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Bam-bam-bam
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E esta matéria corrobora com aquilo que os meninos dos vídeos disseram, parece que realmente a China está levando muita infraestrutura e tecnologia para o interiorzão:Olha, por definição, não é capitalista. Tudo tem uma definição, assim como o capitalismo. A propriedade privada blah blah e uma coisa: a livre iniciativa e a economia de mercado.
Duas coisas que a China não tem. Sem mencionar que é um país com 50 mil estatais. Onde já se viu, um país composto pela iniciativa privada ter 50 mil estatais? Então não. Não é capitalista.
E não é comunista porque comunismo é impossível de ser aplicado. Comunismo é uma ideia utópica, inaplicável e inalcançável.
Não é socialista porque socialismo não funciona, não há como socializar os meios de produção porque o ser humano é naturalmente individualista. Essa ideia é explicada no livro Sapiens de Yuval Harari.
Todos os modelos "socialistas" são apenas modelos capitalistas intervencionistas como keynesianismo e social-democracia. No caso da China, é ainda mais intervencionista que estes. Contudo, não é capitalista o suficiente p/ ser chamado de capitalismo puro. O capitalismo puro é quando há laissez-faire sem quaisquer formas de intervenção no livre mercado ou pouca intervenção, como no caso dos EUA. Se a China tivesse isso o PIB dela seria muito, muito maior. Um exemplo é o Brasil que tem intervenção na livre iniciativa e um PIB per capita tão medíocre quanto o chinês.
Os países europeus a maioria é social-liberal ou social-democrata, têm mais liberdade econômica do que a China.
A China é um país pobre e subdesenvolvido, você pode mostrar suas ruas, suas ferrari, vai continuar sendo um país emergente e há uma razão p/ isso meu amigo. Se fosse tudo isso aí que você tanto mostra, seria considerado um país de primeiro mundo como os europeus ou como o Japão. Quer que eu te diga por que não é?
É simples. É porque isso aí que você tanto mostra são os centros urbanos da China Oriental. O resto do país tá numa situação tão precária quanto a brasileira. É a mesma coisa que mostrar as costas litorâneas brasileiras onde se encontra 80% da população, mostrar Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro. Uau, que lindo, tudo desenvolvido. Agora vai pras cidades pobres do Pará, do Amazonas, do Tocantins, do Maranhão, pro interior do Piauí.
A prosperidade chega ao 'interior do interior' da China
Graças a tecnologia e investimentos em infraestrutura, o milagre econômico da China está chegando às cidades menores
A China precisa de pessoas que gastem dinheiro nesses lugares. O governo está mudando o mecanismo de crescimento do país, que tradicionalmente depende das indústrias e da fabricação de bens.
Graças à revolução digital na China, aos avanços na educação, agricultura e a bilhões de dólares gastos nas milhares de novas estradas e ferrovias, os chineses que vivem longe das cidades grandes vem prosperando. Várias das áreas mais remotas do país estão começando a se aproximar das metrópoles ricas e a se conectar com a economia mais ampla, algo que não acontecia antes, com potenciais benefícios de longo prazo para a economia chinesa e para o mundo.
Em Yancheng as carteiras dos moradores locais estão ficando cheias mais rapidamente do que a taxa nacional, e o gasto das moradias superou o aumento de Pequim e Xangai.
Os sinais da nova prosperidade podem ser vistos na Auto City, em Yancheng onde praticamente todas as marcas importantes de veículos competem por clientes. Zhou Zhengguo, dono de uma loja da montadora chinesa Geely, espera vender dois mil carros este ano, quatro vezes mais do que apenas dois anos atrás.
“A maioria das pessoas que comprava automóveis era formada por homens de negócios. Agora, são os trabalhadores também”, conta Zhou.
Aqueles que vivem nos lugares menos desenvolvidos da China podem ser cruciais para o novo estágio do desenvolvimento do país.
O economista Robin Xing, da Morgan Stanley, acredita que o gasto com consumo em lugares como Yancheng vai continuar a crescer mais do que o das cidades grandes. Como resultado, dois terços de todo o crescimento adicional do consumo privado virá dessas áreas menos desenvolvidas até 2030.
