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Nova gasolina se torna obrigatória em agosto e deve ser mais cara

antonioli

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Petrobras mudará gasolina e custo deve subir, mas eficiência será a mesma
Estatal vai equiparar fórmula ao combustível comercializado no exterior; apesar do rendimento ser igual, preço deve aumentar entre 4 e 10 centavos
Por Diego Gimenes - Atualizado em 24 Jun 2020, 18h25 - Publicado em 24 Jun 2020, 18h18
Combustíveis têm primeira variação de preço em 2018
NAS BOMBAS - Combustível deve impactar o bolso do brasileiro, mas terá rendimento similar ao habitual Marcelo Camargo/Agência Brasil



A partir de agosto os brasileiros vão começar a abastecer seus veículos com uma gasolina diferente da que é comercializada atualmente. A Petrobras irá mudar a fórmula do combustível. Segundo a companhia, a decisão visa parametrizar o combustível com o que é comercializado em outros mercados mundiais. A mudança será feita na massa da gasolina, segundo uma especificação proposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que passa a exigir uma massa específica mínima de 715 kg/m³. Além disso, a agência estabelece a necessidade de uma octanagem mínima de 92 pela metodologia de RON, especificações semelhantes às adotadas no mercado internacional e que vão garantir uma maior durabilidade dos novos motores fabricados no Brasil. A mudança, porém, não deve afetar o rendimento do combustível, já que a quantidade de etanol na composição – 27,5% – ficará a mesma. Para se ter uma ideia, em alguns países o nível de etanol presente na gasolina é de apenas 2%. O peso maior será no bolso do consumidor, já que a eficiência do combustível permanecerá a mesma.

“Nós já estamos prontos para produzir essa nova gasolina. A nova especificação é bem-vinda e vai aproximar o combustível comercializado no Brasil ao do mercado americano e europeu”, disse Anelise Lara, diretora de refino e gás natural da companhia. “Como a gente pratica o preço de paridade importação, ela será mais cara porque será comparada com gasolinas de melhor qualidade do exterior”, explicou a diretora.

Para especialistas, entretanto, a mudança essencial acontecerá apenas no preço, já que o produto deve manter a mesma eficiência do combustível atual. “Esse novo produto se trata, na verdade, de uma nova montagem em cima das correntes já disponíveis no mercado. A tendência é que gasolina seja de 4 a 10 centavos mais cara do que é hoje. Se esse aumento vai compensar na eficiência? Não. A questão é a densidade mesmo, não vai compensar na eficiência. O que pode acontecer, a longo prazo, é uma maior durabilidade dos motores dos carros, mas na questão de eficiência, não”, indica Thadeu Silva, chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone.

Segundo o analista, a mudança na especificação já era esperada pelo mercado. “Essa mudança de especificação já era uma realidade para o setor, a questão era quando ela iria entrar em vigor no mercado brasileiro, e vai entrar em agosto mesmo, como estava previsto. Ela vai ser montada no Brasil, a principal novidade é a adequação do nosso produto ao mercado internacional. Hoje, a gasolina tem uma octanagem abaixo do mercado internacional. Do ponto de vista de qualidade, o maior benefício da mudança é o aumento da densidade, que tira um pouco do risco de evaporação do produto no verão brasileiro”, analisa o especialista.



Nossa gasolina será "igual" a vendida nos EUA e Europa? Entenda
Resolução da ANP permitirá que gasolina brasileira tenha maior octanagem e maior densidade o que reduzirá o consumo e aumentará a eficiência


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A partir de agosto uma nova resolução da ANP (Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), órgão responsável pela regulação das indústrias de petróleo, gás natural e biocombustíveis, passa a aplicar a Resolução nº 807, editada em 23 de janeiro, pelo presidente Jair Bolsonaro. O que muda? A atual octanagem da nossa gasolina comum de no mínimo 87 octanas passará a 93 enquanto na gasolina premium de 95 passará a 98 octanas. Outra mudança será a densidade da gasolina que passará a ser 0.715 kg/L para todos os produtos comercializados no país.


