O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Olhem a ideia: Brasil considera uma moeda única para a América Latina, o Peso-Real

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
A empresários, Guedes conjectura moeda única peso-real na América Latina
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ministro Paulo Guedes participa de audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos DeputadosImagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
1x1.gif

Luciana Amaral
Do UOL, em Buenos Aires
07/06/2019 01h13

Em encontro ontem com empresários argentinos e brasileiros, além de integrantes do governo federal, o ministro da Economia, Paulo Guedes, conjecturou uma moeda única chamada "peso-real" no continente latino-americano.

Segundo ele, no futuro é possível que haja cerca de cinco moedas no mundo e a integração na América Latina poderia eventualmente levar a essa moeda única. Ele preferiu não citar um prazo para tanto. Perguntado se teria como fazer essa moeda de maneira rápida, falou "claro que tem, gente". "Tem jeito de fazer tudo na vida", completou.

Guedes afirmou que, para se tornar realidade, é preciso ajustes fiscais dos países envolvidos. Ao mesmo tempo, ponderou, é preciso aceitar riscos como a Alemanha assumiu na União Europeia e acabou por ganhar competitividade. Hoje é um dos países com economia mais bem-sucedida no mundo.
Questionado pela reportagem se o Brasil então poderia virar uma Alemanha no contexto da América Latina, Guedes respondeu "você concluiu bem". Na avaliação do ministro, apurou a reportagem, o Brasil "engoliria" a Argentina e os outros países da região.

O UOL apurou que o tema foi tratado em reunião em Washington D.C. com a equipe econômica argentina quando da visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Integrantes da equipe, como o ministro da Economia, Nicolás Dujovne, inclusive, já teriam tratado novamente do assunto com Guedes há algumas semanas no Rio de Janeiro.
O conceito teria sido discutido entre Guedes e equipe, mas a aplicação imediata descartada. O governo brasileiro sabe que pelo grupo de Macri, a ideia já seria lançada nos próximos meses a tempo das eleições de outubro na Argentina.

Macri gostaria de se cacifar com a possibilidade perante uma população que não confia no sistema bancário de seu país e, em tese, se sentiria mais confortável com um Banco Central em comum.

Após a reunião em Buenos Aires, o Banco Central lançou nota negando que a moeda única esteja em estudo. O UOL apurou que o texto teria sido escrito por um secretário de Guedes em viagem com o ministro em Buenos Aires para acalmar os ânimos do empresariado brasileiro.

Um integrante da equipe econômica disse que a nota foi redigida durante o jantar da comitiva brasileira na embaixada do país em Buenos Aires, e que o presidente do Banco Central, Roberto Campos, "ligou apavorado", dizendo "estar o maior tumulto" no Brasil, com pessoas do setor econômico ligando para ele.

Guedes, inclusive, teria adotado uma metáfora marítima. Para ele, hoje o Brasil seria uma canoa que tem de dar a mão ao Macri para este não afundar, mas tomando cuidado para não o puxar de corpo inteiro. Se resgatar o colega para a canoa, acredita, todos viram e ficam à deriva. O Brasil só teria capacidade de atuar como um transatlântico no caso após a aprovação da reforma da Previdência e a reeleição de Macri.


Tenho calafrios só de pensar na ideia.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Boa ideia. Desde que se consiga trazer pra dentro apenas países selecionados.
Paraguai,Uruguai,Argentina,Chile,Colombia são países interessantes não só no ponto de vista economico quanto no turistico. E tenderia a fortalecer a moeda brasileira. O país que mais contribuiria entretanto seria o paraguay que trabalha na questão bancaria com moeda americana.
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Moeda única funciona quando o conjunto de países possui economias semelhantes.

O que passa muito longe de ser o caso da América Latina.


IMO, Guedão disse isso para um futuro de muito longo prazo. O mais factível para um médio prazo é uma união aduaneira (queda de tarifas e tributos no geral, livre circulação de mercadorias e serviços)
 

Makenshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.549
Reações
8.468
Pontos
1.124
Não é questão de valor menor ou menor. A implantação do Euro foi benéfica só para a Alemanha praticamente, até a França se fudeu um pouco.

A Itália, por exemplo, só tomou na bunda.

Mas o Guedes deixou bem claro que a idéia dele é beneficiar o Brasil, e pnc dos vizinhos. Difícil é convencer eles deixando tão transparente a intenção de lhes comer os cus [a Argentina, no entanto, parece bem animada em se prostituir pra nós].

Dito isso, eu acho que na prática a idéia é ruim até pra nós. A Alemanha se beneficiou, sim, mas precisou investir muito no projeto Euro, segurando a peteca de vários países na m**** [Grécia, por exemplo]. Isso só foi possível porque ela já era uma nação equilibrada, em grande medida graças aos esforços e investimentos americanos na reunificação.

Nós já estamos numa situação péssima, cuidando [mal] dos nossos problemas; de onde vamos tirar pra fazer o mesmo investimento que a Alemanha fez? A chance de dar m**** é muito grande. Não estamos falando de Europa, mas sim da fucking Améria Latina.
 

Dr. No

Bam-bam-bam
Mensagens
700
Reações
2.308
Pontos
433
Do jeito que é a economia dos nossos países vizinhos, tão estáveis quanto uma casca de ovo, não valeria nem um pouco a pena.
 

Metaliun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.280
Reações
8.426
Pontos
1.194
Jair Bolsonaro defendeu o projeto de uma moeda única entre Brasil e Argentina.
Ele disse:
“O Paulo Guedes nada mais fez do que dar um primeiro passo para o sonho de uma moeda única na região do Mercosul. O peso-real. Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso-real aqui. Pode acontecer. É o primeiro passo.”

https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-e-o-primeiro-passo-para-o-peso-real/


Dei uma pesquisada a mais e vi que foi a argentina que tocou nesse assunto, não foi nada ideia do Guedes só pra ver como a midia ainda dá aquela boa e velha distorcida nos fatos.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Aliás até concordo se colocar o EUA pra gerir, na ALCA master race

Mas aí tem que encher de tanque e drone em cada esquina pra garantir
 

dashman

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.122
Reações
31.081
Pontos
1.374
Hahahaha, pelo jeito que anda o tópico, BR gosta de competir com Argentina até na moeda... Nada de ter a mesma, hahaha
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.338
Reações
10.734
Pontos
704
Jair Bolsonaro defendeu o projeto de uma moeda única entre Brasil e Argentina.
Ele disse:
“O Paulo Guedes nada mais fez do que dar um primeiro passo para o sonho de uma moeda única na região do Mercosul. O peso-real. Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso-real aqui. Pode acontecer. É o primeiro passo.”

https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-e-o-primeiro-passo-para-o-peso-real/

pois é cada um escreve oq quer mas na reunião que teve lá a ideia partiu da argentina e foi abraçada pelo guedes. E continuo achando uma m**** do mesmo jeito.
 
Topo Fundo