O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[MinerOS] Tópico oficial do Canc... ops, Mineração

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
mas o meu ponto é que fabricante algum explicita que computar hash invalida garantia.

É isso que acontecerá Struper:

Galera, se voces irem pra justica por conta disso, o que vai acontecer eh que a empresa vai contratar um perito pra assinar um laudo atestando que o uso da maquina feriu os termos da garantia.

Que é exatamente o que o Ronaldo fala no vídeo. Vai ser a palavra de um perito contra a sua. O juiz vai pesar isso e dar ganho de causa a quem robustecer mais a prova. Você para contrapor isso terá que fazer o mesmo, no mínimo.

mas o meu ponto é que fabricante algum explicita que computar hash invalida garantia.

A Galax sim e o Ronaldo confirma isso no vídeo. Por associação, boa parte das grandes marcas já devem ter a mesma situação prevista em garantia. Equipamento para uso extremo normalmente tem termos de garantia diferenciados por parte dos fabricantes, invariavelmente resultando num preço mais elevado. Uma VGA não é criada para ser usada em condições extremas e é isso que ele vai buscar provar para invalidar a garantia.

E sei lá, um canal pode ser referência em determinado assunto técnico/energético, isso não significa que ao opinarem sobre esse tema em particular e sem acesso às fabricantes, não sejam apenas alguns Zés-ninguém palpitando com tanto lastro quanto qualquer um aqui.

Ele trabalha na Galax. Esse é o ponto. Sem falar que outros que também lá trabalham tem assistência técnica para componentes de PC, especialmente VGA. Os caras falam de fonte porque é o que o Ronaldo se especializou, mas não se resume a apenas isso.

De qualquer maneira fica a dica nem que seja para estar preparado. Não é para alarmar nem por medo em ninguém é só para dar o toque.:kgozo
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Resumindo, reduzam seus overclocks pra não fuder a placa rápido, por que fuder a placa na parte das memorias com um ano de uso já é assinar a sentença de morte da garantia.
Fora que os thermals pads vão entregar que foi feito mineração.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Resumindo, reduzam seus overclocks pra não fuder a placa rápido, por que fuder a placa na parte das memorias com um ano de uso já é assinar a sentença de morte da garantia.
Fora que os thermals pads vão entregar que foi feito mineração.

Eu vou continuar de boa aqui como estou, mas sei onde estou pisando, ou espero saber....:keehk:klol
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Valeu pelo resumo.

Bill, não tem como saber qual aplicação a pessoa usou (a menos que a placa tenha uma "caixa preta" para armazenar isso com logs): o que se pode é sugerir que houve uso intenso em X área e tender a concluir então que o uso foi Y (como por exemplo concluir que sua fonte foi quem queimou a placa), mas o meu ponto é que fabricante algum explicita que computar hash invalida garantia.

Então fica -como vc mesmo antecipou-, algo para discutir judicialmente, só que meu ponto é que essa discussão vai ser na base do "acreditamos que ele usou para isso e não garantimos", só que não é conclusiva e principalmente, vai contra a própria propaganda que se faz desses equipamentos: para jogos, aplicações e trabalho, não apenas games.

No mais, ao menos as placas do Vr-struper aqui não trabalham a mais de 50º, pois quando atingem essa temperatura (entre 15h-19h em dias de sol) eu ligo o ar e trabalham infinitamente mais tranquilas do que o mesmo modelo que 4-5 horas por dia fica com milhares de picos de alta e queda em segundos jogando, o que estressa muito mais componentes do que uso continuo em baixa carga (um dos motivos para muita gente deixar PC 24/7 por exemplo).

E sei lá, um canal pode ser referência em determinado assunto técnico/energético, isso não significa que ao opinarem sobre esse tema em particular e sem acesso às fabricantes, não sejam apenas alguns Zés-ninguém palpitando com tanto lastro quanto qualquer um aqui.

Quer testar mesmo se isso não é um "manga com leite faz mal"? Que se faça então um teste com muitas placas, sem o técnico saber qual delas minerou (todas? nenhuma? 10%?) e que ele dê seus laudos às cegas, aí dá pra começar a acreditar de fato q é tecnicamente possível diagnosticar isso.

Concordo em partes com vc, e com o @billpower

Pensando como empresa, eu estaria no minimo me adiantando para uma possível demanda de acionamentos de RMA, mesmo que ainda possa ser algo dificil de acontecer dentro o prazo de garantia, com TODA certeza o assunto estaria na mesa.

Dito isso nada mais "ok" que as fabricantes procurem meios identificar isso, mesmo que decidam por liberar a garantia.

Marcas de alto calibre provavelmente já estão pensando em componentes e controladores melhores arrisco dizer que uma Asus ou Galax da vida preferem se antecipar ao problema do que corrigir é um principio básico da administração, vai rolar sim casos excepcionais onde se irá perder garantia e o consumidor será prejudicado, assim como (penso eu) a grande maioria deve estragar muito tempo depois da garantia, vejam que são poucas placas com garantia pra mais de 1 ano.

Sobre o video ele é esclarecedor sim, ele n me convenceu (talvez pelas habilidades de comunicação dele n serem as melhores) que a mineração é um grande problema, me assusta sim o stress nas VRM e controladoras, mas o que vc diz faz sentido num cenário lógico, agora seria necessário testar mesmo a placa para ver se a carga recorrente e linear é ainda menos prejudicial a carga volátil e não recorrente (falando do consuma da VRAM).

