O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com a música?

OldSchool Retrô

Bam-bam-bam
Mensagens
235
Reações
152
Pontos
218
A arte é cada vez mais feita sobre os moldes da indústria e do comércio. Mas também quem garante que todo o lixo que nos empurram hoje não vá gerar alguma coisa interessante a longo prazo...?
 

Guicicca90

Bam-bam-bam
Mensagens
8.715
Reações
5.823
Pontos
414
Meus caros, quem me conhece, mesmo que muito pouco, sabe que sou um cara extremamente "mente aberta" quando o assunto é música. Respeito muito o gosto alheio, e sou da crença de que música é algo subjetivo. Frequento muito boates, casas de show etc... e vejo todos curtindo muito a música. Mas sinceramente? Há muito tempo que vou mais pela companhia. Na verdade, praticamente sempre foi assim, já que sou bem novo (23 anos), e não tem mais de 6 anos que faço isso com certa frequência. Eu juro que tento muito, mas muito mesmo, entender o motivo para as pessoas curtirem o que ouvem nesses locais, mas não consigo de maneira alguma. Vou dar o exemplo de hoje, que culminou neste tópico: Estava hoje ouvindo o show de uma banda, que tocava na sua maioria músicas de Reggae, grande parte delas do "O Rappa". Prestei atenção no show inteiro, aplaudí no final de cada música, e sorrí junto às pessoas vibrando e dançando com a música, inclusive meus amigos, até porque já fui músico "profissional" e tento sempre mostrar respeito por aqueles que estão em cima do palco tentando colocar um prato de comida em suas mesas. Porém, cheguei agora pouco em casa, e coloquei para tocar o álbum "Exodus" de Bob Marley, em meu amado sistema estéreo de fones(Topping D20 + Burson HA-160 + HiFiMAN HE-500), sem pretensões, até porque estava ligeiramente alcoolizado e sem sono, e a sensação que tive, logo na primeira música, intitulada "Natural Mystic", foi de alívio. A melodia, a harmonia, as letras e, principalmente, a dinâmica, são incoparávelmente "superiores", se assim posso dizer, já me desculpando aos fãs do "O Rappa".

Meus caros, eu, como já repetí várias vezes aqui, respeito muito o gosto alheio, mas depois de vários anos segurando essa "indagação" dentro de mim, vos pergunto: O que aconteceu com a música? Será que a música morreu mesmo, virou puramente um negócio, ou sou apenas um "jovem saudosista", um rebelde sem causa, que cresceu ouvindo Pink Floyd e King Crimson(e algum heavy metal no meio do caminho rs) e não aceita o fato das coisas terem mudado? Será que dou importância demais a música?

Sintam-se a vontade para responder da maneira que quiserem. Podem me tacar pedras, não ligo. Até agradeço, pra falar a verdade. Esse foi um post vindo bem do fundo do meu coração, mesmo, e eu posso te garantir que o álcool não tem absolutamente nada a ver com isso (até mesmo porque nem bebí direito). É apenas o desabafo de uma pessoa realmente apaixonada pela música, desde que nasceu.

Abraços.


eu não acredito nisso, acredito que música comercial sempre existiu, da mesma forma que música "alternativa" tb.
vc falou q gosta de king crimson e pink floyd, entao dê uma olhada no site progarchives, dá pra descobrir mta coisa nova foda pra c***lho lá.
mas fazendo um offtopic. caso vc não conheça, recomendo fortemente vc buscar um estilo chamado RIO (rock in opposition), acho q é o subgenero de progressivo mais anti-comercial q eu conheço (a propria ideologia do estilo é essa msm). bandas fantásticas como art zoyd, stormy six, henry cow, etron fou leloublan e etc...
 

Guicicca90

Bam-bam-bam
Mensagens
8.715
Reações
5.823
Pontos
414
Bom, na minha opinião estamos em uma geração onde a musica é feita por pessoas sem vivência, maior parte do cenário indie que tenta de alguma maneira ser diferente é composto por meninos mimados sem nenhuma carga emocional, são musicas que não transpõem nada somadas com o conceito anti-arte de ser sempre perfeito, aquele show sem apelo que ficar em casa ouvindo o álbum é equivalente a ir ao show. Musica ao vivo é transpor sentimentos, ser humano, errar, acertar, estar alegre ou de mal humor.

