O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MinerOS] Tópico oficial do Canc... ops, Mineração

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Então me explica por que a placa congela com over exagerado na memoria jogando? Se a carga é supostamente na gpu?

Porque todo chip tem margem de tolerância. Se entrar menos corrente do que ele precisa pra sustentar a operação de clock, ele vai travar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Mas não tem pra mineração?
Jogo mais que 1100 congela, minerando 1500 no talo e esta tranquilo.

Além de serem operações de naturezas diferentes, tem a boa e velha loteria do silício. Pode ser só sorte.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Mas assim, é opção de cada um. Quer segurar o clock no talo e temperatura alta no chip de memória? Beleza.

É provável que você vá ter problemas - ou que um eventual próximo dono da placa tenha - mas não é certeza também na medida em que, sei lá, o regulador de voltagem, por algum motivo imbecil qualquer, pode queimar antes do resto da placa. Isso não quer dizer que você não tenha fodido as memórias.

Temperatura fode os chips - e isso é certo - mas a vida útil da placa é sempre estimativa. Nunca se sabe. Tem uma caralhada de componentes ali.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Além de serem operações de naturezas diferentes, tem a boa e velha loteria do silício. Pode ser só sorte.
Mas a carga de trabalho delas é diferente e maior na mineração, então em jogo congela com carga menor e mineração com carga maior não?
É muito estranho essa afirmação.
O que estou dizendo é que fica dificil o cara dizer que um minerou e o outro não, sendo que os dois estavam usando a memoria a 1100. Só se o thermal pad ficar destruído no processo mesmo, por que caso não, dificil
E tb acho dificil a empresa ter um programa preciso que marque a "quilometragem" usada com over ou não da placa, por que a exemplo, um ssd marca quantas horas ficou ligado e quantidade de leitura e escrita, mas isso são operações padrões de um ssd, uma placa tem muitas variantes e isso dificilmente fica registrado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Mas a carga de trabalho delas é diferente e maior na mineração, então em jogo congela com carga menor e mineração com carga maior não?
É muito estranho essa afirmação.
O que estou dizendo é que fica dificil o cara dizer que um minerou e o outro não, sendo que os dois estavam usando a memoria a 1100. Só se o thermal pad ficar destruído no processo mesmo, por que caso não, dificil
E tb acho dificil a empresa ter um programa preciso que marque a "quilometragem" usada com over ou não da placa, por que a exemplo, um ssd marca quantas horas ficou ligado e quantidade de leitura e escrita, mas isso são operações padrões de um ssd, uma placa tem muitas variantes e isso dificilmente fica registrado.

Cara, qualquer sobrecarga gera efeitos físicos em determinados padrões, que certamente são verificáveis de alguma forma.
A questão é prática: quanto custa um perito? A Nvidia vai contratar um laudo pra cada placa com defeito? Haja dinheiro...

Agora, TEM COMO? Certamente tem. Pode ser que ela pague só o SEU laudo, o Juiz aceite e te ferre? Pode.
Pode ser inclusive que o Juiz cague mole pro laudo e diga "f**a-se, ele comprou a placa com x anos de garantia e não existe restrição de uso"? Pode.

A gente tá só no campo das possibilidades.
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Cara, qualquer sobrecarga gera efeitos físicos em determinados padrões, que certamente são verificáveis de alguma forma.
A questão é prática: quanto custa um perito? A Nvidia vai contratar um laudo pra cada placa com defeito? Haja dinheiro...

Agora, TEM COMO? Certamente tem. Pode ser que ela pague só o SEU laudo, o Juiz aceite e te ferre? Pode.
Pode ser inclusive que o Juiz cague mole pro laudo e diga "f**a-se, ele comprou a placa com x anos de garantia e não existe restrição de uso"? Pode.

