O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


No que transformaram os fliperamas da sua cidade?

virtuosemusic

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
109
Pontos
68
O da minha cidade continua com o mesmo dono, porém agora é bar normal, sem fliperamas
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
O meu continua no mesmo lugar. O v**** gordo do Fernando continua no mesmo lugar.ate hoje com o mesmo pessoal e equipamentos só que atualizados. Me pergunto até hoje como ele mantém aquela porra até hoje. Dizem que ele e hacker.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.009
Reações
21.796
Pontos
999
O meu continua no mesmo lugar. O v**** gordo do Fernando continua no mesmo lugar.ate hoje com o mesmo pessoal e equipamentos só que atualizados. Me pergunto até hoje como ele mantém aquela porra até hoje. Dizem que ele e hacker.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk


Talvez seja só fachada para outros negócios escusos eh eh.


Aqui mais ou menos perto de casa tem um "borracheiro" que remenda pneus e anda de Corolla do ano. E não, a "borracharia" dele não tem movimento nenhum. Todo mundo da região sabe que lá é uma boca de fumo, e isso desde sempre.
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Um aqui era dentro do Shopping, e como reformaram faz um tempo mudou completamente o lugar, não da nem para saber onde era exatamente o local.

Outros 2 eram no centro da cidade, um virou padaria e outro está fechado.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Talvez seja só fachada para outros negócios escusos eh eh.


Aqui mais ou menos perto de casa tem um "borracheiro" que remenda pneus e anda de Corolla do ano. E não, a "borracharia" dele não tem movimento nenhum. Todo mundo da região sabe que lá é uma boca de fumo, e isso desde sempre.
Drogas não é pq se fosse já teriam batido lá. Ele já trabalha com isto a mais de 27 anos. Dizem que ele e hacker pq só tem máquina pica. Acredito que hj deve estar mineirando.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.268
Reações
28.410
Pontos
1.649
Viraram:

- Padaria
- Cabelereiros
- Lojinha de 1 real
- Casinha de jogo do bicho
- Lotérica
- Açougue

E por ai vai....
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.232
Reações
23.333
Pontos
1.619
218ojo.jpg

Me lembrei de outro fliperama que frequentei quando criança.

Ele ficava na Rua 4 da Av.Goiás, centro de Goiânia.

Já que ressuscitaram esse tópico, vou atualizar com o que me lembro:

O primeiro que já havia sido postado pelo B - Mark, tem uma coisa que muitos não tiveram contato. Esse foi o MAIOR DISTRIBUIDOR de máquinas arcade do Centro Oeste, chegando a ter mais de 40 máquinas LIGADAS, dentro do espaço completo!

Vendo pela foto, o tamanho do local era a parte COMPLETA de baixo do predinho de 2 andares, abrangendo a partir da portinha verde à esquerda (onde está a marquise azul) até a esquina e subindo a rua 9 (por isso era chamado de "Taito da 4 com a 9"), além de ter que citar duas coisas: A primeira é que a parte de cima (ou seja, estamos levando em consideração O PRÉDIO INTEIRO...) era onde montavam as máquinas quando se chegavam as placas. Agora a segunda coisa é relativo a outra foto que eu postei no outro tópico:


GEOGRAFICAMENTE FALANDO, esta foto fica apenas a uma quadra de distância da rua 9. É só olhar no 'PIP' do mapa, na parte de baixo, a esquerda.

otela.png


Usando a modelagem 3d do google earth, dá pra se ver onde era o arcade (seta amarela) e o 'point do contrabando digital' (seta vermelha).

Levando em consideração que ainda se mostra a rua 9 (lembrando que era na esquina entre ela e a rua 4) ainda teve mais 5 ou 6 outros fliperamas, SUBINDO a rua e parando antes de chegar na revenda de calçados que tem na esquina da rua 9 com a Av Anhanguera (na visualização 3d, se percebe que os fliperamas paravam onde se tem um estacionamento.

O centro de Goiânia, se contabilizando o que tinha de fliperamas, chegava facilmente a MAIS DE 20 LOJAS destinadas a APENAS diversão eletrônica! E isso, porque não estou contando os bairros.

EDITADO

otela2.png


Esses pontos mostram (mais ou menos) onde tinham a aglomeração de fliperamas na cidade de Goiânia, até 1999 (e estão faltando alguns locais!)
 
Ultima Edição:

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
em Campinas os mais famosos viraram lojas de 1,99 e uma loja de oftalmologia (que já foi várias coisas em curtos espaços de tempo).


eu trabalho no centro e visualizo esses lugares sempre, e sempre bate uma saudade...
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.772
Reações
14.498
Pontos
503
Raramente joguei fliperama na minha infância, mas um um que me chamou bastante a atenção nos anos 90 foi nesse local que hoje é um Subway aqui em Porto Alegre, esse local fica perto do terminal da linha do ônibus do meu bairro, e eu sempre passava por ali desde que me conheço por gente, mas nos anos 90 tinha um fliperama ali com diversos arcade, e um que me chamou bastante a atenção foi um do Street Fighter: O filme, na época eu recém tinha assistido aquele filme com o Van Damme, e fiquei louco quando vi o jogo dele, achei os gráficos muito bons, mas eu devia ter uns 11 anos na época, só conhecia os SF2 de SNES, mal sabia eu que aquele jogo era uma bomba... :klol



Não sei até quando durou esse fliperama, pois vi que ele durou até o início dos anos 2000, mas depois fiquei vários anos sem passar por esse local, então não sei qual foi a época certa que ele durou.