De fato todos precisam estar cientes, isso não pode ser surpresa muito menos ficar com o sentimento de arrogância e falar: "aaa mais essa b*sta n durou nada, essa placa e um lixo, quero meus direitos bla bla bla mi mi mi"
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
Tenho visto gente colocando 2800 nas memórias da 3070, essas aí vão durar nada.
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Nessa faixa de preço que citou, não consegue a RTX2060? Eu tenho um primo que tava disposto a vender a dele nessa faixa aí mesmo. Te interessaria? Ele tá minerando há 2 meses só.
Vou ver aqui com o camarada se ele faz por menos (3800 é o valor anunciado, sempre tem o chorinho, né?) Teu primo estaria disposto a passar a 2060 por quanto?
 


TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
A parte que acho complicada no vídeo é que não sabemos muito sobre aquela 2080ti que ele mostrou. As memórias dela rodavam no limite de 100º que ele falou (95º para mineração, 105 para jogos, pois a GDDR6X é quente mesmo)? Minerou 2 anos? Esses pontos ficaram meio em aberto, em certo momento alguém perguntou isso para ele: "Comecei a minerar com a minha 3070, quanto tempo leva para ela ficar assim minerando?" Ele respondeu algo como "isso não acontece na hora, você não vai começa a minerar hoje e a placa vai ficar assim com 20 dias.. isso é um dano acumulado". Fico curioso de saber se alguns poucos meses com +1100 nas memórias (que é bem longe do limite de OC da placa que passa de +2500) já são o suficiente para gerar problemas na garantia. Tem um usuário aqui no tópico que comentou ter essas manchas em uma 2080 de 2 anos que nunca minerou (mas usou OC nas memórias).

Tenho visto gente colocando 2800 nas memórias da 3070, essas aí vão durar nada.

Essa dai o PCB tá florescente já.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.640
Reações
21.436
Pontos
964
Resumindo, reduzam seus overclocks pra não fuder a placa rápido, por que fuder a placa na parte das memorias com um ano de uso já é assinar a sentença de morte da garantia.
Fora que os thermals pads vão entregar que foi feito mineração.
Eu por via das dúvidas dei uma reduzida aqui no over da 3060. Tava em +1220 nas memórias, reduzi pra +1070.
Só perdi 1 mh/s, e diminui o consumo de 115W pra 108W, além de menos 2 graus na temperatura. Fico mais despreocupado assim rs
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
A parte que acho complicada no vídeo é que não sabemos muito sobre aquela 2080ti que ele mostrou. As memórias dela rodavam no limite de 100º que ele falou (95º para mineração, 105 para jogos, pois a GDDR6X é quente mesmo)? Minerou 2 anos? Esses pontos ficaram meio em aberto, em certo momento alguém perguntou isso para ele: "Comecei a minerar com a minha 3070, quanto tempo leva para ela ficar assim minerando?" Ele respondeu algo como "isso não acontece na hora, você não vai começa a minerar hoje e a placa vai ficar assim com 20 dias.. isso é um dano acumulado". Fico curioso de saber se alguns poucos meses com +1100 nas memórias (que é bem longe do limite de OC da placa que passa de +2500) já são o suficiente para gerar problemas na garantia. Tem um usuário aqui no tópico que comentou ter essas manchas em uma 2080 de 2 anos que nunca minerou (mas usou OC nas memórias).



Essa dai o PCB tá florescente já.
Até pra undervolt que não seja para mineração, vc faz OC nas memorias.
Então vão proibir essa pratica, pode ter certeza.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
A parte que acho complicada no vídeo é que não sabemos muito sobre aquela 2080ti que ele mostrou. As memórias dela rodavam no limite de 100º que ele falou (95º para mineração, 105 para jogos, pois a GDDR6X é quente mesmo)? Minerou 2 anos? Esses pontos ficaram meio em aberto, em certo momento alguém perguntou isso para ele: "Comecei a minerar com a minha 3070, quanto tempo leva para ela ficar assim minerando?" Ele respondeu algo como "isso não acontece na hora, você não vai começa a minerar hoje e a placa vai ficar assim com 20 dias.. isso é um dano acumulado". Fico curioso de saber se alguns poucos meses com +1100 nas memórias (que é bem longe do limite de OC da placa que passa de +2500) já são o suficiente para gerar problemas na garantia. Tem um usuário aqui no tópico que comentou ter essas manchas em uma 2080 de 2 anos que nunca minerou (mas usou OC nas memórias).

Sim. Está bem superficial essa informação. Na verdade eu descobri que era uma 2080 pela busca do código do chip porque ele não diz isso explicitamente. Aquela referência ali inclusive é de um modelo de fabricante chinesa (final K6) provavelmente um modelo da Galax, como essa marca não tem penetração fora da Ásia e Brasil não achei nada em sites grandes sobre esse código na busca que fiz pela internet.

Como ele fala muitas coisas acertadas vale a pena dar uma conferida, mas não é para levar a ferro e fogo não. Apenas ter em mente mesmo. Na verdade o ponto que trouxe para compartilhar foi aquele outro que já mencionei noutros momentos.

Por exemplo uma coisa que dá para questionar nisso aí é. As GTX 980 Ti Hybrid tinham um problema crônico na solda BGA que levava a morte precoce de várias delas e consequente necessidade de Raballing. O que dizer em casos como estes? Poderia acusar que a placa foi estressada demais a ponto da solda estragar? É uma referência muito difícil de traçar. Você mesmo falou desse caso de um colega com sinais de desgaste semelhantes numa 2080 mesmo sem ter minerado. Sei que um perito pode criar toda uma teoria a fim de correlacionar as situações, mas é algo bem discutível mesmo assim. Nesse caso, no entanto, voltamos ao ponto inicial, a dor de cabeça que pode trazer caso termine partindo para uma briga judicial.

