O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nunca pensei que cotas de concurso público iriam me atrapalhar desta forma

O Andarilho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
634
Pontos
544
Amigos, todo mundo discute a polêmica dessas cotas pra vestibular ou concurso públicos, mas comigo estou passando pelo efeito colateral mais específico e que mexe com o motivacional, eis a história:

Tenho uma irmã PNE(Deficiente Física) ela ja está no terceiro emprego oriundo de concurso público. Hoje ela é do judiciário está muito bem. Ela concorre pela cota de deficiente que é, em regra, de 5% da quantidade de vagas totais. Entretanto, A concorrência dela é muito menor. Acontece que isso já ta me incomodando. Comecei os estudos desde 2012, tive um problema entre 2013 a 2014 e voltei em 2015 até agora e só consegui passar em um concurso de prefeitura(atual emprego) lixo com salario minimo. Já fiz concurso da Caixa Econômica, no primeiro fiquei desclassificado por causa da redação, na segunda prova fiquei fora do cadastro de reserva pela pontuação geral. Sendo que no primeiro concurso da caixa, a redação só eliminava e a minha pontuação garantia uma boa colocação na reserva. Ainda tem mais, ano passado fiz um concurso pra prof de info em uma prefeitura que paga muito bem e estava dentro do numero de vagas, ai veio a redação e me tirou de 23º pra 105º, 90% dos candidatos tiraram uma nota melhor do que a minha, era um tema que só quem tinha experiencia em sala de aula consegui se aprofundar. Agora em 2016 comecei a estudar e se voltar exclusivamente a concurso da área de tribunais e semelhantes.

Fiz o concurso do Ministério Público do RJ no inicio do ano e gastei muito em preparatórios e materiais, fiquei em 5 mil e porrada na classificação, concorrência absurda. Minha irmã que só deu uma olhada na apostila(gratuita) da parte específica do regimento do mp, fez pra analista e ficou em 18º na colocação. Estou estudando pro TRF2 de forma cética, estou desanimado mas já acostumado a estudar por rotina. Eu não viajo há quase 2 anos, sempre na mesma rotina...e vejo ela passeando. Não desejo o mal pra ela, mas eu to desabafando pq isso é uma porrada na cabeça que to levando já um tempo.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Ao meu ver cotas não ta te atrapalhando nada só está te incomodando. Nestes casos q vc citou de si mesmo a culpa de não ter passado foi toda sua.

Eu entrei em 90% da reserva dos concursos que fiz só fui chamado pra um até hoje e era temporário.
Ultimo q eu me inscrevi foi embargado por causa de questão de cotas pra deficientes, duvido que algum dia vou receber dinheiro da minha inscrição de volta...
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.929
Reações
55.049
Pontos
1.839
Mas qual a pontuação dela? Ela conseguiria entrar na concorrência ampla? E mesmo não entrando, a pontuação dela seria melhor que a sua?
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
As cotas não estão te atrapalhando. As vagas dos cotistas já não eram suas, não é como se ela passar tirasse algo de você.
Não concordo com nenhum tipo de cota em concursos públicos como esses, mas o primeiro passo pra você se sentir melhor é ver que o "sucesso" da sua irmã não te fez mal.

Sua irmã consegue passar com mais facilidade? E daí? Muita gente tem ainda mais facilidade que ela. E muita gente ainda mais dificuldade que você. Se você ficar olhando pros outros nunca vai estar satisfeito.
A única coisa que tem que importar é o que isso representa pra você. Tá tão difícil passar assim? Vale a pena continuar tentando? Não tem outra coisa que mereça mais o seu tempo?

E claro: você quer mesmo ser funcionário público? Sério mesmo? De verdade?

Se achar que sim, continua estudando e esquece os outros. Se achar que não, parte pra outra coisa. De preferência no setor privado.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.087
Reações
47.788
Pontos
1.053
Bom, eu sou meio contrario a cotas tb. Em diversos concursos, as pessoas que fazem pelas cotas conseguem passar com o minimo exigido pra nao reprovar. Conseguem ser chamadas fazendo 50%-60% das provas qundo o indice pra passar dentro das vagas beira os 80% ou ate mais.

O nivel para as vagas nas cotas, realmente, eh MUITO baixo.

