O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nintendo faz ACORDO com os criadores do Yuzu, que vão pagar 2.4 milhões de doláres e encerrar o emulador

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
Vixe:

3. Yuzu, a video game emulator, circumvents the Technological Measures and allows for the play of encrypted Nintendo Switch games on devices other than a Nintendo Switch. For example, Yuzu executes code that decrypts Nintendo Switch video games (including component files) immediately before and during runtime using unauthorized copies of Nintendo Switch cryptographic keys. Yuzu is primarily designed to circumvent and play Nintendo Switch games. In the ordinary course of its operation with those games, Yuzu requires the Nintendo Switch’s proprietary cryptographic keys to gain access to and play Nintendo Switch games.

4. Developing or distributing software, including Yuzu, that in its ordinary course functions only when cryptographic keys are integrated without authorization, violates the Digital Millennium Copyright Act’s prohibition on trafficking in devices that circumvent effective technological measures, because the software is primarily designed for the purpose of circumventing technological measures.

A permanent injunction is entered against Defendant enjoining it and its members, agents, servants, employees, independent contractors, successors, assigns, and all those acting in privity or under its control from:

a. Offering to the public, providing, marketing, advertising, promoting, selling, testing, hosting, cloning, distributing, or otherwise trafficking in Yuzu or any source code or features of Yuzu;
b. Offering to the public, providing, marketing, advertising, promoting, selling, testing, hosting, cloning, distributing, or otherwise trafficking in other software or devices that circumvent Nintendo’s technical protection measures, including without Case 1:24-cv-00082-JJM-LDA Document 10-1 Filed 03/04/24 Page 3 of 7 PageID #: 63 3 limitation by using unauthorized copies of Nintendo’s proprietary cryptographic keys to decrypt Nintendo’s video games (or component files);
c. Directly or indirectly infringing, or causing, enabling, facilitating, encouraging, promoting, inducing, or participating in the infringement of, any of Nintendo’s copyrights, trademarks, or other intellectual property, whether now in existence or hereafter created, including but not limited to the unauthorized reproduction, display, public performance, or distribution of any of Nintendo’s copyrighted video games or operating systems, which includes the emulation of Nintendo’s video games;
d. Committing any other violation of Nintendo’s intellectual property rights, worldwide, whether now existing or hereafter created; and
e. Effecting assignments or transfers, forming new entities or associations, or using any other device for the purpose of circumventing or otherwise avoiding the prohibitions set forth in subparagraphs (a)-(c).

Em sendo isso, Yuzu jaz muerto. Concordaram que não poderiam rodar os jogos sem usar as chaves de criptografia, então usaram dados de propriedade da Nintendo.
Lembrando que essa é uma proposta de acordo pro Juiz homologar.

Não foi feita qualquer consideração sobre emulação em si. Como eu já tinha dito, nem poderia. O pau foi em cima do uso das chaves.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
De certa forma pagou Patreon deu suporte pra Nintendo, vão ser 2.4 milhões de dólares indo pro bolso da empresa

E pelo jeito o Yuzu foi de base mesmo, eu baixei o documento aqui e falaram que vão ter de derrubar o site e qualquer coisa relacionada ao emulador
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
Preservar games dá dinheiro pelo jeito
Sei que você tá sendo sarcástico, mas realmente rende muita grana esses Patreon da vida.
Eu só não sabia que os devs do Yuzu tinham tanta assim, na casa dos milhões.
Porque uma coisa é você ser famoso que presta algum serviço mais requisitado, outra é ser dev de emulador.

Bom...com a decisão, agora acho que vão correr atrás do Ryujinx também.
Veremos os próximos episódios.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
Eu falei que lendo o processo ficava claro que o bagulho violava o sistema de proteção da propriedade intelectual :klol




A questão é a de sempre: fez engenharia reversa e etc e fez no braço? Beleza.
Precisa de arquivos proprietários, como chaves criptográficas, firmware, etc? É IP privada e seu cu tá na reta. Se vão voar nele é outro papo.

Ainda bem que a Sony não se importa com o RPCS3, porque precisa do FW.

Time do Ryujinx deve estar na reta também.

Lembro da época do VBA, que por um período usou a BIOS do GBA...depois os caras correram pra tirar, justamente por esse tipo de risco. E o VBA, como alguns dos senhores se lembram, emulou o GBA ANTES DO GBA SAIR.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
Eu falei que lendo o processo ficava claro que o bagulho violava o sistema de proteção da propriedade intelectual :klol



Então pelo visto eles usavam código da Nintendo também?
Como disse antes, se fizeram isso então não tem nem o que discutir, foram burros e pronto.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.471
Reações
80.170
Pontos
2.059
Então pelo visto eles usavam código da Nintendo também?
Como disse antes, se fizeram isso então não tem nem o que discutir, foram burros e pronto.

