Não tinha visto o tópico, ân? Ainda bem que o
@scharlie avisou no outro de previsões, senão tinha deixado escapar, e eu queria estar nele.
Bora votar, seus lixos. De repente a Outerspace vai até parar no GOTYPICKs, se alguém quiser esquentar os tamborins desta eleição pode valer a pena. O serviço do dono do site é louvável, ele somente seleciona as revistas, publicações, painéis e awards coletivos, os linka, e soma, sem fazer juízo de valor algum, a performance crítica. Vamos alimentá-lo com dados, videogame é uma das poucas indústrias onde o serviço de historiografia, pesquisa científica e alimentação de data ainda engatinha. Comparem com cinema ou música, que moléstia. Somente agora a academia começou a se interessar pelo assunto. Bóra alimentar estatística, mesmo que sejam mais básicas como essa, essas coisas têm que começar dalgum lugar.
Votem, e, a depender do escopo de votação, comuniquemos de alguma forma o site, de repente a gente aparece lá. Aqui na Outer tem muita gente que entende mais de videogame que qualquer gatinha tatuada que gosta de gatinhos, vai diariamente ao Starbucks, vota no Bernie Sanders e escreve pra IGN.
Nos moldes de minhas outras participações nos tópicos da série do OP, copio meu post sobre produção proprietária que havia feito no outro thread:
Bem, saiu o último game first party do ano, Wattam, para PS4, do mesmo criador de Katamari Damancy. Assim como ocorre com vários indies de propriedade da Sony, como Journey, Flower, Everybody’s Gone to the Rapture, Sound Shapes ou The Unfinished Swan, e mesmo com games triple A e Double A (como Starhawk, The Order e Warhawk), o game é co-desenvolvido entre um estúdio third party (no caso, o Fenomena) e o Santa Monica Studios, sendo que a trupe do SMS executa uma parte importante do trampo. Por isso considero a turma de God of War uma das mais importantes dentro do rol do SWS. Ela basicamente ajuda, junto com o XDev e o ICETeam, novos marujos a vencer a tempestade.
Visualizar anexo 98878
O game teve a seguinte performance crítica, ainda sujeita a mudanças, dada a precocidade das avaliações (lembrando aqui sempre das limitações do Metacritic):
Visualizar anexo 98877
Assim, XBox One e PS4 entram em seus penúltimos anos de mercado, agora com os sucessores já garantidos para 2020. Para fechar os videogames de oitava geração, elenco 100% do conteúdo first party de cada videogame em seu penúltimo ano, para comparar a capacidade de produção de conteúdo proprietário das 3 fabricantes de hardware da geração:
1) PS4 (2019):
MLB The Show 2019: 86
Death Stranding: 82
Blood and Truth: 80
Wattam: 79
Concrete Genie: 75
Everybody’s Golf VR: 74
Days Gone: 71
Erica: 69
Medievil: 67
2) WiiU (2016):
The Legend of Zelda: Twilight Princess HD: 86
Tokyo Mirage Sessions: 80
Pokkén Tournament: 76
Starfox Guard: 74
Star Fox Zero: 69
3) XBox One (2019):
Gears 5: 84
Crackdown 3: 60
Comparando com a performance first do penúltimo ano de vida dos consoles históricos, temos:
A) QUINTA GERAÇÃO
1) PS1 em seu Penúltimo Ano (1999):
Gran Turismo 2: Metascore 93
Syphon Filter: Metascore 90
Wipeout 3: Metascore 89
Um Jammer Lammy: Metascore 82.68
G-Police: Metascore 81.67%
MLB 2000: Metascore 80.72%
Jet Moto 3*
Rollcage*
Speed Punks*
NBA Shootout 2000
NFL Gameday 2000
NHL Faceoff 2000
NCAA Final Hour 2000
Omega Boost*
Twisted Metal 4*
Cool Boarders 4*
Alundra 2*
The Granstream Saga
Arc the Lad III*
Formula One 9
3 Xtreme
Attack of the Saucerman
Eliminator
Global Domination
NFL Xtreme 2
Retro Force
Supercross Circuit
Kingsley’s Adventure
2) N64 em seu Penúltimo Ano (2000):
The Legend of Zelda Majora’s Mask: 91
Excitebike 64: 88
Mario Tennis: 87
Pokemon Puzzle League: 82
Pokémon Stadium: 78
Kirby 64 The Chrystal Shards: 77
Mario Party 2: 76
Hey You! Pikachu: 57
Cruis’n Exotica: 43
Custom Robo V2: ?