Já nesse local aqui foi o local que eu joguei arcade pela última vez, isso em 1999... Foi nas minhas férias escolares, minha família foi para uma praia e esse lugar era um hotel, foi a única vez que me hospedei em um hotel na minha vida... Mas o lugar esta bem diferente hoje. Nesse prédio ai tinha uma sala de jogos, com bastante mesas de sinuca, ping pong entre outros, e tinha uns 3 arcades, e um deles era um do Cruis'n USA , era um que tinha volante, pedal e uma cadeira para sentar, sei que tem vários modelos desse arcade, mas não lembro exatamente qual modelo era, mas na época eu nem sabia que aquilo era só um N64 ligado a uma placa Jamma, nem sei se dava para considerar um arcade aquilo... Só fui descobrir isso anos depois... :klol

 

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
Aqui virou buteco de vez (algumas maquinas ficavam em butiquim), salao de beleza, farmácia e loja de verduras. Pelo menos os q eu frequentava aqui na rua se resumem a isso agora.
E o do shops virou parte do Mcdonalds.
Um q ers bem grande na estação da lapa (estação de ônibus aqui em salvador) virou loja de roupas.
Uma decadência :(
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.098
Reações
1.947
Pontos
844
Oba! Vou desenterrar esse tópico!
Então, aqui os fliperamas viraram ou bar ou casa de ração ou loja de roupas.
O último fliperama aqui se tornou um depósito de doces; agora em nenhum lugar existe mais. Eu acabei comprando umas máquinas, depois vendi algumas e agora tenho 4, sendo que somente uma funcionando. Acabou que aprendi a consertar e a montar, daí ficou mais fácil pra mim. Vejo a galera com essas máquinas modernas, cheias de frufru, umas frescuras sobre só usar botões de marca Sanwa, porque senão quebram as unhas se não for isso, com luzes piscando e etc, mas eu prefiro as da época, com botões de micro e tudo original.
Foto da minha Eletromatic de 29 polegadas, pena que essa foto é dela de perto e não mostrou detalhes:111170
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
1 pequeno, aqui perto de casa, virou loja de esfirra, depois buteco, depois uma pizzaria minúscula.

1 maior, que tinha perto do meu colégio, no centro, ficava dentro de uma "mini galeria", junto de outras 2-3 lojas alternativas (loja de skate, loja de doces, loja de moda grunge, e o fliperama no fundo). Foi tudo derrubado anos atrás e virou um put* prédio comercial de esquina. Bem previsível, era um terreno caro bem na área nobre da cidade... Óbvio que alguém iria comprar.

1 lanhouse que tinha no centro também, ali em 2000-2001 (era a maior do meu estado) durou apenas 1 ano e pouco (concorrência sinistra fez denúncia e Polícia Federal fudeu os caras, que não tinham nota fiscal de nada - tudo comprado no Paraguai). Fecharam e virou loja de estofado / móveis.

Pura melancolia.
 
Ultima Edição:

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.744
Reações
8.968
Pontos
1.209
Um sábado desses estava no centro de Curitiba com a minha irmã e comecei algo que estava com vontade faz tempo, sei que poderia ir na internet e buscar estes registros com qualidade de capturas muito melhores, mas a emoção não seria a mesma, seria como jogar no emulador, portanto neste tópico quero compartilhar alguns dos registros que já fiz e se possível gostaria que vocês compartilhassem também para termos uma ideia.

Se tiver alguém aqui da cidade talvez se recorde de algum ou de todos os lugares, ainda falta registrar onde ficavam as duas Streets Arcades, a outra Sports Arcade do Shopping Mueller, entre tantos outros que sequer recordo o nome, mas de todos ainda lembro a localização, é claro, e em cada um deles são muitas histórias para contar.

Frequentei pra valer de 1993 até 1999, então esporadicamente até 2002 quando parei definitivamente, mas nesta altura muitas já haviam fechado as portas em definitivo.