POREM, nao eh isso que ta te atrapalhando. Na verdade, tu estas usando isso como desculpa. Se um concurso tem 20 vagas e 2 sao para cotas, entao ele tem so 18 vagas e tu tens que entrar mirando as 18 vagas e pronto.

Enquanto arrumares desculpas, nao passaras. Eu passei no ultimo concurso que fiz com 81% de acertos e mesmo assim so consegui a ultima das vagas. Mas consegui e hoje estou trabalhando. Nao fiquei culpando um ou outro pelos meus insucessos.

Nao faca isso, o unico prejudicado sera tu mesmo. As regras sao essas e nao irao mudar, independente do que tu aches. Entao, se adapte e faca por onde. Se nao conseguiu ainda, eh pq nao fez o suficiente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Cara, cada um sabe onde o calo dói. Se tá sendo barra para você, tu vai ter que superar isso. Isso vai ter que partir de você. Não lhe condeno por ficar chateado. Daqui a pouco aparece um tanso aqui e fala que tu não tem empatia pela tua irmã, que você é fascista, que é UM CRIME ser contra cotas, daí a m**** já parte para pachorras nível ''dívida histórica'' e desanda tudo.

E já que o assunto é cotas, no caso de deficientes eu sou a favor. Pessoas assim enfrentam uma barra desgraçada para poderem se inserir no mercado de trabalho. Mas acaba por aí. Qualquer outro tipo de cota é uma palhaçada. Finito. E nem vou entrar no lenga lenga de meritocracia, falta de oportunidade, educação de m**** e bla bla bla.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Arranca uma perna e vai concorrer pra deficiente. Primeira vez que vejo alguém com inveja de deficiente.

Deixa de choro, cara. Tu já trabalha em canto sem cobrança, com certeza sai no horário e tem tempo pra estudar.

Bota na porra de um papel o que te atrapalha e corrige suas falhas. Tua irmã não tem culpa de ser deficiente nem mais esperta que você.

Se tu mandar curriculo pra limpar chão tá empregado no outro dia. Ela morreria desempregada.

Ah, quanta m**** a gente lê.
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Eu fico muito puto ao ler isso, velho.

Quanta gente reclama de barriga cheia!
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Cara, eu sou contra as cotas, mas pelo seu relato, você não consegue na classificação normal mesmo e que redação virou um problema.

Tem que melhorar isso, e outro problema é que esses concursos tem muitas pessoas mesmo, muito mais que vestibular da USP e cia pra medicina, um peidinho e já pode parar lá embaixo.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.087
Reações
47.788
Pontos
1.053
Arranca uma perna e vai concorrer pra deficiente. Primeira vez que vejo alguém com inveja de deficiente.

Deixa de choro, cara. Tu já trabalha em canto sem cobrança, com certeza sai no horário e tem tempo pra estudar.

Bota na porra de um papel o que te atrapalha e corrige suas falhas. Tua irmã não tem culpa de ser deficiente nem mais esperta que você.

Se tu mandar curriculo pra limpar chão tá empregado no outro dia. Ela morreria desempregada.

Ah, quanta m**** a gente lê.


Sem querer discordar de ti, mas em alguns pontos tu estas enganado. Por exemplo, uma conhecida minha, brigando com o mariod, quebrou um espelho e cortou o braco. Isso nao atrapalha em NADA a vida dela, nem mesmo os movimentos no braco. So sente algumas dores. Mas conseguiu ser enquadrada como deficiente. Uma pessoa que, como conheco bem, nao tinha NENHUMA competencia, visto que fez prova da oab mais de 15 vezes, nao conseguia emprego, nao pssava em nenhum concurso, conseguiu ser chamada para o mpf. Mesmo assim, apenas para uma vaga de nivel medio e apenas como excedente. Dai tu tiras o nivel de competencia dela. Uma pessoa que ADQUIRIU um problema por ato SEU. Com uma vida classe media dada pelo marido, que NUNCA teve qulquer empecilho para estudar ou trabalhar (a nao ser sua falta de competencia), conseguiu ser chamada em um concurso onde ela fez apenas o MINIMO para nao ser reprovada. E ainda desfila com seu carro comprado com desconto.

