Não. Estamos tratando especificamente da diferença entre os lucros de ambas:
... os desníveis entre Revenue e Profit dos relatórios da Sony é assunto superado, tendo eu respondido um “sim” no início de meu post, ao sinalizar concordância quanto à questão do varejismo em seu quote
O elemento que define a diferença final de lucro entre ambas é o subsídio de hardware por parte da Sony, dentro do conjunto de expectativas prévias.
Mastigando os dados, pra ficar fácil de entender o impactante principal, suspeitava-se, antes dos vazamentos em julgado:
a) Que a Nintendo gastasse mais dinheiro em distribuição
b) Que a Nintendo perdesse dinheiro em packaging e ratio digital/físico
c) Que desvios de operações financeiras em retailers tirassem-lhe abonos
Todos esses elementos são detrimentais ao lucro da Nintendo, foram confirmados, e ainda assim a Nintendo lucra mais. Por quê?
Adiante, suspeitávamos:
d) Que a Sony gastasse menos dinheiro em packaging e ratio digital/físico
e) Que a Sony gastasse menos dinheiro em distribuição
Ambos incrementais à razão de lucros da Sony, foram fortemente sugeridos nas tabelas, e, mesmo com isso, quem lucra mais é a Nintendo. Por quê?
Seguindo, suspeitávamos, ou garantíamos:
a) Que a Sony lucrava
MUITO mais com Third Party
b) Que a Sony lucrava
MUITO mais com Serviços
São dois elementos incrementais ao lucro da Sony, foram confirmados anteontem às últimas vírgulas das porcentagens por TP, e ainda assim é a Nintendo que está lucrando mais. Por quê?
Você, inadvertidamente, ao sublinhar a questão do varejismo, elenca a diferença de expensa entre Revenue e Profit em TP da Sony como um contra-argumento a seu próprio ponto, e me dá razão. A diferença entre revenue e profit em TP da divisão Playstation está superada, mas, no final da cadeia de números, a Sony lucrou, e lucro foi o tema de meu post, 1 bi e 600 mi com varejismo, e a Nintendo 324 mi, são 1.3 bi de diferença, como é possível ainda assim a Nintendo lucrar mais no total?
Seguindo, suspeitávamos:
a) Que os games da Sony são mais caros
Também confirmado ontem, provável que ela tenha gastado o dobro em pipeline first party em 2019, num ano mais magro (atípico), vs a Nintendo, num também atípico ano gordo.
Mas, conforme sabíamos, o Playstation tem um perfil SNES/NESiano, por isso a referência a isso, de ~20% de proporção de vendas First Party, dado o alto volume de High Quality Software total, first e third, pela inundação de games próprios e terceiros, e talvez puxasse o ratio da contribuição de lucro per IP própria pra baixo. Esperava-se, conforme seu post sugeriu, que o tal do varejismo então alavancasse horrivelmente os lucros do Playstation, talvez até algo próximo de 80/20, mas, no fim das contas, a Sony não lucra tão menos com First do que lucra com Third, lucra bem com ambos, e, para o susto de todos,
ainda assim, é a Nintendo quem lucra mais no final. Ora, por quê?
A causa de maior impacto nessa diferença de lucro entre ambas é o subsídio de Hardware, entre parênteses na tabela do julgamento, porque há perdas para a Sony no item. Ela sangrou 1.7 bilhão com isso, enquanto a Nintendo lucrou 300 mi, dando um saldo negativo para o Lucro Total de 2 bilhões.
Isso é:
a) Quatro vezes mais que a diferença de lucro entre First Party Nintendo e First Party Sony, portanto me parece um elemento mais forte nessa determinação
b) Come, sozinho, todo o saldo positivo de lucro com Third Party + Serviços que a Sony tem de vantagem para Nintendo
Pra piorar, esperava-se que:
a) A Nintendo lucrasse
MUITO mais com First Party, dada a inflexão de precificação que seu ecossistema de escassez de High Quality Software incorre, desaguando no alto volume de vendas de seus games próprios, que são praticamente os únicos dentro da plataforma com alto potencial de vendas, não dando competição ao attach-rate final
O que não se confirmou nos vazamentos, ela não lucra tão mais com esses games FP, deixando o subsídio de hardware confortavelmente no trono da etiologia, o que, somado ao gasto maior em R&D por parte da Sony, complementa meu argumento de que ela lucra menos também porque “investe mais”.
Já disse no corte acima, mas só pra sublinhar, não estava tratando da diferença entre Revenue e Profit da Sony, e sim da diferença de lucro entre ambas. O que fica para o tema “lucro” é que, entre o desgaste de Receita e Caixa Líquido para o setor, sobra um numerário maior, que mesmo assim não se faz suficiente no final
Essa é a narrativa acessória, agora “oficialmente” confirmada. A Sony gasta mais pra desenolver. Se me fiz entender que isso era o primordial pra diferença de lucro (meu ponto), me retrato aqui, creio ter deixado claro que o subsídio de hardware e o R&D são os maoires impactantes, embora isso também tenha uma influência importante
Seguindo, se o Xint quis dizer que ter jogos mais caros é o elemento principal para a diferença entre Revenue e Profit da Sony, seu ponto, eu me retrato por ele, é o varejismo mesmo.
Já bem descrito acima o motivo da citação ao SNES, mas deixo esse quote aqui pra demonstrar que se insistiu em tratar a diferença entre Faturamento e Lucro da Sony nesse seu parágrafo, sendo que eu tratava da diferença de Lucro entre Sony e Nintendo. Para o primeiro caso, a ausência de loja virtual impactaria negativamente os lucros dum Playstation, para o segundo, positivamente. Isso significa que ter loja virtual funcional e difundida faz o Playstation lucrar ainda mais, mas mesmo assim quem lucra mais no final é a Nintendo, por isso é que essa sua referência a ter loja virtual serve a meu argumento. Apesar dela, a Sony lucra menos, já que as causas de mais impacto para isso são subsídio a hardware, maior investimento em P&D, e, em menor escala, ter jogos mais caros. O custo mais alto em pipeline first da Sony talvez seja compensado pelo custo mais baixo em pipeline first da Nintendo, valores superavitários da Nintendo com devem isso podem se equivaler aos deficitários da Sony com a coisa, já que em 2019 deve ter sido 2x mais, embora eu suspeite que em 2020 por exemplo essa proporção seja maior
Obviamente, mas, como você mesmo disse num post por aí, dá pra se basear nos números de 2019 e nos precipitármos aos de 2020.
Sabemos quantos FP Nintendo vendeu a mais ano passado, a Sony vendeu mais ou menos a mesma coisa, com a diferença de que, talvez, a precificacões maiores. Ela vendeu mais TP também. Ainda assim, o lucro da Sony foi maior em 2020 que em 2019, mas, mesmo com todos esses tensores a seu favor, a Nintendo lucrou mais. Muitíssimo provavelmente, se vazasse umas tabelas dessas do Apple vs Epic para ano passado, como vazou-se o retrasado, veríamos a causa de a Sony lucrar menos mantida: a diferença com lucro entre FP de ambas estaria aproximadamente mantida; veríamos a Sony lucrando mais com Serviços e TP; e, ainda assim, a Nintendo lucrando mais, porque a Sony perde 150 dólares por
PS5 vendido no ano (600 mi só nisso), os lucros com Hardware da Nintendo estariam aumentados, pela simplificação das produções e maiores margens e vendas totais mais altas de SKUs, porque a Sony investe mais, e porque, como último impactante, seus games, especialmente em 2020, custam muito mais caro.