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Na sua opinião, quais são os jogos indispensáveis da série SONIC?



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Bam-bam-bam
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-Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles(Mega Drive)
-Sonic 1, Sonic 2, Sonic Chaos(Master System)
-Sonic Adventure 1 e 2(Dreamcast)
-Sonic Mania
-Sonic Pocket Adventure(Neo Geo Pocket)
-Sonic Generations(gosto mas tenho algumas resalvas)

Não citei os Sonic Advances e nem os de wii porque nunca joguei.
Não citei também o Sonic 3D Blast porque muita gente não gosta, eu já gosto demais.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
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Esse é o problema de muita gente falar bem do 2 principalmente. Pois faz muitas pessoas começarem por ele. Ou então pelo primeiro porque jogam na ordem e aí já chegam cansados no 3. Não tem save e é muito desestimulante começar por ele. O 3 muda da água para o vinho. Além de ter save, os bônus são melhores, a exploração é mais recompensatória e tem mais vidas, além do level design ser melhor.

A Sega só foi entender todos os problemas de Sonic ao fazer o 3.

O 2 ainda por cima é bugado, foi bem rushado. Cai bastante a qualidade do game da metade pra frente. Já o 3 & Knuckles mantém a qualidade das fases.
Discordo completamente, não sobre a qualidade de S3&K, mas em dizer que não vale começar pelo Sonic 1 e Sonic 2 uma % pífia pensa igual vc, Sonic 1 e Sonic 2 são clássicos absolutos do Mega Drive, não é sua opinião que vai mudar isso, a mairia das pessoas vão adorar em começar pelo Sonic 1 e se gostar do primeiro vai jogando os outros e acompanhando a evolução.
Não tem nada de defeitos graves como vc diz de rushado, bugado, Sonic 2 é uma obra de arte, meu preferido também é o Sonic 3 & Knuckles, mas dai a falar esse monte de bobagens de Sonic 1 e Sonic 2 fica feio pra vc !
 


Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
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Essenciais:
Sonic Mania
Sonic 1, 2, 3 &Knuckles do Mega Drive.

Não essenciais mas recomendados:
Sonic CD
Sonic Spinball
Sonic Generations
Sonic Lost World

Dispensáveis mas jogáveis
Sonic Colors
Sonic Forces
Sonic Adventures 1 e 2
Sonic Rush
Sonic 4 Ep. 1 e 2

Passe longe
Sonic 2006
Sonic Boom
Sonic Unleashed
Sonic Heroes
Os do Wii (Secret Ring e Black Knight)
 

BmX Burner

Habitué da casa
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Não sei como criam tanto hype para Sonic CD, entre todos os Sonics lançados pro MD e acessórios, só não é pior que o Chaotix e Spinball.

Sonic ter sido passado pra equipe americana foi a melhor coisa que poderia ter sido feita, estes que produziram Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Enquanto isso a equipe japonesa criou os enfadonhos Sonic CD e Chaotix.
 
Ultima Edição:

gamermaniacow

Togges
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Os que gostei foram: Sonic 2, Sonic 3, Sonic Generations, Sonic Lost World e Sonic Mania.

Mas mesmo esses a qualidade é bastante questionável.

O resto é tudo tranqueira.
 

Bat Esponja

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Não sei como criam tanto hype para Sonic CD, entre todos os Sonics lançados pro MD e acessórios, só não é pior que o Chaotix e Spinball.

Sonic ter sido passado pra equipe americana foi a melhor coisa que poderia ter sido feita, estes que produziram Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Enquanto isso a equipe japonesa criou os enfadonhos Sonic CD e Chaotix.
Eu tinha bastante hype pelo Sonic CD na época, mas quando fui jogar também achei bem meh.

Coitado de quem comprou a bomba do Sega CD.
 