Como ela, existem varias pessoas.

Da mesma forma, o que falaste sobre nao conseguir emprego pra lavar chao, nao eh verdade. Os governos dao incentivos para as empresas que contratam deficientes e muitos sao contratados dessa forma. Muitos mesmo, isso eh algo que funciona. Verifico isso todo dia.

A minha opiniao eh que os concurso publicos deveriam apenas escolher os mais capacitados para assumirem os cargos, por isso sou contrario a qualquer cota. Todavia, tb compreendo o lado de quem defende cotas para portadores de deficiencia e, sinceramente, aceito isso bem. Nao acho um absurdo. Nao acho correto mas tb nao acho tao errado, acho aceitavel e acho que tem justificativas plausiveis. Agora, cotas raciais em concursos publicos sou radicalmente contra. Mas como nao eh o escopo do topico, eu prefiro nem entrar nesse merito pra nao causar polemica.


No mais, como ja disse, o OP esta apenas procurando desculps. Em que pese tudo que disse neste post, o percentual eh tao pequeno que nao chega a fazer diferenca pra quem realmente leva a serio os estudos. Fora que ja eh algo normal, a que todos estao habituados, entao o OP ja nem deveria computar essas vagas. Como eu disse, se duas das vinte sao pra PNE, entao o concurso so tem 18 vagas. Se tu ficaste em 19o, entao nao tiveste competencia suficiente. Simples assim. Pois tu nunca concorreste a 20 vagas, entao nao eh como se tivessem mudado as regras e tirado uma vaga tua.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

O Andarilho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
634
Pontos
544
Galera. Só estou desabafando. Não irei desistir. Aqui em casa eu não consigo conversar com ninguém sobre isso. Não quero tomar vaga de cota. Eu queria viver numa bolha sem saber da vida de ninguém mas não dá inevitavelmente eu me comparo. Estou em uma fase em que todo mundo ao meu redor está encaminhado financeiramente e eu meio que parado no tempo. Só desabafo mesmo.

A cota dos deficientes é excelente. Ela vai muito além do concurso público. Tem pnes que ficam na iniciativa privada por cotas tb. Só fica desempregado quem realmente não tem acesso aos seus direitos ou não quer mesmo.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.087
Reações
47.788
Pontos
1.053
Galera. Só estou desabafando. Não irei desistir. Aqui em casa eu não consigo conversar com ninguém sobre isso. Não quero tomar vaga de cota. Eu queria viver numa bolha sem saber da vida de ninguém mas não dá inevitavelmente eu me comparo. Estou em uma fase em que todo mundo ao meu redor está encaminhado financeiramente e eu meio que parado no tempo. Só desabafo mesmo.

A cota dos deficientes é excelente. Ela vai muito além do concurso público. Tem pnes que ficam na iniciativa privada por cotas tb. Só fica desempregado quem realmente não tem acesso aos seus direitos ou não quer mesmo.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Meu nobre, eu sei como eh tua situacao. E te digo: todo concurseiro passa por isso, a nao ser pessos fenomenais. Pessoas normais passam por essa situacao. Eu tb passei. Antes de ser aprovado no concurso de auditor do meu estado, eu tomei bomba em varios outros concursos e cheguei em um ponto que estava desesperado vendo as pessoas terem algo e eu nao ter nada. Mas levantei a cabeca e segui em frente e hoje estou muito melhor que todos aqueles que estavam meio que encaminhados na minha epoca. Portanto, isso eh normal, nao se desespere.

