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O Xbox está fechando Arkane Austin, Tango Gameworks e Alpha Dog Studios.

Lino Germano

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O Shinji Mikami ter saído da Tango ano passado ganha mais sentido agora. O cara já viu de antemão que a empresa não ia mais pra frente, entrou na Ferrari dele e não olhou mais pra trás. Eu ADOREI Hi-Fi Rush, é um dos meus jogos favoritos do ano passado, desde que instalei não tirei mais. Eu estava ansioso por uma continuação eventualmente, mas pelo visto não vai rolar.

Vale nota que Arkane Austin vai ser fechada sem consertar ou mesmo lançar os DLCs prometidos de Redfall.
Pode até rolar(a IP continua sendo da MIC). Só não vai ser pela Tango.
 

pavomba

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Acho que foi justamente para fazer jogos deste tipo que o Mikami prefeiru abrir seu próprio estudio, fazer games diferentes baseado nas visões de jovens programadores e isso ele não conseguiria levar em um ambiente corporativo.

No fim também tem as expectativas do publico que, por mais que não sejam mega sucessos, espera do Mikami games de survival tipo Evil Within. No fim das contas são objetivos opostos, algo que não se alinha mais. Cada um segue seu caminho, mas não faz sentido a M$ manter um estudio para ser referência em survival sem o cara do survival.
O problema é que o Hi Fi Rush só foi sleeper hit no Gamepass, mas muito mal pra qualidade do jogo na Steam, apenas 6k de jogadores no pico que foi somente na semana que saiu, uma surpresa dessas tinha que aumentar o numero de jogadores nas primeiras semanas e ter queda lenta como foi com Baldur Gate 3, Helldivers 2 e Palword.

O Grounded deve ter custado o mesmo ou menos, porque mesmo sendo feito pela Obsidian na Califórnia, só teve uma fração de pessoas envolvidas, vendeu muito mais (no mínimo 5x mais se for olhar os dados da Steamspy) e 6k de jogadores é a media diária.
 


Ultima Weapon

Lenda da internet
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Escolheu o pior time. Não faltaram avisos aqui no fórum, os caras que decidiram permanecer no obscurantismo.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
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Já ouviram aquela expressão: "Amor de pica, quando bate fica"?

Pois então, contemplem o Mike Ybarra passando pano para o Phil Spencer:



Vai ver ele tá tentando ser contratado de novo, para poder ser demitido pela Microsoft pela terceira vez e pedir música no Fantástico.
 

Lord Atma

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Pessoal, vamos declarar 15 dias de luto caixistas. Não tem como zoar essas caras mais não.

Tá dando pena, já.

Não tem nem argumentos para se defender ou passar pano. Essa empresa pró consumidor já tá cuidando com carinho deles.

Delireous King não sabe nem o que fala mais. Cara foi iludido nos últimos 10 anos.
 

Green Lantern

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O tempo de desenvolvimento está drenando a saúde financeira dos estúdios, fora a qualidade quando lançam. Tem algo muito errado na indústria, tirando certos casos de sucesso que são exceções o mercado anda indo para o buraco, o pior que os estúdios que procuraram isso.
 

LANTIS!

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Perfect Dark foi anunciado como um AAAA sendo desenvolvido por um "dream team".
Hj está com a Crystal Dynamics e deve ter sido rebaixado para AA.
Se bobear já deve ter virado vaporware e ido pro museu junto de Deap Down, Pragmata e tantos outros.
 

SneakBR

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Agora só falta a Microsofre comprar a Nintendo e acabar com o mercado de portáteis...
 

-Saint-

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Entendo fechar alguns deles, mas a Tango é osso....

Depois da ID é um dos Studios principais da Bethesda!
 

Likou

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Já ouviram aquela expressão: "Amor de pica, quando bate fica"?

Pois então, contemplem o Mike Ybarra passando pano para o Phil Spencer:



Vai ver ele tá tentando ser contratado de novo, para poder ser demitido pela Microsoft pela terceira vez e pedir música no Fantástico.

Coitado do CEO multi-milionário que ainda tem o emprego dele. Eu tenho certeza que ele tá bem triste tendo uma empregada só pra limpar a bunda dele.
 

renbh

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O problema é que o Hi Fi Rush só foi sleeper hit no Gamepass, mas muito mal pra qualidade do jogo na Steam, apenas 6k de jogadores no pico que foi somente na semana que saiu, uma surpresa dessas tinha que aumentar o numero de jogadores nas primeiras semanas e ter queda lenta como foi com Baldur Gate 3, Helldivers 2 e Palword.

O Grounded deve ter custado o mesmo ou menos, porque mesmo sendo feito pela Obsidian na Califórnia, só teve uma fração de pessoas envolvidas, vendeu muito mais (no mínimo 5x mais se for olhar os dados da Steamspy) e 6k de jogadores é a media diária.