Biff89

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Clássicos absolutos: Sonic 1, 2, 3&K. Nessa ordem. Se for jogar o 1 e 2 na versão mobile, melhor (mais features). Sonic 3 & Knuckles é o melhor game da franquia inteira com uma vantagem boa.
Dreamcast: Adventure 1 e 2, mas aqui vai ser ame ou odeie.
Modernos: Generations e Colors. Diversão garantida.
Recente: Mania. Mania só perde pro 3&K por reciclar fases, apesar da releitura com referências de outras coisas da série é excelente.
Opinião impopular: Heroes, Unleashed e Forces. Heroes é bacana, mas é bugado pra c***lho. Unleashed galera fala pra passar longe, mas 80% nunca jogou pra falar isso. Forces, se considerarem a intenção dele, ele cumpre super bem.
Pra jogar com um amigo e tirar onda: 2006. Jogar 2006 sozinho é totalmente diferente de jogar com alguém prestando atenção junto com você. Não à toa muitos streamers jogam 2006 por isso.
 

The Unknown Guy

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2, 3 & knucles, Mania. Nesta ordem.

1 (mega e master), 2 (master), unleashed e generations, como curiosidade histórica. Os que saíram pra nintendo também tem um jeitão diferente.

resto se tiver muito tempo livre.

E aprende como joga antes de vir falar mal. O que mais tem é nego que não sabe usar sequer spindash massacrando os games
 

Jailcante

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Os antigos não cheguei a jogar na época, aí não peguei um vínculo, então não me tornei fã. Não acho ruim, só não é pra mim.

Mas curti o Sonic Colors e o kart Sonic & All-Star Racing Transformed.
 

Trezoitao38

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Não sei como criam tanto hype para Sonic CD, entre todos os Sonics lançados pro MD e acessórios, só não é pior que o Chaotix e Spinball.

Sonic ter sido passado pra equipe americana foi a melhor coisa que poderia ter sido feita, estes que produziram Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Enquanto isso a equipe japonesa criou os enfadonhos Sonic CD e Chaotix.
Você está certo em dizer que o CD é bem ruim, afinal, apenas um único empregado da equipe principal participou nele.

Mas está errado em dizer que o 2 e o 3 & Knuckles foram produções americanas. E mais errado ainda em dizer que sua qualidade se devem ao fato de serem produtos americanos. São games japoneses feitos por empregados japoneses em solo americano.

Os Sonics propriamente americanos são justamente esse Pinball, aquele 3d Blast e as várias tentativas de Sonic Extreme. Se os americanos soubessem fazer um Sonic teriam lançado um para o Saturn.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
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Nao to zuando hasudhasudhasd

Eu nao tive muito contato com sonic, eu conhecia, mas nao tinha o videogame, e no ps2 eu comprei uma coletanea dos jogos e joguei absurdamente esses 2 ae

:kbeca
 

Takayuki Yagami

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Comprei o Sonic Mania, aproveitando que estava uns 30 reais na PS Store.

O jogo é bom mesmo. Eu que acabei de lembrar que sou muito ruim jogando Sonic :klolz
 

Metal God

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Sonic 1 e Sonic 2 são indispensáveis. Quanto aos demais, muitos são bem legais, por exemplo, o Sonic 3, Sonic Spinball, mas indispensável, mesmo, apenas o 1 e o 2.

Edit: Sonic 1 do Master System também foi mágico e é indispensável.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
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Sonic 1, Sonic Adventure, Generations e Mania (que eu não gosto, mas se estamos falando de indispensáveis, não tem como ficar de fora).
 

Trezoitao38

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Sonic 1 e Sonic 2 são indispensáveis. Quanto aos demais, muitos são bem legais, por exemplo, o Sonic 3, Sonic Spinball, mas indispensável, mesmo, apenas o 1 e o 2.

Edit: Sonic 1 do Master System também foi mágico e é indispensável.
Por que Sonic 1 e 2 seriam indispensáveis e o 3 não o seria?

Por acaso é indispensável o que não dá pra salvar? O que no bônus o tails fica te atrapalhando e indo em direção aos espinhos? O que é todo bugado? O que se você chegar na última fase terá que enfrentar dois chefes em sequência sem nenhuma argola e se perder todas as vidas terá que começar tudo de novo?

Não entendo como vocês podem considerar os dois primeiros indispensáveis e o terceiro não.


