O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O voo da Varig que desapareceu misteriosamente há 45 anos e nunca foi encontrado

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.655
Pontos
453
Avião decolou em Tóquio com destino ao Rio de Janeiro no fim de janeiro de 1979. Aeronave transportava 20 toneladas em carga e seis pessoas.

16/03/2024

boeing-707-pp-vlu-vito-cedrini_widelg.png

Nenhum rastro do PP-VLU foi encontrado até hoje

Há 45 anos, o desaparecimento de um avião cargueiro dava início a um dos maiores mistérios da aviação brasileira. Em 30 de janeiro de 1979, o voo 967 da Varig decolou em Tóquio, no Japão, rumo ao Rio de Janeiro, mas nunca chegou ao destino.

O que aconteceu​

  • O avião cargueiro, um Boeing 707, estava transportando seis tripulantes e 20 toneladas em carga.
  • A aeronave partiu do Aeroporto de Narita, por volta das 20h23, e faria uma escala em Los Angeles, nos Estados Unidos, antes de chegar ao Brasil.
  • Cerca de 20 minutos após a decolagem, o piloto fez um contato com a torre de controle. Até então, nenhum problema havia sido relatado. Um novo contato deveria acontecer por volta das 21h23, mas não aconteceu.
  • O desaparecimento aconteceu a cerca de 500 km da costa do Japão, no Oceano Pacífico.
  • Buscas foram feitas durante oito dias. Entretanto, nada foi encontrado. Os seis tripulantes foram declarados mortos.

Como foi a investigação​

Investigadores acreditam que uma despressurização provocou a queda do avião cerca de 45 minutos após a decolagem.

Após o acidente, aeronave teria afundado no Oceano Pacífico, tornando a localização praticamente impossível.

Um relatório da Varig apontou, na época, não ser possível encontrar nenhum indício que pudesse explicar as causas do desaparecimento da aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, afirmou que a aeronave foi oficialmente classificada como desaparecida após o encerramento das buscas.

O órgão afirmou ainda que nenhuma parte do avião foi localizada durante as buscas. Por conta de não haver pistas sobre o paradeiro da aeronave, não houve a possibilidade de uma investigação sobre o caso e, por isso, ele "não consta em acervo de registros a respeito da ocorrência".

Piloto experiente​

Quando desapareceu, o avião sobrevoava o Oceano Pacífico. O piloto da aeronave, Gilberto Araújo Silva, era experiente.

Gilberto era famoso na aviação brasileira por estar em um avião da Varig que caiu em 1973, em Paris. À época, ao lado do comandante Antônio Fuzimoto, ele evitou que a aeronave caísse em uma área residencial, impedindo uma tragédia ainda maior.

Em entrevista ao Fantástico, em 2009, o amigo de Gilberto e aviador Oswaldo Profeta contou que estranhou o piloto não ter tentado um novo contato com a torre de controle na noite de 30 de janeiro de 1979.

“O que eu acho mais estranho é que o Gilberto era um homem experiente. Ele teria feito contatos [...] Criaram muitas teorias absurdas aí, até a de um disco voador. Um objeto não-identificado teria derrubado o meu amigo Gilberto”, disse Oswaldo, que morreu em 2022.

Teorias da conspiração​

Além da história do disco voador citada por Oswaldo ao Fantástico, outra teoria conspiratória bastante conhecida é a de que o avião teria sido abatido por soviéticos. Isso teria acontecido após a aeronave ter saído da rota e invadido o espaço aéreo da União Soviética.

Conspiracionistas também levantaram a hipótese de o avião ter sido sequestrado por colecionadores de arte, já que a aeronave estava carregando diversas obras.

Uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", de 1º de fevereiro de 1979, afirma que 53 quadros do pintor Manabu Mabe estavam a bordo do avião. As obras, segundo o jornal, eram avaliadas em US$ 1,2 milhão.

Nenhuma dessas teorias jamais foi confirmada pelas autoridades.

Expedição por outro mistério​


imagem pode ser a chave para o mistério sobre o desaparecimento da aviadora Amelia Earhart

Recentemente, imagens feitas por um sonar identificaram o que pode ser um avião afundado na região central do Oceano Pacífico.

A expedição, comandada pela empresa norte-americana Deep Sea Vision, acredita que pode ter encontrado uma aeronave que desapareceu muito antes do voo da Varig de 1979: o de Amelia Earhart, em 1937.

