Falando sobre jogos de 2012 em plataformas Nintendo:
ZombiU
Um bom jogo que merecia um maior polimento. Pena que não vendeu bem o suficiente para que a Ubisoft se interessasse em desenvolver uma sequência. Apesar de ter sido portado para outras plataformas mais tarde, diria que a versão do Wii U é a definitiva, apresentando ótima implementação das funcionalidades do Wii U GamePad.
New Super Mario Bros. U
Sub-série que já mostrava claros sinais de cansaço em 2012, ano em que também foi lançado New Super Mario Bros. 2, para Nintendo 3DS. O jogo não é ruim, mas faltou ambição.
Resident Evil: Revelations
Jogo visualmente impressionante para a capacidade do 3DS. Entretanto, talvez por causa das limitações do 3DS, os ambientes eram muito fechados.
Kid Icarus: Uprising
Kid Icarus retornando depois de mais de 20 anos... jogo tem valores de produção bem respeitáveis, mas os controles são bem desconfortáveis, e é difícil prestar atenção em todo o diálogo que acontece durante a jogabilidade. Joguei por algumas horas, mas não tive paciência para ir até o final.
Alguns jogos que lançaram inicialmente em 2012, mas só lançaram no ocidente mais tarde:
Fire Emblem: Awakening (Lançamento original em 2012 no Japão. O jogo lançou em 2013 no ocidente)
Jogo que salvou a franquia comercialmente. É um SRPG de qualidade, mas faltou variedade nos design dos mapas e nos objetivos, aspectos que foram melhorado em Fire Emblem Fates. Além disso, a mecânica pair-up é bem desbalanceada.
Bravely Default (Lançamento em 2012 no Japão, em 2013 na Europa e em 2014 nas Américas)
Bravely Default é o meu favorito entre os jogos mencionados neste post. Muito bom em sistema de combate, trilha sonora, direção artística e boss fights. Gostei de poder ajustar a taxa de encontros aleatórios. Infelizmente, o jogo tem uma parte muito repetitiva.
Jogo que lançou em 2012 nas Américas, mas antes disso em outras regiões:
Xenoblade Chronicles (Lançamento em 2010 no Japão, em 2011 na Europa e em 2012 nas Américas)
Joguei por cerca de 10 horas e larguei... é um jogo muito ambicioso para as possibilidades do Wii, mas não consegui gostar do sistema de combate.