Eu reduzi o overclock na minha Palit aqui. Estava pegando 101 MHS nela e reduzi e agora ela está a 97, no final pode até não dar em nada e eu dar um put* azar e ela estragar precocemente do mesmo jeito, porém eu vou ter a consciência tranquila de que não usei ela no limite extremo. Até porque a b*ch* é um monstro pega uns 103 MHS se quiser.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
A nVidia já convenceu quantos aqui com essa baboseira de não poder usar pra minerar? Pelo visto só aqui já convenceu vários e deixou uma galera temerosa. Já tá valendo a pena a grana que o TecLab recebeu pra fazer o vídeo rsrsrsrs.

Meu sonho molhado é ter uma garantia negada dessa rsrs. Imagina que lindo 5000 virar mais de 10000 e ainda poder rir na cara da fabricante do processo fácil ganho? Maravilhoso.

Esse papo de garantia obrigatória X garantia estendida pelo fabricante é totalmente ultrapassado. É meramente uma extensão da garantia legal e os termos não mudam uma vírgula. Irrelevante. Fica nítido o desespero da marca em gerar conteúdo para amedrontar as pessoas. Obviamente houve instrução para tal. Uma bem fajuta. Tenho pena rs.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Esse papo de garantia obrigatória X garantia estendida pelo fabricante é totalmente ultrapassado.

Não é ultrapassado. É uma questão legal.

A pessoa lê garantia de 3 anos ou 4 anos e acha que é algo ilimitado, baseado na lei, não é. A garantia baseada na lei é de 3 meses apenas o resto é garantia contratual e os termos são estabelecidos pelo fabricante/fornecedor.

Alguns destes termos podem ser discutidos a partir de uma análise do que o CDC prevê, mas como tudo que implique embate jurídico há de haver convencimento e ninguém sabe o que é necessário para convencer uma pessoa, no caso o juiz, ainda mais num país em que as Leis são apenas uma ilusão, pois reza a prática de que "cada juiz tem um código."

Essa sua mentalidade é que levou muita gente a acreditar que "oferta se cumpre" e fez nego quebrar a cara pagando pelos "famosos bugs" e vendedor não honrando, depois indo para a justiça e tomando pau do mesmo jeito, quando não muito ainda tomando invertida e até sendo acusado de litigância de má fé.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Não é ultrapassado. É uma questão legal.

A pessoa lê garantia de 3 anos ou 4 anos e acha que é algo ilimitado, baseado na lei, não é. A garantia baseada na lei é de 3 meses apenas o resto é garantia contratual e os termos são estabelecidos pelo fabricante.

Alguns destes termos podem ser discutidos a partir de uma análise do que o CDC prevê, mas como tudo que implique embate jurídico há de haver convencimento e ninguém sabe o que é necessário para convencer uma pessoa, no caso o juiz, ainda mais num país em que as Leis são apenas uma ilusão, pois reza a prática de que "cada juiz tem um código."

Tem alguns pontos aí.

Primeiro que no ato da compra não há qualquer informação clara em relação a isso. Veja o link abaixo:
Placa de Vídeo Asus NVIDIA Rog Strix Gaming GeForce RTX3070, OC 8GB, GDDR6 - ROG-STRIX-RTX3070-O8G-GAMING | KaBuM!

Olha o que vem escrito no que tange a garantia

3 anos de garantia
(33 meses de garantia contratual junto ao fabricante + 3 meses referentes à garantia legal, nos termos do artigo 26, II, do Código de Defesa do Consumidor)

Não há um trecho sequer e nem um link que me leva a decidir se aceito ou não estes termos. Logo qualquer termo ali não tem qualquer validade.

Esse é o primeiro ponto.

O segundo, tão importante quanto, é que o fim destinado ao produto quem dá é o consumidor, jamais o fabricante ou o vendedor. Sendo este um fim natural, comum e ordinário, não há política de garantia no mundo que possa proibir, neste país, com as nossas leis e nossas regras, o impedimento para tal.

O terceiro e menos importante fica em relação as provas. São pouquíssimo robustas e absolutamente inconclusivas. É quase um achismo.

Sério, é uma aventura jurídica por parte do fabricante se decidirem por esse caminho. Ou simplesmente fizeram aquele cálculo que todos os grandes fabricantes fazem. Grande parte das pessoas simplesmente aceita os termos da garantia e deixa pra lá.

Dois casos bem recentes. Minha mãe acabou de ganhar na justiça e em acordo 2600 reais da Samsung. Razão? Se recusaram a reparar o problema de aquecimento porque a tela estava trincada, sob uma alegação absolutamente ridícula de que aquilo infringia esse tal termo de garantia e que em último caso também poderia gerar superaquecimento. Obviamente não existem provas robustas para tal alegação e o termo de garantia é simplesmente desproporcional para o consumidor. Correrarm desesperados para um acordo, como fazem sempre.

Segundo caso. Minha esposa, iPhone 11. FaceID apresentou problemas depois da garantia. Alegaram que é impossível reparar o aparelho e ainda ofereceram um desconto no iPhone mais novo hahahaha. Resultado óbvio? Acordo e minha esposa vai receber um iPhone 12 como acordo.

O que as empresas fazem é isso. Elas contam com o fato das pessoas estarem desinformadas ou simplesmente não terem tempo para levar seus assuntos para frente. A maioria acaba realmente deixando pra lá. Então, diante disto, é possível que algum fabricante decida por levar pra frente alegações incabíveis. Vão ceder ao acordo, para que nem ocorra a batalha jurídica. E vão ganhar dos 60% a 80% que simplesmente deixam para lá.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Não há um trecho sequer e nem um link que me leva a decidir se aceito ou não estes termos. Logo qualquer termo ali não tem qualquer validade.

