O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O aumento da geração Nem-Nem (nem estuda, nem trabalha) no Brasil.

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Mas não adianta ter estudos e não ter experiência ou conhecimento técnico.
Ah, agora chegou no mesmo ponto.

Foi o que eu falei: se a experiência vem sem qualfiicação profissional, não vale. Se a qualificação profissional também for sem experiência, também não vale de nada. O correto é atingir um ponto de equilibrio entre os dois.

Em tempo, ensino técnico não é tudo, quem quer ser advogado, médico, veterinário, não tem ensino técnico pra isso. Mesmo os técnicos em adm, contabilidade e afins são dispensáveis porque as empresas preferem quem é bacharel. Ensino técnico se aplica a empregos mais técnicos, como o nome sugere.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Bom, na minha vida o que deu o grande "impulso inicial" foi ter feito um curso técnico quando estava no ensino médio.

Isso me permitiu arrumar um emprego logo ao final do curso, que depois serviu de trampolim para outro onde ganhava 3 salários mínimos da época. Isso tornou possível ajudar em casa e ter alguma folga financeira, também me permitindo pagar cursos na área (que eram caros na época) e ir me especializando mais. Depois disso o segundo salto foi o ensino superior, que me deu as ferramentas para continuar subindo na carreira e não ficar travado em uma renda "média", por assim dizer. Daí fui subindo gradualmente.

Portanto não enxergo dicotomia entre técnico e superior, são complementares. Evidentemente o superior por si só não quer dizer nada, principalmente porque o pessoal faz cursos verdadeiramente ruins nas unipadarias da vida. Não adianta o cara falar que estudou X tempo determinado tema se ele não sabe nada, não aprendeu a estudar, nem a se virar... só jogou dinheiro e tempo fora.

Também existe a economia real, óbvio, e mesmo um curso bom em alguma área com pouco mercado (sei lá... biblioteconomia) vai ser problemático.

Por outro lado, falar que "nenhum superior com exceção de medicina presta" é bobagem. Existem levantamentos mostrando o aumento de renda de formandos de universidades públicas, por exemplo, em relação a média da população e isso é fato conhecido*.

Logo, acho de mais bom tom o cara que assume não querer estudar e fim de papo. Tenho um tio que teve oportunidade de fazer um técnico no Senai e não quis porque "não tinha mais cabeça para estudar" (isso com seus 21/22 anos). Hoje em dia, aos 40 e tantos, trabalha carregando/descarregando caminhões. Ganha lá seus 2.5k/mês e lida com suas três hérnias, mora na mesma favelinha onde morava quando era criança, tem sua TV onde assiste um futebol e toma umas cachaças no final de semana. Não tenho nada contra, cada um tem suas ambições para a vida. Olho pra trás e vejo também que fiz alguns sacrifícios grandes quando era novo, então o limiar do esforço é um negócio muito pessoal e não dá para esperar que todos tenham a mesma tolerância.

****** E sim, pode ser uma correlação espúria porque espera-se que o cara que fez uma ciências da computação da vida na USP seja mais inteligente que a média da população, logo o fator de incremento de renda seria a inteligência do indivíduo em si e não o estudo, mas convenhamos que isso seria meramente parte da explicação e, portanto, faz sentido considerar sim que o estudo (e especialização) é determinante em incremento de renda (lógica básica de mercado).

Não é não. Eu conheço muita gente assim, especialmente na área da mecânica e elétrica. Pessoal que fixou na cabeça essa ideia errada de que só gente com diploma pregado na parede ganha dinheiro. O que não é verdade. Chuta uma árvore e cai uns 10 engenheiros e 10 advogados, mas não cai 3 pessoas com experiência para consertar uma máquina que vale milhões e dá prejuízo a cada minuto parada.

Mas isso é uma falsa dicotomia, porque em muitos casos o técnico É o engenheiro. A única diferença é o nível de complexidade da coisa, saca?

Contar um causo para exemplificar: um engenheiro projetou um sistema de exaustores que foi instalado em uma planta de uma empresa gigante aí de produção de, entre outras coisas, cimento. Em operação descobriram que o sistema não estava funcionando como previsto. Quem resolveu a pica? Um conhecido meu, especialista em fluidos, que também é engenheiro. Não era questão de apertar parafuso ou trocar peça, mas sim de modelar o problema, conduzir experimentos e descobrir onde estava o erro do projeto inicial que o pessoal não conseguiu pegar.

No mais, de fato mecânica e elétrica, principalmente predial e de alta voltagem, são os técnicos que mais me parecem compensar atualmente.
 