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B) SEXTA GERAÇÃO:
1) PS2 em seu Penúltimo Ano:
God of War: 94
Shadow of the Colossus: 91
Gran Turismo 4: 89
Sly 3: Honor Among Thieves: 83
SOCOM: Us Navy Seals: 82
Ratchet Deadlocked: 81
MLB 2006: 81
Eye Toy Kinect: 78
Eye Toy Play 2: 78
Champions Return to Arms: 78
Jak X: Combat Racing: 76
Genji Dawn of the Samurai: 74
Wild Arms Alter Code F: 73
Rise of the Kassai: 68
Finny the Fish and the Seven Waters: 59
Arc the Lad End of Darkness: 59
The Gateway Black Monday: 57
Eye Toy Operation Spy: 53
2) Gamecube em seu Penúltimo Ano:
Fire Emblem Path of Radiance: 85
Donkey Kong Jungle Beat: 80
Super Mario Strikers: 76
Mario Superstar Baseball: 76
Donkey Konga 2: 69
Star Fox Assault: 67
Geist: 66
Mario Party 7: 64
Pokémon XD Gale of Darkness: 64
3) XBox Original em seu Penúltimo Ano:
Halo 2: 95
Rallisport Chalanges 2: 87
Fable: 85
Mechassault 2 Lone Wolf: 81
Sudeki: 72
Blinx 2 Masters of Time and Space: 68
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SÉTIMA GERAÇÃO:
1) PS3 em seu Penúltimo Ano:
Journey: 92
MLB The Show 2012: 87
Sound Shapes: 84
Ratchet and Clank Coll: 83
Jak and Daxter Coll: 82
The Unfinished Swan: 79
Starhawk: 77
Twisted Metal: 76
Tokyo Jungle: 74
Playstation All Star Battle Royale: 74
Little Big Planet Karting: 73
Sorcery: 70
Sports Champions 2: 69
Dance Star Party Hits: 68
Ratchet and Clank Full Frontal Assault: 64
Killzone HD: 59
Star the Party! Save the World: 50
2) Wii em seu Penúltimo Ano:
The Legend of Zelda Skyward Sword: 93
Kirby’s Return to Dreamland: 77
3) XBox 360 em seu Penúltimo Ano:
Halo 4: 87
Forza Horizon: 85
Kinect Party: 81
Double Fine Haloy Action Theater: 80
Kinect Nat Geo TV: 78
Forza Horizon Rally Expansion Pack: 76
Allan Wak America’s Nightmare: 76
Hybrid: 73
Nike+ Kinect Training: 71
Haunt: 70
Wreckateer: 67
Joy Ride Turbo: 67
Fable the Journey: 61
Kinect Star Wars: 55
Fable Herores: 55
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COMENTÁRIOS:
a) A performance first party de penúltimo ano da Microsoft no XBox One foi a pior de todos os tempos desde que existe um banco de notas de games, ficando atrás inclusive da performance da Nintendo no Wii. Ambas lançaram somente dois games no seu Penúltimo ano, mas os dois games do Wii, um maior (Zelda) e um menor (Kirby), têm mais qualidade que os dois games do One, um maior (Gears 5) e um menor (Crackdown 3), nas comparações respectivas de tamanho. O WiiU vem, em minha opinião, em terceiro colocado com a pior line up first de penúltimo ano de todos os tempos. O que acham?
b) A melhor performance first party de todos os tempos dum penúltimo ano de console foi, em minha opinião, a da Sony no PS1, seguida pela da Sony no PS2. Se alguém achar outra coisa, sinta-se livre para comentar
c) Não existe registro de avaliações de vários games first do PS1
d) A performance first party da Sony no penúltimo ano do PS4 é a pior de toda sua história, mas ainda assim é a melhor dentre os penúltimos anos dos consoles de oitava geração. Se alguém achar que não, sinta-se livre para comentar.
e) Me surpreendi com a quantidade de games que a Nintendo lançou para o N64 em seu penúltimo ano. Muito sólida a biblioteca first dele em 2000, a Ninty conseguiu se superar, e produzir 10 jogos pra ele, quando o padrão foi 4 a 6 por ano na plataforma naquela geração. Para efeito de comparação, em 1999, ano anterior, a Nintendo lançou apenas 4 games para o N64: Donkey Kong 64, com Metascore 90; Smash Bros, com Metascore 79: Mario Party, com Metascore 79; e Pokémon Snap, com Metascore 77. Essa foi a média dela na geração.
PS: fiz isso em todos os tópicos de GOTY do
@scharlie, acho que todos se lembram, e estava esperando o último first do ano sair pra fazer esse. Ano que vem, última leva de conteúdo first, prometo fazer de novo, e comparar com o último ano do console de oitava geração já extinto (WiiU) e com os últimos anos dos demais consoles históricos. Isso se a gente ainda estiver aqui e, claro, se o scharlie abrir o thread em novembro de 2020. Até lá.