A única garantia prevista em lei é a de 3 meses. A outra garantia é contratual e desde que o contrato não esteja eivado de vício de coação você anue com ele livremente, portanto, validamente. Se dentro do contrato tiver algum vício ou algo que vá de encontro ao regramento legal vigente, na tábua legal a qual se aplica, isso será discutido posteriormente, via ação judicial, que implicará em cumprimento de todos os procedimentos pertinentes para tal e, consequentemente para nós reles mortais, prejuízo que pode ser apenas de tempo, ou, na pior das hipóteses, financeiro.

Esse é o primeiro ponto.

O segundo, tão importante quanto, é que o fim destinado ao produto quem dá é o consumidor, jamais o fabricante ou o vendedor. Sendo este um fim natural, comum e ordinário, não há política de garantia no mundo que possa proibir, neste país, com as nossas leis e nossas regras, o impedimento para tal.

Você está confundindo as coisas. A garantia não te impede de nada. A garantia é uma liberalidade do fabricante/fornecedor e por liberalidade se entende que ele é quem define os termos de como se dará o cumprimento da obrigação que ele livremente se impôs. Você é livre para usar, claro, o que não vai poder cobrar é que o fabricante arque com o risco que VOCÊ quis assumir e que ele estipulou que não iria anuir caso você seguisse, pois os termos do contrato que liberalmente ele criou não previa tal possibilidade.

O terceiro e menos importante fica em relação as provas. São pouquíssimo robustas e absolutamente inconclusivas. É quase um achismo. Sério, é uma aventura jurídica por parte do fabricante se decidirem por esse caminho. Ou simplesmente fizeram aquele cálculo que todos os grandes fabricantes fazem. Grande parte das pessoas simplesmente aceita os termos da garantia e deixa pra lá.

Não é desse jeito que você colocou. Esse tipo de caso será avaliado por um perito, caso a empresa assim designe, e a palavra de um perito será avaliada pelo julgador com um peso diferente da palavra de um leigo. Caso a empresa assim o faça você terá que fazer o mesmo caso queira que seu contraponto tenha o mesmo peso na avaliação judicial. O Ronaldo apenas coloca em seu vídeo que a Galax faz isso e que certamente outras empresas também seguem a mesma a linha porque ele é do meio e sabe como tudo ocorre.

Dois casos bem recentes. Minha mãe acabou de ganhar na justiça e em acordo 2600 reais da Samsung. Razão? Se recusaram a reparar o problema de aquecimento porque a tela estava trincada, sob uma alegação absolutamente ridícula de que aquilo infringia esse tal termo de garantia e que em último caso também poderia gerar superaquecimento. Obviamente não existem provas robustas para tal alegação e o termo de garantia é simplesmente desproporcional para o consumidor. Correrarm desesperados para um acordo, como fazem sempre.

Segundo caso. Minha esposa, iPhone 11. FaceID apresentou problemas depois da garantia. Alegaram que é impossível reparar o aparelho. Resultado óbvio? Acordo e minha esposa vai receber um iPhone 12 como acordo.

O que as empresas fazem é isso. Elas contam com o fato das pessoas estarem desinformadas ou simplesmente não terem tempo para levar seus assuntos para frente. A maioria acaba realmente deixando pra lá.

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Você está supondo que empresas diferentes lidarão da mesma maneira em situações diferentes. Não é assim que acontece. Eu acionei judicialmente a construtora do apartamento no qual resido hoje alegando uma situação que especialistas me disseram que seria inútil tentar. Encontrei um advogado que acreditou na minha avaliação do caso (sou advogado) e ele resolveu ingressar com o pedido. Eu mesmo não entrei por inúmeras razões que não convém enumerar aqui. Resultado? Ganhamos, mas sei muito bem que meu caso foi uma situação isolada, que inúmeras coisas contribuíram favoravelmente para esse desfecho, jamais posso chegar, nem mesmo o advogado vai falar isso, que noutra causa o desfecho será o mesmo.

Como disse, o mesmo pode se falar dos tais bugs na internet. Tantos obtiveram êxito enquanto outros não e, pior, tiveram aqueles mais desafortunados que até tomaram invertida e terminaram saindo no prejuízo.

Cada caso é um caso e o pior, cada juiz tem seu código. Esse é o problema nevrálgico do ordenamento jurídico brasileiro. Se nós tivéssemos uma realidade mais uniforme e previsível a segurança jurídica nos permitiria ter mais confiança nos resultados dos pleitos e tantas coisas seriam melhores aqui, não só estes casos menores que estamos discutindo.

O Ronaldo fala exatamente nesse sentido no vídeo. É um alerta, uma precaução. Cada um avalia como quiser a maneira de conduzir a situação no final das contas.
 
Ultima Edição:

Killer Khan

Bam-bam-bam
Mensagens
20.659
Reações
1.273
Pontos
494
Eu reduzi o overclock na minha Palit aqui. Estava pegando 101 MHS nela e reduzi e agora ela está a 97, no final pode até não dar em nada e eu dar um put* azar e ela estragar precocemente do mesmo jeito, porém eu vou ter a consciência tranquila de que não usei ela no limite extremo. Até porque a b*ch* é um monstro pega uns 103 MHS se quiser.
Eu fiz a mesma coisa na minha 3080.
Tava dando 100 e diminui o over, deixando a 97.
a diferenca de hashrate daria 500 reais em um ano, com a recompensa do jeito que ta agora. Que sabemos que nao estara.
.