Mas convenhamos, o negócio já é difícil de vender, um jogo menor, com uma proposta de game de ação com jogabilidade rítmica. Daí vem a M$ e faz aquele lançamento viral maluco, sem publicidade, sem gerar hype ou explicar a parada.

Ter sucesso com tantas desvantagens assim sem youtuber em cima para viralizar em peso fica difícil.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
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Isso só acontece quando há bolha de mercado, o que não é o caso aqui, a projeção de vendas é constante. O que acontece no mercado de games é reajuste, na pandemia houve um crescimento em um ano que foi maior do que as projeções mostraram em 5, as empresas investiram pensando que esta seria a nova linha base para o mercado, mas como vimos era apenas das pessoas não terem mais o que fazer quando estavam presos em casa.

Hoje a curva de crescimento é parecida com o que foi previsto pré-pandemia e deve prosseguir neste sentido. As empresas que tiveram aumento considerável na rentabilidade agora tem que reduzir custos para elevar lucro (não tem como vender mais, agora é preciso gastar menos) e retirar a gordura da pandemia.

Vale lembrar que toda notícia não especializada (i.e todo site de games que não tem costume de analisar mercado), só noticia demissões e não contratações, o que causa uma visão completamente incorreta do real tamanho dos estudios. Estudios que não foram na onda da pandemia tiveram crescimentos na casa de 300% e até mais, então há muita rotatividade de postos, algo bem característico do mercado de produção de software

Mas ocorreu uma bolha, o mercado de games, assim como o de TI, expandiu além do normal e está retraindo agora. Pessoal fala de lucros e tudo mais, mas demissões e fechamento de estúdios, revelam que a saúde do mercado não está tão boa assim.

A mídia noticia sim contratações, inclusive a Microsoft era uma que aparecia o tempo todo, contratando e expandindo, agora ocorre o contrário.

estamos falando de games e você fala de crash do mercado de valores mobiliários. PQP.

Você contra argumentou dizendo que os estúdios estavam lucrando. Eu falei que momentos antes de todo o crash, é justamente quando as empresas estão faturando muito, mas problemas menos observados, indicam que um problema pode ocorrer em breve.

E mercado de capitais engloba tudo, inclusive o mercado de games, por isso o exemplo, é o macro sobre o micro.

Seu argumento além de burro, não faz sentido. Se vai entrar na conversa, ao menos saiba do que está falando.
 

Spunck

Bam-bam-bam
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Sea of Thieves é sucesso, a Rare não está mal para a Microsoft.
Que grande sucesso, está vivendo de 1 jogo a quantos anos, se bobear o helldivers 2 em 3 meses já deu mais lucro que esse aí, tanto sucesso que teve que lançar em uma plataforma que o povo compra jogo, o ps5.
 

renbh

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Mas ocorreu uma bolha, o mercado de games, assim como o de TI, expandiu além do normal e está retraindo agora. Pessoal fala de lucros e tudo mais, mas demissões e fechamento de estúdios, revelam que a saúde do mercado não está tão boa assim.

A mídia noticia sim contratações, inclusive a Microsoft era uma que aparecia o tempo todo, contratando e expandindo, agora ocorre o contrário.

Mas não é uma bolha, o mercado de games está do tamanho que foi previsto antes da pandemia e com um crescimento esperado, que tende a aumentar a medida que a distribuição digital avança e o preço novo é absorvido. Não há qualquer indicativo que os games irão parar de vender uma hora para outra, a base não tem absolutamente nada de artificial.

O que tivemos foi um crescimento pontual devido a pandemia, aquele aumento sim não é sustentável, mercado de games não vai crescer 20% todo ano, este novo normal não existe e sim as pessoas voltando para o velho.

Na pandemia tivemos um mega excesso de otimismo no mercado do entretenimento, chegaram ao ponto de "matar" o cinema e achar que era financeiramente viável lançar filme blockbuster day one no serviço. Então todo mundo vai ter que fazer ajuste e fazer ajuste é mandar embora a multidão que contrataram para atender aquilo que enxergavam como demanda.

Então não vejo qualquer previsão de queda e digo mais, com a transição para streaming este mercado vai explodir, inclusive é isso que a M$ está vislumbrando com os investimentos enormes que fizeram. Fechar um estudio de 70 gatos pingados em um mercado pouquíssimo atrativo é nada perto da folha gigantesca que absorveram da Activision.
 

RickSanchez

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Que grande sucesso, está vivendo de 1 jogo a quantos anos, se bobear o helldivers 2 em 3 meses já deu mais lucro que esse aí, tanto sucesso que teve que lançar em uma plataforma que o povo compra jogo, o ps5.
esse negócio de grande sucesso é uma mentira deslavada. O jogo foi lançado e flopou, como ele eraum live service, mantiveram e no PC ele juntou uma pequena comunidade, e ficou no gamepass. Ai anunciam que já foi baixado 20 mi de vezes como se fosse um feito, um jogo que está free no serviço a 5 anos.
 