Saudos Sports Arcade, sem dúvida a franquia mais famosa do ramo, tem outras bem famosas que não vou comentar agora mas o propósito delas era diferente, para quem pensar em Big Bowling ou Playland.
cd17041.jpg
f38adff.jpg


Aqui ficava a Play Up, que reunia os maiores viciados da cidade, e ficava exatamente em frente da Sports Arcade, quer dizer, a Sports Arcade ficou em frente dela, a Play Up chegou bem antes no território. Agora eles possuem uma loja no Shopping Jardim das Américas pelo que pesquisei na internet, mas ainda não fui lá para conferir.
a9df7e1.jpg


Aqui era a Fliper Chic, a única que deixava claro a entrada proibida para menores de 18 anos, claro, todas as outras colocavam um aviso em letras pequenas na tabela de preços, mas estes deixavam um cartaz ao lado da porta, o que não impedia a entrada de qualquer forma.
O interessante é que eles mantiveram máquinas clássicas e foram uma das primeiras a fechar, ainda assim deu tempo de jogar o primeiro Mortal Kombat, Bonanza Bros. e PanicGals.
Tirei a foto dessa forma por estar em dúvida qual das duas era a entrada, acho qe é da esquerda as máquina ficavam todas na sobreloja.
ab625c6.jpg


A famosa Disneyland, uma das que mais durou mas hoje é um Burger King, eu preferia infinitamente o fliperama, até porque Burger King é o que não falta na cidade, infelizmente (poderiam ser outras coisas).
Era a preferida dos maloqueiros, o que me obrigava a ir para a Sports Arcade nos fins de semana, o que eu não achava nem um pouco ruim, até pelas promoções que eles faziam, mas a Disney ficava perto do serviço dos meus pais e 0,50 era sempre um valor acessível, e era para onde corria quando acabavam as aulas normalmente.
c5bc09b.jpg


E por fim mas não menos importante, um fliperama que não tinha nome, teve muitas máquinas e não durou muito tempo, virou uma verduraria, um sindicato e agora é uma agência da Caixa.
f5e2754.jpg


A distância desse para todas as outras era de 4 quadras no máximo, portanto fica claro que mostrei apenas uma fração de tudo, isso que me esqueci de registrar outros dois que ficavam pelo caminho, numa delas foi onde joguei minha primeira ficha do Street Fighter 2 e o briga de rua dos Simpsons, mas fica para a próxima.
Eu joguei fliperama basicamente em 6 cidades. Mar del Plata e Buenos Aires na Argentina, Foz Do Iguazu e Rio de Janeiro no Brasil, Montevideu no Uruguai e Ciudad del Este no Paraguay que e onde eu moro. Como estou a uns 25 anos nesta regiao nao sei como estarao todas so pude conferir os locais de Foz e Buenos aires (que viajei em 2014). Em Foz viraram qualquer coisa, um Sebo , uma lanchonete mas nada dura e tudo vai mudando.
Aqui em CDE foi demolido o lugar que era o fliperama mais importante da cidade. O ultimo fechou pela pandemia mas nao abriu nada no lugar.
Buenos aires a maioria tinha virado igreja universal do reino de deus. Pelo menos os que eram maiores e mais me impactaram.
 

Corredor X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.868
Reações
1.824
Pontos
884
em Campinas os mais famosos viraram lojas de 1,99 e uma loja de oftalmologia (que já foi várias coisas em curtos espaços de tempo).


eu trabalho no centro e visualizo esses lugares sempre, e sempre bate uma saudade...
Tambem sou de campinas, lembro de uma de esquina da barao de jaguara com ferreira penteado, e uma maior que tinha se nao me engano tambem na barao de jaguara, perto da padaria orly. Além disso tinha no shopping iguatemi, onde hoje ficam os cinemas
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
Tambem sou de campinas, lembro de uma de esquina da barao de jaguara com ferreira penteado, e uma maior que tinha se nao me engano tambem na barao de jaguara, perto da padaria orly. Além disso tinha no shopping iguatemi, onde hoje ficam os cinemas


Eu ia bastante nesses dois. A que ficava perto da Padaria Orly (e hoje é uma loja de bugigangas) era a melhor, tinha arcades com placas CPS3 , Tekken Tag e até uns simuladores.

Em meados de 1998 ainda rolava altas competições no Tekken Tag. Eu não me recordo com precisão, mas acho q esse fechou no inicio dos anos 2000.



O fliper da ferreira penteado eu acho q durou mais tempo, lembro de jogar esses fliper multijogos lá pra 2005/2006 lá... Eu ia sempre lá jogar Black Tiger hehehe.
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.376
Reações
15.831
Pontos
503
Ecos de um passado distante.

O único lugar que tinha máquinas de arcade aqui em Salvador (que eu sabia) era na rua ao lado do Shopping Piedade. Desde que fecharam em meados dos anos 2000, o local virou bar, papelaria loja de roupas. Agora eu nem se mais o que foi feito do local, pois tem alguns anos que não vou por aquelas bandas.
Nunca pude jogar lá já que a "fauna" era um tanto incomum e eu tinha medo de ser assaltado ou coisa pior. Só ficava na vontade de experimentar ao menos os jogos de tiro.
Oxe, nunca jogou nos fliperamas da rua do Coqueiro da Piedade? Só ali, nos anos 90, tinha três. Um virou loja de produtos de cabeleleiro, e os outros dois, farmácias. Joguei muito KOF 97, 98, 99, Tekken 3, Tekken Tag Tournament, MK2, MK3 e outros clássicos.

