O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que rodar no meu pc lata velha??

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Tenho o pc que uso pra trabalhar aqui já por muitos anos, e estava pensando em talvez explorar mais ele...
Será que dá pra jogar games de uns 6 anos atrás pelo menos?
Sou bem noob no pc gaming...basicamente só uso pra emular arcades e fan games de franquias antigas.
Minha configuração:

Intel core 2 Duol E7500 2.93 GHZ 2.94 GHZ
memoria RAM 4 GB DDR 2
Placa de video On Board Intel G41 Express
Windows 7 64 bits

O que acham? Vale a pena ir atrás de uns jogos mais antigos? Ou só vou ter dor de cabeça?
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Dá pra rodar qualquer coisa desses jogos "Tênis All Star/adorom Franz Ferdinand/Vou no LOLA/Foto em preto e branco" (Indie) com essa máquina. Pra jogo "Não gastamos nada com otimização porque você é babaca e upgradeia seu PC todo ano como se estivéssemos nos anos 90" (AAA), o que vai matar provavelmente é a placa de video. Pra 6 anos atrás acho que a RAM ta okay. Muita coisa vai rodar sim... a maioria de jogos com pegada (AI UI) "gosto muito de Super Mario UÔRD" (Retrô) vai rodar tranquilo. GPD Win acho que tem uma configuração pior que isso e rodo uma pá de coisa nele...
Mas isso claro sou eu falando da minha bunda. Devo estar errado.
NUNCA ME ESCUTE
EU NÃO SOU CONFIÁVEL
foi o que ela disse.

*Edit* Nah, aparentemente um GPD winzinho é até melhor que essa máquina. NÃO SEI OPINÁ.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.995
Pontos
1.003
Acho que o limite é o PS1
Não deve rodar Dolphin, PCSX2 com certeza não
Agora saindo dos emuladores, é tentativa e erro. Tem jogos que podem rodar de boa, outros que talvez nem abram. Mas novos é dificil conseguir rodar, tudo nesse PC não é forte o bastante
 

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
Dá pra rodar qualquer coisa desses jogos "Tênis All Star/adorom Franz Ferdinand/Vou no LOLA/Foto em preto e branco" (Indie) com essa máquina. Pra jogo "Não gastamos nada com otimização porque você é babaca e upgradeia seu PC todo ano como se estivéssemos nos anos 90" (AAA), o que vai matar provavelmente é a placa de video. Pra 6 anos atrás acho que a RAM ta okay. Muita coisa vai rodar sim... a maioria de jogos com pegada (AI UI) "gosto muito de Super Mario UÔRD" (Retrô) vai rodar tranquilo. GPD Win acho que tem uma configuração pior que isso e rodo uma pá de coisa nele...
Mas isso claro sou eu falando da minha bunda. Devo estar errado.
NUNCA ME ESCUTE
EU NÃO SOU CONFIÁVEL
foi o que ela disse.

*Edit* Nah, aparentemente um GPD winzinho é até melhor que essa máquina. NÃO SEI OPINÁ.
:kzonzo:khuh
 

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
sem uma vga ta dificil roda qq coisa. desse jeito ai so emuladores msm e de PSX no máximo pra trás.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Dá pra rodar qualquer coisa desses jogos "Tênis All Star/adorom Franz Ferdinand/Vou no LOLA/Foto em preto e branco" (Indie) com essa máquina. Pra jogo "Não gastamos nada com otimização porque você é babaca e upgradeia seu PC todo ano como se estivéssemos nos anos 90" (AAA), o que vai matar provavelmente é a placa de video. Pra 6 anos atrás acho que a RAM ta okay. Muita coisa vai rodar sim... a maioria de jogos com pegada (AI UI) "gosto muito de Super Mario UÔRD" (Retrô) vai rodar tranquilo. GPD Win acho que tem uma configuração pior que isso e rodo uma pá de coisa nele...
Mas isso claro sou eu falando da minha bunda. Devo estar errado.
NUNCA ME ESCUTE
EU NÃO SOU CONFIÁVEL
foi o que ela disse.