Continue estudando que uma hora o jogo muda. Agora, se esforce cada vez mais e aprenda com seus erros. Errar eh humano mas repetir eh Biel.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Sem querer discordar de ti, mas em alguns pontos tu estas enganado. Por exemplo, uma conhecida minha, brigando com o mariod, quebrou um espelho e cortou o braco. Isso nao atrapalha em NADA a vida dela, nem mesmo os movimentos no braco. So sente algumas dores. Mas conseguiu ser enquadrada como deficiente. Uma pessoa que, como conheco bem, nao tinha NENHUMA competencia, visto que fez prova da oab mais de 15 vezes, nao conseguia emprego, nao pssava em nenhum concurso, conseguiu ser chamada para o mpf. Mesmo assim, apenas para uma vaga de nivel medio e apenas como excedente. Dai tu tiras o nivel de competencia dela. Uma pessoa que ADQUIRIU um problema por ato SEU. Com uma vida classe media dada pelo marido, que NUNCA teve qulquer empecilho para estudar ou trabalhar (a nao ser sua falta de competencia), conseguiu ser chamada em um concurso onde ela fez apenas o MINIMO para nao ser reprovada. E ainda desfila com seu carro comprado com desconto.
Sem querer sugerir que está mentindo, mas onde que a perícia vai aprovar uma pessoa com um corte no braço como deficiente? Se ela perdeu função motora, são outros 500. Conta melhor essa história aí.

Da mesma forma, o que falaste sobre nao conseguir emprego pra lavar chao, nao eh verdade. Os governos dao incentivos para as empresas que contratam deficientes e muitos sao contratados dessa forma. Muitos mesmo, isso eh algo que funciona. Verifico isso todo dia.
Sugiro não tentar argumentar no sentido de que deficientes não tem mais dificuldades que pessoas sem a condição. Governo dá incentivo, mas não obriga empresa nenhuma a colocar deficiente onde eles desejam trabalhar. Incentivo bom do governo é empregar os deficientes na máquina pública mesmo.

Vou te contar um caso. Um colega meu de faculdade era representante comercial de uma distribuidora. Sofreu um acidente, ficou tetraplégico. O bom emprego que ele tinha virou lembrança, mas o cara tinha sorte de ser de família abastada. Perdeu o emprego e ficou na aposentadoria por invalidez. Até que fez um concurso aí e passou e está trabalhando. Nem a prova o cara fazia, tinha um ajudante que escrevia por ele.

Vai dizer que um cara desse vai ser contratado pra dirigir pra cima e pra baixo, pra atender telefone??? Ah, meu... Para.

A minha opiniao eh que os concurso publicos deveriam apenas escolher os mais capacitados para assumirem os cargos, por isso sou contrario a qualquer cota. Todavia, tb compreendo o lado de quem defende cotas para portadores de deficiencia e, sinceramente, aceito isso bem. Nao acho um absurdo. Nao acho correto mas tb nao acho tao errado, acho aceitavel e acho que tem justificativas plausiveis. Agora, cotas raciais em concursos publicos sou radicalmente contra. Mas como nao eh o escopo do topico, eu prefiro nem entrar nesse merito pra nao causar polemica.


No mais, como ja disse, o OP esta apenas procurando desculps. Em que pese tudo que disse neste post, o percentual eh tao pequeno que nao chega a fazer diferenca pra quem realmente leva a serio os estudos. Fora que ja eh algo normal, a que todos estao habituados, entao o OP ja nem deveria computar essas vagas. Como eu disse, se duas das vinte sao pra PNE, entao o concurso so tem 18 vagas. Se tu ficaste em 19o, entao nao tiveste competencia suficiente. Simples assim. Pois tu nunca concorreste a 20 vagas, entao nao eh como se tivessem mudado as regras e tirado uma vaga tua.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Concurso tem função de incluir pessoas com dificuldades. Sou contra cotas raciais também, mas nem de longe ousarei criticar cotas para deficientes, por mim poderia ser 100% para eles, depois abre pro resto.

Quanto ao OP ser um mimado, acho que concordamos em algo.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Estou em uma fase em que todo mundo ao meu redor está encaminhado financeiramente e eu meio que parado no tempo. Só desabafo mesmo.


Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Acho que todo mundo que vive disso passa por isso. Eu tinha que aturar isso em casa, pra piorar. Minha mãe me colocava pressão falando que o filho/filha de fulano passou.

Meu pai falava pra eu ignorar que um dia eu ia passar, e passei.. Agora estou me ajeitando (muito lentamente) pra tentar um melhor.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.087
Reações
47.788
Pontos
1.053
Sem querer sugerir que está mentindo, mas onde que a perícia vai aprovar uma pessoa com um corte no braço como deficiente? Se ela perdeu função motora, são outros 500. Conta melhor essa história aí.