É um vídeo um tanto longo. Então vou fazer um resumo: Sonic 3 & Knuckles é o verdadeiro Sonic indispensável (se descontarmos o Mania que foi feito por fãs e é em parte uma coletânea mais do que um jogo avulso) porque é o que vende Sonic para quem tem algum preconceito ou não tem muita ideia do porquê Sonic fez sucesso em determinada época. É estranho falar isso de um jogo que vendeu menos que seus antecessores. Mas o sucesso dos dois primeiros está mais relacionado ao marketing do que à qualidade. Sonic 3 & Knuckles não só apresenta os conceitos do ouriço, mas os aplica bem, é um jogo muito bem executado e de produção primorosa em todos os níveis (game design, estética, música, feeling etc).

Então por que ele seria dispensável? Vai dispensar logo o melhor Sonic feito pela Sega?

Sonic 1 e 2 só são games que apresentam potencial. Mas tem execução precária demais para considerá-los indispensáveis. O primeiro tem um level design que não conversa com o Sonic. E o segundo tem várias inconsistências, falta de polimento e fases que são pra lá de irritantes (você deve saber à qual me refiro).
 

Ivo Maropo

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*Sonic The Hedgehog

*Sonic The Hedgehog 2


Quando se meteu a ser 3D, jamais me convenceu de fato. Sonic nunca conseguiu o mesmo nível de sucesso que Mario nesta transposição. Ainda assim, as suas aventuras tridimensionais ainda conseguem ser divertidas. Mas chamá-las de "indispensáveis", já me parece ir longe demais. Mas eu até que gosto de Sonic Adventure 1 e 2.

O primeiro me chocou completamente, quando o joguei pela primeira vez no Dreamcast. Os gráficos eram muito superiores aos do Nintendo 64. Tínhamos quantum leaps em apenas alguns anos de espaço nos bons e velhos tempos (anos 90 e 2000). Mas Sonic em 2D jamais conseguiu ser igualado em 3D.
 

SonOfJeffer

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Sonic 3 & Knuckles explodiu minha cabeça na época. Eu só não curtia a fase pra pegar a esmeralda. Achava muito punitiva.

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Kimer

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Joguei Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles, Sonic CD, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic Advance 1 e Generations. Gosto de todos eles, mas acho que indispensável mesmo dentre os citados só o Sonic 3 & Knuckles.
 

AlexHidanBR

Supra-sumo
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Sonic 2 do mega drive, Sonic Unleashed do Xbox e PS3, Sonic Generations do PC e Sonic Mania q é pra tudo menos android
 

Ivo Maropo

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O problema de Sonic 3 foi timing. Ao passo que Sonic 1 e 2 foram lançados ainda em plena era 16 bits (respectivamente '91 e '92), Sonic 3 chegou em 94'. Um detalhe irrelevante? Não exatamente.

Em '94, a excitação do CD e da geração 32 bits já nos batia à porta. E, sim, timing era essencial nos anos 90, uma década completamente repleta, abarrotada de inovações.

A última grande expressão dos jogos de plataforma dos 16 bits, naquele mesmo ano de '94, foi Donkey Kong Country, com uma insana tecnologia que fez Sonic 3 ser um evento relativamente apagado na história, mesmo sendo um grande jogo e com menos bugs do que os seus antecessores.

Mesmo Yoshi's Island, de '95, um jogo lindo, de maravilhosa trilha sonora e carismático, não teve o desempenho esperado. Ele já existia à sombra da revolucionária geração de 32 bits. Sua existência já era sentida como algo forçada.

Outro problema é que, na minha opinião, a trilha sonora de Sonic 3 está notoriamente abaixo da de seus antecessores. Outro mero detalhe? Tampouco. A trilha sonora de um game é importantíssima. Talvez ainda mais para games tão tecnicamente limitados quanto os de antigamente.
 

Metal God

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Por que Sonic 1 e 2 seriam indispensáveis e o 3 não o seria?
Gosto pessoal e em 1994 eu estava deixando os games um pouco de lado e o Sonic 3 não me despertou muito interesse em jogar. Não teve o mesmo impacto do 1, que me fez comprar o Mega Drive, ao ver aqueles gráficos exuberantes e nem do 2, que melhor em tudo o 1. O 3 já era um ou pouco mais do mesmo. E costumo perder o interesse nesses casos. Nessa época também eu tava tendo contato com computadores e ao ver Need for Speed rodando me fez deixar de lado o amado Mega Drive.