A gente tá só no campo das possibilidades.
Não estou falando que se a minha placa queime hoje, eu vou correr atrás da garantia, eu estou dizendo na situação do cara que não minerou, mas fez undervolt e queimou a placa mesmo assim.
Como a garantia iria provar que ele minerou? Só por causa do over na memoria ou tempo de uso, o que? Saca?
É isso que quero dizer.
O cara pode ter queimado a placa depois de dois anos de uso e sem minerar, mas o over na memoria estava lá e se o cara jogava 4 horas por dias, dois anos depois daria muito tempo de uso na placa.
Seria o mesmo os que mineram por esporte, tipo, poucas horas por dia, 3 horas por exemplo.
É muita variante para o fabricante descobrir, acho que eles só descobrem em casos extremos, os mais tranquilos eles não tem como saber. Por que teria muita negativa pra rma e isso não pegaria bem.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Essa discussão da garantia é realmente inútil, imagino que seja mais pertinente para quem tem uma placa com garantia de 3 ~4 anos e quer minerar esse tempo todo (como a 2080 do vídeo). Eu particularmente mantenho as minhas placas 3070/3060TI com +1100, mesmo sabendo que aguentam +2500, já achava o CxB desse OC adicional (maior que os 1100 recomendados) ruim. Imagino que a estratégia de OC depende de quanto tempo você deseja usar essas placas para minerar. Como tenho pouquíssimas, assim que o lucro cair em julho, devo sair, já estava no OC recomendado e devo baixar mais um pouco.



A sensação do dinheiro cair na conta e se tornar "dinheiro real" é excelente hehe. O pessoal que vê crypto como um lance ideológico ficam bravos com esse tipo de venda "como assim trocar uma crypto maravilhosa que vai valer 123453425 trilhões em 2030 em reles moedas mortais?"




Se algo derrubar o preço do BTC (e até hoje sempre implodiu depois de um rally maluco como o desse ano) leva todas as cryptos junto, isso mata a mineração por um tempo. Se a relação gasto com energia x rendimento ficar muito próximo, é melhor vender o hardware e comprar a crypto direto (meu plano). Como as Ampere são monstruosas, provavelmente vão ser ainda a rainha dos olhos no próximo boom, mas não acho que valeria a pena guardar esperando isso. Eu vi a live do Denny, ele me parece muito otimista. Eu imagino que a jogada de sucesso e sempre manter um pezinho atrás.
A vantagem da série 3000 é a eficiência energética. Se as placas pagarem o seu consumo de energia em vez de vender da pra manter minerando e convertendo tudo em btc. Quanto o btc subir novamente vc terá uma graninha boa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Não estou falando que se a minha placa queime hoje, eu vou correr atrás da garantia, eu estou dizendo na situação do cara que não minerou, mas fez undervolt e queimou a placa mesmo assim.
Como a garantia iria provar que ele minerou? Só por causa do over na memoria ou tempo de uso, o que? Saca?
É isso que quero dizer.
O cara pode ter queimado a placa depois de dois anos de uso e sem minerar, mas o over na memoria estava lá e se o cara jogava 4 horas por dias, dois anos depois daria muito tempo de uso na placa.
Seria o mesmo os que mineram por esporte, tipo, poucas horas por dia, 3 horas por exemplo.
É muita variante para o fabricante descobrir, acho que eles só descobrem em casos extremos, os mais tranquilos eles não tem como saber. Por que teria muita negativa pra rma e isso não pegaria bem.

As coisas têm especificações e desgastes geram padrões, isso é físico.

Vamos dizer que a margem comum de temperatura pra um chip de memória em jogo, com uma solução x de refrigeração, em voltagem 1.x, seja de 65C. O chip degrada de uma forma previsível e a vida útil prevista é de X meses. Isso é possível de reproduzir em laboratório, ou mesmo com simulações.

Tua GPU tá com undervolt? Não tem nada pra aparecer lá. Tua vRAM tava em 100C o tempo todo?

Já se o chip chega constantemente aos 100 e fica lá, o padrão de desgaste é diferente. Tem como CRAVAR que foi com mineração? Não necessariamente, mas tem como cravar que ele ficou nessa temperatura durante X tempo, o que estourou as especificações de uso do chip.

Aí é analogia.

"Engenheiro da Nvidia, o que é que mantém o clock da GPU baixo enquanto a temperatura da memória vai pra casa do c***lho?"

"Mineração, Vossa Excelência".

Aí, o Juiz é que vai dizer se isso tá fora dos "termos de uso" ou não. Quer arriscar? Direito seu. Precisa? Não sei, vai da sua cabeça.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Então vamos supor q caia bastante o rendimento do eth em julho. Ai todo mundo migra para esse CFX de uma vez. A moeda vai aumentar de valor pela quantidade de gente minerando, ou automaticamente perde valor? E como sabemos até quando ela poderá ser minerada? Ela não pode passar por atualizações e ficar ruim pra minerar assim como Ethereum?

Respondendo aqui meu velho para não desviar muito o assunto do outro tópico.