A aviadora norte-americana desapareceu enquanto tentava dar a volta ao mundo. Quase 90 anos depois, o paradeiro da aeronave e de Amelia continuam sendo um mistério da aviação.

A imagem capturada pelo sonar da empresa indica o que parece ser a silhueta de um o Lockheed 10-E Electra, modelo pilotado por Amelia. No entanto, ainda é cedo para dizer se, de fato, uma aeronave foi encontrada.

A expectativa é de que uma nova missão seja feita pela empresa na região, em 2025, para novos estudos. O objetivo é fazer imagens mais nítidas e detalhadas.

snapshot-45.jpg

Comparação entre modelo do avião de Amelia Earhart e imagem de sonar obtida por equipe de exploração Deep Sea Vision. — Foto: Reprodução/Reuters

Fonte: g1
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.466
Pontos
503
Esse é um dos mistérios que mais me desperta curiosidade, conheço esse caso a alguns anos e me sinto agoniado por até hoje não terem achado pistas sobre esse avião... Acredito que aquele avião da Malásia que desapareceu é um mistério fichinha perto do que aconteceu com esse, o caso do avião da Malásia só foi mais grave porque desapareceu centenas de pessoas, mas já foram encontrados destroços do avião a milhares de quilômetros de distância, mas no caso desse avião da Varig nunca foram encontrados nenhum destroço ou pistas...

Eu acredito que talvez tenha tido algum problema de despressurização e a tripulação acabou desmaiando e morrendo, e esse avião foi cair a milhares de quilômetros de distância de onde foi visto pela última vez, talvez ele não tenha caído no mar, mas em algum lugar isolado da Rússia, uma vez vi um deserto de gelo lá que já foi encontrado alguns aviões desaparecidos em casos semelhantes como esse, se ele tivesse caído no oceano pacífico, acredito que teria deixado algum rastro, nem que fosse de óleo.
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.604
Reações
26.647
Pontos
803
Esse é um dos mistérios que mais me desperta curiosidade, conheço esse caso a alguns anos e me sinto agoniado por até hoje não terem achado pistas sobre esse avião... Acredito que aquele avião da Malásia que desapareceu é um mistério fichinha perto do que aconteceu com esse, o caso do avião da Malásia só foi mais grave porque desapareceu centenas de pessoas, mas já foram encontrados destroços do avião a milhares de quilômetros de distância, mas no caso desse avião da Varig nunca foram encontrados nenhum destroço ou pistas...

Eu acredito que talvez tenha tido algum problema de despressurização e a tripulação acabou desmaiando e morrendo, e esse avião foi cair a milhares de quilômetros de distância de onde foi visto pela última vez, talvez ele não tenha caído no mar, mas em algum lugar isolado da Rússia, uma vez vi um deserto de gelo lá que já foi encontrado alguns aviões desaparecidos em casos semelhantes como esse, se ele tivesse caído no oceano pacífico, acredito que teria deixado algum rastro, nem que fosse de óleo.
Olha, acho que a hipótese da Terra oca é mais plausível.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.491
Reações
91.286
Pontos
1.503
Esse é um dos mistérios que mais me desperta curiosidade, conheço esse caso a alguns anos e me sinto agoniado por até hoje não terem achado pistas sobre esse avião... Acredito que aquele avião da Malásia que desapareceu é um mistério fichinha perto do que aconteceu com esse, o caso do avião da Malásia só foi mais grave porque desapareceu centenas de pessoas, mas já foram encontrados destroços do avião a milhares de quilômetros de distância, mas no caso desse avião da Varig nunca foram encontrados nenhum destroço ou pistas...

Eu acredito que talvez tenha tido algum problema de despressurização e a tripulação acabou desmaiando e morrendo, e esse avião foi cair a milhares de quilômetros de distância de onde foi visto pela última vez, talvez ele não tenha caído no mar, mas em algum lugar isolado da Rússia, uma vez vi um deserto de gelo lá que já foi encontrado alguns aviões desaparecidos em casos semelhantes como esse, se ele tivesse caído no oceano pacífico, acredito que teria deixado algum rastro, nem que fosse de óleo.

Praticamente impossível. Não passaria nem perto da Rússia.

NRT-LAX.png



8 dias de busca e nada é praticamente a mesma coisa. Deve ter tido destroços, mas ninguém ligou.
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.466
Pontos
503
Praticamente impossível. Não passaria nem perto da Rússia.