*Edit* Nah, aparentemente um GPD winzinho é até melhor que essa máquina. NÃO SEI OPINÁ.
É o que?:khuh
 


Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
sem uma vga ta dificil roda qq coisa. desse jeito ai so emuladores msm e de PSX no máximo pra trás.
Então, meu objetivo não é emular, é rodar jogos nativos mesmo.
Sei que a placa onboard pesa no conjunto, será que devo deixar quieto?
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Acho que o limite é o PS1
Não deve rodar Dolphin, PCSX2 com certeza não
Agora saindo dos emuladores, é tentativa e erro. Tem jogos que podem rodar de boa, outros que talvez nem abram. Mas novos é dificil conseguir rodar, tudo nesse PC não é forte o bastante
Não quero rodar nada novo não...tô ciente de minhas limitações...tava pensando de uns 2012 pra trás....
Será que vale a pena eu ir atrás?
 

No Man's sky

Veterano
Mensagens
506
Reações
659
Pontos
133
Então, meu objetivo não é emular, é rodar jogos nativos mesmo.
Sei que a placa onboard pesa no conjunto, será que devo deixar quieto?
com essa config ou vc roda games muito antigos ou deixa quieto msm e continue sendo feliz nos emuladores.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Tinha quase essa config em 2012,as diferenças eram que tinha uma gt220 1gb, 128 bits e as memorias eram ddr3.
Rodava todos os games da época com configs medio/alto no geral.
Agora sem placa de video só vai rodar games de 2009 pra baixo,tenta um nfs carbon,age of the empires ,cod 1.:kjoinha
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Tinha quase essa config em 2012,as diferenças eram que tinha uma gt220 1gb, 128 bits e as memorias eram ddr3.
Rodava todos os games da época com configs medio/alto no geral.
Agora sem placa de video só vai rodar games de 2009 pra baixo,tenta um nfs carbon,age of the empires ,cod 1.:kjoinha
Foi exatamente em 2012 que comprei esse PC. Mas o foco sempre foi pra trabalhar, então não me preocupei em pegar top de linha.
Que exclusivos da década passada vc recomenda? Jogos como Carbon já tenho nos consoles então não vou pegar....
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.716
Pontos
969
Tenho o pc que uso pra trabalhar aqui já por muitos anos, e estava pensando em talvez explorar mais ele...
Será que dá pra jogar games de uns 6 anos atrás pelo menos?
Sou bem noob no pc gaming...basicamente só uso pra emular arcades e fan games de franquias antigas.
Minha configuração:

Intel core 2 Duol E7500 2.93 GHZ 2.94 GHZ
memoria RAM 4 GB DDR 2
Placa de video On Board Intel G41 Express
Windows 7 64 bits

O que acham? Vale a pena ir atrás de uns jogos mais antigos? Ou só vou ter dor de cabeça?
Tem uma infinidade de jogos indies que rodarão perfeitamente nessa configuração.
E, com o perdão do jabá, garanto que o meu jogo roda (porque roda até no PC do meu pai - o seu é um monstro perto da configuração do dele, hehe).
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Foi exatamente em 2012 que comprei esse PC. Mas o foco sempre foi pra trabalhar, então não me preocupei em pegar top de linha.
Que exclusivos da década passada vc recomenda? Jogos como Carbon já tenho nos consoles então não vou pegar....
Tem vários games ótimos dos anos 2000:
Need for Speed: Most Wanted - 2005
Resident Evil 4 - 2005
Total Overdose - 2005
Prince of Persia: Warrior Within - 2004
Prince of Persia: The Two Thrones - 2005
Gears of War - 2006
Fable: The Lost Chapter - 2005
Batman Arkham Asylum - 2009
Alan Wake - 2010
Max Payne - 2001
Bioshock - 2007
F.E.A.R. - 2005

Não são exclusivos mas normalmente versões do pc ficam melhores no geral
Joguei todos esses na época,a maioria deve rodar razoavelmente bem no seu pc, mas tenta arrumar uma vga usada que seu leque de opções vai aumentar muito em quantidade e qualidade!
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Só posso dizer um nome de peso? SHOVEL KNIGHT RODA LINDO, pq tenho um na mesma config e rodei ele até o computador pedir para pelo amor de deus não rodar mais kkkkkk Fiz 100% nele qdo saiu.