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Petrobras Divulgação

Apesar das mudanças a mistura de etanol à gasolina não terá alteração: seguirá em 27,5% para produtos comuns e aditivados e no máximo 25% para combustíveis de alta octanagem.


Traduzindo: a maior octanagem da gasolina deixará nosso combustível mais eficiente, a densidade uniforme deixará a combustão mais precisa e com menos emissões e permitirá que a indústria fabrique motores mais econômicos.

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Petrobras Divulgação

Nosso novo padrão de gasolina chegará ao mercado a partir de agosto e com a nova octanagem teremos os mesmos níveis de eficiência dos produtos oferecidos em países desenvolvidos. Esta mudança, no entanto, já vem ocorrendo nos últimos anos em fases. Desde 1989 nossos produtos não tem mais chumbo tetraetila (CTE) na composição o que torna nosso combustível menos poluente e desde 2014 o teor de enxofre foi reduzido de 200 para 50 partes por milhão (ppm). A mistura de etanol tem o mesmo objetivo de aumentar a eficiência lembrando que hoje um automóvel abastecido com gasolina é 30 vezes menos poluente que um equivalente na década de 1980.

Qual o problema da gasolina de "baixa octanagem"?

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Primeiro é preciso entender o que é a octanagem. Esta palavra significa a capacidade da gasolina de explodir internamente no motor em um processo que é iniciado por uma faísca elétrica (das velas). Com o ar, ocorre a combustão e quanto maior a octanagem melhor é feita essa queima. Em alguns carros a baixa octanagem da gasolina antecipa esse processo e faz o motor trabalhar, mesmo que por pouco tempo, sem combustível o que desgasta o motor de forma prematura. Esta detonação prematura prejudica a vida do motor.

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A baixa octanagem também prejudica a eficiência do motor segundo sua taxa de compressão. Por isso no Brasil muitos carros importados apresentam problemas a longo prazo por terem tecnicamente taxa mais alta de compressão enquanto nossa gasolina, até então, tinha baixa octanagem e não acompanhava a eficiência desses propulsores. Quando os carros são "nacionalizados", um dos processos é ajustar e reduzir essa taxa de compressão para não causar problemas durante o uso do ano. Com essa melhora na qualidade da gasolina esse ajuste não precisará mais ser feito.

O efeito colateral da medida é que o combustível deve ficar ainda mais caro em todo o país. A adequação elevará o custo de produção da gasolina e ainda que a Petrobras não detalhe essa questão é certo que o consumidor sentirá o efeito da mudança também no bolso e no orçamento familiar.

 

antonioli

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Comercializada a partir de agosto, nova gasolina brasileira dificulta fraudes e beneficia motoristas

Fonte: Combustível Legal

Fruto da reivindicação dos postos e distribuidoras de combustíveis, nova gasolina traz padrões internacionais de qualidade e requisitos que dificultam a adulteração. A pedido do Combustível Legal, Gilberto Pose, engenheiro de desenvolvimento de combustíveis, explica como as mudanças vão beneficiar o consumidor.

A partir do dia 3 de agosto, motoristas terão uma gasolina automotiva de melhor qualidade nos tanques. Nessa data, entrará em vigor a medida que determina novos padrões de qualidade para o combustível. Publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a resolução n.807/2020 substitui as especificações de 2013.

A nova gasolina tem novidades em três aspectos: valor mínimo da massa específica, parâmetros de destilação, e fixação de limites para a octanagem RON. As mudanças resultam em melhor dirigibilidade, combate à adulteração e benefícios ao meio ambiente.