Ultima Edição:

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
989
Pontos
543
Eu fiz ensino médio técnico em processamento de dados. Antes disso, eu fiz um cursinho no Senac de montagem e manutenção de computadores, só pra não ter que pedir ajuda para meus amigos a consertarem/formatar minha máquina que ficava cheia de vírus depois de esbagaçar o palhaço durante a madrugada nas conexões discadas da vida...
Meio que sem perceber, entrei no mercado de TI e é meu ganha pão até hoje. 42 anos.

E só agora estou fazendo faculdade. Então eu tenho um ótimo relato aqui que irei abreviar:

Ganhei muito dinheiro logo que sai do ensino médio. Ganhava 4 salários mínimos na época, pra um moleque era muita grana. Com o tempo, cheguei a 10 salários. Não fiz curso, não fiz treinamento, não tirei certificado, fiquei com preguiça de estudar e me atualizar e isso acabou me condenando no mercado.

Depois de 8 anos em uma grande empresa, fui dispensado e fiquei um ano desempregado isso me destruiu financeiramente (estava construindo depois de planejar uma vida inteira com a casa praticamente derrubada durante a reforma). Arrumei um trabalho, um "projeto" de um ano apenas de duração. Fiquei desempregado de novo, e dessa vez sem volta. Crise no mercado, presidente empichado, e lá vamos nós para o mercado informal. Fiquei 5 anos me ferrando num táxi e uber e de tanto trabalhar, ai que não tinha como estudar nada mesmo.

Veio a pandemia e levou o pouco que eu tinha. A pandemia passou e minha irmã me ajudou a ficar 2 meses em casa estudando, pagou tudo (tenho mulher e filho e minha mulher trabalhava e ganhava um salário mínimo também, pois também foi dispensada do emprego (turismo) e só arrumou em call center).

Tirei o certificado Azure Fundamentals e consegui um trampo por indicação dela. Na hora da entrevista, o gerente da área me obrigou a entrar na faculdade pra permanecer na empresa.

Estudando já perdi as contas de quantas empresas me chamaram no linkedin para participar de processos seletivos e os "amigos" do linkedin que tinham sumido me convidando pra voltar a trabalhar com eles.

Estudo abre portas, e sem ele as portas abertas podem se fechar e nunca mais se abrirem. Eu nunca mais vou parar de estudar porque nunca mais quero viver algo do tipo novamente.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.837
Reações
93.195
Pontos
1.353
Se não houver qualificação profissional junto, não vale nada mesmo. A experiência é mais importante, concordo, mas a qualificação profissional é necessária.

A menos que você esteja considerando empregos de baixa qualificação.


O cara ficar em busca de salarios bem mais altos que os padrões locais sem adquirir qualquer tipo de experiencia, igual alguns users aqui parecem achar que é o caminho, é mesma coisa que nada.

Além de que, experiencia não é apenas e unicamente pra função que pretende ser exercida. Experiencia de vida, de lidar com as pessoas, de se portar em situações adversas, etc etc etc.
O cara ficar mocado em casa sendo sustentado pela mãe até os 35~40 anos de idade, jamais vai adquirir tais experiencias, no fim ele vira um funcionario apenas com deméritos, não é novo e vai agir que nem um juvenil.
Não adianta nada a pessoa ter pós-graduação em qualquercoisa e não ter amadurecimento de lidar com a vida em grande maioria dos ramos.


Trabalhar não impede a pessoa de estudar,
em época que eu trabalhava 12hs por dia, gastava mais 3hs e meia no dia pra ir e voltar, eu upei skills por fora, algumas delas sendo bem uteis hoje em dia.
Algumas profissões que exigem o cara passar trocentos anos estudando, tipo medicina, são pontos bem fora da curva da gigante maioria do globo terrestre.


Meu tio não sabe escrever direito e nunca fez curso técnico, mas conserta máquinas industriais.
Outro dia ele brigou com um engenheiro porque ele queria consertar a máquina de um jeito e o engenheiro de outro, ele pegou as coisas dele e ficou uns 2 dias sem trabalhar. E não é que aparece o dono da empresa pedindo para ele voltar e falando que iria demitir o engenheiro e que encontrava engenheiro em qualquer lugar só para assinar os papéis.
E em meia hora ele bota as máquinas para funcionar novamente.

Meu tio falou que ia aposentar e o dono da empresa arrumou uma salinha para ele ficar mexendo no celular o dia inteiro, pode entrar e sair mais cedo. Segundo o dono da empresa quanto menos ele trabalhar melhor. O engraçado é que meu tio é meio grosso então nenhum aprendiz fica muito tempo.