A relação de recompensa por mineração não está diretamente ligada a quantas pessoas estão minerando. Isso é definido por quem comanda a rede, normalmente os criadores da moeda. Eles podem entender não mexer na recompensa mesmo com aumento das pessoas por "n" razões (querem expandir as capacidades da rede, por isso mais poder computacional é bem vindo, o mercado pode entender isso como algo positivo e continuar investindo na moeda, aumentando ou mantendo seu valor) essa decisão não vem de imediato. A rede ethereum mexe nisso de tempos em tempos também não é automático.

Essa confusão é porque a galera supõe muita coisa na verdade e não entende mesmo como funciona esse lado.

A mesma lógica se aplica as atualizações. Ela pode trilhar o mesmo caminho do ETH e BTC, mas não é certeza. Isso depende do que foi definido como alvo para determinada moeda. Eu não li sobre quais são os objetivos da Conflux, mas é certo que ela tem um começo muito mais promissor que o Ethereum em se tratando de valor de mercado e isso não é gratuito, algo muito interessante existe no que a moeda pretende ser chamou a atenção do mercado logo de cara assim.

Ainda que passe por tais mudanças ao longo da sua evolução isso não é feito rapidamente. Requer planejamento e muito investimento. ETH não é minerável de agora. A galera envolvida com mineração minera ETH há quase 5 anos já. A questão é que o boom da moeda veio nos últimos 6 meses. A mesma coisa para a CFX, digamos que ela se atualize mais rápido que o ETH e siga esse caminho, não creio que isso vá durar menos que 3 anos, ou seja, CFX deverá ser minerável com alta rentabilidade ainda por um bom tempo.

PS: Dei uma zapeada aqui neste link de maneira muito rápida e nem há previsão de PoS para a Conflux ainda.

 
Ultima Edição:

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Agora eu sei um pouquinho o que daytrader passa... :klol

Estou desde ontem acompanhando a cotação do Ethereum pra vender minhas moedinhas e o troço sobe e desce loucamente. :klol

Nesse meio tempo, ainda tem trampo, chefe, coordenador, colegas, fazer almoço, falar com a mãe, falar com a filha...
Agora entendo um pouco porque isso aí pira o homem se mergulhar de cabeça.

:kpensa
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
As coisas têm especificações e desgastes geram padrões, isso é físico.

Vamos dizer que a margem comum de temperatura pra um chip de memória em jogo, com uma solução x de refrigeração, em voltagem 1.x, seja de 65C. O chip degrada de uma forma previsível e a vida útil prevista é de X meses. Isso é possível de reproduzir em laboratório, ou mesmo com simulações.

Tua GPU tá com undervolt? Não tem nada pra aparecer lá. Tua vRAM tava em 100C o tempo todo?

Já se o chip chega constantemente aos 100 e fica lá, o padrão de desgaste é diferente. Tem como CRAVAR que foi com mineração? Não necessariamente, mas tem como cravar que ele ficou nessa temperatura durante X tempo, o que estourou as especificações de uso do chip.

Aí é analogia.

"Engenheiro da Nvidia, o que é que mantém o clock da GPU baixo enquanto a temperatura da memória vai pra casa do c***lho?"

"Mineração, Vossa Excelência".

Aí, o Juiz é que vai dizer se isso tá fora dos "termos de uso" ou não. Quer arriscar? Direito seu. Precisa? Não sei, vai da sua cabeça.
Mas vc esta utilizando valores que só caberiam a 3080, o chip não fica a 100 graus nas gdd6, somente em gddr6x.
As placas como 3070 pra baixo trabalham muito mais frias do que isso e se não me engano o limite delas é menor tb, 90 graus.
Mas por testes que já vi, geralmente elas possuem a maxima de 70 graus em operações de estresse extremos e isso inclui mineração.
É muito mais raro acontecer problemas nessas placas que uma 3080 por ai.
O que poderia ocorrer é outra variante, queda de energia com a queima do equipamento, fonte de má qualidade ou simplesmente a loteria do silício, só que ao contrário, queimou, por que o chip era uma droga, mas como ele foi usado antes fica lá como desgaste.
Existe muita coisa para atestar e duvido que a nvidia faça isso, eu ainda chuto que isso é para casos extremos e não por que nego minerou dois meses e parou.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Agora eu sei um pouquinho o que daytrader passa... :klol

Estou desde ontem acompanhando a cotação do Ethereum pra vender minhas moedinhas e o troço sobe e desce loucamente. :klol

Nesse meio tempo, ainda tem trampo, chefe, coordenador, colegas, fazer almoço, falar com a mãe, falar com a filha...
Agora entendo um pouco porque isso aí pira o homem se mergulhar de cabeça.