Também frequentei muito o fliperama na rua do Paraíso, onde eu era figurinha carimbada nos intervalos da escola. Muito Tekken Tag, Tekken 4, 5, KOF 2000 e aquelas máquinas de emuladores, onde o que eu jogava mais era Cadillacs and Dinosaurs, Sengoku 3, Punisher, Super Sidekicks 3 (eu era conhecido por jogar com times bizarros como Bolívia, Finlândia e República Checa) e outros mais. Esse aí fechou e virou uma loja de artigos de festa. Era legal lá porque tinha uma promoção de, quando uma luz acendia, eles davam fichas grátis.

Quando o último do Coqueiro da Piedade fechou, eu e meus amigos ficamos entre a rua do Paraíso e lugares mais hardcore, como bares assustadores com máquinas de fliperama... mal sabíamos, mas estávamos entre traficantes pequenos, cafetões, prostitutas e outras criaturas noturnas. Isso até que essas casas fecharam todas nos meados dos anos 2000, e nos separamos.

Center Lapa frequentei muito pouco. A ficha era cara pra carai. Hue :klol
 
Mensagens
7
Reações
38
Pontos
13
Pelos comentários do pessoal percebi que a maioria dos fliperamas fecharam por problemas financeiros ou até mesmo devido a ascensão dos Playstation 1 e 2 que tinham ports de jogos árcades mais fiéis dos que os que foram vistos nas eras dos 8 e 16 bits, desbloqueio fácil e jogo pirata a granel.

Mas os fliperamas que funcionaram perto do colégio onde estudei acabaram fechando bem antes porque acabaram infringindo uma lei que proibia abertura de casas de jogos próximas a instituições de ensino.

Gostaria de saber se mais alguém sabe de algum caso de fliperama que foi fechado pelo Juizado porque as dificuldades financeiras e a era do Playstation não podem ser as únicas razões para isso.

Hoje encontrei mais um local onde funcionou um fliperama antigo.

Moby Dick (Concessionária Citroen)
rh4s9z.jpg

O Moby Dick era uma sanduicheira e fliperama e funcionava ao lado de um Colégio chamado Acadêmico onde meus primos cursaram o ensino médio em 1996.

Eu nunca fui lá meus primos sempre iam lá depois das aulas e um dos meus primos disse que foi lá que ele jogou o Street Fighter Alpha 1 pela primeira vez e ele na época ficou surpreso com a inclusão do Guy do Final Fight na relação de lutadores.

No ano seguinte eles se mudaram para um lugar maior que fica em frente ao mesmo colégio e funcionou até 2000 quando fechou suas portas.

E o lugar onde ele funcionou pela primeira vez foi demolido e construíram no lugar uma concessionária do Citroen.
B-Mark, meu nome é Renato Morais Balbino sou o filho do dono do antigo fliperama Moby Dick Sanduicheira e Games (Carlos Alberto Balbino de Araújo), na verdade você cometeu um equívoco, meu pai tinha locado as máquinas para uma sanduicheira, onde hoje é a Saga France, chamada Super San. Mas dai o Natus Frutas, um verdurão que coexistia naquele local pediu o ponto do Super San, que teve que fechar as portas. Meu pai então decidiu construir a própria loja num espaço que hoje funciona a Jaguar e Ranger Rover, em frente ao Super San, mas que na época era um lava-jato. O faturamento no Super San girava em torno de 10 a 12 mil reais mensal naquela época, valor muito expressivo, foi por isso que ele teve a coragem de construir o Moby Dick naquele ponto da Av. Mutirão. Deu muito certo, o faturamento no Moby Dick, de acordo com meu pai era o equivalente ao valor de uma S-10. Meu pai também montou um Kart no Buriti Shopping naquele mesmo período. As coisas iam muito bem, até que o dólar disparou no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, e o amigo do meu pai que trazia as máquinas para o Brasil parou de importar. Infelizmente como muitos citaram aqui a ascensão dos vídeo games (playstation, etc), entre outros fatores, foram determinantes para o meu pai fechar as portas. O que posso dizer que você que nunca jogou no Moby Dick perdeu e muito rsrs, lá tinha 8 Indy 500 e 4 Sega Super GT (arcade de corridas), além de vários pimballs, máquinas de taito, disco voador (disquinho) e também o sanduíche que era muito bom kk. Esse período foi memorável, e jamais iriei esquecer. Depois que meu pai fechou as portas, muitos fliperamas menores tiveram o mesmo caminho, pois em Goiânia o meu pai era meio que o líder do segmento, pois sempre trazia as novidades para a cidade. Tenho várias fotos do local. Qualquer dia eu publico aqui.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.029
Pontos
1.109
B-Mark, meu nome é Renato Morais Balbino sou o filho do dono do antigo fliperama Moby Dick Sanduicheira e Games (Carlos Alberto Balbino de Araújo), na verdade você cometeu um equívoco, meu pai tinha locado as máquinas para uma sanduicheira, onde hoje é a Saga France, chamada Super San. Mas dai o Natus Frutas, um verdurão que coexistia naquele local pediu o ponto do Super San, que teve que fechar as portas. Meu pai então decidiu construir a própria loja num espaço que hoje funciona a Jaguar e Ranger Rover, em frente ao Super San, mas que na época era um lava-jato. O faturamento no Super San girava em torno de 10 a 12 mil reais mensal naquela época, valor muito expressivo, foi por isso que ele teve a coragem de construir o Moby Dick naquele ponto da Av. Mutirão. Deu muito certo, o faturamento no Moby Dick, de acordo com meu pai era o equivalente ao valor de uma S-10. Meu pai também montou um Kart no Buriti Shopping naquele mesmo período. As coisas iam muito bem, até que o dólar disparou no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, e o amigo do meu pai que trazia as máquinas para o Brasil parou de importar. Infelizmente como muitos citaram aqui a ascensão dos vídeo games (playstation, etc), entre outros fatores, foram determinantes para o meu pai fechar as portas. O que posso dizer que você que nunca jogou no Moby Dick perdeu e muito rsrs, lá tinha 8 Indy 500 e 4 Sega Super GT (arcade de corridas), além de vários pimballs, máquinas de taito, disco voador (disquinho) e também o sanduíche que era muito bom kk. Esse período foi memorável, e jamais iriei esquecer. Depois que meu pai fechou as portas, muitos fliperamas menores tiveram o mesmo caminho, pois em Goiânia o meu pai era meio que o líder do segmento, pois sempre trazia as novidades para a cidade. Tenho várias fotos do local. Qualquer dia eu publico aqui.
Obrigado pelo esclarecimento. Como disse antes nunca fui ao Moby Dick porque eu andava pouco nas redondezas onde ele ficava e so sabia dele atraves dos meus primos que estudavam no Colegio Academico que ficava perto do estabelecimento.