O Ivan Maropo também traz informações interessantes, com as quais eu concordo, leia abaixo:
O problema de Sonic 3 foi timing. Ao passo que Sonic 1 e 2 foram lançados ainda em plena era 16 bits (respectivamente '91 e '92), Sonic 3 chegou em 94'. Um detalhe irrelevante? Não exatamente.

Em '94, a excitação do CD e da geração 32 bits já nos batia à porta. E, sim, timing era essencial nos anos 90, uma década completamente repleta, abarrotada de inovações.

A última grande expressão dos jogos de plataforma dos 16 bits, naquele mesmo ano de '94, foi Donkey Kong Country, com uma insana tecnologia que fez Sonic 3 ser um evento relativamente apagado na história, mesmo sendo um grande jogo e com menos bugs do que os seus antecessores.
 

Kaiketsu_Zubat

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Sonic 1, 2 e 3 do Mega Drive pra poder ver a evolução da série.
Sonic 1 do Master System pra poder ver que ela se saiu muito bem nos 8 bits também.
Sonic Adventure pra ver o começo da queda.
Sonic 2006 pra ver o ápice da desgraça.
E Sonic Generations pra ter um respiro diante dessas bagaceiras.
 

Queiroga'

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Por que Sonic 1 e 2 seriam indispensáveis e o 3 não o seria?

Por acaso é indispensável o que não dá pra salvar? O que no bônus o tails fica te atrapalhando e indo em direção aos espinhos? O que é todo bugado? O que se você chegar na última fase terá que enfrentar dois chefes em sequência sem nenhuma argola e se perder todas as vidas terá que começar tudo de novo?

Não entendo como vocês podem considerar os dois primeiros indispensáveis e o terceiro não.


É um vídeo um tanto longo. Então vou fazer um resumo: Sonic 3 & Knuckles é o verdadeiro Sonic indispensável (se descontarmos o Mania que foi feito por fãs e é em parte uma coletânea mais do que um jogo avulso) porque é o que vende Sonic para quem tem algum preconceito ou não tem muita ideia do porquê Sonic fez sucesso em determinada época. É estranho falar isso de um jogo que vendeu menos que seus antecessores. Mas o sucesso dos dois primeiros está mais relacionado ao marketing do que à qualidade. Sonic 3 & Knuckles não só apresenta os conceitos do ouriço, mas os aplica bem, é um jogo muito bem executado e de produção primorosa em todos os níveis (game design, estética, música, feeling etc).

Então por que ele seria dispensável? Vai dispensar logo o melhor Sonic feito pela Sega?

Sonic 1 e 2 só são games que apresentam potencial. Mas tem execução precária demais para considerá-los indispensáveis. O primeiro tem um level design que não conversa com o Sonic. E o segundo tem várias inconsistências, falta de polimento e fases que são pra lá de irritantes (você deve saber à qual me refiro).
Sonic 2 é um jogo mais redondo, Sonic 3 & Knuckes é tão longo e cheio de frescura que chega a ser enfadonho. As músicas e gráficos do Sonic 2 são mais icônicos também. Não ter save não me incomoda porque é um jogo curto e que eu termino sem nenhum problema desde os meus 8 anos. Só leva game over, inclusive no último boss, quem não sabe jogar. As fases bônus de todos os Sonic são toscas, então não é um grande diferencial entre os dois jogos.

A real é que a grande qualidade da série é o game feel. Os gráficos, as animações, o character design, os efeitos sonoros, a música, e sobretudo a sensação de inércia dos movimentos do Sonic. De resto, a série não é excepcional em nenhum aspecto. Não tem grandes desafios de plataforma. Level design de Sandopolis me irrita mais do que qualquer fase de Sonic 2. E não consigo pensar em momento mais emblemático de mau game design do que isso:

179572

E como Sonic 2 acertou em cheio no game feel, eu nunca vou ter dúvida entre escolhê-lo em detrimento da experiência convoluta do Sonic 3 & Knuckles...
 