:kpensa

Vida de trader é bem complicada, mas isso trade de cripto é fichinha perto de day trade pai. Só digo isso.

Só digo uma coisa: alavancagem, MALDITA ALAVANCAGEM! Day trade é foda por causa dessa porra. :kcry:keehk
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Agora eu sei um pouquinho o que daytrader passa... :klol

Estou desde ontem acompanhando a cotação do Ethereum pra vender minhas moedinhas e o troço sobe e desce loucamente. :klol

Nesse meio tempo, ainda tem trampo, chefe, coordenador, colegas, fazer almoço, falar com a mãe, falar com a filha...
Agora entendo um pouco porque isso aí pira o homem se mergulhar de cabeça.

:kpensa

Sim, estou com BTC para vender desde a semana passada, fiquei olhando o pico imaginando se subia mais, não vendi. Agora vou ter que esperar, esperar...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Mas vc esta utilizando valores que só caberiam a 3080, o chip não fica a 100 graus nas gdd6, somente em gddr6x.
As placas como 3070 pra baixo trabalham muito mais frias do que isso e se não me engano o limite delas é menor tb, 90 graus.
Mas por testes que já vi, geralmente elas possuem a maxima de 70 graus em operações de estresse extremos e isso inclui mineração.
É muito mais raro acontecer problemas nessas placas que uma 3080 por ai.
O que poderia ocorrer é outra variante, queda de energia com a queima do equipamento, fonte de má qualidade ou simplesmente a loteria do silício, só que ao contrário, queimou, por que o chip era uma droga, mas como ele foi usado antes fica lá como desgaste.
Existe muita coisa para atestar e duvido que a nvidia faça isso, eu ainda chuto que isso é para casos extremos e não por que nego minerou dois meses e parou.

Citei o caso dos 100C porque lembrei de ter lido várias vezes no tópico citações a gente que perdeu as placas porque operava nessa temperatura, mas qualquer sobrecarga - operação acima das especificações - é aferível. Claro que quanto mais acima, mais fácil aferir.

De qualquer forma, se mantendo dentro dos limites não creio que haja com o que se preocupar. 70C é ok.

O que eu quis dizer com esse papo todo é que jeito de identificar tem, se eles vão fazer ou não é outro papo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.522
Pontos
1.354
Citei o caso dos 100C porque lembrei de ter lido várias vezes no tópico citações a gente que perdeu as placas porque operava nessa temperatura, mas qualquer sobrecarga - operação acima das especificações - é aferível. Claro que quanto mais acima, mais fácil aferir.

De qualquer forma, se mantendo dentro dos limites não creio que haja com o que se preocupar. 70C é ok.

O que eu quis dizer com esse papo todo é que jeito de identificar tem, se eles vão fazer ou não é outro papo.
O video do ronaldo é claramente damage control de fabricante para botar tanto medo nas pessoas quanto para tirar a vontade delas de solicitar RMA.
Tem verdade ali? Tem, mas tudo? com certeza não. Ele não levantou aquele dia para fazer uma "boa ação" e fez o video, a mão dele foi molhada é claro.
O que as empresas querem é evitar ter que trocar muitas gpus e essa foi uma forma dela "marketear" isso.
Eu recomendo que todos que tiverem problema, enviem pro rma, mesmo que no final não consigam nada com isso, melhor do que obedecer este video as cegas e deixar o produto encostado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
O video do ronaldo é claramente damage control de fabricante para botar tanto medo nas pessoas quanto para tirar a vontade delas de solicitar RMA.
Tem verdade ali? Tem, mas tudo, com certeza não.
O que as empresas querem é evitar ter que trocar muitas gpus e essa foi uma forma dela "marketear" isso.
Eu recomendo que todos que tiverem problema, enviem pro rma, mesmo que no final não consigam nada com isso, melhor do que obedecer este video as cegas e deixar o produto encostado.

Provavelmente é mesmo, mas não quer dizer que o que ele disse não seja verdade. Enfim, cada um com a sua cabeça, como eu disse.
 