Cara, pra ser honesto contigo, não é nada que vc já não soubesse. Eles usam tanto as keys de decryption (que todo mundo aí colocou na pastinha do seu emulador) quanto o firmware. E além disso eles ensinam como pegar ambos no site deles, além de outras coisas que eles devem ter ensinado no discord que deve ter deixado o ânus ainda mais largo.

É só que vc não quis olhar pro caso de uma forma imparcial.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
17.265
Pontos
1.053
Suporte da Sony é bem melhor, mesmo não sendo nada demais.
Jogos tem localização com legendas e dublagem, jogos são mais baratos, rede online dá jogo grátis todo mês (e muitos deles são bons), vouchers também podem ser comprados,

Desculpa, mas quem vai jogar jogo clássico sendo que o emulador deles é básico?
A seleção de jogos clássicos é muito pequena e muitos jogos faltam, fora que você não pode personalizar quase nada em termos de opções gráficas e de controle.
Colocar filtros e todas aquelas opções que tem em emuladores decentes...jamais, não chega nem perto disso.
Fora que a massa sequer liga pra jogo antigo, povo quer é jogar coisa nova, não velharia (infelizmente).

Voucher pra jogo que é muito caro não adianta muito, embora seja melhor que nada.

Ponto pra Nintendo se a assistência técnica deles funciona, porém não compensa o resto.
Desculpa mas eu discordo.
A sony dubla e legenda seus jogos. Nintendo tá começando a fazer isso. Ponto pra Sony
Jogos da Sony são mais baratos. Ponto pra Sony
Jogos grátis todo mês: Sony plano anual 279 reais ano ou 140 em conta compartilhada, Nintendo 50 reais ano no plano familia. Como uma é bem mais barata e dá catalogo com os melhores jogos de NES, SNES, GBA, 64 e MD em emuladores ótimos (todos com filtros, rewind e com controles personalizados caso você não saiba), acho empate. E sim, todos os jogos importantes estão lá. Isso é algo que a propria Sony não fornece. Se eu quiser jogar o melhor do PS1, PS2 e PS3 eu preciso de um PSP ou um Vita, não de um PS5. Então vou considerar empate
Voucher adianta sim. O desconto chega a 100 reais em 2 jogos.
Assistencia, ponto pra Nintendo.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.371
Reações
19.975
Pontos
803
Eu comprei a mídia física do TOTK por 237 reais na Magalu 6 semanas depois do lançamento, lacrado label brasileiro.

Claro que ainda é exceção, mas as coisas estão melhorando na Nintendo, é meio foda ainda escutar papo de jogo custar 500 conto (nem quando era somente no importabando era tudo isso)
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
Desculpa mas eu discordo.
A sony dubla e legenda seus jogos. Nintendo tá começando a fazer isso. Ponto pra Sony
Jogos da Sony são mais baratos. Ponto pra Sony
Jogos grátis todo mês: Sony plano anual 279 reais ano ou 140 em conta compartilhada, Nintendo 50 reais ano no plano familia. Como uma é bem mais barata e dá catalogo com os melhores jogos de NES, SNES, GBA, 64 e MD em emuladores ótimos (todos com filtros, rewind e com controles personalizados caso você não saiba), acho empate. E sim, todos os jogos importantes estão lá. Isso é algo que a propria Sony não fornece. Se eu quiser jogar o melhor do PS1, PS2 e PS3 eu preciso de um PSP ou um Vita, não de um PS5. Então vou considerar empate
Voucher adianta sim. O desconto chega a 100 reais em 2 jogos.
Assistencia, ponto pra Nintendo.
Bicho não tem nem filtro CRT, muito menos opções pra aumentar resolução interna, usar vários tipos de controles, usar patch pra wide-screen e 60 fps, etc.
É básico do básico.

Aham tem coisa demais.
Nem Chrono Trigger tem por exemplo.
Sendo que no Wii você podia comprar e usar pelo resto da vida.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
Cara, pra ser honesto contigo, não é nada que vc já não soubesse. Eles usam tanto as keys de decryption (que todo mundo aí colocou na pastinha do seu emulador) quanto o firmware. E além disso eles ensinam como pegar ambos no site deles, além de outras coisas que eles devem ter ensinado no discord que deve ter deixado o ânus ainda mais largo.