Tem muita coisa legal que seu PC roda, e GPU não faz muita diferença para jogos 2D sem muitos efeitos, como Shovel Knight.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Tem uma infinidade de jogos indies que rodarão perfeitamente nessa configuração.
E, com o perdão do jabá, garanto que o meu jogo roda (porque roda até no PC do meu pai - o seu é um monstro perto da configuração do dele, hehe).
Rapaz, é mesmo, tem o seu jogo!!
Acompanhava na época que vc estava desenvolvendo e depois minha cabeça de velho gagá esqueceu.
Vou conferir sim, com certeza :kjoinha
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Só posso dizer um nome de peso? SHOVEL KNIGHT RODA LINDO, pq tenho um na mesma config e rodei ele até o computador pedir para pelo amor de deus não rodar mais kkkkkk Fiz 100% nele qdo saiu.

Tem muita coisa legal que seu PC roda, e GPU não faz muita diferença para jogos 2D sem muitos efeitos, como Shovel Knight.
Bem lembrado, vou pegar o Shovel...nunca entendi pq não saiu pra ps3. Já zerei ele na casa do meu primo, mas não fiz 100 %
 

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
583
Reações
899
Pontos
293
Baixa Blood, a do Gog vem com todas as expansões. Tem também uma expansão feita por fãs muito boa, garante horas de entretenimento. Melhor fps da era build.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Bom, o PC dos meus pais tem specs bem similares ao seu e eu vou te falar o que eu já consegui rodar lá, mas antes eu recomendaria que você pelo menos adicionasse mais 2GB de RAM ou trocar a RAM para DDR3 se sua placa-mãe tiver suporte para o upgrade, vai ajudar na performance de alguns jogos:
-Emus do NES ao N64/PS1: A grande maioria dos jogos que rodei rodaram na velocidade máxima sem falhas, as únicas exceções foram quando eu tentei usar o filtro mais pesado do emulador VBA e os FPS do jogo caíram para 20FPS (acho que e mais questão de GPU e RAM, por isso o conselho), e quando estava rodando Gran Tursimo 2 no ePSXe com a resolução aumentada para 720p uma hora sem explicação os FPS caíram drasticamente para os 15FPS e isso persistiu até eu reiniciar o emulador (acho que foi por causa que eu estava com outros programas abertos, por isso uma recomendação e não deixar nenhum outro programa rodando em segundo plano enquanto estiver jogando), o N64 nem sempre vai rodar em 60FPS o tempo todo com a resolução aumentada para 720p, mas dependendo do jogo as quedas vão ser bem mínimas, especialmente se não usar nenhum filtro, os emuladores que usei foram NEStopia para o NES, Fusion para Master, Mega, Sega CD e 32X, Snes9X para o SNES, Kawaks para CPS1/2 e Neo Geo, MAME para o resto das placas de Arcade, Visual Boy Advance para o Game Boy Advance, ePSXe para o PS1, Project64 para o Nintendo 64 e Nebula para a placa Model 2.
-Emu do Dreamcast: A maioria dos jogos 2D roda bem próximo dos 60FPS e os 3D são uma loteria, aqueles que são ports do PS1 geralmente rodam bem próximos dos 60 e os originais como Daytona USA 2001 vão flutuar bastante entre os 60 e 30, se a performance estiver ruim demais é só voltar pra resolução original, usei o Demul;
-Emu do DS: Se você rodar todos os jogos na resolução original não vai ter problema nenhum em chegar aos 60, eu chegava nisso até em computadores mais fracos que esse, mas quando eu tava usando uma build fanmade do emu que aumentava a resolução para 720p (eu não lembro se ele tinha a opção de 480p), a maioria dos jogos não alcançava 60 nem com reza brava, alguns tinham problemas até pra se manter a 30, mas eu observei que era mais um problema de RAM do que GPU ou CPU (e por isso eu recomendo você colocar mais), usei o DesMuME;
Emu do Saturn eu nunca cheguei a testar porque eu preferia ou usar o emulador da Model 2 ou os ports de Win95 que alguns dos jogos receberam, falando nisso...
-DosBox: Até onde eu testei ele rodou tudo que eu joguei nele sem problemas, mas se puder, faça dual boot e instale um sistema que rode nativamente esses jogos, como Win 95, 98 SE ou até mesmo o XP SP3, vai exigir menos do seu PC (mas mais do seu HD) ou escolha ports do GOG/source ports como citado acima;
-GZDoom: esse é uma maravilha para rodar os jogos da engine do Doom (como Doom 1 e 2, Heretic/Hexen) e uma tonelada de mods que existem por aí, dá pra se divertir só com isso sozinho, se te interessar, recomendo dar uma olhada no canal IcarusL1V3S, já que ele mostra vários mods de Doom no canal e o que vale a pena ser jogado ou não;
Jogos nativos de PC até 2006 que tenho aqui rodaram muito bem em 720p, o unico que notei dando umas quedas foi o Outrun 2006 Coast2Coast, mas foram quedas bem minimas, só percebi mesmo com o MSI AfterBurner ligado do lado (falando nisso, recomendo baixar um programa para verificar os FPS já que boa parte deles não tem isso, MSI Afterburner se você quiser algo mais completo que também informe uso e temperatura de CPU e GPU, e FRAPS se vc quiser algo mais leve que diga apenas os FPS), tentei alguns jogos mais novos como Mirror's Edge e NFS Undercover, rodaram bem perto dos 60FPS, travados na maior parte do tempo mas só depois que coloquei quase tudo no medium e pouquíssimas coisas no high;
Jogos modernos de PC só testei dois: Sonic Mania e o remake de Wonder Boy 3, Sonic Mania rodou perfeitamente aos 60 FPS travados mesmo com coisas abertas no fundo, é um jogo muito bem otimizado, recomendo, já Wonder Boy 3 rodou aos 30 (o jogo é travado nos 30FPS) com constantes quedas, se framerate for mais importante que visuais pra você, use o modo retrô do jogo que ele vai rodar nos 30FPS travados;
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.100
Reações
35.094
Pontos
1.054
Meu PC antigo é quase a mesma coisa que o seu, a unica diferença é q o meu C2D é o 8500, enfim, sofri muito com essa placa de video onboard da intel(GMA 3100) e sei muito bem o que roda e o que não roda nela.