Sugiro não tentar argumentar no sentido de que deficientes não tem mais dificuldades que pessoas sem a condição. Governo dá incentivo, mas não obriga empresa nenhuma a colocar deficiente onde eles desejam trabalhar. Incentivo bom do governo é empregar os deficientes na máquina pública mesmo.

Vou te contar um caso. Um colega meu de faculdade era representante comercial de uma distribuidora. Sofreu um acidente, ficou tetraplégico. O bom emprego que ele tinha virou lembrança, mas o cara tinha sorte de ser de família abastada. Perdeu o emprego e ficou na aposentadoria por invalidez. Até que fez um concurso aí e passou e está trabalhando. Nem a prova o cara fazia, tinha um ajudante que escrevia por ele.

Vai dizer que um cara desse vai ser contratado pra dirigir pra cima e pra baixo, pra atender telefone??? Ah, meu... Para.


Concurso tem função de incluir pessoas com dificuldades. Sou contra cotas raciais também, mas nem de longe ousarei criticar cotas para deficientes, por mim poderia ser 100% para eles, depois abre pro resto.

Quanto ao OP ser um mimado, acho que concordamos em algo.

Veja bem, sobre os concursos terem funcao de incluir PNE's, eu sei. Mas saber disso, nao quer dizer que eu concorde com isso. As pessoas reclamam do servico publico mas me diga, com toda sinceridade, esse teu conhecido tetraplegico tem condicoes de realizar as funcoes dele a contento? Claro que a lei preve que so serao aprovados aqueles cuja deficiencia seja compativel com o servico, mas sabemos que entre isso e a pratica ha uma distancia muito grande.

Onde trabalho mesmo, o PNE nao consegue fazer absolutamente nada, mas ele fica la, na dele. Isso me incomoda? Nao! Mas eh fato que, em uma maquina que funciona sempre com deficit de servidores onde realmente se precisa, mts PNE's nao tem condicao de realizar a funcao. Da mesma forma, representante comercial (profissao que, alias, achava ja ate estar extinta) eh incompativel com a deficiencia dele, entao o natural era ele perder o emprego mesmo. Isso nao eh injusto, eh triste.


Sobre o caso que relatei, nao sei exatamente o nome da deficiencia em que ela se enquadra mas te dou ABSOLUTA CERTEZA que ela NAO PERDEU as capacidades motoras. O corte no braco atingiu uma veia ou musculo ou algo do tipo, nao sei ao certo. Mas sei que ela usa esse braco ate hoje. Sente dores, eh verdade, mas usa o braco. E te garanto que nao eh mentira, nao tinha pq vir aqui e mentir sobre isso.


Alias, te sugiro mudar a cabeca sobre PNE's. Eles nao sao bonzinhos coitadinhos, sao pessoas como outras, muitos dos quais, igualmente mesquinhos. Conversando com um, certa vez, ele me contava que tinha passado como excedente e tinha entrado na justica para ser chamado. Ocorre que ja ha uma definicao da ordem de chamada dos excendentes para incluir pnes e nao pnes. Nao me lembro ao certo, mas, salvo engano, seria como: chamam-se 5 pessoas nao pnes e a proxima um pne. Algo assim, nao recordo. Ocorre que esse sabia que nao era a vez dele ser chamado como excedente, sabia que estava sendo desleal e mesmo assim entrou na justica por uma vaga que nao era ele. E ainda estava PUTO pq nao tinha conseguido. Eh mole?

Enfim, a pratica eh mt diferente da teoria. Existem varias variantes que tornam as coisas mais complexas.

Como disse, porem, nao acho um absurdo cotas para deficientes, consigo ver algum bom argumento para isso. Apenas nao concordo totalmente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.087
Reações
47.788
Pontos
1.053
Acho que todo mundo que vive disso passa por isso. Eu tinha que aturar isso em casa, pra piorar. Minha mãe me colocava pressão falando que o filho/filha de fulano passou.

Meu pai falava pra eu ignorar que um dia eu ia passar, e passei.. Agora estou me ajeitando (muito lentamente) pra tentar um melhor.