... e aproveito para corrigir a performance de Wattam, que fechou com 72.
Falando em estatística, gostaria de citar esse trabalho da excelente GamesIndustry, no link abaixo, sobre o ano de 2019:
We're just days away from the Christmas break so it's time for our annual breakdown of the games industry, distilling t…
www.gamesindustry.biz
Os dados trazem particularidades do mercado britânico, origem da magazine, mas também análises do mercado global.
Valor Global do Mercado:
Abaixo, vendas em Retail para o ano, por plataforma. A curiosidade aqui é que o
Switch faturou mais que o One no ano no UK, embora tenha vendido discretamente menos, mas eu achei que o híbrido da Nintendo estaria dominando a Microsoft, pelos Tops de mais vendidos mensais a esta altura:
Outro dado interessante é o quão falado foi Death Stranding, e realmente isso foi perceptível mesmo sem eu ter visto os números. Poucas vezes vi algo fazer tanto burburinho quanto esse game, acho que a última vez que algo fugiu de controle assim nos canais mais hardcore, que são os que eu acompanho, foi no escândalo dos hackers.
... ainda assim, abaixo do fenômeno cultural infanto-juvenil Fortnite. Apex Legends também quebrou barreiras, porque logrou fatiar o mercado casual dalguma forma. Bom game, aliás.
A GamesIndustry também fez um pequeno apanhado da produção proprietária/publicação de games por Micro, Nintendo e Çony, separando em
New IPs e
New Releases no ano de 2019
:
Novas IPs
VERSUS Novos Lançamentos. Infelizmente ele não detalha esses números, no começo eu até achei que ele tinha tirado da bunda, mas depois eu fui raciocinar e parecem estar em geral corretos, eu consegui por exemplo identificar alguma coisa com meus rastreamentos internos.
Das 7 novas IPs proprietárias que a Sony soltou em 2019, por exemplo, que foi o que o caboco colocou na tabelinha, eu consegui descobri-las, e fecha com as contas do GamesIndustry:
- Death Stranding
- Concrete Genie
- Blood and Truth
- Wattam
- Days Gone
- Erica
- Dreams Early Access.
Os outros New Releases seriam Medievil, MLB 2019 e Everybody’s Golf VR, completando os 10 games.
As duas novas IPs da Nintendo do ano que a matéria arrola são Astral Chain e Ring Fit, me parece que a revista considera games puramente publicados na conta dela, e me parecem estar sendo somados os esforços na plataforma Mobile. Somente consegui identificar dois games pelo XBox Game Studios no ano pras plataformas de mesa, Crackdown 3 e Gears 5, e nenhum deles realmente de IP nova, não sei de onde eles tiraram esses 6 games da Microsoft, talvez versões para Steam de jogos antigos publicados pela Microsoft. Lembro do Outer Worlds, que está registrado no escritório de patentes como uma propriedade da Obsidian, e, como a Obsidian virou agora XGS, ele seria uma nova IP da Micro, but who knows.
Enfim, ano muito bom. Fazendo meu voto, destaco a altíssima qualidade dos seguintes jogos desse 2019:
(Só vou citar membros da categoria jogão, que são os que levam a indústria adiante de verdade, mas tivemos joguinhos - que servem pra estacionar a indústria e curtir a vista, sem deixar de ser importantes, mas sem a fazer avançar - muito bons em 2019, como Bloodstained ou Luigi’s Mansion 3 por exemplo)
- Fire Emblem Three Houses
- Astral Chain
- The Outer Worlds
- Control
- Resident Evil Remake 2
- Ace Combat 7
- Gears 5
- Devil May Cry V
- Metro Exodus
- Judgment
(ainda não joguei o provavelmente excelente Disco Elysium, porque considero jogar videogame em PC fraqueza mental. Vou esperar sair a versão Console, que tá pra 2020).
Os 3 melhores jogos do ano foram os também jogões Sekrio, Outer Wilds e Death Stranding.
Claro, meu voto pessoal vai pra
Death Stranding, game magnífico, com um dos designs mais arrojados das últimas décadas, a melhor arte dos últimos 5 anos e Top 5 dentre os melhores gameplays dos últimos 20, quiçá o melhor desde Vagrant Story.
Ano que vem promete muito, nem é cliché, com a lineup que já tem anunciada, nem precisa do rol de games de lançamento de
PS5 e XBox SeX e do que ainda está escondido pra
Switch pra saber que será demais.