O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Na sua opinião, a partir de qual renda mensal líquida uma família consegue viver de maneira excelente no Brasil?

Na sua opinião, a partir de qual renda mensal líquida uma família consegue viver de maneira excelent

  • R$ 3.000,00

    Votes: 3 2,9%
  • R$ 5.000,00

    Votes: 5 4,8%
  • R$ 8.000,00

    Votes: 15 14,3%
  • R$ 10.000,00

    Votes: 16 15,2%
  • R$ 12.000,00

    Votes: 9 8,6%
  • R$ 15.000,00

    Votes: 11 10,5%
  • R$ 17.000,00

    Votes: 2 1,9%
  • R$ 20,000,00

    Votes: 8 7,6%
  • R$ 23.000,00

    Votes: 1 1,0%
  • R$ 25.000,00

    Votes: 4 3,8%
  • R$ 27.000,00

    Votes: 0 0,0%
  • R$ 30.000,00

    Votes: 3 2,9%
  • R$ 33.000,00

    Votes: 0 0,0%
  • R$ 35.000,00

    Votes: 2 1,9%
  • Acima de R$ 35.000,00

    Votes: 26 24,8%

  • Total voters
    105

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
afinal-e-possivel-viver-de-renda-saiba-como.jpg


Complicado a pergunta, já que o Brasil possui muitas realidades e influenciam na própria da questão da renda. Todavia, imaginando um cenário de uma família típica, com imóvel quitado e sem dívidas, e pensando numa vida de maneira excelente (sem tantas privações na questão alimentícia, ter acesso a viagens sem se comprometer, ter como investir na educação e outros) e fugindo de locais super caros, tipo SP capital, uma família que consegue tirar vinte mil líquidos consegue viver excelente em quase todo o Brasil (pensando numa com um casal de crianças). Um casal sem filhos colocaria R$ 12.000,00 e quem vive só entre R$ 5.000 e R$ 8.000,00.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.803
Pontos
1.934
se tamos falando em 4 pessoas, filhos no colégio q não seja a pública (pq é mais lixo q as particulares) ...

da com mil reais por cabeça? Dá... Nego faz o q pode. Obvio q "dá". Até aí mendigo mora em SP capital dormindo na rua e ganhando trocados q acumulam em 50 reais por mês mendigando. Fora a comida grátis em igreja, ongs, posto de apoio aos homeless. Na paulista se vê várias famílias vivendo na rua e mais longe nas "comunidades" sem saneamento básico.

Então tudo vai depender do q vc abre mão, não abre mão, nível de conforto exigido, localização, tipos de lazer e seguranças (precauções, seguros em geral)

se vc abre mão de seguro de vida, plano de saúde, seguro e revisão do carro (ou até mesmo abrir mão do carro) da pra viver com pouco claro... Então é mto retardado o cara vir aqui criticar a quantia alheia.

tem gente q vai conseguir com 4-5K sustentar 4 cabeças como tem gente q acha q é preciso ter pelo menos 15k pra bancar certas necessidades q alguém mais pobre não faz questão e nenhum dos dois ta errado. Não da pra tirar razão de ninguém. O osso é ver gente rasgando o próprio c* pq tem gente q precisa de mais grana q o cara pra viver...

Aí quando cara fala q 4k é confortável pra 4 pessoas o confortável é extremamente relativo. Q a casa sem reboco é confortável, q a Tv da buster de 32 polegadas é confortável, que um ps5 de terceira mão é confortável, que o hospital público é confortável, que não ter carro é confortável, que a cama das casas bahia é confortável, que o transporte de 3h pra chegar em casa é confortável, que ser assaltado umas 2 vezes por mês passando em quebrada todo dia é confortável... :p E o cara desdenha do colega q ta gastando 10k pra sustentar 4 pessoas e do outro colega q gasta 30 sei la. Tem colegio cobrando aí 5-8k por mês de casa filho então pô. Faz as contas

Infelizmente não é o q ganho, nem tenho filhos mas se fosse o contrário, fazendo uma conta grosseira, teria q ser uns 20K pra ser EXCELENTE como a enquete exige. E pensando q tem q sobrar pra poupar, investir e fazer reserva ainda. Pensando em poupança e previdência privada, por exemplo, o ideal seria até mais. Pra quem planeja a vida, quer garantias a médio longo prazo. Sem meter o louco.