Meu sonho molhado é ter uma garantia negada dessa rsrs. Imagina que lindo 5000 virar mais de 10000 e ainda poder rir na cara da fabricante do processo fácil ganho? Maravilhoso.
Talvez seja um negocio teu e tal.
Mas todas as vezes que me aventurei na justica, a sensacao eh sempre a mesma: teria sido melhor se nao tivesse precisado.
Pra mim nao vale a dor de cabeca e uso valioso do meu tempo indo em forum e afins.

Tranquilidade eh tu comprar o produto e ele funcionar de acordo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Todo mundo que opera mining, 24/7, sabe do risco que corre. Se der pau, acionar a garantia é da consciência de cada um, e cada um sabe o que lhe causa dor. Qualquer discussão além dessa é meio inócua, ao meu ver.

Em tempo, caiu hoje o meu primeiro depósito, de reles 330 reais, ainda na conta da minha 1650 Super. Não é que esse dinheiro existe mesmo?
 

Killer Khan

Bam-bam-bam
Mensagens
20.659
Reações
1.273
Pontos
494
A discussao da garantia eh inutil. Se o cara tem o entendimento que tua placa esta garantida, que corra atras dos seus direitos.

O que acrescenta pra gente eh essa discussao de diminuicao de danos. Qual o overclock com a melhor relacao potencia x economia, quais sao praticas saudaveis e nao saudaveis pro hardware....essas coisas. Isso eh super valido.

Mais valido ainda eh procurar opiniao especializada, ver o que os tecnicos dizem a respeito da pratica etc.
O video do cara nao eh um ataque a quem minera.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Se você olhar todo dia, sempre via ter uma shitcoin bem posicionada, as vezes em segundo após a ETH, o problema é ver se essa moeda em questão tem movimentação diária boa e se o mercado total dela é grande o suficiente para ser levada a sério. A maior parte das pessoas que eu vejo, estão apostando que o futuro é a Ravecoin, eu particularmente sou cético, toda a minha matemática é para dropar mineração em julho com o fim do ETH ou talvez antes em caso de crash. Dos dois casos, pretendo vender o que for possível vender de hardware, comprar a moeda direto e holdar.

Pensando em qualquer moeda, mesmo a ravecoin, se não valer mesmo a pena minerar ETH em julho e todas essas milhões de placas novas e poder de mineração do ETH for apontado para outra moeda, provavelmente vamos explodir o nível de dificuldade dela e pronto, não vai render mais nada. Imagino que esse processo vai acontecer para qualquer outra shitcoin, ao menos nos primeiros meses, por isso não acho que seja possível prever a lucratividade de qualquer shitcoin com base do gráfico atual delas.



Sim, é como fala no guia, mesmo sendo usada para mineração, essas manchas dependem da configuração, temperatura e tempo de uso que isso não é um determinante. No seu caso, segundo o Ronaldo da TecLab, sua garantia é inválida por isso "pois é sinal claro de mineração" e fod$-se o CDC. Essa parte de invalidar ou não a garantia me faz pensar até em outros pontos, um cara que trabalha com render passa sei lá 95% do tempo renderizando coisas pesadas com a placa em 100% do PL, clocks, tudo padrão, esquentando o mesmo que esquentaria rodando um jogo por 15, 20 h por dia, esses caras também não vão ter garantia? Esse cara profissional leva a placa dele na garantia, a nvidia vai falar que RTX é SÓ PARA JOGOS e se quiser trabalhar com render tem que comprar a linha quadro? Isso tudo é bem curioso, em julho quando eu for pular fora, vou abrir a 3070 Aorus que é a minha de uso particular para trocar a pasta/thermalpads por modelos de alta qualidade e verificar em detalhes como vai estar o pcb dela e componentes depois de 4 meses de mineração, se fosse por dinheiro apostando, aposto que vai estar como nova, incluindo pasta térmica e os thermalpads.



Ai tem coragem.
Visualizar anexo 183036

Se alguém comprar e receber, vou me doer muito por não ter comprado, mas no momento não estou muito afim de arriscar 7k não.
Outro dia o denny Torres fez um vídeo sobre a mineração de beam. Diz ele que pode ser uma boa moeda, o overclock para ela exige menos da placa que o ethereum e tanto a ethermine como a sparkpool tem mineração dessa moeda. Diz ele que ela tem uma movimentação boa também.

Mas agora ninguém sabe de nada, tudo é chute.

Na verdade eu não tenho medo nenhum de um fim da mineração de ethereum. Se o ethereum acabar vai ter outras moedas pra minerar. O meu medo é o bitcoin. O cerco pode fechar contra a moeda de uma hora pra outra e tudo ir abaixo igual em 2018.

Aí as pessoas falam que não tem perigo, bom a Turquia proibiu criptomoedas e isso já afetou o mercado. E a Índia está ameaçando fazer o mesmo a meses. Se a Índia fizer isso pode dar um baque brabo e o desespero tomar conta do mercado.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.686
Pontos
1.344
É mas se o cara fez overlclock alto nas memórias pra jogar? Não tanto como pra minerar, mas pra jogos. Aqui 600mhz a mais ela vai.
Se desgastar vai mesmo com jogo em overclock. O cara joga umas 8h todo dia e ai como vão saber? Só se tiver alguma caixa preta como falaram ai. Ou o over extremo nas memorias depois de anos, fica de um jeito q só acima de 1000mhz poderia ficar. Sei la.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Se der pau, acionar a garantia é da consciência de cada um, e cada um sabe o que lhe causa dor.
A discussao da garantia eh inutil. Se o cara tem o entendimento que tua placa esta garantida, que corra atras dos seus direitos.