Cara, essa pressao por "fulano ja passou e tu nao passa" eh mt escrota. Da mesma forma, voltar a estudar eh um verdadeiro suplicio. Estou passando por isso agora. Tenho um cargo bom, relativamente tranquilo, mas almejava um cargo excelente. No caso, de procurador. E tb tem um concurso notarial que mt me interessou. Mas quem disse que eu to tendo coragem pra voltar aos estudos? Eh foda. E pior ainda: a culpa eh minha de nao correr atras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.117
Reações
47.786
Pontos
2.009
Cara, essa pressao por "fulano ja passou e tu nao passa" eh mt escrota. Da mesma forma, voltar a estudar eh um verdadeiro suplicio. Estou passando por isso agora. Tenho um cargo bom, relativamente tranquilo, mas almejava um cargo excelente. No caso, de procurador. E tb tem um concurso notarial que mt me interessou. Mas quem disse que eu to tendo coragem pra voltar aos estudos? Eh foda. E pior ainda: a culpa eh minha de nao correr atras.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

To na mesma... Tá foda.

Mas dessa vez vou sem pressa e sem pressão. Vou viver disso, mas aos poucos. Uma hora vai.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.921
Pontos
1.444
Cara, talvez seja o momento de focar num trampo na iniciativa privada. Estou vendo que estão muito fracas as chamadas de vagas em concursos nos últimos 2 anos.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Entrei achando que era acerca de cotas de cor de pele, que sou totalmente contra...

Tá faltando apenas empenho seu cara, só isso. Deficientes devem ter todo direito de reserva de vagas, nisso eu sou a favor SIM.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Ou você treina pra essas redações ou você corta uma perna pra entrar por cota tb.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.269
Pontos
1.503
Seu método de estudo está ineficaz. Pelo tempo que está tentando era para ter conseguido mais que uma vaga que paga um salário mínimo. Apesar que a realidade dos concursos tem mudado drasticamente nos últimos anos, com muito mais gente concorrendo e menos vagas sendo ofertadas.
Pode continuar na sua função se ela permite maior tempo dedicado aos estudos ou pode partir para o mercado privado para ganhar mais, só que provavelmente vai ter menos tempo disponível.

Você se sente injustiçado porque é muito cobrado nas provas, sendo que os PNE, apesar da situação, não são precisam ter um desempenho tão alto na prova devido a concorrência.
Como falaram, esqueça os outros. Se for sempre se comparar aos outros vai viver sua vida toda frustrado. Cada um, cada um. Todo mundo tem uma história diferente, em um meio diferente, com uma personalidade diferente... enfim.
Agora imagina quem entrou em "concursos" bons até a década de 80. Pessoal está com o burro na sombra, se aposentando integralmente. Mesmo no mercado privado, quem vinha pra SP, por exemplo, nas décadas de 70 e 80 tinha emprego garantido e quase sempre em indústrias de renome. Tem muito metalúrgico aposentado dessa época, cara que tem uma boa aposentadoria (lei antiga) e um bom patrimônio. Isso se teve cabeça.

O mercado dos concursos era um até o início dos anos 2000, mas de uns 8 anos pra cá tem sido canibal.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
Se foi desclassificado em redação, a quota em nada influenciou.
Isso é um sinal de alerta de onde focar, mesmo que em outros concursos a redação não tenha chegado a te eliminar, deve ter te colocado pra baixo.
 

Caip

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.163
Reações
12.371
Pontos
769
Pelo que notei do seu relato, a cota não está te atrapalhando em nada, só está sendo um bode expiatório para sua frustração.
 

Caip

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.163
Reações
12.371
Pontos
769
BTW, eu vi alí que você está focado no judiciário (com toda a razão), mas só pra reforçar, passe longe dos concursos para o Executivo.

Vide PLP 257/16, PEC 241/16 e PL 4567/16, que vão foder com a carreira dos Servidores do Executivo (e, do meu ponto de vista, posteriormente vão foder com a população como um todo, só analisar o contexto).
 

Space-Ghost

Bam-bam-bam
Mensagens
8.747
Reações
480
Pontos
324
As cotas não estão te atrapalhando. As vagas dos cotistas já não eram suas, não é como se ela passar tirasse algo de você.
Não concordo com nenhum tipo de cota em concursos públicos como esses, mas o primeiro passo pra você se sentir melhor é ver que o "sucesso" da sua irmã não te fez mal.