Aí to levando em conta planos, seguros, viagens internacionais todo ano, um carro médio-grande (entre 2018-2020), colégio de alto padrão pra 2 pessoas, mercado no pão de açúcar (e não no %Dia), um ótimo ponto de residência
 
Ultima Edição:


Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
se tamos falando em 4 pessoas, filhos no colégio q não seja a pública (pq é mais lixo q as particulares) ...

da com mil reais por cabeça? Dá... Nego faz o q pode. Obvio q "dá". Até aí mendigo mora em SP capital dormindo na rua e ganhando trocados q acumulam em 50 reais por mês mendigando. Fora a comida grátis em igreja, ongs, posto de apoio aos homeless. Na paulista se vê várias famílias vivendo na rua e mais longe nas "comunidades" sem saneamento básico.

Então tudo vai depender do q vc abre mão, não abre mão, nível de conforto exigido, localização, tipos de lazer e seguranças (precauções, seguros em geral)

se vc abre mão de seguro de vida, plano de saúde, seguro e revisão do carro (ou até mesmo abrir mão do carro) da pra viver com pouco claro... Então é mto retardado o cara vir aqui criticar a quantia alheia.

tem gente q vai conseguir com 4-5K sustentar 4 cabeças como tem gente q acha q é preciso ter pelo menos 15k pra bancar certas necessidades q alguém mais pobre não faz questão e nenhum dos dois ta errado. Não da pra tirar razão de ninguém. O osso é ver gente rasgando o próprio c* pq tem gente q precisa de mais grana q o cara pra viver...

Aí quando cara fala q 4k é confortável pra 4 pessoas o confortável é extremamente relativo. Q a casa sem reboco é confortável, q a Tv da buster de 32 polegadas é confortável, que um ps5 de terceira mão é confortável, que o hospital público é confortável, que não ter carro é confortável, que a cama das casas bahia é confortável, que o transporte de 3h pra chegar em casa é confortável, que ser assaltado umas 2 vezes por mês passando em quebrada todo dia é confortável... :p E o cara desdenha do colega q ta gastando 10k pra sustentar 4 pessoas e do outro colega q gasta 30 sei la. Tem colegio cobrando aí 5-8k por mês de casa filho então pô. Faz as contas

Infelizmente não é o q ganho, nem tenho filhos mas se fosse o contrário, fazendo uma conta grosseira, teria q ser uns 20K pra ser EXCELENTE como a enquete exige. E pensando q tem q sobrar pra poupar, investir e fazer reserva ainda. Pensando em poupança e previdência privada, por exemplo, o ideal seria até mais. Pra quem planeja a vida, quer garantias a médio longo prazo. Sem meter o louco.

Aí to levando em conta planos, seguros, viagens internacionais todo ano, um carro médio-grande (entre 2018-2020), colégio de alto padrão pra 2 pessoas, mercado no pão de açúcar (e não no %Dia), um ótimo ponto de residência
Nossa cara, que post lixo. O pior que tu deve tá falando sério. Sai da Disney e vem pro mundo real.
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
De maneira excelente é 35k pra cima e abaixo de 15~10k é mais sobreviver do que viver
Conheço um cara que ganha 15k, tem uma baita de uma casa, um carrao, viaja sempre pra tudo que e lugar.

E tem três filhos e ajuda sempre o mais velho, que é um nó cego.

Pra mim menos de 7k pode ser que viva uma vida normal, mas acima de 10k já vive uma vida muito boa.

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
150-200k/mês limpo da pra viver de maneira excelente: viaja todo ano pro exterior, pode ter carro importado foda, pode pagar faculdade em qualquer lugar para os filhos e financiar educação de qualidade, pode ter um ap/casa com mto conforto, pode investir e adquirir mais bens.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.803
Pontos
1.934
Nossa cara, que post lixo. O pior que tu deve tá falando sério. Sai da Disney e vem pro mundo real.

Eu dei opção unicórnio, disney, normal e sub humano. E cada um se sente confortável onde quiser. Dá pra viver com a quantia q tiver no bolso mas essa quantia vai definir o q vc pode ou não ter e se sentir bem ou não. Falei q dá pra viver com pouco, com mto e achar o que quiser em sua reflexão. Onde ta o problema nessa afirmação?