Gasolina com mais energia e menos consumo
“A grande mudança é o valor da massa específica da gasolina”, afirma o engenheiro e especialista em combustíveis, Gilberto Pose. As gasolinas comum e premium passam a ter densidade mínima de 715 kg/m3. Atualmente, esse índice pode oscilar em torno dos 700kg/m3, o que abre margem para a oferta de produtos com diferentes densidades no mercado. No caso da gasolina, quanto maior a densidade, mais potência e rendimento ela gera ao motor, resultando em mais energia e menos consumo para os veículos.

A segunda especificação diz respeito à temperatura de destilação no ponto 50% evaporado (T50), com benefícios diretos para a dirigibilidade, desempenho e aquecimento do motor. O ponto T50 é um dos índices utilizados no processo de destilação (separação de substâncias) da gasolina para verificar seu desempenho no motor. O T50 identifica a temperatura na qual 50% do combustível foi destilado e verifica o aquecimento do motor. Outros pontos são o T10, que observa a partida do motor a frio, e o T90, que verifica performance e aquecimento.

Mudanças no combustível dificultam fraudes
Pose explica que a mudança atende a reclamações antigas dos donos de postos de gasolina, que agora terão maior segurança na hora da fiscalização. “A definição da massa específica é um divisor de águas para o Brasil inibir a adulteração do combustível com solventes de baixa densidade. Quando se joga solvente numa gasolina de 720kg/m3, a densidade desse combustível pode cair para 680kg/m3. O adulterador não terá mais essa facilidade”, explica Pose.

A densidade pode ser checada em toda a cadeia de distribuição. Desde a produção na refinaria, passando pela distribuição e revenda no posto. “Também é verificada em ações de fiscalização e para demonstração ao cliente final, quando por ele solicitado”, descreve o engenheiro. Para leitura nos postos, são utilizados densímetros com faixa de medição de 0,700 a 0,750, ou de 0,750 a 0,800. O aparelho é mergulhado em uma proveta com amostra do combustível.

De acordo com o especialista, os clientes que abastecem em postos com boa reputação já adquirem combustível de qualidade. Aqueles que escolhem encher o tanque apenas com base no preço baixo estão mais suscetíveis a consumir produtos de origem duvidosa, colocando o veículo em risco.
Especialista revela quais são os principais tipos de adulteração na gasolina. Assista!

Limites para a octanagem RON
O índice que a gasolina possui para resistir à pressão dentro do motor sem sofrer combustão espontânea (octanagem) também passará por mudanças para se adequar às novas tecnologias de motores.

Pose afirma que haverá mais sintonia entre os índices de octanagem ideal, definidos pelas montadoras, e o produto final. “Quando o carro chegava na rua, havia possibilidade de dar problema. Agora, pode ser que os motoristas sintam mais conforto, pois o motor vai ter menor possibilidade de batida de pino [queima da gasolina antes do ponto certo]”, diz o especialista, lembrando que os condutores também poderão notar menos oscilações de marcha lenta e motor mais suave.

Veja 20 vícios de direção que o farão repensar a forma de dirigir e economizar mais

Compromisso de poluir menos
Pose salienta que a nova resolução da ANP segue processo iniciado em 1988, quando começaram as reduções dos níveis de poluentes nos combustíveis brasileiros.

Os critérios para redução de substâncias como enxofre e monóxido de carbono são definidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama). As próximas melhorias estão previstas para 2022 e 2025.

E caso desconfie de alguma irregularidade ao abastecer, denuncie junto à ANP pelo site www.anp.gov.br/faleconosco, ou pelo telefone 0800 970 0267.

Fonte:
 


BlueWingedTiger

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No nosso c*z1nh0, como sempre

Esses "4 a 10 centavos" de aumento podem ler como "20 a 30 centavos" nas bombas.
20-30 centavos? pode jogar uns 80 centavos à 1 Real, para aumentar é na mesma hora, agora para abaixar leva meses :khuebr

eu nem me importo em ter gasolina com 27.5% de álcool, mas tinha que ser que nem na Europa/US que dá para comprar a gasolina comum/premium/racing E a gasolina ecológica (E85, que vai de 51% à 85% de álcool)
 

Azeon

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Se seguir do jeito que está continuarei gastando R$ 40/mês de combustível.