Grief

Supra-sumo
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Joguei o primeiro do Mega Drive um tempo atrás e não gostei. Fiz um esforço grande pra gostar mas não me desceu.
Ainda vou jogar o segundo, que dizem ser bem melhor.
 

sagaopc

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Sou muito fã da série, então a minha lista é um pouco grande:

Mega Drive:
Sonic 1, 2, 3 & Knuckles

Master System:
Sonic 1, Sonic 2 (Ambos são totalmente diferentes das versões Mega Drive), Sonic Chaos

Game Gear:
Sonic Triple Trouble

Dreamcast:
Sonic Adventure 1 e 2

Game Cube/Xbox/PS2:
Sonic Adventure 2: Battle, Sonic Heroes (fique longe da versão PS2, é a pior de todas), Sonic Riders, Sonic Riders: Zero Gravity

PS3/XBOX360:
Sonic Unleashed, Sonic Generations, Sonic & Sega All-Stars Racing, Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed

Nintendo DS:
Sonic Rush, Sonic Colors

Multi:
Sonic Mania
Mano, sem Sonic colors?

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Asha

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Postando minha opinião sobre algumas afirmações no tópico...

Sonic 2 e bugs:
Sonic 2 está totalmente longe de ser um game super quebrado, mas possuí alguns bugs/descuidos bem frustrantes sim. Só para listar alguns que encontrei enquanto jogava:

- Se você saltar muito alto perto do final da primeira Act da Aquatic Ruin Zone, o Sonic vai ficar infinitamente suspenso no ar enquanto o HUD para do nada. Isso aconteceu umas duas vezes comigo e acabei sendo forçada a resetar o jogo;

- Em uma parte da Wing Fortress, você ficar preso entre duas paredes inquebráveis caso use o Super Sonic graças ao pulo mais alto dele. A única opção para sair delas é esperar um game over por tempo esgotado (time over);

- Raramente, as hitboxes das caixas da Casino Night Zone bugam. Houveram duas vezes onde apenas encostei nas caixas (sem ser prensada por outra. Só encostei de lado mesmo) e morri sem motivo algum.

Esse é um jogo que possuí várias revisões e ports, então esses erros podem ou não existir em todas ou algumas delas. No meu caso, eles aconteceram na versão de Mega Drive (Não lembro se essa era uma revisão, no entanto).
---
Sonic 2 vs. Sonic 3 & K:
Sonic 3 & Knuckles é o meu game favorito dos títulos de Mega Drive, mas quanto mais jogo Sonic 2, mais acho que ele possuí um level design melhor. S3 & K realmente costumam a exagerar na estrutura das fases algumas vezes:

ex:
Marble Garden (S3&K)


Casino Night (Sonic 2)


Considero S3&K como uma obra prima que possuí várias vantagens sobre seu antecessor, porém, na minha opinião, Sonic 2 é mais balanceado e menos cansativo de se jogar.
---
Sonic Unleashed ser ou não lixo:
Eu joguei duas versões desse game: HD (X360) e PS2 (que aparentemente é a mesma coisa da de Wii). A HD é o meu game predileto do Sonic e um dos Platformers que mais me viciei em jogar, no entanto, ainda sinto que ele é digno de algumas criticas duras:

- O jogo possuí um frame rate horrível nas versões HD, a ponto de atrapalhar muito o gameplay. Para se ter uma idéia, só é possível jogá-lo com um framerate estável hoje, com a retrocompatibilidade do Xbox Series X;

- Hoje em dia, gosto muito do Werehog, mas sinto que o gameplay dele seria bem melhor sem as partes de luta pois a execução delas não é bem feita;

- As medalhas e o sistema de níveis são uma tentativa horrível de esticar a duração do game e não deveriam existir.

Enfim, ao meu ver, Unleashed HD é um jogo incrível, mas possuí defeitos graves que podem acabar com a experiência do jogador. A versão PS2 possuí algumas fases mais divertidas para o Werehog, porém é muito simples e piora algumas coisas (3 fases para o Werehog vs. 1 das versões HD e level design mediano nas fases diurnas, por exemplo).