É só que vc não quis olhar pro caso de uma forma imparcial.
Eu falei lá no começo que podia dar m**** mesmo aquele lance de deixar informações sobre descriptografar no próprio site.
Pelo jeito bateram nesse ponto aí mais do que a emulação em si.
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.332
Reações
1.836
Pontos
253
O que significa que todos os outros criadores de emuladores podem se foder por tabela. Depois vai começar uma verdadeira caça às bruxas.
Duvido, no caso do Yuzu o cara usou o sistema para lucrar. Não sou contra pirataria, desde que ela não gere dinheiro para quem trabalha com ela.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
Duvido, no caso do Yuzu o cara usou o sistema para lucrar. Não sou contra pirataria, desde que ela não gere dinheiro para quem trabalha com ela.
O Ryujinx também tem Patreon.
A diferença parece é que eles não mencionam como usar chave pra descriptografar, e nem o emulador fica escondido através de paywall (já o Yuzu Pineapple tu precisava pagar pra ter acesso).
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.085
Reações
3.309
Pontos
453
Nintendo é inimiga da galera, processa dona de emuladores, amiga é a sony que demite 900 funcionários, a microsoft que demite 1900, para de lançar jogos em mídia física no Brasil kkkkk.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.147
Reações
8.182
Pontos
453
A questão é a de sempre: fez engenharia reversa e etc e fez no braço? Beleza.
Precisa de arquivos proprietários, como chaves criptográficas, firmware, etc? É IP privada e seu cu tá na reta. Se vão voar nele é outro papo.

Ainda bem que a Sony não se importa com o RPCS3, porque precisa do FW.

Time do Ryujinx deve estar na reta também.

Lembro da época do VBA, que por um período usou a BIOS do GBA...depois os caras correram pra tirar, justamente por esse tipo de risco. E o VBA, como alguns dos senhores se lembram, emulou o GBA ANTES DO GBA SAIR.
Mas se eles não fornecem os arquivos, mas sim o usuário que arranje um jeito de obtê-los, não deveria dar nada pra eles.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
Mas se eles não fornecem os arquivos, mas sim o usuário que arranje um jeito de obtê-los, não deveria dar nada pra eles.

O problema é que como os arquivos são pré-requisitos pra utilização do programa, então eles não tem como dizer que não é pra pirataria.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.945
Reações
24.658
Pontos
503
N6IqfK5.png
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.350
Reações
42.585
Pontos
1.003
Lembro da época do VBA, que por um período usou a BIOS do GBA...depois os caras correram pra tirar, justamente por esse tipo de risco. E o VBA, como alguns dos senhores se lembram, emulou o GBA ANTES DO GBA SAIR.
Comasim, conta essa história direito ai que fiquei curioso.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.371
Reações
19.975
Pontos
803
Comasim, conta essa história direito ai que fiquei curioso.

documentação vazou 1 ano antes do lançamento do console.

Mas ainda era o começo da Internet e o GBA só ficou ativo mesmo por 4 anos imagino que por isso o barulho dele foi muito menor pra Nintendo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
De qualquer forma seria o usuário cometendo pirataria, não eles.

Acho que seria difícil negar responsabilidade, tanto que se renderam.

Comasim, conta essa história direito ai que fiquei curioso.

O hardware do GBA vazou antes do aparelho sair, aí basicamente um doido que entendia pra c***lho de ARM programou o emulador extrapolando sobre como o hardware poderia operar.

E praticamente gabaritou.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.049
Reações
63.615
Pontos
1.253
De qualquer forma seria o usuário cometendo pirataria, não eles.
Negócio é que eles parecem ter feito isso através do Discord também e compartilharam com outras pessoas.
Tinha até AD do Yuzu falando para não comprar o Switch e sim emular.

Uma coisa é um usuário aleatório falar isso, outra é o próprio desenvolvedor fazer isso no Patreon (lendo os documentos parece que fizeram isso).

Citra foi de base também?
Se for, nem vai ter tanto impacto, o emulador rodava muita coisa já.
Acho que só Kid Icarus Uprising que rodava bem mal.

Edit: li rápido e entendi errado, parece que tinha algum recurso entre Yuzu e Citra, isso que vai ser cessado (além do próprio Yuzu).
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
"Achamos que ninguém ia usar o emulador pra emular"

Mas esse negócio de emular jogo vazado e, além de botar o Early Access no Patreon, dobrar o preço da subscrição na janela do ToTK...

:klol
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.113
Reações
7.152
Pontos
283
Basicamente, os devs do Yuzu desistiram da batalha.