Hoje em dia o que é bom é aquela musica totalmente sintetizada, não é como antigamente onde o bom artista e um violão eram suficientemente bons para transpor alguma coisa. Mesmo os mais "originais" são uma mistura sem personalidade.


tem bandas de eletrônico dando um pau bonito em diversas bandas com instrumentos reais.
alias, eletronico é um estilo q descobri recentemente, e é excelente
 

OldSchool Retrô

Bam-bam-bam
Mensagens
235
Reações
152
Pontos
218
tem bandas de eletrônico dando um pau bonito em diversas bandas com instrumentos reais.
alias, eletronico é um estilo q descobri recentemente, e é excelente


Concordo MUITO. Toco guitarra e piano e poderia ser o primeiro a sair falando que música eletrônica não presta, mas várias bandas de eletrônico tão anos luz na frente do que o cenário mainstream tá fazendo.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
A Indústria fonográfica entrega o que o público quer, se a moda é pagode, vamos focar no pagode, se o público quer sertanejo, vamos no sertanejo, e como o público no geral não tem conhecimento do que é "qualidade musical" qualquer coisa vira sucesso.
E volto a bater na tecla, a qualidade foi ladeira abaixo no momento que as gravadoras começaram a "concorrer" com produções independentes, hoje em dia tem muitos "artistas" postando por conta própria videos no Youtube e muitas de qualidade muito pobre, o que tornou a musica muito democrática, o cara não precisa mais ser o melhor pra fazer mais sucesso, mas é o que o publico está querendo e ainda ficando satisfeito.


mas a coisa já tava bem cagada até na década de 80, como assim a culpa é da internet? lol

e é meio um círculo vicioso essa relação com o público. é tipo vender coisas rebaixada, despreparar o ouvido do público, daí vender algo pior e assim por diante. e a indústria também cria a moda, é meio utópico pensar que as pessoas simplesmente querem tais coisas e a indústria lhes provém. tem inúmeros outros fatores aí, é uma questão bem complicada.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.372
Pontos
1.409
tu concorda mesmo ou só cansou de discutir, madruguinha? haueae

a real é que a gente tá falando de algo bem complicado. não dá pra esgotar o assunto em poucos posts. teríamos de adentrar uma caralhada de questões.

tá bom pararmos aqui.
 


madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.094
Reações
27.001
Pontos
1.404
tu concorda mesmo ou só cansou de discutir, madruguinha? haueae

a real é que a gente tá falando de algo bem complicado. não dá pra esgotar o assunto em poucos posts. teríamos de adentrar uma caralhada de questões.

tá bom pararmos aqui.


Eu concordo que é um ciclo vicioso essa relação com o publico e uma questão muito complicada de tentar entender.
Mas eu acho que mesmo nos anos 80 a qualidade era boa, muitas bandas tecnicamente fodas.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.107
Reações
7.206
Pontos
774
eu não acredito nisso, acredito que música comercial sempre existiu, da mesma forma que música "alternativa" tb.
vc falou q gosta de king crimson e pink floyd, entao dê uma olhada no site progarchives, dá pra descobrir mta coisa nova foda pra c***lho lá.
mas fazendo um offtopic. caso vc não conheça, recomendo fortemente vc buscar um estilo chamado RIO (rock in opposition), acho q é o subgenero de progressivo mais anti-comercial q eu conheço (a propria ideologia do estilo é essa msm). bandas fantásticas como art zoyd, stormy six, henry cow, etron fou leloublan e etc...

Sim, eu sei que tem muita coisa boa hoje. Estava me referindo mais a música popular mesmo, ao acesso a música de qualidade pelo público "comum".
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Olha vou discordar do ponto da internet, talvez com ela nós vimos um enorme material sendo jorrado pelos quatros ventos da internet e a facilidade de você encontrar música se tornou fantástica e ao mesmo tempo cansativa. Porque se formos analisar de perto, antes não tínhamos facilidade de encontrar músicas de países escandinavos da mesma facilidade que encontramos hoje ou tínhamos? Hoje é só entrar no Lastfm ou no google e escrever algumas palavras e boom! Ta lá para ser consumido. Mas isso também se tornou cansativo, porque se temos facilidade para encontrar musica dos mais derivados estilos, gravações, qualidade sonora e arranjos dos mais diversos tipos, isso acaba que temos um enorme material em mãos. E filtrar qualidade nessa enorme quantidade de lançamentos é digamos cansativo, acho que por isso dizemos que a música não é mais como antes, pela facilidade que temos de encontrar qualquer tipo de material musical, isso acaba desgastando (não é a palavra correta, mas OK) os ouvidos. Só acho, nada de certeza.

Não vou me adentrar sobre qualidade das bandas de determinadas décadas. Mas voltando ao assunto do tópico, que é a questão do Samba Sincopado. Talvez seja o fator falta de experiencia, mas sabe analisando por esse ponto do seu primeiro post, tenho a mesma sensação que você. Faz tempo que não consigo sentir o que um artista está querendo transmitir, algo que eu acho super importante, transmitir os sentimentos que originaram aquela canção, hoje com a tecnologia ficou tudo meio que mecânico, acabou que qualquer um com um bom produtor e um bom equipamento, consegue fazer um som que conquiste uma galera enorme. Acho que falta realmente alguém que não tenha medo de quebrar as barreiras musicais e aperfeiçoar algo que falta aperfeiçoar. Recentemente ouvi o novo trabalho do grupo Bixiga 70, achei estupendo a forma que eles estão fazendo o som deles, uma mistura muito nítida de música africana com a brasileira e de certa forma, acho que com um pouco de amadurecimento será um grupo muito interessante no cenário da música nacional.
 
Topo Fundo