Não entendi sua raivinha desproporcional. Da pra viver com pouco ou com mto mas as circustâncias são extremamente diferentes.

Com 4 salários mínimos (arredondando pra 4mil reais a renda total) em QUATRO pessoas vc só vai conseguir viver em um bairro +- (afastado), talvez um carro 1.0 usado (ou usar duas conduções preso 2h/dia), plano de saúde apenas pros pais (filho saudável e sem verba pra cobrir todos), colégio pequeno, de segunda mão do bairro, faculdade numa uniesquina pelo fies (se não for gratuita), vai esperar o ps4 baratear ou comprar de um amigo usado, pagar uns 800 de aluguel, ir no mercado mais em conta e por aí vai. Ta mto alienígena uma coisa dessa na capital de São Paulo? Com chances de ficar no vermelho ou ficar no zero a zero. Previdencia vai ser pública mesmo, guardar grana? Sem chances. Décimo terceiro? Vai pagar IPVA e IPTU...

exemplo real de uma jovem em seus 25-30 anos ganhando uns 2,5-3k não consegue SOZINHO comprar apê em área mediana nota 6,5-7 (tipo saúde, jabaquara, barra funda). Provavelmente vai ser financiamento de 30 anos ou alugar com alguém um ape de 35-40m2 pagando mais de mil reais se for perto do centro de SP. Vai conseguir guardar algo, fazer pequenas viagens pra praia ou interior, talvez pro exterior uma vez a cada 2-3 anos se abrir mão de uns locais no caminho. Provavelmente não tem plano de saúde e ta avaliando com mto cuidado o futuro a médio prazo-longo (to descrevendo algo real, de uma amiga da esposa hoje solteira q acabou de trintar e veio do interior de SP pra emplacar a vida por aqui. Sem abrir mao de comer algo fora, de fazer um jantar em casa com amigos, ter seu vinho mensal e alimentar 2 gatos

Tem gente q não faz questão nenhuma dos ditos "luxos. Acha q pagar aluguel, gás, água e mercado é EXCELENTE já. Nada contra e seja feliz. Pessoalmente? É meio arriscado quando bater qualquer instabilidade. Tipo desemprego, pandemia, crises econômicas. Só que aí é problema de cada um, visão de cada um.

Em nenhum momento falei q não dá pra viver pra receber hate. Ou não reconhecer q dá pra viver com pouco :klolz Só acho q é mta sofrência e arriscado tbm. Que é a realidade de 95% do Brasil. Não esqueci q tem mto lugar q não é tao caro quanto SP. POR ISSO USEI COMO BASE UMA CIDADE. Se vc mora em Criciúma a referência é outra. Se vc acha que heliopolis é o paraíso, a métrica de conforto&necessidade básica&luxo é outra. Totalmente pessoal.
 
Ultima Edição:

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Conheço um cara que ganha 15k, tem uma baita de uma casa, um carrao, viaja sempre pra tudo que e lugar.

E tem três filhos e ajuda sempre o mais velho, que é um nó cego.

Pra mim menos de 7k pode ser que viva uma vida normal, mas acima de 10k já vive uma vida muito boa.

Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
Mas ai que ta, a casa é dele ou ainda ta pagando?Ele recebeu herança? Ajuda dos pais? Quantos anos ele tem?
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.547
Reações
180.472
Pontos
1.003
Somente a taxa de condomínio de um edifício de luxo fica em torno de 10k-20k por mês, fora outros custos. Para viver com muito bem eu colocaria acima de R$100 mil por mês, mas para viver com excelência e tranquilidade, na casa dos 300k+.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Padrão de vida excelente seria classe média alta e suponho, do tipo que consegue viajar pro exterior uma vez por ano, tem filhos em escola particular, uma casa de 2 andares e piscina atrás, etc.

Pra pessoa ter esse padrão familiar numa família de 4 pessoas, é coisa de ganhar pelo menos 15K por mês líquidos, dependendo de onde você morar, isso aí tendo em conta uma cidade do interior. Numa capital da vida esse valor teria que ser pelo menos 50% maior.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu acho que o ponto principal e que dá pra discutir mais que qualquer coisa é: O que seria "maneira excelente"?