Gostaria de saber como vc encontrou este forum e minha postagem sobre o estabelecimento de seu pai.

E as fotos antigas do Moby Dick sao bem vindas por aqui para preservar a historia do negocio.
 
Mensagens
7
Reações
38
Pontos
13
Obrigado pelo esclarecimento. Como disse antes nunca fui ao Moby Dick porque eu andava pouco nas redondezas onde ele ficava e so sabia dele atraves dos meus primos que estudavam no Colegio Academico que ficava perto do estabelecimento.

Gostaria de saber como vc encontrou este forum e minha postagem sobre o estabelecimento de seu pai.

E as fotos antigas do Moby Dick sao bem vindas por aqui para preservar a historia do negocio.
Achei seu post digitando o nome da loja no google rsrs, na verdade meu pai já havia me falado que tinha encontrado um tempo atrás. Resolvi me cadastrar no grupo para poder relembrar e acrescentar alguns dados.

Sim eu entendi que você não frequentou o local. Uma pena viu, acredito que em Goiânia não existiu um fliperama tão completo. Talvez no flamboyant, porém lá tinha máquinas muito ultrapassadas. Meu pai ia a São Paulo várias vezes ao ano para olhar as novidades que chegavam do exterior.

Com relação às fotos, eu faço questão de buscar na casa dos meus pais e assim que possível irei postar aqui.

Quem viveu nessa época e gostava de fliperama o Moby Dick era o local ideal para se divertir.

Bons tempos...
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.029
Pontos
1.109
Achei seu post digitando o nome da loja no google rsrs, na verdade meu pai já havia me falado que tinha encontrado um tempo atrás. Resolvi me cadastrar no grupo para poder relembrar e acrescentar alguns dados.

Sim eu entendi que você não frequentou o local. Uma pena viu, acredito que em Goiânia não existiu um fliperama tão completo. Talvez no flamboyant, porém lá tinha máquinas muito ultrapassadas. Meu pai ia a São Paulo várias vezes ao ano para olhar as novidades que chegavam do exterior.

Com relação às fotos, eu faço questão de buscar na casa dos meus pais e assim que possível irei postar aqui.

Quem viveu nessa época e gostava de fliperama o Moby Dick era o local ideal para se divertir.

Bons tempos...
Eu frequentava a Playland do Flamboyant e entre 1993-1995 sempre chegavam novidades como o Arcade do Spider Man com suporte para 4 jogadores e o Terminator 2 que usava sub metralhadoras porem em 1996 decaiu e me lembro que nas ultimas vezes que fui la vi alguns hacks de KOF 2002 e SNK vs Capcom Chaos.
 