NRT-LAX.png



8 dias de busca e nada é praticamente a mesma coisa. Deve ter tido destroços, mas ninguém ligou.
Essa seria a rota dele? Eu achava que ele iria para o norte e passaria pela URSS, depois pelo Canadá e chegaria a Los Angeles, pois essa travessia ai no Oceano Pacífico deve ter uns 4 mil km, não sei se um 707 teria autonomia para atravessar o oceano assim, imagina se dá algum problema técnico e o avião precisasse fazer um pouso de emergência no meio do oceano:klol
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.949
Reações
38.506
Pontos
1.839
Nunca nem tinha ouvido falar nesse... que loucura.

E o da Amelia tbm que foda! Tomara que tenham achado mesmo!
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
se o Air France, que caiu enquanto mandava sua localização em tempo real, já foi um parto achar os destroços, um avião que caiu a quase 50 anos lá no pacífico só vai ser achado se o godzilla resolver nadar um pouco e pisar acidentalmente nele.,
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.466
Pontos
503
Foda desses godzillas das antigas é essa cara e jeitão de trouxa que tem.
Parecem mais serem gente boa do que um monstro em si :klol
Pior que na época, da década de 50 a 70 esse Godzilla antigo foi feito por um mesmo ator, e naquele tempo os produtores queriam conquistar o público infantil também, seu concorrente Gamera também era assim, por isso ele era toscão assim, acho que só na década de 80 eles conseguiram melhorar e foram surgindo novos recursos e tecnologias novas de efeitos especiais, mas dizem que até hoje os filmes japoneses do Godzilla são feitos com atores fantasiados:klol
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.187
Reações
16.651
Pontos
1.379
Praticamente impossível. Não passaria nem perto da Rússia.

NRT-LAX.png



8 dias de busca e nada é praticamente a mesma coisa. Deve ter tido destroços, mas ninguém ligou.
Eu acredito que a aeronave 707 não fazia essa rota, por motivo de seu alcance operacional.
Acho que ate hoje é feito passando por Canadá/estreito de Bering/Rússia.
Por questões de segurança.

Outra teoria da conspiração era que essa aeronave carregava "componentes sensíveis" da Aeronave Mig 25 Foxbat que o tentente Viktor Belenko trouxe a "revelia" para o Japão.
URSS deu o fim na aeronave.

Abraço a todos
 

Karoley

Veterano
Mensagens
388
Reações
645
Pontos
108
Eu acredito que a aeronave 707 não fazia essa rota, por motivo de seu alcance operacional.
Acho que ate hoje é feito passando por Canadá/estreito de Bering/Rússia.
Por questões de segurança.

Outra teoria da conspiração era que essa aeronave carregava "componentes sensíveis" da Aeronave Mig 25 Foxbat que o tentente Viktor Belenko trouxe a "revelia" para o Japão.
URSS deu o fim na aeronave.

Abraço a todos

tem varios voos hoje em dia nessa rota... (comercial)

nenhum faz via canada

ex:


 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
tem varios voos hoje em dia nessa rota... (comercial)

nenhum faz via canada

ex:


Só avisando q o user @ME110 é da área da aviação. Se vamos debater com ele, precisamos fazer com conhecimento de causa! kkkkkk

As rotas mudam conforme os anos. Não utilizarem essa rota hj em dia, não significa q nunca foi utilizada.



Nessa época, muitas aeronaves voavam ainda utilizando radios VHFs e inerciais, principalmente o 707 q tinham um instrumento q só comportava 10 em 10 coordenadas (não tenho certeza do número exato) de lat e long (INS) q conforme iam passando pelo os pontos, o navegador ia inserindo novas coordenadas manualmente. Poderia sim ter ocorrido deles se perderem e terem parado na Rússia. Inclusive, teve um voo da Varig, na década de 80 q aconteceu algo parecido. Eles se perderam e foram parar na floresta Amazonica.

Outro ponto é q, como falaram aqui, além de 8 dias não serem nada para as buscas, uma aeronave sumir naquela época que não tinham os recursos q se tem nos dias de hoje, ainda mais sobrevoando o pacífico, não é nada de outro mundo pensar q, se não foi abatida, seus pedaços estejam no fundo do oceano até hj.
 