Por exemplo, ter como investir na educação de um filho é bem diferente ter como pagar Psicologia na PUC de conseguir pagar Medicina na mesma faculdade. Ou pior, ter dois filhos em idade escolar. Ou então ter 600 reais pra uma escola particular ou 5k pra uma escola de elite.

Viajar é bem diferente entre visitar regiões do Brasil todo ano ou ir visitar a Europa na mesma frequência.

Dependendo do nível das coisas é 15k pra cima mesmo e considerando que exista mais um patrimônio guardado e estruturado.

Agora, com uns 6~8 mil mensais uma família de 5 consegue viver relativamente muito bem se já tiver casa quitada. Não vai ir pra Disney mas pode visitar o Brasil, não dá pra pagar Medicina na PUC mas pode pagar escolas pra alguns filhos.... Eu digo isso porque é o caso da nossa família aqui.

Mas sei lá, recentemente eu descobri que meu padrão pras coisas é deturpado, descobri isso depois do pessoal dizer que deixa o PC ligado 24h por dia, ar condicionado 12h por dia, banho de 30 minutos no chuveiro elétrico todo dia e paga 10 reais de conta de luz....

... é, eu ainda estou mordido com isso.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Não sei dizer, e acho difícil de responder porque depende muito de onde a pessoa mora, visto que o custo de vida varia bastante de lugar para lugar, mesmo em lugares que o custo de vida é mais baixo.
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Mas enfim, excelencia é oq? Pagas as contas? Gastas com superfulos sem se preocupar?

Se for falar so no carro que se teria que se pra falar que é excelencia ja da briga... é qualquer carro com menos de 5 anos? É carro na faixa de 100-150 mil comprado zero a cada 2-3 anos? Ou é carro pra mais de 300mil a cada 2 anos? E quantos carros? 1, 2?

Escola então! Porra, creche de qualidade periodo integral em sp sai 4mil a mensalidade.... e se for pra ter baba ao inves? Dai pra mais...
 

Dinwiddie

Bam-bam-bam
Mensagens
1.480
Reações
6.426
Pontos
353
Não tem como mensurar algo hipotético como isso precisamente, visto que viver bem pra uma família pode não ser viver bem pra outra, e vice-versa.

Mas para os padrões médios que brasileiros consideram como "viver bem": uma casa ou apartamento próprio e quitado, um ou dois carros na garagem, condições de bancar uma escola particular das boas ou faculdade dos filhos, e demais privilégios (viagens, passeios, etc), eu diria que teria que ser algo em torno de 20k.

Eu votei em 10k porque creio que com esse valor, uma família de pelo menos 4 pessoas conseguiria viver tranquilamente bem em uma cidade pequena e média do país, talvez até em capital também, dependendo dos gastos. Não teriam tantos luxos como viagens internacionais ou saídas pra comer em restaurantes chiques cotidianamente, pois, isso para mim, é vida luxuosa que apenas os poucos ricos tem acesso. Estou aqui me referindo a viver bem, acima do padrão de vida que a grande maioria da população brasileira tem. Ter acesso ao básico e necessário e não precisar vender o almoço para pagar a janta, e ainda poder ter uma reserva financeira para emergências.

Não vamos também destoar da realidade, a não ser que o contexto do "excelente" seja realmente algo fora do comum - o que não acho que foi o intuito do autor do post, creio que o excelente seja o que me referi no parágrafo anterior (viver relativamente bem sem preocupação), e não ter uma vida luxuosa de marajás. Então, neste caso, quem diz necessitar de 100k pra cima para se ter isso, está sim, destoado da realidade.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
renda per capita? ou total da famila? no caso da segunda opção, quantas pessoas essa familia tem?
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.530
Reações
4.915
Pontos
1.349
8k você sobrevive com relativo conforto em uma família de 4 pessoas, agora pra viver de maneira excelente mesmo eu creio que 15k.
Acho que o ponto de virada é não ter que se preocupar com dinheiro, afinal não adianta ganhar 20-30k e ter dividas que corroem a liquidez todo mês.
 
Topo Fundo