Tipo. O Pixel Shader dela é 2.0 e ela não possui o Vertex Shader e nem o Hardware T&L, ou seja, esqueça todos os jogos da geração passada, somente alguns vão rodar se tiver a opção de desativar os Shaders(como o Quake 4 por ex.).

Muitos jogos só irão rodar com um programa chamado 3D Analyze(pra aqueles que precisam do T&L como Resident Evil 4 e Silent Hill 4) e pra melhorar o desempenho precisa baixar drivers modificados pela comunidade.

Emuladores eu jogava os de PS1 e o N64 perfeitamente, Dreamcast grande parte dos jogos e o PS2 rodava com um lag absurdo.

Foram tempos sombrios, e pra piorar eu era obrigado a jogar os jogos daquela geração no Wii, já que meu PC não rodava nada(a não ser que eu colocasse o SwiftShader 3.0 mas rodava a 10fps os jogos).
 
Ultima Edição:

Gentleman

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
252
Reações
290
Pontos
754
Bom Rubens, como falaram, esses chipsets de video onboard da intel são bens ruins. Tu vais ter que investir em uma placa de vídeo se quiseres rodar algo de forma satisfatória. Aê tu terias que pesquisar os modelos do período que tu gostaria de rodar (Ex: ano de 2012) e comparar com placas mais novas para ver qual seria sua equivalente moderna e verificar qual seria mais acessível no orçamento.

Se quiseres investir de fato em uma placa de vídeo, recomendo antes disso, comprar um FONTE de qualidade, para evitar que queime a placa ou outro componente do PC. Uma FONTE de qualidade está saindo uns R$250/ R$350.

Agora algo interessante com o processador. Processadores Core 2 Quad são muitos bons (Da msm epoca dos Core Duo) inclusive tem vídeos de comparativos deles com processadores novos:


Isso ocorre, porque, antes do Ryzen, não havia muito interesse no multiprocessamento, então estes processadores tem quebrado um galhão para quem quer rodar jogos mais novos sem gastar muito. Caso tenha interesse, recomendo comprar na Aliexpress, os Core 2 Quad para o seu soquete (Provavelmente é um 775)


Enfim, se quiser rodar bacana vais ter que investir um pouco, e não se esqueça que o 1º componente deste investimento será UMA FONTE DE QUALIDADE (O bom é que ela dura uns 10/15 anos e serve para futuros upgrades)!
 