Ultima Edição:

Karoley

Veterano
Mensagens
388
Reações
645
Pontos
108
Só avisando q o user @ME110 é da área da aviação. Se vamos debater com ele, precisamos fazer com conhecimento de causa! kkkkkk

As rotas mudam conforme os anos. Não utilizarem essa rota hj em dia, não significa q nunca foi utilizada.



Nessa época, muitas aeronaves voavam ainda utilizando radios VHFs e inerciais, principalmente o 707 q tinham um instrumento q só comportava 10 em 10 coordenadas (não tenho certeza do número exato) de lat e long (INS) q conforme iam passando pelo os pontos, o navegador ia inserindo novas coordenadas manualmente. Poderia sim ter ocorrido deles se perderem e terem parado na Rússia. Inclusive, teve um voo da Varig, na década de 80 q aconteceu algo parecido. Eles se perderam e foram parar na floresta Amazonica.

Outro ponto é q, como falaram aqui, além de 8 dias não serem nada para as buscas, uma aeronave sumir naquela época que não tinham os recursos q se tem nos dias de hoje, ainda mais sobrevoando o pacífico, não acho nada de outro mundo não. Se não foi abatida, provável q seus pedaços estejam no fundo do oceano até hj.

mas eu não estou falando do voo em questão.

to falando que voos que fazem a rota hoje em dia, fazem em """linha reta""", mas ela é feitas por aviões maiores que o 707, com ETPOS 180 eu imagino.

e a prova disso foi o que postei do flight radar.

agora que tem aviões de menor alcance que deve fazer a rota por ele citada, não duvido...

e concordo sobre sumir... o AF e o MH são provas que mesmo neste século o mundo ainda continua bem grande.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
mas eu não estou falando do voo em questão.

to falando que voos que fazem a rota hoje em dia, fazem em """linha reta""", mas ela é feitas por aviões maiores que o 707, com ETPOS 180 eu imagino.

e a prova disso foi o que postei do flight radar.

agora que tem aviões de menor alcance que deve fazer a rota por ele citada, não duvido...

e concordo sobre sumir... o AF e o MH são provas que mesmo neste século o mundo ainda continua bem grande.
Sim, hj em dia os motores são mais seguros permitindo esse tipo de coisa. Antigamente as aeronaves precisavam voar mais próximas de locais com aeroportos para o caso de alguma pane nos motores e a necessidade de um pouso de emergencia.
 

Karoley

Veterano
Mensagens
388
Reações
645
Pontos
108
Essa seria a rota dele? Eu achava que ele iria para o norte e passaria pela URSS, depois pelo Canadá e chegaria a Los Angeles, pois essa travessia ai no Oceano Pacífico deve ter uns 4 mil km, não sei se um 707 teria autonomia para atravessar o oceano assim, imagina se dá algum problema técnico e o avião precisasse fazer um pouso de emergência no meio do oceano:klol

da bem mais que 4 mil km... mas tem diversas ilhas que daria pra pousar em emergencia.. ex: midway e havai

e sobre o 707

O Boeing 707 é um avião comercial a jato quadrimotor de porte médio e fuselagem estreita desenvolvido e produzido pela Boeing entre os anos de 1958 e 1979. Possuía uma capacidade de 140 até 219 passageiros, com autonomia de 2 500 a 5 750 milhas náuticas (4 630 a 10 650 km).

fonte: wiki
 

Karoley

Veterano
Mensagens
388
Reações
645
Pontos
108
Sim, hj em dia os motores são mais seguros permitindo esse tipo de coisa. Antigamente as aeronaves precisavam voar mais próximas de locais com aeroportos para o caso de alguma pane nos motores e a necessidade de um pouso de emergencia.

isso acontece ainda hoje em dia.

mas o 707 era ETOPS 120... nada mal.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.732
Pontos
283
Pior que na época, da década de 50 a 70 esse Godzilla antigo foi feito por um mesmo ator, e naquele tempo os produtores queriam conquistar o público infantil também, seu concorrente Gamera também era assim, por isso ele era toscão assim, acho que só na década de 80 eles conseguiram melhorar e foram surgindo novos recursos e tecnologias novas de efeitos especiais, mas dizem que até hoje os filmes japoneses do Godzilla são feitos com atores fantasiados:klol

