O salto foi GIGANTESCO, não só em questões técnicas, com um GPU parruda e um CPU que é anos luz a frente (e isso você compara com PC, console costuma sair defasado em relação a placas mid range e vale pelo custo/benefício, agora estão saindo como estado da arte mesmo comparando com PC), isso sem contar a estratégia de I/O que vem para tentar eliminar um gargalo que existe a décadas sem qualquer perspectiva de solução, só gambiarras.
Além disso, pegando o
PS5, o controle pelo menos vem com uma ideia de jogabilidade diferente dos refinamentos que vimos nas duas últimas gerações. Pode não ir para frente, mas pelo menos existe uma perspectiva de termos algo diferente e isso é mais do que quando se pegou o controle do PS3 (que muitos viram como um downgrade, o que motivou uma revisão pouco tempo depois) e PS4 em mãos.
Tenho que ver o Demon Souls na prática (já que Spider ainda usa muitos assets do primeiro game), mas Ratchet mostra algo realmente impossível de rodar em consoles antigos sem mudar a estratégia de desenvolvimento, não se fala apenas texturas ou resolução (que foi o que Shadow Fall entregou, por exemplo) que é algo que dá para adaptar. No futuro as diferenças tendem a ser ainda maiores, não só em efeitos (partículas, iluminação dinamica e, especialmente, RT), mas em física e IA agora que a CPU vai dar mais lastro e engines mais voltadas a renderização como UE 5 darão mais interatividade aos modelos criados para os games.
Acho que até mesmo os games crossgen estão MUITO diferentes. Nesta geração, você pegava o Black Flag lado a lado e se via pouca diferença, havia um ganho de resolução, mas as texturas eram basicamente as mesmas e o novo sistema de iluminação bem sutil. Watch Dogs, que é o que vi com mais detalhes, não só terá um pack de texturas melhorado, como o RT fez com que o jogo desse um salto enorme de qualidade. É uma das únicas gerações onde até mesmo um crossgen serve um pouco como showcase, o que vai ser uma tremenda mão na roda do Series X.