Estava pagando R$ 2,07 no litro do Etanol até uns dias atrás, agora subiu para R$ 2,35 após reabrirem o comércio... Mágica essa subida de preço né ?
 

Cielo

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O que devia ter mesmo é a opção de menos etanol na gasolina comum e não só na podium, porra coloca opção ai de gasolina igual a americana que acho que tem 8% de etanol, algo assim, quem quiser escolhe dai.
 

geist

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Não é uma medida totalmente ruim. Vai dar maior durabilidade e atender melhor alguns motores. O problema é que todos vão pagar por isso (e infelizmente não será "só" 4 a 10 centavos na bomba) e a proporção de álcool não vai mudar. Isso que é o pior.
Se conseguissem baixar para pelo menos 20% de álcool e as premium para 15%, seria um passo e tanto.

Lembrando que já tivemos uma mistura de 20% no passado.

Common_ethanol_fuel_mixtures.png
 

firulero

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Se seguir do jeito que está continuarei gastando R$ 40/mês de combustível.

Estava pagando R$ 2,07 no litro do Etanol até uns dias atrás, agora subiu para R$ 2,35 após reabrirem o comércio... Mágica essa subida de preço né ?
SP né?

Aqui em PE tá 3,05 o álcool...
 

extremepower

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Pelo menos o lado bom é que deve melhorar a “saúde” dos motores novos. Isso se não for conversa pra boi dormir né.
 

Sgt. Kowalski

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Nova gasolina se torna obrigatória em agosto e deve ser mais cara


A partir do próximo dia 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá que seguir novas especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) que melhoram o rendimento dos veículos. A expectativa, porém, é que a melhoria da qualidade tenha impacto no preço do combustível.
As novas especificações foram definidas pela ANP em janeiro, com o objetivo de preencher lacunas na legislação que permitiam a produção ou importação de gasolina de menor qualidade. As novas regras estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).
Na primeira fase das mudanças, que entram em vigor em 3 de agosto, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número é elevado para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa. Para a gasolina premium, o valor mínimo será de 97 já em agosto deste ano.
As mudanças nas especificações eram defendidas pelas montadoras de veículos por facilitar o ajuste dos motores, mas esbarrava nas características do parque de refino da Petrobras. A estatal diz que vem preparando suas refinarias há alguns meses e que hoje todas já produzem seguindo as novas especificações.
Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo de gasolina por quilômetro rodado. A Petrobras diz ainda que a nova especificação da gasolina melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.
A ANP acrescenta que a mudança vai permitir a introdução no país de motores mais eficientes, com menor consumo e menos poluentes. Antes de janeiro, as regras brasileiras não estabeleciam limites mínimos de massa específica nem valor mínimo de RON, o que permitia a importação de gasolinas mais leves.
O mercado de combustíveis espera elevação do preço com a venda de uma gasolina mais nobre. Segundo a Argus Media, empresa especializada em preços de commodities energéticas, contratos de importação de gasolina americana para o Brasil já trazem novos parâmetros de preço.
As cargas negociadas para desembarque e agosto estão, em média, US$ 0,05 por galão (o equivalente a R$ 0,07 por litro) mais caras do que a média apurada em maio e junho. Enquete feita pela empresa no mercado apontou expectativas de elevação do preço entre US$ 0,04 e US$ 0,07 por galão (R$ 0,05 a R$ 0,09 por litro)
A Petrobras diz que eventual elevação de preço será compensada pelo ganho de rendimento do motor, "porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro". A empresa destacou ainda que o preço é definido pela cotação no mercado internacional e tem outras variáveis, como frete e câmbio, que podem influenciar o valor final.
O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do preço final do combustível - o restante são impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras. Desde maio, com a recuperação das cotações do petróleo, a estatal promoveu oito reajustes no combustível, com alta acumulada de 60%.
 

king_hyperdyo

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Até que tinha dado uma baixada em SP na pandemia, cheguei a pagar mais de 4,50 e ultimamente tava 3,99. Agora deve voltar a subir...
 