Não sou formado em engenharia e tem engenheiro formado que prefere ouvir meus palpites ao de outros engenheiros formados, pelo simples fato de eu ter experiencia pratica no meu ramo e experiencia de vida o suficiente pra saber que o que eu não sei, eu não sei (diferente dos jóvéins dinamicos que postam aqui), e "não ser um simples boçal com diploma mas que malemá sabe porque ta indo trabalhar".
Não sou engenheiro formado e to negociando virar "sub-gerente geral de filial de uma empresa" só pelo meu histórico e minhas demonstração de que não tenho só gogó.




edit:
pior que experiencia de vida vai além dos pontos citados, vai pro ambito pessoal.
A pessoa ficar se achando a ultima bolacha/biscoito do pacote, dificulta em muito achar qual é o seu próprio caminho, quando ver ja vai ta velho demais pra tentar mudar de maneira suave (e com probabilidades de ir por um caminho que não era o de vida ainda).
São incontaveis as pessoas que eu vi saindo da faculdade, entrando num emprego logo de cara, e depois de uns anos ver que o ramo que ele escolheu la quando era juvenil não era pra ele, depois de adquirir experiencia adquirida, foi la e mudou de rumo.
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Eu fiz ensino médio técnico em processamento de dados. Antes disso, eu fiz um cursinho no Senac de montagem e manutenção de computadores, só pra não ter que pedir ajuda para meus amigos a consertarem/formatar minha máquina que ficava cheia de vírus depois de esbagaçar o palhaço durante a madrugada nas conexões discadas da vida...
Meio que sem perceber, entrei no mercado de TI e é meu ganha pão até hoje. 42 anos.

E só agora estou fazendo faculdade. Então eu tenho um ótimo relato aqui que irei abreviar:

Ganhei muito dinheiro logo que sai do ensino médio. Ganhava 4 salários mínimos na época, pra um moleque era muita grana. Com o tempo, cheguei a 10 salários. Não fiz curso, não fiz treinamento, não tirei certificado, fiquei com preguiça de estudar e me atualizar e isso acabou me condenando no mercado.

Depois de 8 anos em uma grande empresa, fui dispensado e fiquei um ano desempregado isso me destruiu financeiramente (estava construindo depois de planejar uma vida inteira com a casa praticamente derrubada durante a reforma). Arrumei um trabalho, um "projeto" de um ano apenas de duração. Fiquei desempregado de novo, e dessa vez sem volta. Crise no mercado, presidente empichado, e lá vamos nós para o mercado informal. Fiquei 5 anos me ferrando num táxi e uber e de tanto trabalhar, ai que não tinha como estudar nada mesmo.

Veio a pandemia e levou o pouco que eu tinha. A pandemia passou e minha irmã me ajudou a ficar 2 meses em casa estudando, pagou tudo (tenho mulher e filho e minha mulher trabalhava e ganhava um salário mínimo também, pois também foi dispensada do emprego (turismo) e só arrumou em call center).

Tirei o certificado Azure Fundamentals e consegui um trampo por indicação dela. Na hora da entrevista, o gerente da área me obrigou a entrar na faculdade pra permanecer na empresa.

Estudando já perdi as contas de quantas empresas me chamaram no linkedin para participar de processos seletivos e os "amigos" do linkedin que tinham sumido me convidando pra voltar a trabalhar com eles.

Estudo abre portas, e sem ele as portas abertas podem se fechar e nunca mais se abrirem. Eu nunca mais vou parar de estudar porque nunca mais quero viver algo do tipo novamente.
Parabéns meu amigo. Você ainda tá no Uber? Porque eu vejo que você ainda frequenta o tópico lá.

Faz quanto tempo que você conseguiu o trampo? Por ser Azure acho que é DevOps, certo?
 

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
989
Pontos
543
Parabéns meu amigo. Você ainda tá no Uber? Porque eu vejo que você ainda frequenta o tópico lá.

Faz quanto tempo que você conseguiu o trampo? Por ser Azure acho que é DevOps, certo?
Faz dois anos que voltei a trabalhar formalmente. Eu posto no tópico do Uber pois como trabalhei com o táxi e com Uber, gosto de compartilhar os dois lados da moeda.

Sou SysAdmin, estou cursando gestão de sistemas da informação e estudando pra tirar mais alguns certificados assim que possível. Tô fazendo EAD e termino esse ano.

