Não vou ficar falando os pontos positivos do BotW, pq já fiz isso várias outras vezes kkkk
Dito isso, o BotW teve que descartar vários elementos antigos da série pra poder assumir esse design voltado mais pra exploração. Por exemplo, em entrevista, o Aonuma disse que ele teve que descartar a ideia do Hookshot pq quebrava totalmente a ideia de ter que escalar as montanhas.
Acho que o principal "problema" dessa filosofia de dar logo todas as habilidades pro jogador explorar o mundo desde o início é justamente como não criar barreiras no mundo. Ou seja, como criar um mundo que possa continuar sendo explorado por inteiro desde o início (que é a proposta principal de liberdade do BotW) levando em consideração que os Items estão sendo distribuídos aos poucos dentro das dungeons?
Consegui pensar em duas soluções:
1-Mais de uma maneira pra resolver o problema: o item que você tem no início até consegue fazer tal coisa, mas seria muito mais difícil (similar à limitação que já temos quando, por exemplo, o Link vai em algum lugar com uma roupa que não é apropriada ao ambiente).
2-Fazer todas as Dungeons em torno dos items que já temos desde o início. Possivelmente, se cada item inicial tiver ainda mais funcionalidades, seria uma boa, ou então, dando upgrades nos items.
Lembrando também que essa redução de items possivelmente também foi feita pq, na realidade, tinham muitos items no Zelda que a gente usava só uma vez e dps já era. Isso foi algo que foi (felizmente) eliminado no BotW.
Particularmente, eu espero que o próximo grande Zelda siga tudo que o BotW fez, só que coloque mais dungeons diferenciadas.
Com relação à cidades povoadas...tenho a sensação que aquilo ali foi mais por limitação técnica mesmo. Eu sinceramente não sei se o
Switch tem poder suficiente pra manter o framerate estável numa cidade grande, povoada, em um open world. Eu quero muito que tenham também...mas não ficaria surpreso caso eles seguissem a linha de mais cidades, só que do tamanho da Hateno Village, por exemplo.