Ultima Edição:

Corredor X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.868
Reações
1.824
Pontos
884
B-Mark, meu nome é Renato Morais Balbino sou o filho do dono do antigo fliperama Moby Dick Sanduicheira e Games (Carlos Alberto Balbino de Araújo), na verdade você cometeu um equívoco, meu pai tinha locado as máquinas para uma sanduicheira, onde hoje é a Saga France, chamada Super San. Mas dai o Natus Frutas, um verdurão que coexistia naquele local pediu o ponto do Super San, que teve que fechar as portas. Meu pai então decidiu construir a própria loja num espaço que hoje funciona a Jaguar e Ranger Rover, em frente ao Super San, mas que na época era um lava-jato. O faturamento no Super San girava em torno de 10 a 12 mil reais mensal naquela época, valor muito expressivo, foi por isso que ele teve a coragem de construir o Moby Dick naquele ponto da Av. Mutirão. Deu muito certo, o faturamento no Moby Dick, de acordo com meu pai era o equivalente ao valor de uma S-10. Meu pai também montou um Kart no Buriti Shopping naquele mesmo período. As coisas iam muito bem, até que o dólar disparou no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, e o amigo do meu pai que trazia as máquinas para o Brasil parou de importar. Infelizmente como muitos citaram aqui a ascensão dos vídeo games (playstation, etc), entre outros fatores, foram determinantes para o meu pai fechar as portas. O que posso dizer que você que nunca jogou no Moby Dick perdeu e muito rsrs, lá tinha 8 Indy 500 e 4 Sega Super GT (arcade de corridas), além de vários pimballs, máquinas de taito, disco voador (disquinho) e também o sanduíche que era muito bom kk. Esse período foi memorável, e jamais iriei esquecer. Depois que meu pai fechou as portas, muitos fliperamas menores tiveram o mesmo caminho, pois em Goiânia o meu pai era meio que o líder do segmento, pois sempre trazia as novidades para a cidade. Tenho várias fotos do local. Qualquer dia eu publico aqui.
Uma dúvida que tenho: qual costuma ser o destino final dos arcades? Espero que a resposta nao seja que a maioria vire entulho.
 
Mensagens
7
Reações
38
Pontos
13
Uma dúvida que tenho: qual costuma ser o destino final dos arcades? Espero que a resposta nao seja que a maioria vire entulho.
No caso do meu pai, ele vendeu a maior parte para o amigo dele que tinha uma loja no Family Center. Mas acredito que tem muitos arcades até hoje em plena atividade, tanto em shoppings, como em empresas de festas infantis e até mesmo em várias residências.

Não sei se se trata de nostalgia, mas para mim os arcades são bem melhores do que o vídeo game comum. Hoje em dia as pessoas ficam em suas casas e não sabem como é interagir com seus amigos em um local específico como nos fliperamas. Era uma programação em família. Infelizmente isso se perdeu com a chegada dos consoles. Ficamos muito mais presos em nossas casas.

Eu frequentava a Playland do Flamboyant e entre 1993-1995 sempre chegavam novidades como o Arcade do Spider Man com suporte para 4 jogadores e o Terminator 2 que usava sub metralhadoras porem em 1996 decaiu e me lembro que nas ultimas vezes que fui la vi alguns hacks de KOF 2002 e SNK vs Capcom Chaos.

Exatamente B-Mark, a playland tinha muitos arcades, mas para mim que frequentei lá no final dos anos 90, era um fliperama já ultrapassado para a época. Como citei anteriormente, o meu pai sempre estava em busca das novidades. Várias vezes acompanhei ele nas viagens, era bate e volta em são paulo. Ele buscava a máquina e já colocava para funcionar imediatamente quando chegava em Goiânia. Eu me lembro que ficava sempre impressionado quando chegava no galpão do importador, era absurdamente gigante e cheio de máquinas diferentes. Acredito que muitos exemplares nem chegaram a pisar em Goiânia. Meu pai nunca imaginou que esse segmento iria ter um declínio como teve. Eram tantas novidades ano após ano que a perspectiva era sempre de crescimento.


Essa foto abaixo tem ai a logo do Moby Dick na lateral do kart. Época em que meu pai investia o dinheiro para eu pilotar kkk única foto que tenho aqui em casa que faz referência ao fliperama. Me lembro que guardamos como recordação um panfleto da loja, era uma promoção para quem quisesse fazer sua festa de aniversário no fliperama, se eu achar vou postar também aqui. Agora as fotos do local temos aos montes, vou pegar na casa dos meus pais e mostrar para vocês.

Adicionei mais uma foto do tempo do kart quando iniciei a treinar pra começar a competir
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2022-07-19 at 09.41.23.jpeg
    WhatsApp Image 2022-07-19 at 09.41.23.jpeg
    98 KB · Visualizações: 39
  • WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.24 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.24 (2).jpeg
    120,9 KB · Visualizações: 18
Ultima Edição:
Mensagens
7
Reações
38
Pontos
13
Fotos do Super San onde meu pai colocou as máquinas antes de construir o Moby Dick:
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.25 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.25 (1).jpeg
    116,7 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.25.jpeg
    WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.25.jpeg
    107,4 KB · Visualizações: 24
  • WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.24 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2022-07-27 at 17.42.24 (1).jpeg
    89,9 KB · Visualizações: 31