Isso. Acho que a galera termina se prendendo com o lance da garantia pelo medo de precisar dela e ter em mente que a hipótese de ser negada pode acontecer e aí começa a empacar. O ponto não é esse mesmo. A razão do vídeo foi esclarecer o lance de saber ou não se minerou, como as marcas estão lidando com isso e dicas de como melhorar sua mineração minimizando os riscos.

Eu adianto que caso dê algum pau aqui eu vou acionar a garantia normalmente e se eles negarem é bem provável que também vá para a justiça, mas sabendo que é briga aberta.

Tem marca aí que coloca lacre nos parafusos do cooler só para saber se o cara abriu a VGA e excluir da garantia. Agora imaginem, se o cara mora num lugar que pega muita poeira como é que ele vai limpar o equipamento? Vai deixar acumular poeira até os fans pararem de girar? Como faz numa situação dessas? Eu mesmo coloco bloco de watercooler nas minhas placas há tempos, nunca tive problemas, mas agora com a PcYes percebi que a tinham lacres nos parafusos antes de remover o cooler. Na hora vi saquei que tinha o propósito de ser usado como excludente de garantia, mesmo assim abri e troquei meu cooler e caso aconteça alguma coisa eu irei acionar a garantia do mesmo jeito. KKK.

Naquele vídeo da Getech o dono fala justamente sobre isso numa parte. Ele diz que não vai abrir a placa do cara porque tem até lacre nos parafusos, deixando claro que não quer fazer isso por causa do risco de eivar a garantia e depois ser responsabilizado por isso.

A briga é de cada um, como vai se dar a briga também é algo que fica para os envolvidos. Inclusive saber de antemão permite nos prepararmos melhor.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
É mas se o cara fez overlclock alto nas memórias pra jogar? Não tanto como pra minerar, mas pra jogos. Aqui 600mhz a mais ela vai.
Se desgastar vai mesmo com jogo em overclock. O cara joga umas 8h todo dia e ai como vão saber? Só se tiver alguma caixa preta como falaram ai. Ou o over extremo nas memorias depois de anos, fica de um jeito q só acima de 1000mhz poderia ficar. Sei la.

Jogando, ainda que o over seja alto, a carga não é constante. Na mineração, é.
De qualquer forma, é ficar de olho na temperatura. Se o cara quer minerar 24/7 numa RTX 3090 com memória a 100C, porra, o problema dele é outro. :klol
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
É mas se o cara fez overlclock alto nas memórias pra jogar? Não tanto como pra minerar, mas pra jogos. Aqui 600mhz a mais ela vai.
Se desgastar vai mesmo com jogo em overclock. O cara joga umas 8h todo dia e ai como vão saber? Só se tiver alguma caixa preta como falaram ai. Ou o over extremo nas memorias depois de anos, fica de um jeito q só acima de 1000mhz poderia ficar. Sei la.
Eu antes de minerar, fiz undervolt e conforme os tutos por ai, o normal é socar 1000+ na memoria, talvez até um 1100.
É meio furado sim o argumento que eles podem identificar que vc minerou, por que o cara que fez isso que citei acima, pode cair na rede deles com alegações falsas.
E isso força mais a placa do que minerar, por que é muito fácil dar congelamentos, mesmo naquele teste do 3dmark.
 

Killer Khan

Bam-bam-bam
Mensagens
20.659
Reações
1.273
Pontos
494
É mas se o cara fez overlclock alto nas memórias pra jogar? Não tanto como pra minerar, mas pra jogos. Aqui 600mhz a mais ela vai.
Se desgastar vai mesmo com jogo em overclock. O cara joga umas 8h todo dia e ai como vão saber? Só se tiver alguma caixa preta como falaram ai. Ou o over extremo nas memorias depois de anos, fica de um jeito q só acima de 1000mhz poderia ficar. Sei la.
Ai eu to destualizado pra te falar sobre o over de games.
Nunca curti fazer. E pra ser sincero nem preciso.

Mas teria que dar uma olhada, pq o over pra mineracao geralmente eh diferente.
Entao o dano pode ser que seja pela elevacao no clock das memorias que talvez nao seja feito pro gaming
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
A 1080 é horrorosa de overclock de memória, tanto que eu tô rodando stock mesmo. Meti 100Mhz e já travou, então que se lasque.
Até gostei, porque o maluco com TOC não fico perseguindo ganhos maiores.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Ai eu to destualizado pra te falar sobre o over de games.
Nunca curti fazer. E pra ser sincero nem preciso.

Mas teria que dar uma olhada, pq o over pra mineracao geralmente eh diferente.
Entao o dano pode ser que seja pela elevacao no clock das memorias que talvez nao seja feito pro gaming
Undervolt pra jogo te obriga a subir o clock das memorias, eu fiz isso para jogo antes de minerar e botava 1100+.
Então sim, os dois overs de minerio e jogo undervolt são parecidas na série 3000.
Gastava bem menos energia jogando.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.687
Reações
20.686
Pontos
1.344
Eu antes de minerar, fiz undervolt e conforme os tutos por ai, o normal é socar 1000+ na memoria, talvez até um 1100.
É meio furado sim o argumento que eles podem identificar que vc minerou, por que o cara que fez isso que citei acima, pode cair na rede deles com alegações falsas.
E isso força mais a placa do que minerar, por que é muito fácil dar congelamentos, mesmo naquele teste do 3dmark.

Então, será q só em overs extremos, tipo acima de 1300+ q com o tempo ira detonar mesmo em boas temperaturas? Pq q nen vc falou. O cara poe 1000+ faz undervolt na placa, ela trabalha super fria, talvez nen desgaste como desgastou aquela 2080 em 2 anos.
 