RodrigoANBR

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eu gostei da ideia.. prefiro pagar mais caro por uma gasolina melhor...

novos lançamentos de carros podem se valer de nova calibração para serem ainda mais econômicos.. quem sabe um dia chegaremos perto dos carros europeus nesse sentido.
 

antonioli

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Nova gasolina se torna obrigatória em agosto e deve ser mais cara


A partir do próximo dia 3 de agosto, toda a gasolina vendida no país terá que seguir novas especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) que melhoram o rendimento dos veículos. A expectativa, porém, é que a melhoria da qualidade tenha impacto no preço do combustível.
As novas especificações foram definidas pela ANP em janeiro, com o objetivo de preencher lacunas na legislação que permitiam a produção ou importação de gasolina de menor qualidade. As novas regras estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa).
Na primeira fase das mudanças, que entram em vigor em 3 de agosto, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número é elevado para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa. Para a gasolina premium, o valor mínimo será de 97 já em agosto deste ano.
As mudanças nas especificações eram defendidas pelas montadoras de veículos por facilitar o ajuste dos motores, mas esbarrava nas características do parque de refino da Petrobras. A estatal diz que vem preparando suas refinarias há alguns meses e que hoje todas já produzem seguindo as novas especificações.
Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo de gasolina por quilômetro rodado. A Petrobras diz ainda que a nova especificação da gasolina melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.
A ANP acrescenta que a mudança vai permitir a introdução no país de motores mais eficientes, com menor consumo e menos poluentes. Antes de janeiro, as regras brasileiras não estabeleciam limites mínimos de massa específica nem valor mínimo de RON, o que permitia a importação de gasolinas mais leves.
O mercado de combustíveis espera elevação do preço com a venda de uma gasolina mais nobre. Segundo a Argus Media, empresa especializada em preços de commodities energéticas, contratos de importação de gasolina americana para o Brasil já trazem novos parâmetros de preço.
As cargas negociadas para desembarque e agosto estão, em média, US$ 0,05 por galão (o equivalente a R$ 0,07 por litro) mais caras do que a média apurada em maio e junho. Enquete feita pela empresa no mercado apontou expectativas de elevação do preço entre US$ 0,04 e US$ 0,07 por galão (R$ 0,05 a R$ 0,09 por litro)
A Petrobras diz que eventual elevação de preço será compensada pelo ganho de rendimento do motor, "porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro". A empresa destacou ainda que o preço é definido pela cotação no mercado internacional e tem outras variáveis, como frete e câmbio, que podem influenciar o valor final.
O preço de venda da gasolina pelas refinaras da Petrobras representa 28% do preço final do combustível - o restante são impostos e margens de lucro de postos e distribuidoras. Desde maio, com a recuperação das cotações do petróleo, a estatal promoveu oito reajustes no combustível, com alta acumulada de 60%.
Já tinha um tópico sobre isso. Aproveitei e fiz um merge dos dois tópicos para testar a ferramenta.
 