Sua irmã consegue passar com mais facilidade? E daí? Muita gente tem ainda mais facilidade que ela. E muita gente ainda mais dificuldade que você. Se você ficar olhando pros outros nunca vai estar satisfeito.
A única coisa que tem que importar é o que isso representa pra você. Tá tão difícil passar assim? Vale a pena continuar tentando? Não tem outra coisa que mereça mais o seu tempo?

E claro: você quer mesmo ser funcionário público? Sério mesmo? De verdade?

Se achar que sim, continua estudando e esquece os outros. Se achar que não, parte pra outra coisa. De preferência no setor privado.
Depois dessa resposta aí em cima não tenho mais nada a acrescentar. Perfeito.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.260
Reações
9.518
Pontos
1.229
Você está pondo a culpa de sua incompetência nos outros que nada tem com isso.

Assuma a responsabilidade de gerir sua vida, que, aliás, é só sua.

PS.: estude redação.

PS2.: se torne PNE.
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Acho que todo mundo que vive disso passa por isso. Eu tinha que aturar isso em casa, pra piorar. Minha mãe me colocava pressão falando que o filho/filha de fulano passou.

Meu pai falava pra eu ignorar que um dia eu ia passar, e passei.. Agora estou me ajeitando (muito lentamente) pra tentar um melhor.

Muito chato ser comparado a outras pessoas, não somos todos iguais pra verem a coisa dessa forma.
Passei por isso também quando mais novo, já que demorei bastante até começar a trabalhar. Ai a gente já fica bolado com nós mesmos, e dai vem familiares pra botar pilha, coisa que não ajuda em nada no nosso ânimo.

Teu véio tem cabeça bicho.:kjoinha
 

JrlegendrJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.012
Reações
8.870
Pontos
1.289
N tem nada de cota. vc n consegue passar por vacilo mesmo. enquanto vc n parar de se olhar negativamente vc n vai passar. só levante a cabeça q uma hora vai começar a passar em tudo
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Sua irmã é deficiente e tem um bom emprego? Você devia era agradecer porra! Tanta gente tem que ralar pra sustentar um parente invalido, e você aí de chorôrô porque sua irmã ganha mais que você, tem uma vida ativa e pode bancar as coisas dela.
E se ela não trabalhasse, fosse uma folgada ou ganhasse uma miséria (PNE só arruma emprego de empacotador) vivesse desanimada, triste dentro de casa e você tivesse que ajudar emprestando dinheiro, pagando plano de saúde..? Ia ser melhor pro seu ego? Pro seu orgulho? Ia fazer você estudar mais? AHH tenha paciência.

Desde 2012 e só passou pra prefeitura? Tá tudo errado! quais os materiais tá usando? Quantas horas por dia? Tá focando quais carreiras? Respondendo quantas questões? Bora se mexer campeão, eu sei que é difícil ser comparado ou comparar a si mesmo com outras pessoas, já passei por algo parecido e sempre lembro disso (sinto vergonha de mim mesmo porque tambem era um familiar) quando penso em me comparar com alguem, mas tá tudo na sua mente, é a SUA maneira, a SUA perspectiva de ver as coisas que geralmente te fode e te afunda. Veja a vitória da sua irmã como algo positivo pra você e sua família e toca o barco.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Nossa, que escrotidão da sua parte. Tá com invejinha da sua irmã... tem quantos anos? 10?
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.946
Reações
130.944
Pontos
2.274
Ao meu ver cotas não ta te atrapalhando nada só está te incomodando. Nestes casos q vc citou de si mesmo a culpa de não ter passado foi toda sua.

Eu entrei em 90% da reserva dos concursos que fiz só fui chamado pra um até hoje e era temporário.
Ultimo q eu me inscrevi foi embargado por causa de questão de cotas pra deficientes, duvido que algum dia vou receber dinheiro da minha inscrição de volta...

c***lho, eu escuto m**** da família até hoje por ter rejeitado a chamada para uma vaga temporária.
.
É, vou mesmo largar um emprego que eu ganho relativamente bem, que faço o que gosto, para aceitar uma vaga temporária que pode ou não virar definitiva e ainda ganhar menos. Ta bom.
 
Topo Fundo