“Esperamos que eles avancem e diminuam a diferença de renda com as cidades grandes”, afirma Xing. Os negócios também estão olhando para essas regiões de outra maneira.
Novas estradas e trens de alta velocidade facilitaram a realocação de fábricas e outras operações para cidades menores, permitindo que as empresas tirem vantagem dos custos mais baixos. A produção industrial em Yancheng cresceu mais rapidamente do que a taxa nacional no ano passado.
E os ganhos não estão limitados às cidades principais do interior. As fazendas estão ficando maiores, mais eficientes e mais ricas.
Em Xinling, uma vila próxima, Luo Jianhai, de 37 anos, é um exemplo típico de um novo tipo de fazendeiro-empreendedor. Ele vem constantemente expandindo a fazenda onde cultiva arroz e trigo, alugando as terras de seus vizinhos. Também investiu em dois tratores novos, que empresta a outros fazendeiros que precisam deles para trabalhar em terras grandes. Nos últimos três anos, sua renda anual aumentou sete vezes, para 100.000 dólares, e seu gasto quadruplicou, principalmente em roupas de qualidade para seus três filhos e um novo carro de 17.000 dólares.
A melhora em seu estilo de vida, segundo Luo, “é a diferença entre ser pobre e ter dinheiro”.
Ali perto, Cheng Zhiguo, de 47 anos, também ampliou sua sua renda líquida para cerca de 23.000 dólares -- cinco vezes mais do que apenas três anos atrás. Seu prêmio: um Hyundai comprado em agosto.
Nos últimos três anos, a JD.com mais do que dobrou sua equipe de entregadores, vários com o objetivo de chegar às cidades e vilas rurais.
“Construir uma rede de logística rural é uma de nossas estratégias mais importantes. Com o desenvolvimento do consumo nas áreas rurais, esperamos aproveitar essa oportunidade para expandir nossos negócios”, explica Wang Hui, chefe do serviço de entregas da JD.com.[/I]
China’s Next Potential Boom Spot: The Places People Overlook
New highways and trains and changes in farming are opening up the country’s poorer cities and rural areas, long laggards amid China’s torrid growth.
cn.nytimes.com
Outro indício muito forte que a turma dos vídeos não está mentindo, veja que a quantidade de cimento usada é surreal
Expansão metroviária
Os caras até enviam pessoas para o espaço e ainda constroem laboratórios ou estações espaciais ( isso é extremamente difícil )
Fora isso a China ainda exporta produtos manufaturados de alto valor agregado para o mundo inteiro, inclusive com marca e tecnologia própria. E ainda mantém satélite de comunicação quântica e linha tronco também de comunicação quântica de milhares de quilômetros:
China lança linha de comunicação quântica Beijing-Shanghai
Uma linha de comunicação quântica de 2.000 km foi aberta entre Beijing e Shanghai na sexta-feira. A linha é a primeira linha-tronco do mundo para telecomunicação quântica
Conhecida como Jing-Hu, ou Linha-tronco Beijing-Shanghai, conecta Beijing, Jinan, Hefei e Shanghai. A linha está conectada ao primeiro satélite quântico do mundo, que foi lançado pela China em agosto de 2017, através de uma estação em Beijing. O satélite é apelidado de "Micius", um filósofo e cientista chinês do quinto século a.C., que teria sido o primeiro a conduzir experiências óticas.
China lança linha de comunicação quântica Beijing-Shanghai_portuguese.xinhuanet.com
China lança linha de comunicação quântica Beijing-Shanghai---Funcionários participam da cerimônia de abertura do Jing-Hu, ou Linha-tronco Beijing-Shanghai, na Universidade de Ciência e Tecnologia da China em Hefei, província de Anhui, no leste de China, em 29 de setembro de 2017. Uma linha de...
portuguese.xinhuanet.com
Não é atoa que - mesmo ainda não sendo considerado um país de 1º mundo - a China já é chamada de superpotência, eles tem um potencial de desenvolvimento absurdo ( aparentemente muito maior que o americano ).