- Nintendo não queria ir a julgamento.
- Se a Nintendo fosse a julgamento e perdesse, eles abririam um precedente muito grande para a emulação. E se ganhasse, isso afetaria muitas empresas, então era provável que até o Yuzu recebesse algum apoio.
- Assim como já ocorreu no passado, a tática da Nintendo era vencer no cansaço financeiro. Para o Yuzu, melhor pagar uma multa do que gastar muito mais com todo o processo.
- A indenização basicamente diz que o desenvolvimento deve parar e os desenvolvedores não podem mais trabalhar com isso. Me lembra o que ocorreu com o George Hotz, que desbloqueou o PS3. Ele foi apenas impedido de continuar desenvolvendo e não por conta do desbloqueio.
- Acredito que o Yuzu optou por isso, porque o código é open source, ou seja, por mais que a Nintendo os impeça de trabalhar nele, nada impede de outras pessoas fazerem um fork e continuarem.
- Haviam cerca de 4 mil forks no Github. O emulador já estava bastante avançado, o que tem para fazer agora é trabalhar compatibilidade com novos jogos.

O que mais me chamou a atenção, é o impedimento aos desenvolvedores. No meu entendimento, pelo fato de fazerem isso só agora, me diz que o Switch 2 é muito parecido com o primeiro, então as chances do Yuzu já conseguir emular ele em pouco tempo é bem grande. Os desenvolvedores do Yuzu são talentosos.

A Nintendo ir atrás do Yuzu e não do Ryujinx, pode ser por dois motivos:

- O Yuzu tem uma empresa! Isso eu nem sabia, ter uma empresa atrás sempre vira alvo mais fácil de processo.
- Da forma como eu vejo os blogs do Ryujinx, eles são bem mais cuidadosos então provavelmente eles fazem engenharia reversa clean room* de tudo.

* clear room significa, em engenharia reversa, que eles fazem tudo do zero, sem usar nada do original.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.499
Reações
6.958
Pontos
303
Alguma sugestão pra atualizar a mudança do título do tópico?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
Github foi de base. Claro que já outras pessoas arquivaram tudo, etc
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.339
Reações
175.889
Pontos
2.234
Outra coisa que eu acho que bagunçou demais o coreto foi a versão Android, principalmente por causa do NCE.
Aí nem emulação era mais, era rodar nativo.

:klol
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.371
Reações
19.975
Pontos
803
Basicamente, os devs do Yuzu desistiram da batalha.

- Nintendo não queria ir a julgamento.
- Se a Nintendo fosse a julgamento e perdesse, eles abririam um precedente muito grande para a emulação. E se ganhasse, isso afetaria muitas empresas, então era provável que até o Yuzu recebesse algum apoio.
- Assim como já ocorreu no passado, a tática da Nintendo era vencer no cansaço financeiro. Para o Yuzu, melhor pagar uma multa do que gastar muito mais com todo o processo.
- A indenização basicamente diz que o desenvolvimento deve parar e os desenvolvedores não podem mais trabalhar com isso. Me lembra o que ocorreu com o George Hotz, que desbloqueou o PS3. Ele foi apenas impedido de continuar desenvolvendo e não por conta do desbloqueio.
- Acredito que o Yuzu optou por isso, porque o código é open source, ou seja, por mais que a Nintendo os impeça de trabalhar nele, nada impede de outras pessoas fazerem um fork e continuarem.
- Haviam cerca de 4 mil forks no Github. O emulador já estava bastante avançado, o que tem para fazer agora é trabalhar compatibilidade com novos jogos.

O que mais me chamou a atenção, é o impedimento aos desenvolvedores. No meu entendimento, pelo fato de fazerem isso só agora, me diz que o Switch 2 é muito parecido com o primeiro, então as chances do Yuzu já conseguir emular ele em pouco tempo é bem grande. Os desenvolvedores do Yuzu são talentosos.

A Nintendo ir atrás do Yuzu e não do Ryujinx, pode ser por dois motivos:

- O Yuzu tem uma empresa! Isso eu nem sabia, ter uma empresa atrás sempre vira alvo mais fácil de processo.
- Da forma como eu vejo os blogs do Ryujinx, eles são bem mais cuidadosos então provavelmente eles fazem engenharia reversa clean room* de tudo.

* clear room significa, em engenharia reversa, que eles fazem tudo do zero, sem usar nada do original.

Nintendo não perderia facilmente esse julgamento as chances de vitórias estavam muito maiores pra eles, contrataram advogados de uma das maiores firmas dos Estados Unidos, chances de vitória do Yuzu estavam tão baixo que seu advogado recomendou um acordo o quanto antes.

As coisas se resolveram muito rápido, a internet mais que esperava uma resistência brava e heroica do Yuzu, e o desfecho anti-climático é meio surreal rsrs
 
Topo Fundo