Oldgamer_1980

Ser evoluído
Mensagens
49
Reações
34
Pontos
28
O GPD Win roda a maioria dos jogos da decada de 2010 para trás sem muitos problemas (unica coisa melhor nele é o chipset da Intel HD graphics mais novo), além de rodar os emus do Wii e do PS2 com algumas alterações. Testei até o Citra (emu do 3DS) e rodou com frameskip, mas rodou!
Então eu creio que você vai conseguir rodar os jogos na configuração "default" (as vezes diminuindo a resolução). Mas eu faria o que o pessoal recomendou: iria atrás de uma placa de vídeo antiga e tentava mexer na RAM.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Se não me engano, Cuphead roda bem (rodou nas duas torradeiras notebook que tenho em casa...)
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
959
Max payne 1 e 2, série commandos, total overdose, e trocentos jogos antigos de DOS. Tem muita coisa boa

Enviado do meu Dreamcast gozado
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Tinha um PC parecido core 2 duo com esse mesmo clock mas com onboard g31 e rodava alguns jogos de PS2 nele, até Mário sunshine rodou bem. NullDC rodava bem.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
O que ferra é esse video onboard aí , fora isso o resto do PC é bom até

coloca uma VGA off-board aí, mesmo que uma low end antiga, que voce vai conseguir jogar coisa pra KCT

eu tenho um PC antigo/lowend, e jogo coisa pra kct nele , pega um vga de 200 e poucos reais, que seu leque de opções pra jogos já vai ser enorme.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Até pra emuladores n é tão bom.... Digo por conta da placa de vídeo... Ela não vai rodar filtros decentemente, CRT-Hyllian (ou outros do nível) vai engasgar, retroarch n vai fluir bem.

Emular sem um filtro CRT decente (e hoje tem alguns MUITO bons, mas q pesam em gpus onboard/antigas) não tem a menor graça.

Se arrumar uma placa de vídeo fraca e barata (bem simples mesmo, mas q já supere a onboard), da época dessa configuração, aí sim, da pra brincar com emulação decentemente e alguns jogos de pc da época da geração 6 e outros mais leves (recentes).
 
Ultima Edição:

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Até pra emuladores n é tão bom.... Digo por conta da placa de vídeo... Ela não vai rodar filtros decentemente, CRT-Hyllian (ou outros do nível) vai engasgar, retroarch n vai fluir bem.

Emular sem um filtro CRT decente (e hoje tem alguns MUITO bons, mas q pesam em gpus onboard/antigas) não tem a menor graça.

Se arrumar uma placa de vídeo fraca e barata (bem simples mesmo, mas q já supere a onboard), da época dessa configuração, aí sim, da pra brincar com emulação decentemente e alguns jogos de pc da época da geração 6 e outros mais leves (recentes).
Eu iria um pouco além, ao invés de tentar emular com filtro CRT, compre um monitor CRT, eu tenho um aqui e falo que para retrocomputação e emuladores, a sensação é incrível, além de não precisar usar filtro nenhum. Mas só para o caso de ser um PC só para essa finalidade, pq utilizar monitor CRT para trabalho ou navegação está bem triste hoje em dia. Um monitor CRT usado em boas condições, de 19" deve ser encontrado por volta de uns 60 reais na OLX, as vezes mais as vezes menos, talvez um amigo tenha um encostado e queira DOAR.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Eu iria um pouco além, ao invés de tentar emular com filtro CRT, compre um monitor CRT, eu tenho um aqui e falo que para retrocomputação e emuladores, a sensação é incrível, além de não precisar usar filtro nenhum. Mas só para o caso de ser um PC só para essa finalidade, pq utilizar monitor CRT para trabalho ou navegação está bem triste hoje em dia. Um monitor CRT usado em boas condições, de 19" deve ser encontrado por volta de uns 60 reais na OLX, as vezes mais as vezes menos, talvez um amigo tenha um encostado e queira DOAR.
Pode ser uma boa mesmo. Mas me lembro q mesmo com monitor CRT, um filtro do tipo faz diferença. TV e Monitores CRT tem bastante diferença na imagem....

Mas a qualidade de uns filtros CRTs são tão altas q n sei se um monitor crt seria melhor... CRT-Geom e o CRT-Hyllian (do membro Papangu) são incrivelmente bons.
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Caras, valeu mesmo por todas as indicações.
Não pretendo emular nada não, pq tenho os consoles originais e prefiro se possível jogar neles.
E como esse é meu pc de trabalho eu não pretendo investir em placas offboard.
Consegui rodar nele aqui o Euro Truck Simulator de boa (muito legal por sinal).
Acho que vou mesmo atrás de jogos de 2009 pra trás e tentar pegar uns 2ds mais recentes, tipo sonic mania e Shovel Knight.
Vamos ver no que dá. :kjoinha
 
Topo Fundo