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.189
Reações
58.303
Pontos
2.009
B-Mark, meu nome é Renato Morais Balbino sou o filho do dono do antigo fliperama Moby Dick Sanduicheira e Games (Carlos Alberto Balbino de Araújo), na verdade você cometeu um equívoco, meu pai tinha locado as máquinas para uma sanduicheira, onde hoje é a Saga France, chamada Super San. Mas dai o Natus Frutas, um verdurão que coexistia naquele local pediu o ponto do Super San, que teve que fechar as portas. Meu pai então decidiu construir a própria loja num espaço que hoje funciona a Jaguar e Ranger Rover, em frente ao Super San, mas que na época era um lava-jato. O faturamento no Super San girava em torno de 10 a 12 mil reais mensal naquela época, valor muito expressivo, foi por isso que ele teve a coragem de construir o Moby Dick naquele ponto da Av. Mutirão. Deu muito certo, o faturamento no Moby Dick, de acordo com meu pai era o equivalente ao valor de uma S-10. Meu pai também montou um Kart no Buriti Shopping naquele mesmo período. As coisas iam muito bem, até que o dólar disparou no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, e o amigo do meu pai que trazia as máquinas para o Brasil parou de importar. Infelizmente como muitos citaram aqui a ascensão dos vídeo games (playstation, etc), entre outros fatores, foram determinantes para o meu pai fechar as portas. O que posso dizer que você que nunca jogou no Moby Dick perdeu e muito rsrs, lá tinha 8 Indy 500 e 4 Sega Super GT (arcade de corridas), além de vários pimballs, máquinas de taito, disco voador (disquinho) e também o sanduíche que era muito bom kk. Esse período foi memorável, e jamais iriei esquecer. Depois que meu pai fechou as portas, muitos fliperamas menores tiveram o mesmo caminho, pois em Goiânia o meu pai era meio que o líder do segmento, pois sempre trazia as novidades para a cidade. Tenho várias fotos do local. Qualquer dia eu publico aqui.
Em 22 anos de fórum essa história (a de aparecer aqui no fórum o filho do dono de um arcade querido de um user) é uma das mais fodas que já rolaram por aqui.

Como comentei nesse tópico:


Eu sempre fui muito mais de locadora do que de arcade. Seria um sonho aparecer do nada o filho do dono da locadora que mais gostava, queria muito saber que fim deu e todo o resto da história.

Por ser em uma galeria eu não sei o que virou, mas a galeria tá lá ainda, firme e forte:

 
Mensagens
7
Reações
38
Pontos
13
Em 22 anos de fórum essa história (a de aparecer aqui no fórum o filho do dono de um arcade querido de um user) é uma das mais fodas que já rolaram por aqui.

Como comentei nesse tópico:


Eu sempre fui muito mais de locadora do que de arcade. Seria um sonho aparecer do nada o filho do dono da locadora que mais gostava, queria muito saber que fim deu e todo o resto da história.

Por ser em uma galeria eu não sei o que virou, mas a galeria tá lá ainda, firme e forte:

Fico feliz por acrescentar na história dos árcades e fliperamas. A minha história de vida está muito ligada aos jogos. Cresci jogando nas máquinas do meu pai. Me sinto um privilegiado por ter vivenciado nesse mundo dos vídeo games. E só de compartilhar já me deixa extremamente feliz, pois muitos aqui guardam boas recordações e se importam tanto quanto eu. Como gostaria de voltar ao tempo para poder viver tudo que vivi. Foram os melhores anos da minha vida sem dúvida alguma.
 

Devoljack

Larva
Mensagens
1
Reações
1
Pontos
3
Um sábado desses estava no centro de Curitiba com a minha irmã e comecei algo que estava com vontade faz tempo, sei que poderia ir na internet e buscar estes registros com qualidade de capturas muito melhores, mas a emoção não seria a mesma, seria como jogar no emulador, portanto neste tópico quero compartilhar alguns dos registros que já fiz e se possível gostaria que vocês compartilhassem também para termos uma ideia.

Se tiver alguém aqui da cidade talvez se recorde de algum ou de todos os lugares, ainda falta registrar onde ficavam as duas Streets Arcades, a outra Sports Arcade do Shopping Mueller, entre tantos outros que sequer recordo o nome, mas de todos ainda lembro a localização, é claro, e em cada um deles são muitas histórias para contar.

Frequentei pra valer de 1993 até 1999, então esporadicamente até 2002 quando parei definitivamente, mas nesta altura muitas já haviam fechado as portas em definitivo.