E digo que o Uber me segurou quando eu tava na pior e me motivou muito a largar isso. Trabalhava no veneno o dia todo.
 


TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Então os jovens do Huezil estão que nem eu, não trabalho e nem estudo… (Só que ao contrário deles eu já fiz a minha parte, agora só estou esperando a minha cova… :viraolho)
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
E digo que o Uber me segurou quando eu tava na pior e me motivou muito a largar isso. Trabalhava no veneno o dia todo.
Mas você chegou a ter ganhos reais com o Uber ou era só nabo?
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.948
Reações
41.048
Pontos
1.444
Então os jovens do Huezil estão que nem eu, não trabalho e nem estudo… (Só que ao contrário deles eu já fiz a minha parte, agora só estou esperando a minha cova… :viraolho)
Ta vivendo de rendimentos ou empreendeu em algo que deu muito certo?
Ta tudo certo. Vc ta pagando suas contas, não da despesa pra ninguém então obviamente não deve satisfação pra ninguém, mesmo que more com os pais.

O ponto é o cara que é sustentado e nada produz/produziu, esse é um estorvo para os pais e futuramente será um estorvo pra sociedade pois com certeza vai depender de benesses do estado quando os pais falecerem.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Ta vivendo de rendimentos ou empreendeu em algo que deu muito certo?
Ta tudo certo. Vc ta pagando suas contas, não da despesa pra ninguém então obviamente não deve satisfação pra ninguém, mesmo que more com os pais.

O ponto é o cara que é sustentado e nada produz/produziu, esse é um estorvo para os pais e futuramente será um estorvo pra sociedade pois com certeza vai depender de benesses do estado quando os pais falecerem.

Um dinheirinho que juntei na vida, um pequena herança do meu pai, acerto da empresa e FGTS fora a aposentadoria especial que tá na justiça desde 2019 e que vai render um belo dum retroativo e mais um processo contra o INSS por demora e ineficiência em apresentar o resultado correto… (Área de mineração, né veio???)

Eh, acho que vai dar pra sobreviver até o fim da vida sem passar fome ou necessidades básicas… :kcool

(E atualmente moro sozinho… :kjoinha)
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.948
Reações
41.048
Pontos
1.444
Um dinheirinho que juntei na vida, um pequena herança do meu pai, acerto da empresa e FGTS fora a aposentadoria especial que tá na justiça desde 2019 e que vai render um belo dum retroativo e mais um processo contra o INSS por demora e ineficiência em apresentar o resultado correto… (Área de mineração, né veio???)

Eh, acho que vai dar pra sobreviver até o fim da vida sem passar fome ou necessidades básicas… :kcool

(E atualmente moro sozinho… :kjoinha)
Então em nada vc se assemelha aos vagaus citados, vc tem renda e não enche o saco de ninguém. E tem o plus de ter trabalhado bastante.
 

madnando

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
989
Pontos
543
Mas você chegou a ter ganhos reais com o Uber ou era só nabo?

Ganhei pra sobreviver. Ganho real não, a ponto de sobrar um pouco pra pensar em umas férias ou trocar de carro, definitivamente não. O Táxi permite isso, o Uber voce trabalhar no limite do prejuízo. Qualquer coisa que aconteça, já exige que você trabalhe mais pra pagar o imprevisto, e isso vira uma bola de neve. Eu trabalhava de domingo a domingo e bastava ter que trocar um pneu ou correia dentada de já me desestruturava todo. Não recomendo ninguém ir fazer um extra, por causa disso. É muito instável.

Como a pandemia mandou todo mundo pra casa, os clientes do Taxi sumiram e os do Uber continuaram precisando de uber. Então levei o pão pra casa, mas era bem amassadinho...
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Então em nada vc se assemelha aos vagaus citados, vc tem renda e não enche o saco de ninguém. E tem o plus de ter trabalhado bastante.

Quase 35 anos na Vale, deveria ter completado para ganhar reloginho de pulso da empresa, mas resolvi sair antes porque não aguentava mais… (Aquilo já foi bom… Mais ou menos… :kduvida)

maxresdefault.jpg
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
Meu pai ganhou um relógio da brf :klol

E o que ganhei devido aos 30 anos foi roubado dentro do meu armário no vestiário, a empresa nem ligou ou tomou alguma atitude e só faltaram falar: “E por que você deixou no armário onde sabe que poderia ser roubado?”. Isso é pra você ver o nível do tratamento por lá (teve muita gente tanto de meu setor quanto de outros que ficou indignada com isso, mas quem deveria não ficou)…

:kduvida
 
Topo Fundo