Killer Khan

Bam-bam-bam
Mensagens
20.659
Reações
1.273
Pontos
494
Undervolt pra jogo te obriga a subir o clock das memorias, eu fiz isso para jogo antes de minerar e botava 1100+.
Então sim, os dois overs de minerio e jogo undervolt são parecidas na série 3000.
Gastava bem menos energia jogando.
Entao falei b*sta kk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Undervolt pra jogo te obriga a subir o clock das memorias, eu fiz isso para jogo antes de minerar e botava 1100+.
Então sim, os dois overs de minerio e jogo undervolt são parecidas na série 3000.
Gastava bem menos energia jogando.

Justamente pelo que eu disse. Mineração o consumo é no talo e constante, pra jogos não...há picos e vales, é conforme demanda.
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Jogando, ainda que o over seja alto, a carga não é constante. Na mineração, é.
De qualquer forma, é ficar de olho na temperatura. Se o cara quer minerar 24/7 numa RTX 3090 com memória a 100C, porra, o problema dele é outro. :klol

Acho que a única coisa que se assemelha a minerar (é até pior pq os cores tb são levados ao extremo) é maquina de render...

Tem empresas de publicidade, edição de vídeo etc, que renderizam projetos (quem edita vê aquela previsão sem reflexos, pelos, etc renderizados, depois manda pro Render para sair o arquivo final).

Então o render recebe trabalhos da empresa toda constantemente e os processa, um filme por exemplo a lá disney chega a demorar uns 2-3 meses para ser renderizado 1 arquivo.

Detalhe que muito provavelmente, essas empresas não fazem overclock nenhum.


Justamente pelo que eu disse. Mineração o consumo é no talo e constante, pra jogos não...há picos e vales, é conforme demanda.

Sei lá cara quando jogo um jogo pesado mesmo, o uso da GPU fica sempre acima de 65 - 80%. E os núcleos tb são usados, a mineração usa mais as memórias somente.

O uso só cai quando sua gpu é lockada (tipo lockar a 60fps) se não ela renderiza 100- 200 fps e fica sempre a 100%.

Poucas pessoas travam que nem eu. Tem muita gente demonizando minerar, mas do ponto de vista de desgaste, usar esquentar -> esfriar -> usar -> esquentar esfriar é muito pior que carga constante.

Aonde trabalho, sob ar condicionado, e nunca sendo desligado, temos servidores de 15 anos funcionando sem nada ser substituido... Se fosse um computador que constantemente era reiniciado, ligado etc pode ter certeza que não duraria isso.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Acho que a única coisa que se assemelha a minerar (é até pior pq os cores tb são levados ao extremo) é maquina de render...

Tem empresas de publicidade, edição de vídeo etc, que renderizam projetos (quem edita vê aquela previsão sem reflexos, pelos, etc renderizados, depois manda pro Render para sair o arquivo final).

Então o render recebe trabalhos da empresa toda constantemente e os processa, um filme por exemplo a lá disney chega a demorar uns 2-3 meses para ser renderizado 1 arquivo.

Detalhe que muito provavelmente, essas empresas não fazem overclock nenhum.

Fora que, além de não fazer overclock, renderfarms geralmente ficam dentro de salas de prédios com ar condicionado central, frio pra c***lho.


Sei lá cara quando jogo um jogo pesado mesmo, o uso da GPU fica sempre acima de 65 - 80%. E os núcleos tb são usados, a mineração usa mais as memórias somente.

Mas não em 100, fora que entre 65 e 80 gera uma variação grande de voltagem e temperatura. Mineração é 100% constante. Os cores da GPU são projetados pra altíssima carga de trabalho. Tanto que na esmagadora maioria das soluções de refrigeração a maior preocupação é com a GPU e as memórias só recebem fluxo de ar residual.

Se o cara quer minerar, tem que adotar soluções melhores. Placas mais robustas, gabinetes melhor ventilados, etc. A questão é que o cara quer gastar o mínimo e usar a VGA no talo com memória a 100C o tempo todo. Vai se foder. O que ferra chip é temperatura alta.

Como eu disse, se o cara vai entrar nessa sabe o risco que tá correndo. Ou deveria, pelo menos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Justamente pelo que eu disse. Mineração o consumo é no talo e constante, pra jogos não...há picos e vales, é conforme demanda.
Tem a carga de trabalho, mas não é só isso que força a placa.
Mineração: 122w constantes, nunca passando disso e over mais de 1100
Jogando: Depende do jogo, não é todo jogo que consome menos não, eu vi alguns videos mostrando como funcionava o undervolt, existe jogo que vai usar 120w(que é o normal do undervolt como valor mínimo) e existe jogo que vai utilizar 195w e jogando 195w em 1100 da memoria, sendo que na mineração ele fica fixo em 122w jogando na memoria.
Então jogar gasta mais que minerar e isso pode fazer a placa esquentar mais tb, se não me engano foi o gears 5 ou o shadow tomb que usava praticamente toda a energia da placa e não respeitava o undervolt. Se o sistema de resfriamento não for bom da placa, ela congela a tela.
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Essa discussão da garantia é realmente inútil, imagino que seja mais pertinente para quem tem uma placa com garantia de 3 ~4 anos e quer minerar esse tempo todo (como a 2080 do vídeo). Eu particularmente mantenho as minhas placas 3070/3060TI com +1100, mesmo sabendo que aguentam +2500, já achava o CxB desse OC adicional (maior que os 1100 recomendados) ruim. Imagino que a estratégia de OC depende de quanto tempo você deseja usar essas placas para minerar. Como tenho pouquíssimas, assim que o lucro cair em julho, devo sair, já estava no OC recomendado e devo baixar mais um pouco.

