O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[No Moacyr allowed]Reduzir os impostos sobre games do atual 72% para 9% (CONSULTA PÚBLICA)

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Vai continuar o meso preço só que esses 63% vão pra empresa ao inves do governo, mas ok votei
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Já bateu a meta. Agora é só esperar e elaborar nosso rage pq porra nenhuma foi feita.
 

PK!

Habitué da casa
Mensagens
454
Reações
494
Pontos
98
Mesmo que tenha batido a meta, continuem votando. Não vamos dar a chance de usarem o argumento de "criaram meia dúzia de perfis pra aprovar o requerimento". Precisamos mostrar o tamanho da nossa comunidade, independente da plataforma. Temos que fazer "barulho" se quisermos ser notados
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
1. Vai dar em nada
2. Alguém deve ter alguma explicação do porque games são tratados assim no Brasil.... Religião? Globo? Porque desde sempre sa m**** é tão cara?!
Acontece isso em algum outro lugar do mundo???
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.158
Pontos
1.339
Cidadão sugerir reduzir um imposto de um mercado que dá grana para o governo... vai dar certo sim pode confiar que vão nos escutar :P
mas seria um nirvana :)
 


carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.205
Reações
27.285
Pontos
1.053
1. Vai dar em nada
2. Alguém deve ter alguma explicação do porque games são tratados assim no Brasil.... Religião? Globo? Porque desde sempre sa m**** é tão cara?!
Acontece isso em algum outro lugar do mundo???
Acredito que as empresas de games não tem um lobista forte para convencer nossos governantes ($$$) e as emissoras de TV, que não querem o canal AV sendo o mais assistido tem um muito atuante![emoji35]

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

PK!

Habitué da casa
Mensagens
454
Reações
494
Pontos
98
Todo mundo sabe que muito provavelmente isso não vai dar em nada, mas é por essa de "não vai dar em nada" que muita gente não participa, e por isso deixamos de ter nossos direitos atendidos. Sei que é algo utópico achar que uma sugestão com (nesse momento) cerca de 20 mil assinaturas vai revolucionar o país, mas temos que partir de algum princípio. Cobrar cada vez mais essa cambada de "faz nada"
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.989
Pontos
1.003
1. Vai dar em nada
2. Alguém deve ter alguma explicação do porque games são tratados assim no Brasil.... Religião? Globo? Porque desde sempre sa m**** é tão cara?!
Acontece isso em algum outro lugar do mundo???
Eu gosto de dizer que sempre é culpa da religião pras coisas :klolz

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.619
Reações
38.915
Pontos
2.069
Atualmemte os impostos cobrados sobre games é 72%, um dos maiores do mundo. Isso causa muitos brasileiros como eu a evitar comprar jogos, porque é tudo caro demais. Os Estados Unidos atualmente cobram 9% de impostos sobre games, e isso causou o mercado de lá a ser o maior do mundo de jogos.
Mais detalhes
Sendo aprovado isso irá: Tornar todos games e consoles quase 3x mais baratos; PS4 Pro de R$2,819.90 passa para R$860.63. Mais pessoas irão comprar, pois os produtos se tornam mais acessíveis. Redução da pirataria, pois pelo preço sendo mais barato, mais pessoas irão optar por comprar o original Com mais pessoas comprando, a economia cresce, gerando mais dinheiro para o governo e lojas.....


Olha o nível desse texto... :klol
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Tipo convenhamos que tem coisas mais importantes... Mas nem as mais importantes dão a devida atenção....
Então continuem comprando do ML / Mundo Oriental / Paraguaio e sigam suas vidas...
Esse país é uma m**** e ponto.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
A tributação brasileira sobre jogos e consoles é toda errada (no sentido de não ser sequer lógica).

Jogos, por exemplo. Até hoje a legislação do ICMS não tem uma definição de a que estado compete a tributação, e como tributar, quando se trata de softwares / programas sem mídia física (o que é bastante lógico, uma vez que não há "circulação" de nada). E, quando há tributação, ela ainda ocorre como se fosse uma mídia.

Quanto ao IPI, realmente, Videogames não são exatamente máquinas de azar pela definição da NCM. Tributam com alíquotas similares (assim como as de brinquedos) para fins de IPI.

Agrego ainda, além do "Lucro Brasil", pontuado pela Advogada Tributária, o "Custo Brasil", né. Os impostos que o lojista arca com energia elétrica, telefone, aluguel, salários e etc, todos devidamente carregados de impostos diretos e indiretos, de encargos, acabam entrando no rateio do custo da mercadoria. Agrega ainda a margem de lucro, e temos a nossa tragédia.

---

Soluções que eu vejo como possíveis:

Jogos: tributar, em caso de mídia física, apenas a mídia (pelo valor da mídia) com ICMS.

O conteúdo (o jogo em si) não é mercadoria, é produção intelectual. Em meu ponto de vista, não poderia ser considerado fato gerador de ICMS. Também não seria do ISSQN, uma vez que não se trata de um produto feito sob encomenda, personalizado para atender às necessidades específicas de um consumidor determinado.

A mídia, na saída da indústria, tributada por IPI, embora, se querem ajudar no desenvolvimento do setor, poderia ser tributada à alíquota zero.

Para os Videogames, eles deveriam ser incluídos no mesmo capítulo dos computadores ou notebooks (média de 15% de alíquota de IPI). Ainda é uma alíquota alta, mas mais baixa do que as praticadas atualmente. Se o objetivo fosse fomentar mesmo, deveriam reduzir ainda mais. Acho difícil, especialmente porque não temos produção interna, mas vai que, né?