RodrigoANBR

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isso pq nao tem tanta cana de açucar pra produzir etanol barato por aqui!

eu juro que gostaria de uma explicação mais abrangente sobre isso.
eu vejo etanol como uma bateria para carro.

todo mundo vende como a solução dos problemas porem no caso do etanol:

  • grandes áreas de cultivo são usadas para fazer algo que conseguimos de outras maneiras, porque nao usar para alimentos?
  • o processo de cultivo envolve muitos produtos químicos que fodem com solo fora as queimadas, esse impacto se justifica?
  • envolve trabalhadores em algo próximo a escravidão, usam isso para manter os custos baixos e resultados altos, certo?
  • etanol consome mais do que a gasolina para andar o mesmo trajeto.
 

drdreh

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A explicação é que muitos ganhariam menos grana se fosse mais fácil distribuir etanol no BR, entao dificultam ao maximo como colocando muito imposto.
eu juro que gostaria de uma explicação mais abrangente sobre isso.
eu vejo etanol como uma bateria para carro.

todo mundo vende como a solução dos problemas porem no caso do etanol:

  • grandes áreas de cultivo são usadas para fazer algo que conseguimos de outras maneiras, porque nao usar para alimentos?
  • o processo de cultivo envolve muitos produtos químicos que fodem com solo fora as queimadas, esse impacto se justifica?
  • envolve trabalhadores em algo próximo a escravidão, usam isso para manter os custos baixos e resultados altos, certo?
  • etanol consome mais do que a gasolina para andar o mesmo trajeto.
 

Cielo

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Eu tive um problema esses dias com gasolina, então é foda bicho, eu troquei de carro, meu carro anterior era só a gasolina e o novo é flex, ai abasteci no posto que costumo abastecer, gasolina normal, então beleza, viajei aprox 200km, ai fui ligar o carro e ele começou a ficar com o giro bem baixo e morrer, foi foda, eu já achando que o carro tava com algo(comprei da minha irma e sabia que ela cuidava), mandei de guincho pra casa, o mecanico mexeu em tudo e disse que era gasolina adulterada, então se a gasolina ficar mais dificil de adulterar e ganhar qualidade é de boa.

Mas ainda acho que vc deveria ter opção de escolher a gasolina que vc quer, é uma tremenda sacanagem vc ter só a gasolina padrão com 27% de alcool, se quiser menos alcool tem que pagar podium.
 

johnhartigan

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Pelo menos autorizaram as usinas produtoras de etanol a vender direto para o consumidor, já vai ajudar.
 

PhylteR

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Pelo menos autorizaram as usinas produtoras de etanol a vender direto para o consumidor, já vai ajudar.

Direto para o posto, no caso... Vamos ver... Pode não mudar o preço pro consumidor e só aumentar a margem dos postos.

Fora que não boto muita fé que os produtores vão começar a distribuir direto aos postos - até porque a maioria deles não possuem estrutura de distribuição.
 

johnhartigan

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Direto para o posto, no caso... Vamos ver... Pode não mudar o preço pro consumidor e só aumentar a margem dos postos.

Fora que não boto muita fé que os produtores vão começar a distribuir direto aos postos - até porque a maioria deles não possuem estrutura de distribuição.

Falo pela minha região, temos pelo menos 5 usinas de etanol a partir do milho e todas disseram que farão postos anexados as usinas para vender diretamente.
Mesmo passando por distribuidora hoje, uma usina em uma cidade vizinha consegue vender o combustível pelo menos 0,15 centavos mais barato que qualquer posto na região, o lucro grosso deles não vem do posto e eles não estão ligados a cartéis de dentro da cidade, então acho que deve ser lindo deitar no travesseiro e ver que estão comendo o cu de dono de posto.
 

lorenço

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Direto para o posto, no caso... Vamos ver... Pode não mudar o preço pro consumidor e só aumentar a margem dos postos.

Fora que não boto muita fé que os produtores vão começar a distribuir direto aos postos - até porque a maioria deles não possuem estrutura de distribuição.
esses produtor de cana não da pra largar confiança na mão deles.

a hora q o açucar fica mais vantajoso eles passam a produção toda pra açucar e tocam o f**a-se pra distribuição de combustivel.

aí o preço do alcool vai la pra cima e fica nem um pouco vantajoso
 

PhylteR

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Falo pela minha região, temos pelo menos 5 usinas de etanol a partir do milho e todas disseram que farão postos anexados as usinas para vender diretamente.
Mesmo passando por distribuidora hoje, uma usina em uma cidade vizinha consegue vender o combustível pelo menos 0,15 centavos mais barato que qualquer posto na região, o lucro grosso deles não vem do posto e eles não estão ligados a cartéis de dentro da cidade, então acho que deve ser lindo deitar no travesseiro e ver que estão comendo o cu de dono de posto.