Todo mundo que opera mining, 24/7, sabe do risco que corre. Se der pau, acionar a garantia é da consciência de cada um, e cada um sabe o que lhe causa dor. Qualquer discussão além dessa é meio inócua, ao meu ver.

Em tempo, caiu hoje o meu primeiro depósito, de reles 330 reais, ainda na conta da minha 1650 Super. Não é que esse dinheiro existe mesmo?

A sensação do dinheiro cair na conta e se tornar "dinheiro real" é excelente hehe. O pessoal que vê crypto como um lance ideológico ficam bravos com esse tipo de venda "como assim trocar uma crypto maravilhosa que vai valer 123453425 trilhões em 2030 em reles moedas mortais?"


Outro dia o denny Torres fez um vídeo sobre a mineração de beam. Diz ele que pode ser uma boa moeda, o overclock para ela exige menos da placa que o ethereum e tanto a ethermine como a sparkpool tem mineração dessa moeda. Diz ele que ela tem uma movimentação boa também.

Mas agora ninguém sabe de nada, tudo é chute.

Na verdade eu não tenho medo nenhum de um fim da mineração de ethereum. Se o ethereum acabar vai ter outras moedas pra minerar. O meu medo é o bitcoin. O cerco pode fechar contra a moeda de uma hora pra outra e tudo ir abaixo igual em 2018.

Aí as pessoas falam que não tem perigo, bom a Turquia proibiu criptomoedas e isso já afetou o mercado. E a Índia está ameaçando fazer o mesmo a meses. Se a Índia fizer isso pode dar um baque brabo e o desespero tomar conta do mercado.

Se algo derrubar o preço do BTC (e até hoje sempre implodiu depois de um rally maluco como o desse ano) leva todas as cryptos junto, isso mata a mineração por um tempo. Se a relação gasto com energia x rendimento ficar muito próximo, é melhor vender o hardware e comprar a crypto direto (meu plano). Como as Ampere são monstruosas, provavelmente vão ser ainda a rainha dos olhos no próximo boom, mas não acho que valeria a pena guardar esperando isso. Eu vi a live do Denny, ele me parece muito otimista. Eu imagino que a jogada de sucesso e sempre manter um pezinho atrás.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Tem a carga de trabalho, mas não é só isso que força a placa.
Mineração: 122w constantes, nunca passando disso e over mais de 1100
Jogando: Depende do jogo, não é todo jogo que consome menos não, eu vi alguns videos mostrando como funcionava o undervolt, existe jogo que vai usar 120w(que é o normal do undervolt como valor mínimo) e existe jogo que vai utilizar 195w e jogando 195w em 1100 da memoria, sendo que na mineração ele fica fixo em 122w jogando na memoria.
Então jogar gasta mais que minerar e isso pode fazer a placa esquentar mais tb, se não me engano foi o gears 5 ou o shadow tomb que usava praticamente toda a energia da placa e não respeitava o undervolt. Se o sistema de resfriamento não for bom da placa, ela congela a tela.

Não é só uma questão do quanto consome.
A carga do jogo não é nas memórias, é na GPU. A carga da mineração não é na GPU, é nas memórias. A GPU é pra aguentar carga mesmo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Não é só uma questão do quanto consome.
A carga do jogo não é nas memórias, é na GPU. A carga da mineração não é na GPU, é nas memórias. A GPU é pra aguentar carga mesmo.
Então me explica por que a placa congela com over exagerado na memoria jogando? Se a carga é supostamente na gpu?
Por que essa conta não fecha.
Ali é super aquecimento na certa.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Valeu pelo resumo.

Bill, não tem como saber qual aplicação a pessoa usou (a menos que a placa tenha uma "caixa preta" para armazenar isso com logs): o que se pode é sugerir que houve uso intenso em X área e tender a concluir então que o uso foi Y (como por exemplo concluir que sua fonte foi quem queimou a placa), mas o meu ponto é que fabricante algum explicita que computar hash invalida garantia.

Então fica -como vc mesmo antecipou-, algo para discutir judicialmente, só que meu ponto é que essa discussão vai ser na base do "acreditamos que ele usou para isso e não garantimos", só que não é conclusiva e principalmente, vai contra a própria propaganda que se faz desses equipamentos: para jogos, aplicações e trabalho, não apenas games.

No mais, ao menos as placas do Vr-struper aqui não trabalham a mais de 50º, pois quando atingem essa temperatura (entre 15h-19h em dias de sol) eu ligo o ar e trabalham infinitamente mais tranquilas do que o mesmo modelo que 4-5 horas por dia fica com milhares de picos de alta e queda em segundos jogando, o que estressa muito mais componentes do que uso continuo em baixa carga (um dos motivos para muita gente deixar PC 24/7 por exemplo).

E sei lá, um canal pode ser referência em determinado assunto técnico/energético, isso não significa que ao opinarem sobre esse tema em particular e sem acesso às fabricantes, não sejam apenas alguns Zés-ninguém palpitando com tanto lastro quanto qualquer um aqui.

Quer testar mesmo se isso não é um "manga com leite faz mal"? Que se faça então um teste com muitas placas, sem o técnico saber qual delas minerou (todas? nenhuma? 10%?) e que ele dê seus laudos às cegas, aí dá pra começar a acreditar de fato q é tecnicamente possível diagnosticar isso.

Metendo o meu bedelho na discussão, creio que se entrar no Direito do Consumidor leva tranquilamente... nem precisa acionar judicialmente...

## Totalmente achismo meu, claro. ##
 
Topo Fundo