Saudos Sports Arcade, sem dúvida a franquia mais famosa do ramo, tem outras bem famosas que não vou comentar agora mas o propósito delas era diferente, para quem pensar em Big Bowling ou Playland.
cd17041.jpg
f38adff.jpg


Aqui ficava a Play Up, que reunia os maiores viciados da cidade, e ficava exatamente em frente da Sports Arcade, quer dizer, a Sports Arcade ficou em frente dela, a Play Up chegou bem antes no território. Agora eles possuem uma loja no Shopping Jardim das Américas pelo que pesquisei na internet, mas ainda não fui lá para conferir.
a9df7e1.jpg


Aqui era a Fliper Chic, a única que deixava claro a entrada proibida para menores de 18 anos, claro, todas as outras colocavam um aviso em letras pequenas na tabela de preços, mas estes deixavam um cartaz ao lado da porta, o que não impedia a entrada de qualquer forma.
O interessante é que eles mantiveram máquinas clássicas e foram uma das primeiras a fechar, ainda assim deu tempo de jogar o primeiro Mortal Kombat, Bonanza Bros. e PanicGals.
Tirei a foto dessa forma por estar em dúvida qual das duas era a entrada, acho qe é da esquerda as máquina ficavam todas na sobreloja.
ab625c6.jpg


A famosa Disneyland, uma das que mais durou mas hoje é um Burger King, eu preferia infinitamente o fliperama, até porque Burger King é o que não falta na cidade, infelizmente (poderiam ser outras coisas).
Era a preferida dos maloqueiros, o que me obrigava a ir para a Sports Arcade nos fins de semana, o que eu não achava nem um pouco ruim, até pelas promoções que eles faziam, mas a Disney ficava perto do serviço dos meus pais e 0,50 era sempre um valor acessível, e era para onde corria quando acabavam as aulas normalmente.
c5bc09b.jpg


E por fim mas não menos importante, um fliperama que não tinha nome, teve muitas máquinas e não durou muito tempo, virou uma verduraria, um sindicato e agora é uma agência da Caixa.
f5e2754.jpg


A distância desse para todas as outras era de 4 quadras no máximo, portanto fica claro que mostrei apenas uma fração de tudo, isso que me esqueci de registrar outros dois que ficavam pelo caminho, numa delas foi onde joguei minha primeira ficha do Street Fighter 2 e o briga de rua dos Simpsons, mas fica para a próxima.
Lembro de 03 lojas do Streets Arcades, uma na André de Barros (Esssa acho que por um tempo foi auto escola Belo), outra na João Negrão bem em frente ao terminal do Guadalupe, e outra atrás da Galeria Pinheiro Lima na Rua Prefeito João Moreira Garcez (Acho que virou uma franquia da Pão de Queijo). Ouvi dizer que eram 04 lojas, e a quarta localizada no bairro Portão, no entanto nunca soube se realmente existiu. Eu ainda tenho uma ficha do Streets Arcades guardada, e essa foi de uma promoção onde o jogador deveria quebrar o recorde da Street Fighter Ex. Meu colega fez esse feito, e eu ganhei uma das fichas que vinha na premiação. O Fliper Chic, ao meu ver era o mais perigoso de todos, e também tive a infelicidade de ser assaltado no famoso segundo piso. Já na Disney o próprio comerciante das fichas, sempre pedia para que eu não fosse muito para o fundo do fliperama, e que também não vacilasse ao utilizar o banheiro, pois corria risco de ser assaltado, mas o fliperama era ótimo. O fliperama que virou Hortifruti, se não me engano era de cor verde e cheguei a frequentar para aperfeiçoar meu nível de Marvel vs Street Fighter, pois ali rolava uns contras nivelados com minhas habilidades na época. Sport's Arcade era muito legal, e trazia o "inovador" crédito através de um cartão, e lembro também que tinha alguns produtos onde você podia comprar no caixa. No entanto Sport's era meio salgado cobrando o crédito a 1REAL, tendo sua maior vantagem no lançamento dos jogos. Lembro que bombou quando lançou Marvel vs Capcom, Street Fighter Ex2 e Street Zero 3. Por fim, a famosa Play Up que você citou como "covil" dos bons jogadores era a mais movimentada, por ser a mais competitiva e também por ter todos os lançamentos de Fighting games na época. E também me recordo que existia um Arcade chamado "Thunder", que tinha umas máquinas personalizadas com a logo deles, e tinha várias máquinas que a fichava era por tempo. Se não me engano hoje existe uma Lojas França no local, mas não lembro se é bem aquele local. Ahh não esquecendo que ao lado do Shopping Monif Tacla tinha um fliper com bastante máquinas.
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.745
Reações
4.362
Pontos
704
Na cidade em que eu moro funciona o fliperama mais antigo do Brasil. Aberto desde 44.



Trabalho perto e confesso que só fui lá uma vez, na época em que nem morava aqui. O aluguel nessa rua onde o fliperama fica é bem alto, me surpreende que ainda funcionem. O ponto comercial deve ser de propriedade dos donos mesmo. Ou por ser um lugar histórico em uma cidade turística, talvez exista uma preocupação de alguém em não deixar fechar. Não sei.

Nos comentários dessa postagem tem um pessoal falando de histórias do local. Já deve ter sido muito movimentado, é uma rua bem localizada. A data de abertura é anterior a da proibição dos cassinos no Brasil, imagino que abriram para tentar atrair o público que ia neles.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.793
Reações
23.035
Pontos
1.053
O último q tava "agonizando" aqui em duque de caxias ficava na roviaria.
Ia um monte de nerd veio jogar na hora do almoço ou de noite.
Mas já faz uns anos q fechou , axo q virou salão de beleza
 
Topo Fundo