@sagaopc
A versão DS de Colors está na lista. Antigamente, até gostava da de Wii mas não a suporto hoje em dia. Acho o level design do jogo muito "quadrado" e automático.
 
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Trezoitao38

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O problema de Sonic 3 foi timing. Ao passo que Sonic 1 e 2 foram lançados ainda em plena era 16 bits (respectivamente '91 e '92), Sonic 3 chegou em 94'. Um detalhe irrelevante? Não exatamente.

Em '94, a excitação do CD e da geração 32 bits já nos batia à porta. E, sim, timing era essencial nos anos 90, uma década completamente repleta, abarrotada de inovações.

A última grande expressão dos jogos de plataforma dos 16 bits, naquele mesmo ano de '94, foi Donkey Kong Country, com uma insana tecnologia que fez Sonic 3 ser um evento relativamente apagado na história, mesmo sendo um grande jogo e com menos bugs do que os seus antecessores.

Mesmo Yoshi's Island, de '95, um jogo lindo, de maravilhosa trilha sonora e carismático, não teve o desempenho esperado. Ele já existia à sombra da revolucionária geração de 32 bits. Sua existência já era sentida como algo forçada.

Outro problema é que, na minha opinião, a trilha sonora de Sonic 3 está notoriamente abaixo da de seus antecessores. Outro mero detalhe? Tampouco. A trilha sonora de um game é importantíssima. Talvez ainda mais para games tão tecnicamente limitados quanto os de antigamente.
Eu acho a trilha do Sonic 3 & Knuckles acima dos outros. Pra quem gosta de groove e sabe o sentido dessa palavra, sabe do que tou falando..

Mas o que você falou pesou demais não só nas vendas como na percepção do game. Talvez teria sido melhor ter feito o game para o Saturn, usado todo o potencial de renderização de sprites do Saturn e a música com qualidade de CD.

Os cartuchos separados também impactaram. Pois estamos falando de uma era que um cartucho custava pouco mais da metade que o preço do console. Logo, comprar o jogo completo significava não comprar um Super Nintendo, pra dar um exemplo da magnitude do preço desses jogos.

E aí ficou com fama ou de jogo curto ou de jogo caro. Mas mesmo o Sonic 3 tendo apenas 6 zonas é tão longo quanto cada um dos dois primeiros. As fases do 3 & Knuckles são mais longas. E isso também é um fator que enriquece o jogo, pois Sonic pede por fases mais longas, pede para que o jogador explore mais, busque mais anéis, encontre mais vidas. E o jogo ainda melhora esse aspecto com os grandes anéis. Já os outros jogos, mesmo que tenham por vezes 3 fases para uma mesma zona, cada fase é por vezes tão curta que nem dá tanta chance do jogador pegar 100 anéis. Pior ainda, o Sonic 2 não memorizava o número de anéis ao entrar nos bônus e sair deles. Aí as chances de pegar 100 anéis numa fase eram menores, 200 então? praticamente impossível.

São esses detalhes que fazem do 3 & Knuckles um jogo melhor. Fica mais evidente a dinâmica de jogo, de tentar explorar os caminhos alternativos que aparecem a fim de pegar mais vidas, mais anéis, continues, tentar ser Super Sonic etc. Coisa que o Mania reproduziu muito bem porque se inspirou exatamente nesse jogo, tem fases bem longas, bônus de diferentes tipos.

Já jogar o 1 ou 2 parece mais jogar um Battletods. Comece aí com 3 vidas, pegue algumas poucas no meio do caminho. Com alguma sorte alguns continues e se perder tudo, começa tudo de novo. É só um jogo frustrante, que funciona de maneira ilógica, quanto menor a habilidade do jogador, mais obstáculos, quanto melhor ele é, mais recompensas e mais fácil o jogo fica. Isso é coisa que Nintendo já tinha consertado lá no Mario Bros 3 com aqueles vários mini games, com os power ups, com a possibilidade de escolher entre jogar essa ou aquela fase, com os warps etc. Mario ao contrário de Sonic pode oferecer um desafio maior aos jogadores mais experientes, é só ignorar os mini games, power ups e jogar o jogo inteiro como Mario pequeno. Não pune os novatos e recompensa os mais habilidosos. Isso aí é coisa que a Sega não tinha entendido tanto no Sonic 1 quanto no 2.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
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Eu acho a trilha do Sonic 3 & Knuckles acima dos outros. Pra quem gosta de groove e sabe o sentido dessa palavra, sabe do que tou falando..

