O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


(Only for Geeks) Explicação interessante das memórias Rambus (PS3)

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
[COLOR="Black"][SIZE="3"](Only for Geeks) Explicação interessante das memórias Rambus (PS3)[/SIZE][/COLOR]


http://www.rambus.com/us/products/xdr_xdr2/pres/

5046_2997_large_xdr_memory.jpg


Mostra como é o funcionamento da memória... coisa e tals.. achei bem bacana
até por mostrar como o CELL recebe os dados da XDR, cita o PS2 e PS3 como
consoles que se valeram das tecnologias da Rambus.

rambus001wj5.jpg


rambus002ri0.jpg


rambus003hv5.jpg
 

Daniel Moreno

Veterano
Mensagens
7.217
Reações
12
Pontos
111
Se não me engano o Saturn na época tinha uma Rambus DRAM. NESSE QUESITO era bem melhor do que o PS1 na época (além de ter mais, claro).

É opinião de leigo, mas esse pessoal tem tradição de fazer memórias rápidas e bem otimizadas.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Rafaelapnt;2842664 disse:

Ótimo gráfico; Gostei da informação, mas se não me falha a memória o JEDEC optou por DDR, DDR2, DDR3, sendo que mesmo na tecnologia dual channel o que aumentou o clock foi o aumento do numero de acessos se não me engano são oito na DDR3.

Daí que li o ODR ali e fiquei encafifado.

Será que to viajando.

Ótimo tópico.
 

Sly Cooper

Habitué da casa
Mensagens
1.012
Reações
3
Pontos
84
Não sei como está a tecnologia de Rambus de hoje, mas o de antigamente, na época do PS2, início do P4, eram um lixo. As altas freqüências eram uma enganação devido ao acesso a 8bits. Precisavam dessa alta freqüência para que o desempenho fosse bom. Brigava e ganhava em cima das PC100 e PC133 mas com o advento das DDR em dual chanel ficaram fadadas ao fracasso mesmo com o apoio da Intel. O preço era muito proibitivo em relação as DDR.
 

Hacker Basic

Habitué da casa
Mensagens
2.844
Reações
9
Pontos
91
Memoria RAMBUS é muito poderosa mesmo, espero que use ela com mais eficiencia de potencia para jogos
 


nirvanaxx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.967
Reações
145
Pontos
1.149
Hacker Basic;2842771 disse:
Memoria RAMBUS é muito poderosa mesmo, espero que use ela com mais eficiencia de potencia para jogos

isso é verdade sim porem nao estao sabendo estrair seu poder, esperar q se acostumem logo...[kdiabo]
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Parece que a escolha da Sony pela Rambus tinah algo a ver com o clock da memória ser
igual ao clock do processador, ambos trabalham na mesma frequência.. algum tipo de
otimização de alto nível...mas parece que com memórias mais convencionais como GDDR3
e etc, havia algum tipo gargalo que atrapalhava a performance do CELL..
 

nirvanaxx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.967
Reações
145
Pontos
1.149
XINTSUAI2;2842841 disse:
Parece que a escolha da Sony pela Rambus tinah algo a ver com o clock da memória ser
igual ao clock do processador, ambos trabalham na mesma frequência.. algum tipo de
otimização de alto nível...mas parece que com memórias mais convencionais como GDDR3
e etc, havia algum tipo gargalo que atrapalhava a performance do CELL..

hum nao sabia disso, mais parece q os programadores nao estao sabendo utilizar esta vantagem...[kzangado]
 

ldomingos

Bam-bam-bam
Mensagens
22.982
Reações
127
Pontos
434
XINTSUAI2;2842841 disse:
Parece que a escolha da Sony pela Rambus tinah algo a ver com o clock da memória ser
igual ao clock do processador, ambos trabalham na mesma frequência.. algum tipo de
otimização de alto nível...mas parece que com memórias mais convencionais como GDDR3
e etc, havia algum tipo gargalo que atrapalhava a performance do CELL..

É bem por ai mesmo, pelo motivo da Rambus do PS3 rodar na mesma perfomace do Cell, praticamente num existe perdas em relação ao tempo, talvez esse seja o motivo do PS3 trabalhar com mais elementos em tela em jogos por exemplo, conseguir jogar mais poligonos na tela e coisa e tal, afinal se num existe atraso os dados precisam ficar menos tempo na memoria para serem processados

PS. mais elementos em tela e mais poligonos especificamente em jogos first
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Tb tem o lance do CELL ter acesso direto a RAM, enquanto no X360 por exemplo, a CPU usa a
mesma bus da GPU (compartilhada)... isso faz com que o CELL acesse a RAM sempre com toda
a banda livre, em full speed.. se a memória não tivesse velocidade para corresponder a esse
acesso direto seria um problema.
 

Zoz

Veterano
Mensagens
2.587
Reações
23
Pontos
129
Na boa? São quatro fotos que por sí só não explicam porra nenhuma... deve estar faltando algum texto aí, não?
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.262
Reações
46.802
Pontos
1.934
uaheuaheu saudades da época em q a batalha era sobre as specs de console
é... 2005 já ta lá tras :|
eu ria demais com o mr sega, xint e insane postando infos de cada virgula do console
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Eu me lembro que a rambus concorreu pra ser padrão com as memórias DDR, perdeu por causa que tinham que ser pagos royalties por cada unidade feita, o que encarecia demais o produto, já nos consoles, é uma boa alternativa às memmórias DDR, se bem que uma DDR3 não deve muito a rambus...
 

Matt

Habitué da casa
Mensagens
5.343
Reações
5
Pontos
86
Legal mas Rambus definitivamente ficou pra trás hoje DDR3 tai, DDR4 e 5 tao chegando..
 

Matt

Habitué da casa
Mensagens
5.343
Reações
5
Pontos
86
Davidorff;2843458 disse:
Eu me lembro que a rambus concorreu pra ser padrão com as memórias DDR, perdeu por causa que tinham que ser pagos royalties por cada unidade feita, o que encarecia demais o produto, já nos consoles, é uma boa alternativa às memmórias DDR, se bem que uma DDR3 não deve muito a rambus...
Era TOP ter Rambus de 800 há 3 anos atrás, depois chegaram as DDR2 TOP de 667 chegando a clocks de 1200Mhz em over ai fodeu com Rambus.. hoje DDR3 é o que há em desempenho
 
Topo Fundo