Ah sim, nesses casos é sucesso mesmo. Pena que a maioria dos locais, tipo o meu, não possuem produtores...
 

Ghim

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Pessoal fala mto do lucro dos postos, ficam revoltados com o preço e tal
mas o que o Estado cobra em cima é mais que o dobro que o lucro do dono do posto.

tipo, mais de 50% do preço da gasolina é imposto (depende do estado, aqui no RS é). a gente basicamente compra imposto, a gasolina é o brinde. nao adianta nada ficar reclamando do lucro do dono do posto, que deve ter incomodação pra caramba com assalto, regulação e etc, sem antes tirar esses impostos abusivos (pleonasmo, todo o imposto é abusivo)
 
D

Deleted member 219486

Pessoal fala mto do lucro dos postos, ficam revoltados com o preço e tal
mas o que o Estado cobra em cima é mais que o dobro que o lucro do dono do posto.

tipo, mais de 50% do preço da gasolina é imposto (depende do estado, aqui no RS é). a gente basicamente compra imposto, a gasolina é o brinde. nao adianta nada ficar reclamando do lucro do dono do posto, que deve ter incomodação pra caramba com assalto, regulação e etc, sem antes tirar esses impostos abusivos (pleonasmo, todo o imposto é abusivo)

Os impostos fazem as consultas do setor empresarial serem discutíveis. Será que mesmo que fosse mais baixos seria diferente? No Brasil já é algo cultural levar vantagem no processo.
Sem generalizar mas aqui pagamos caro o combustível e recebemos adulterados seja na formulação quanto na quantidade da bomba.
 

Ghim

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Os impostos fazem as consultas do setor empresarial serem discutíveis. Será que mesmo que fosse mais baixos seria diferente? No Brasil já é algo cultural levar vantagem no processo.
Sem generalizar mas aqui pagamos caro o combustível e recebemos adulterados seja na formulação quanto na quantidade da bomba.

Ah sim, o que mais existe é posto trambiqueiro por aí. Nao só na questao da gasolina, mas nesses produtos que ficam tentando empurrar quando veem que a pessoa nao entende mto de carro e tem dinheiro.

O que eu quis dizer é que se 50% do preço da gasolina é imposto e 20% é a margem de lucro (números aproximados), está claro onde está o real problema.
 

TuriistaH .BR

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eu juro que gostaria de uma explicação mais abrangente sobre isso.
eu vejo etanol como uma bateria para carro.

todo mundo vende como a solução dos problemas porem no caso do etanol:

  • grandes áreas de cultivo são usadas para fazer algo que conseguimos de outras maneiras, porque nao usar para alimentos?
  • o processo de cultivo envolve muitos produtos químicos que fodem com solo fora as queimadas, esse impacto se justifica?
  • envolve trabalhadores em algo próximo a escravidão, usam isso para manter os custos baixos e resultados altos, certo?
  • etanol consome mais do que a gasolina para andar o mesmo trajeto.
1- Porque cana ainda dá um bom retorno financeiro.

2- Nenhuma usina que se dê valor usa cana que foi queimada, isso acarreta na imagem da mesma e nenhum produtor quer "foder" com seu solo, é justamente ao contrário, todos querem um solo mais fértil possível.

3- Novamente, nenhuma Usina que se preste usa mão de obra de cortadores, isso em 2020 praticamente não existe, hoje é tudo mecanizada/automatizada.

4- Sim, é verdade. Mas falta pesquisa por parte de montadoras para aumentar a eficiência energética de motores à etanol.

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