Mas o que você falou pesou demais não só nas vendas como na percepção do game. Talvez teria sido melhor ter feito o game para o Saturn, usado todo o potencial de renderização de sprites do Saturn e a música com qualidade de CD.

Os cartuchos separados também impactaram. Pois estamos falando de uma era que um cartucho custava pouco mais da metade que o preço do console. Logo, comprar o jogo completo significava não comprar um Super Nintendo, pra dar um exemplo da magnitude do preço desses jogos.

E aí ficou com fama ou de jogo curto ou de jogo caro. Mas mesmo o Sonic 3 tendo apenas 6 zonas é tão longo quanto cada um dos dois primeiros. As fases do 3 & Knuckles são mais longas. E isso também é um fator que enriquece o jogo, pois Sonic pede por fases mais longas, pede para que o jogador explore mais, busque mais anéis, encontre mais vidas. E o jogo ainda melhora esse aspecto com os grandes anéis. Já os outros jogos, mesmo que tenham por vezes 3 fases para uma mesma zona, cada fase é por vezes tão curta que nem dá tanta chance do jogador pegar 100 anéis. Pior ainda, o Sonic 2 não memorizava o número de anéis ao entrar nos bônus e sair deles. Aí as chances de pegar 100 anéis numa fase eram menores, 200 então? praticamente impossível.

São esses detalhes que fazem do 3 & Knuckles um jogo melhor. Fica mais evidente a dinâmica de jogo, de tentar explorar os caminhos alternativos que aparecem a fim de pegar mais vidas, mais anéis, continues, tentar ser Super Sonic etc. Coisa que o Mania reproduziu muito bem porque se inspirou exatamente nesse jogo, tem fases bem longas, bônus de diferentes tipos.

Já jogar o 1 ou 2 parece mais jogar um Battletods. Comece aí com 3 vidas, pegue algumas poucas no meio do caminho. Com alguma sorte alguns continues e se perder tudo, começa tudo de novo. É só um jogo frustrante, que funciona de maneira ilógica, quanto menor a habilidade do jogador, mais obstáculos, quanto melhor ele é, mais recompensas e mais fácil o jogo fica. Isso é coisa que Nintendo já tinha consertado lá no Mario Bros 3 com aqueles vários mini games, com os power ups, com a possibilidade de escolher entre jogar essa ou aquela fase, com os warps etc. Mario ao contrário de Sonic pode oferecer um desafio maior aos jogadores mais experientes, é só ignorar os mini games, power ups e jogar o jogo inteiro como Mario pequeno. Não pune os novatos e recompensa os mais habilidosos. Isso aí é coisa que a Sega não tinha entendido tanto no Sonic 1 quanto no 2.
Entendo. Mas continuo achando as trilhas sonoras dos dois primeiros melhores. Quando você precisa (ou sequer pensa em) chamar Michael Jackson para compor músicas para o game, você logo entende que há um problema aí. Sem deméritos para o Michael, mas ele não é exatamente um grande game composer. Não é a sua especialidade.

E mesmo que muito do que você disse seja verdadeiro, eu ainda levaria Sonic 2 em seu lugar para uma ilha deserta. Por vezes, a totalidade de uma experiência extrapola as suas partes quando tomadas racionalmente em separado. Um exemplo de que eu gosto é Fallout 3. Tecnicamente, o jogo é um bizarro festival de bugs. Foram várias as vezes que eu tive de reiniciar o game por bugs fatais. Mas isto destruiu a minha experiência com o game? De maneira nenhuma.

É para Sonic 2 que eu mais retorno para jogar, embora o 3 também seja ótimo e, em alguns aspectos, como você mesmo apontou, ainda melhor. Mas estas são somente opiniões. No final, eu não vou entrar em nenhuma contenda mais controversa por videogame algum. São somente opiniões diferentes no final das contas.
 
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