instala numa vm o Arch, vai ver que não é tão complicado assim, depois que está com sistema instalado é super tranquilo e qualquer problema tu acha com facilidade a solução no fórum ou wiki, fora que depois que pega o jeito é até ruim trocar de distro, no Arch não tem versão, usando pacman teu sistema sempre vai estar atualizado, fora que tem versões mais recentes dos programas, e o que tu não achar nos repos oficial tem no AUR.



Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Eu já fiz isso uma vez, passei 2 anos só com linux no PC. Acabei instalando windows depois pois comecei a usar steam e jogar mais no PC, ai é bem mais fácil com windows. Linux é bom para usuários dos dois extremos: O cara que só quer usar internet e ver vídeos/imagens/músicas e o cara que quer programar e fazer tudo quanto é tipo de loucura no PC, o usuário mediano que quer fuçar um pouco para otimizar para seu joguinho, mas sem aprofundar demais sofre um pouco (além do fato de não ter todos os jogos, já tem vários, a maioria dos que eu gosto tem para linux, mas tem um ou outro que não).
Até 2010 eu gostava da interface do Ubuntu, era bem "windows-xp like", porém depois foram para o lado de uma interface mais "mobile friendly" que eu odeio, ai mudei para o Mint que é mesma b*sta que Ubuntu, mas com uma interface mais "clássica".

EDIT: Colocando a parte abaixo em spoiler tag pq como você já está com um ubuntu instalado (tinha olhado o tópico só por cima antes de escrever) talvez não seja algo tão útil:
Ta ai o link para o "Mint", é exatamente a mesma coisa que o Ubuntu, mas com a interface diferente, olhe as screenshots abaixo e decida-se: https://www.linuxmint.com/edition.php?id=217

Ubuntu (com barra lateral que facilita acesso em dispositivos mobile, mas me encomoda muito no desktop):
ubuntu14.04-unity.png

Mint (menu iniciar mais parecido com do windows):
linux-mint-18-kde-xfce-editions-to-land-in-july-along-with-17-3-upgrade-path-505841-2.jpg


PS: Como você tá começando no linux e vai ficar só com ele, vai de Ubuntu ou Mint mesmo, por mais que os "linux difíceis" você aprende mais, vai acabar ficando várias vezes com o computador fodido por fazer besteira sofrendo para arrumar, aprende o básico no ubuntu/mint mesmo que é bem mais fácil arrumar ajuda para concertar as merdas que fizer e depois se preocupe com outros linuxes.

PS: Quanto a fast-boot, se você tiver um swap grande o suficiente dá para usar recurso de hibernação, eu não uso que nem swap tenho e não ligo para o tempo de boot do meu mint...
 
Ultima Edição:

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
A barra lateral do Unity pode ser facilmente movida pra baixo, além de existir versões do Ubuntu com praticamente todas interfaces gráficas: kubuntu, lubuntu, xubuntu, etc... Eu, particularmente, me adaptei bem ao Unity, e nem acho pesado.

Mas o melhor do Linux é isso: muitas variáveis para se testar até vc encontrar a que mais lhe agrada!!!
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
O bom de usar o ubuntu base é que dá pra instalar tudo quanto é interface (desktop) sem ter dor de cabeça. E tem o Elementary também, gosto muito.

Insistindo em postar do Windows Phone
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Só tenho Windows em um único PC, o de jogos. De resto, é tudo Ubuntu. Não me arrependo e em nenhum momento eu sequer pensei algo do tipo: "Ai se eu estivesse no Windows!". Esse Windows 10, com uma caralhada de bugs e telemetria monstra, foi o que mais me incentivou a mudar de vez. Ainda assim, o futuro é promissor para jogos em Linux, vários jogos de peso e indies são portados ou já estão sendo desenvolvidos para o sistema. É de se surpreender. Se quiser dar uma checada, olha só uma pesquisadinha rápida no Steam, vê quantos jogos existem para Linux (http://store.steampowered.com/search/?term=&sort_by=_ASC&os=linux&page=1). Claro, nem tudo são flores. Os drivers de placa de video são mais frequentes e compatíveis no Windows. Até agora, só a Nvidia mostrou maior interesse no Linux; a AMD é mais lenta, dependendo consideravelmente de drivers da comunidade.

Quanto à usabilidade, é bem tranquilão. Como cresci usando Windows, senti um pouco de dificuldade devido ao Ubuntu/Linux não ser um sistema do tipo "power user". Você não tem todas as opções arregaçadas pra você (até por uma questão de segurança, que é muito maior), ele funciona de uma forma diferente: você pode fazer muito mais que no Windows, mas de uma maneira que exige maior conhecimento; opções dependentes de interface gráfica (aquela de abrir janelinha e resolver tudo com cliquezinho) são mais modestas, embora ali haja todo o essencial. Praticamente todos os principais aplicativos estão no Linux, e, quando não há um principal, existe uma excelente alternativa. Muita coisa ali é gratuita, sem pirataria nem nada, o sistema é estável e funciona como um relógio. Só estou esperando o dia em que o Linux ganhe mais autonomia gamer para eu enterrar o Windows de vez.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Eu acredito que hoje, para o usuário doméstico, a gama de aplicativos para Linux é melhor que o Windows. Você encontra qualquer tipo de programa livre, de ótima qualidade, similar ao windows e sem Baidu e Hao123.

Eu já cansei de ter problemas com o Windows 10, volta e meia a m**** do botão iniciar não funciona, hoje tenho Ubuntu em dual boot, só não mudo 100% por causa do Steam, só 1/3 da minha biblioteca está disponível no linux.

Windows hoje só é vantajoso para gamers e para quem precisa trabalhar com programas que estão disponíveis no Windows.
 
Ultima Edição:

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Uso Ubuntu no notebook e gosto bastante. Ele é bem fácil mas da pra se virar de boa. Eu uso a interface gnome Shell mais minimalista, eu particularmente não gosto de usar wine, procuro alternativas nativas do Linux. Por exemplo eu uso o Google docs ao invés do ms office. E para o que eu faço( trabalhos da faculdade) ele dá conta tranquilo, voce se adapta rapidamente.

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Pra quem quer um pacote office que abra os arquivos gerados no soft da micro$oft com mais compatibilidade, busquem pelo WPS Office; é de uma empresa chinesa, praticamente um clone e, para Linux, é gratuito. Apesar de estar na versão alpha, uso tranquilão aqui em casa.
 
Topo Fundo