Quanto ao ICMS aplicável sobre os videogames, isso varia de estado para estado. No Rio Grande do Sul, até que não é das cargas tributárias mais elevadas, em comparação com outras mercadorias. A alíquota interna é de 18% (regra geral do estado), e tem incidência de Substituição Tributária (o que encarece bastante) cuja margem de valor agregada é de 29,67%. Ou seja, o varejista que importa a mercadoria, tem que tributar o ICMS próprio de 18% sobre o valor da importação (valor da mercadoria, taxas, impostos e valores cobrados no desembaraço) + ICMS para as operações subsequentes que a mercadoria terá dentro do Estado. Pra encontrar a Base de Cálculos deste imposto por Substituição, tem-se que agregar uma margem de lucro de 29,67% (para esta mercadoria), e tributar os mesmos 18% do estado sobre isto. No final, abate-se o imposto próprio. Tudo isso, evidentemente, entra pro custo de venda.

Acredito que, se retirássemos esta mercadoria do ramo de incidência da ST, já reduziria bastante a tributação. Até porque não faz sentido. Quem importa, via de regra, vende direto ao consumidor final. No máximo a mercadoria passa por mais uma etapa. Não é como uma cerveja, que da indústria até o consumidor final passa por "n" etapas da cadeia de vendas.

Um benefício de redução de base de cálculos viria bem a calhar haha.

Ainda assim, na mescla ICMS/IPI, pra chegar a uma carga de 9%... é necessário bastante força de vontade. O que duvido MUITO.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.649
Pontos
1.689
Quando o assunto é baixar impostos, sou sempre a favor, óbvio.
Mas temos que ter muito cuidado com isso. A lei que baixa os impostos tem que impor requisitos para que a repercussão financeira recaia sobre o preço final.
Não adianta reduzir o imposto para que o vendedor pegue o que deixou de pagar em imposto para aumentar seu lucro.
A estúpida da Dilma deu redução de imposto sobre veículos paras as montadoras sem nenhuma contraprestação, e estas ao invés de abaixarem o preço de veículo, mantiveram o preço e aumentaram o lucro.
O mesmo com jogos vai acontecer se não tomarem cuidado.
 

Lightwarrior8

Bam-bam-bam
Mensagens
2.155
Reações
2.848
Pontos
303
Vou achar que ta pouco e vão dobrar o valor ta taxação lol
No mais votei aqui

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Porra subiu para 30k! Incrível!
Vi propaganda do GOG BR no Twitter...
Vamos amigos! Com a força do povo!!!?
Kkkkkkkkkkkk
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.534
Reações
21.691
Pontos
1.484
Foda é que é política, né. Tem lá a bancada evangélica que acha que é coisa do demônio. Os mais conservadores acham que são coisas que vão contra à família. É ridículo pensar que somos nós que colocamos essas criaturas lá.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Foda é que é política, né. Tem lá a bancada evangélica que acha que é coisa do demônio. Os mais conservadores acham que são coisas que vão contra à família. É ridículo pensar que somos nós que colocamos essas criaturas lá.
Acho games bem mais de boa do que aquelas novelas da Globo... Tá feio a coisa lá....
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.946
Reações
130.945
Pontos
2.274
Assinando só para apoiar.
.
Mas conhecendo essa latrina, vão é achar 72% pouco :klolz
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
O que ninguém explica é como na Steam é tão mais barato do nos consoles. Só existem cálculos matemágicos pros consoles.

Não tem conversão direta certa, a tributação que ferra mesmo o preço por aqui.
 

Lightwalker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.125
Reações
752
Pontos
844
Já fiz minha parte assinando e compartilhando com meus coleguinhas. Quem sabe daqui a alguns anos meus filhos possam jogar por um preço mais justo.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Espero que aconteça mas depois do tópico do Outlast 2 perdi as esperanças até em quem compra.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.946
Reações
130.945
Pontos
2.274
O que ninguém explica é como na Steam é tão mais barato do nos consoles. Só existem cálculos matemágicos pros consoles.

Não tem conversão direta certa, a tributação que ferra mesmo o preço por aqui.

Jogos de PC não tem o mesmo imposto dos jogos de console em cima, ou seja, são considerados apenas como software e não jogos de azar.
.
Não justifica um jogo custar 250-280 claro, mas ajuda a encarecer muito.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
Jogos de PC não tem o mesmo imposto dos jogos de console em cima, ou seja, são considerados apenas como software e não jogos de azar.
.
Não justifica um jogo custar 250-280 claro, mas ajuda a encarecer muito.
Era mais uma "pergunta retórica" em relação a Steam, pq veio gente dizer que o valor nos consoles está condizendo com o que deveria ser cobrado.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.946
Reações
130.945
Pontos
2.274
Era mais uma "pergunta retórica" em relação a Steam, pq veio gente dizer que o valor nos consoles está condizendo com o que deveria ser cobrado.

A pessoa que fala isso merece uns tapas com o controle original do Xbox 1.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Eu acredito que além de lobos gulosos, os políticos nossos são burros e ignorantes.

Com o potencial que temos, várias softhouses e as próprias S, N e M poderiam estabelecer aqui fábricas se os impostos não fossem tão desestimulantes.

Espero que essa mudança da EA para o México mostre o quanto nossos políticos são TOUPEIRAS.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.699
Pontos
1.359
Certo tentar fazer algo, o nao ja se tem, mas as chances sao minimas, video game nao é essencial entao impossível um imposto assim

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Topo Fundo