O último Godzilla com atores foi Godzilla Final Wars de 2004. Depois disso a franquia foi pra geladeira até voltar em 2016 com Shin Godzilla. Aí já era tudo em CGI.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.466
Pontos
503
da bem mais que 4 mil km... mas tem diversas ilhas que daria pra pousar em emergencia.. ex: midway e havai

e sobre o 707

O Boeing 707 é um avião comercial a jato quadrimotor de porte médio e fuselagem estreita desenvolvido e produzido pela Boeing entre os anos de 1958 e 1979. Possuía uma capacidade de 140 até 219 passageiros, com autonomia de 2 500 a 5 750 milhas náuticas (4 630 a 10 650 km).

fonte: wiki
Pois é, deve ter várias ilhas pequenas no meio do caminho mesmo:klol
O último Godzilla com atores foi Godzilla Final Wars de 2004. Depois disso a franquia foi pra geladeira até voltar em 2016 com Shin Godzilla. Aí já era tudo em CGI.
Interessante, esse último de 2016 eu acho que vi, mas teve alguns filmes do início dos anos 2000 e outros antigos que ainda não encontrei para baixar, eu resolvi ver todos os filmes da franquia a alguns anos, e de outros monstros da Toho e da franquia Gamera também, mas isso faz a alguns anos, não lembro de todos que vi.

Esse de 2016 que eu lembre o dinossauro que deu origem ao Godzilla no filme era quadrúpede, e depois ele sofre mutações e vira bípede. Acho que assisti ele uns dois anos depois que foi lançado, mas não lembrava que ele era em CGI, sempre achei que todos fossem com atores fantasiados:klol
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.491
Reações
91.286
Pontos
1.503
Eu acredito que a aeronave 707 não fazia essa rota, por motivo de seu alcance operacional.
Acho que ate hoje é feito passando por Canadá/estreito de Bering/Rússia.
Por questões de segurança.

Outra teoria da conspiração era que essa aeronave carregava "componentes sensíveis" da Aeronave Mig 25 Foxbat que o tentente Viktor Belenko trouxe a "revelia" para o Japão.
URSS deu o fim na aeronave.

Abraço a todos

Pelo menos pelo site FlightRadar24 os voos não passam pelo estreito. O que mais se aproxima (só pelo lado do Alaska) é o com destino a Seoul.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.010
Reações
6.732
Pontos
283
Pois é, deve ter várias ilhas pequenas no meio do caminho mesmo:klol

Interessante, esse último de 2016 eu acho que vi, mas teve alguns filmes do início dos anos 2000 e outros antigos que ainda não encontrei para baixar, eu resolvi ver todos os filmes da franquia a alguns anos, e de outros monstros da Toho e da franquia Gamera também, mas isso faz a alguns anos, não lembro de todos que vi.

Esse de 2016 que eu lembre o dinossauro que deu origem ao Godzilla no filme era quadrúpede, e depois ele sofre mutações e vira bípede. Acho que assisti ele uns dois anos depois que foi lançado, mas não lembrava que ele era em CGI, sempre achei que todos fossem com atores fantasiados:klol

Esse Shin Godzilla é foda, ele foi dirigido pelo criador de Evangelion, então dá para notar o estilo. O mais interessante desse filme é justamente ter essa pegada mais científica, mostrando o estrago causado pela radiação no Godzilla. O estrago e as formas do Godzilla seriam impossíveis usando efeitos práticos.

 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.701
Reações
19.886
Pontos
1.279
Pior que na época, da década de 50 a 70 esse Godzilla antigo foi feito por um mesmo ator, e naquele tempo os produtores queriam conquistar o público infantil também, seu concorrente Gamera também era assim, por isso ele era toscão assim, acho que só na década de 80 eles conseguiram melhorar e foram surgindo novos recursos e tecnologias novas de efeitos especiais, mas dizem que até hoje os filmes japoneses do Godzilla são feitos com atores fantasiados:klol
Entendi, vdd
Ainda mais com a adição do Godzilla Dollynho igual postaram aí kkkkkkk, pra atrair a molecada.
Sobre o Shin Godzilla eu achei a ideia dele foda, li que se continuassem a ideia seria fazer dele literalmente evoluir até o status de um Deus mesmo, chegando ao tamanho de uma galáxia e abrigando vida em si. Pena que não continuaram eu fiquei curioso kk
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.133
Reações
28.090
Pontos
1.044
Ué as pessoas falam muito de meteoro pra cá e pra lá, esse avião pode ter se colidido com um meteoro e desintegrou no ar oras
 
Topo Fundo