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.316
Reações
4.835
Pontos
979
galera por favor sem briga, de garantia.
Acho que 90% do topico esta com gpu na garantia.

nosso esquema é....
Comprar gpu > minerar> ganhar dinheiro e....
deixar os pcgamers com raiva.





brincadeira de deixar os gamers de pc com raiva. :klol
e que eles sentem raivam de nois mineradores sendo que nunca fizemos nada pra eles, ate ajudamos a nvidia e amd a ganhar muito dinheiro.
Imagina como a Nvidia e Amd amam todos nois. (mineradores e gamers):kluv

paz gamers de PC:kclassic


bem que algum hacker podia dar um alivio para o pc gamer e lançar um minerador para ps5 e xbox.
ate eu compraria um ps5, já que não tem nenhum jogo interessante.
:lolwtf
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Bem pessoal, fiz minhas primeiras 24h no Ethermine com a RTX 3070 (ASUS TUF) em stock, não alterei absolutamente nada.

A placa produziu em uma média de 52 MH/s e ficou em 60°C constantes. Já vi que dá pra render mais, mas não quero forçar nada não.

Acho que vou seguir assim, se sair uns R$ 800 no final do mês tá ótimo já.
 

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.316
Reações
4.835
Pontos
979
Bem pessoal, fiz minhas primeiras 24h no Ethermine com a RTX 3070 (ASUS TUF) em stock, não alterei absolutamente nada.

A placa produziu em uma média de 52 MH/s e ficou em 60°C constantes. Já vi que dá pra render mais, mas não quero forçar nada não.

Acho que vou seguir assim, se sair uns R$ 800 no final do mês tá ótimo já.
ta um pouco quente e ta rendendo pouco.
usa o over que a whattomine recomenda e bem leve e vai gastar menos energia.
consegue subir para 58 MH/ e consumir no maximo 120w e vai ficar mais fria a placa.
 
Ultima Edição:

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.435
Pontos
964
Bem pessoal, fiz minhas primeiras 24h no Ethermine com a RTX 3070 (ASUS TUF) em stock, não alterei absolutamente nada.

A placa produziu em uma média de 52 MH/s e ficou em 60°C constantes. Já vi que dá pra render mais, mas não quero forçar nada não.

Acho que vou seguir assim, se sair uns R$ 800 no final do mês tá ótimo já.
Pra mineração reduzir o power limit é obrigatório, mesmo que seja pra rodar os clocks da memória em stock.
Vai reduzir o consumo e temperatura ao mesmo tempo, capaz de ficar abaixo dos 50 graus aí por ser uma TUF.

E Core clock deixe em -502, vai trabalhar menos e não afeta a mineração.
 

kamikaze9x9

Bam-bam-bam
Mensagens
1.041
Reações
1.445
Pontos
253
Bem pessoal, fiz minhas primeiras 24h no Ethermine com a RTX 3070 (ASUS TUF) em stock, não alterei absolutamente nada.

A placa produziu em uma média de 52 MH/s e ficou em 60°C constantes. Já vi que dá pra render mais, mas não quero forçar nada não.

Acho que vou seguir assim, se sair uns R$ 800 no final do mês tá ótimo já.
ai que voce se engana, em stock voce esta forcando a placa sem necessidade..
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
ta um pouco quente e ta rendendo pouco.
usa o over que a whattomine recomenda e bem leve e vai gastar menos energia.
consegue subir para 58 MH/ e consumir no maximo 120w e vai ficar mais fria a placa.

Onde eu vejo?
 

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.316
Reações
4.835
Pontos
979
Ultima Edição:

relbr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.316
Reações
4.835
Pontos
979
Mas tem uma sessão específica lá pra ver? Não tô encontrando.

Até prefiro ficar no mais conservador mesmo, tô brincando aqui porque o PC tá ocioso enquanto jogo em consoles apenas.
e só colocar o icone mouse encima da placa desejada e aparece o over recomendado
 

Suja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
5.969
Pontos
989
Fiz assim agora:

  • PL: 50% (tá em 120W agora)
  • Core: 0
  • Memory: 1050
  • Fans: 60%

Hash em 60,2 MH/s a 47°C. Se eu desço o Memory Clock pros 800 recomendados pelo Whattomine, cai para 58,2 MH/s a 46°C, então devo ficar brincando nessa faixa agora.

Agradeço muito a todos novamente por ajudar o noob!
 
Topo Fundo