Wolkaiser

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Mas não é uma bolha, o mercado de games está do tamanho que foi previsto antes da pandemia e com um crescimento esperado, que tende a aumentar a medida que a distribuição digital avança e o preço novo é absorvido. Não há qualquer indicativo que os games irão parar de vender uma hora para outra, a base não tem absolutamente nada de artificial.

O que tivemos foi um crescimento pontual devido a pandemia, aquele aumento sim não é sustentável, mercado de games não vai crescer 20% todo ano, este novo normal não existe e sim as pessoas voltando para o velho.

Na pandemia tivemos um mega excesso de otimismo no mercado do entretenimento, chegaram ao ponto de "matar" o cinema e achar que era financeiramente viável lançar filme blockbuster day one no serviço. Então todo mundo vai ter que fazer ajuste e fazer ajuste é mandar embora a multidão que contrataram para atender aquilo que enxergavam como demanda.

Então não vejo qualquer previsão de queda e digo mais, com a transição para streaming este mercado vai explodir, inclusive é isso que a M$ está vislumbrando com os investimentos enormes que fizeram. Fechar um estudio de 70 gatos pingados em um mercado pouquíssimo atrativo é nada perto da folha gigantesca que absorveram da Activision.

Você está misturando os assuntos. Você está falando de mercado de games, eu estou falando de indústria de games, que é algo a parte.

Eu gostaria que você demonstrasse que o mercado de games cresceu o esperado mesmo o pandemia. Em nenhum mercado isso ocorreu, ou ele retraiu ou ele cresceu demais, em nenhum mercado houve crescimento normal, até porque a situação não era normal.

A Sony por exemplo, saltou de uma média de 12~15 bi de revenue para 25 bi em 2020~21, isso é muito acima do padrão anterior, não é "crescimento esperado".

Agora sobre a indústria de games, assim como todo o mercado de TI, ele se expandiu além do normal, por conta do crédito barato que estava no mercado, o governo estava praticamente dando dinheiro para as empresas fazerem o que quiser e foi o que ocorreu, tivemos aquisições, fusões e muita contratação.

Agora os juros subiram, a economia da pandemia retraiu, mercados entraram em recessão, então para manter as margens de lucro, as empresas vão cortar na carne. Mas como financeiramente, os jogadores também são afetados pela economia em recessão, o consumo de supérfluos como games, acaba caindo e isso vai refletir no mercado de games, provocando estouro de bolhas.

Tem que pensar mais a longo prazo, Sony indo pros PCs, Nintendo estendendo a vida do Switch, Microsoft virando multiplataforma, empresas de jogos não vendendo tantos jogos assim, são sinais bem claros pra mim de um mercado eminentemente com problemas.

Ignorar esses detalhes é ser ingênuo.
 

gamermaniacow

Togges
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Voce compra
Impõe os valores e processos da sua empresa
Não obtem sucesso
e Fecha

Fica a franquia
vai embora quem fez as franquias famosas.

Para a MS apenas a franquia é importante, não quem a faz.

Faria sentido se fosse algo que está acontecendo na prática, o que não é o caso.

As franquias estão paradas pois os custos são muito altos e não tem dev interessada em desenvolver essas franquias. A dev está ocupada com a sua própria criação, e isso não é uma questão da publisher simplesmente demandar, pois eles estão ocupados com suas respectivas IPs.
 

jackjone

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Faria sentido se fosse algo que está acontecendo na prática, o que não é o caso.

As franquias estão paradas pois os custos são muito altos e não tem dev interessada em desenvolver essas franquias. A dev está ocupada com a sua própria criação, e isso não é uma questão da publisher simplesmente demandar, pois eles estão ocupados com suas respectivas IPs.
Developer m**** ou mal financeiramente pra aceitar pegar ip alheia pra sobreviver eh o que nao falta, naipe aquela Dlala que fez battletoads e depois reaproveitou um monte de coisa e fez aquela coisa do mickey. Como a microsoft nao se preocupa com qualidade mesmo, nao me espantaria a estrategia ser fechar estudios e entregar ips de medio/pequeno porte pra developers desesperadas. Devem manter estudios so pros blockbusters mesmo, nao duvido, inclusive, fecharem mais estudios em um futuro proximo.
 

Delphinus

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Phil Spencer que termine de se matar, gestão lixo e a piranha lá tbm outra drogada.

Agora só sobrou Nintendo e Tio Gaben mesmo nisso ai que de resto, tudo na m****.
 

Likou

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Que grande sucesso, está vivendo de 1 jogo a quantos anos, se bobear o helldivers 2 em 3 meses já deu mais lucro que esse aí, tanto sucesso que teve que lançar em uma plataforma que o povo compra jogo, o ps5.
Se chama game as a service por um motivo: continuar gerando dinheiro por anos só com esse produto. Não é difícil de entender. Tem gente que se esforça pra fazer comentário burro e comparação sem sentido.

E isso pq eu odeio essa rota que a Rare tomou, mas eles conseguiram o sucesso.
 
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