O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[OpenCritic: 71] [Metascore: 70] Embargo das notas de Shenmue III acabará dois dias após o lançamento do jogo

Qual será a nota de Shenmue III?


  • Total voters
    100
  • Poll closed .

OliveirArquitetO

Habitué da casa
Mensagens
160
Reações
346
Pontos
63
IGN Japão

Revisão de Shenmu III nota 90
Shenmu para todos


Objetivamente falando, Shenmu III é um jogo incrivelmente bom. Pela tremenda performance e grande escala, não consigo pensar em um jogo que começou como um projeto de financiamento coletivo. A qualidade dos gráficos e a riqueza das expressões dos personagens podem certamente ser inferiores aos recentes títulos AAA. Mas pelo menos eu nunca vi um jogo tão denso quanto o Shenmu III.

E "Shenmu III" foi um jogo precioso. É um trabalho raro que descreve o que significa viver com alguém, e a experiência de viajar com a presença de um pai morto é impressionante.

* Nesta revisão, tentamos evitar o máximo possível de spoilers da história, mas se você não quiser saber de nada, leia-a depois de reproduzi-la.

"Shenmu III" é um jogo de ação e aventura em que jogadores se aventuram na China como Ryo Uzuki, um artista marcial japonês de 18 anos de idade. Seguindo o artesão marcial Ai Emperor, que matou seu pai, a história se desenvolve em duas etapas: a vila de Shiraka e Torimai em Guilin, conhecida por suas belas paisagens.

Um jogo repleto de jogabilidade, como praticar artes marciais, fazer vários trabalhos de meio período para ganhar dinheiro, conversar com os NPCs para avançar nas missões, abrindo a gaveta da casa por enquanto. É sim

Embora seja uma história de continuação, inclui um resumo do filme que explica brevemente o que aconteceu até agora, e há vários descendentes nos quais os personagens se lembram dos eventos até agora. Eu acho que é mais fácil transmitir o charme da história se você interpreta o trabalho passado, mas não deve haver nada que você não entenda, mesmo que você interprete "Shenmu III".

Na vila de Shiraka, escondida nas montanhas de Guilin, os jogadores experimentam uma vida pacífica no campo como Ryo Tsuzuki. Fiquei na heroína, na casa de Yuka, e pedi na vila para encontrar o pai dela, que estava desaparecido. Os aldeões cheios de personalidade - mesmo que não tanto quanto "Shenmu Capítulo 1 Yokosuka" - mudam seus padrões de comportamento com o tempo para que eles realmente vivam. Tsuji-chan, que geralmente desenha no chão na praça da vila, brinca com suas amigas à beira do rio em outro dia. Liu e Wang estão assistindo na entrada da vila durante o dia e bebendo no bar à noite e, quando terminam de praticar tai chi às 5:00, podem confirmar que estão voltando para casa.

Quando Ryo fala com eles, eles respondem à conversa com voz cheia. É legal fazer perguntas diretamente, mas a história descarrila imediatamente. Tia Mao sempre examinando o relacionamento com Yuka, vovô Su, que fala incessantemente sobre o heroísmo credível: "Como uma criança pode fazer isso"? Como obras anteriores, há uma comunidade como se fosse real. No entanto, Ryo, que só vira a vingança do Imperador Ai que matou seu pai, parece ter crescido um pouco depois de encontrar Reika. Diferente das pessoas Yokosuka que não podiam se preocupar, Ryo tem um contato mais ativo com os moradores de Shiraka. Demora um pouco para ser aceito, mas você pode confirmar a mudança na mente deles conversando com os moradores sempre que a história avança.

As crianças são as primeiras a se acostumar. No início da história, há uma cena em que Ryo encontra o esconde-esconde. A abordagem é única, mesmo em situações como jogos, em que você se torna um demônio e encontra crianças.

Antes de tudo, ouvir os adultos ao redor mudará imediatamente a localização das crianças. O diretor Yutaka Suzuki não joga o jogo, mas certamente as regras do jogo não são aplicadas a essas missões, e o entendimento tácito do jogo de que eles não se escondem no prédio é ignorado. Como resultado, mesmo que seja uma missão que você já viu em outros jogos, sempre há algo diferente. Embora os designs inconvenientes e desajeitados se destaquem, estou muito mais feliz com jogos que sempre podem ser jogados com mais frescura do que com jogos úteis.

A busca na casa ainda está cumprindo. Shenmu é conhecido por poder abrir gavetas e cestas, mas a pesquisa evoluiu um pouco. Ryo não só veio a dizer com mais frequência ao examinar as coisas, mas também tornou-se capaz de "mover as coisas". Tentei sair com a intenção de investigar tudo em uma casa, mas na verdade consegui avançar com uma mesa ou cadeira, ou mover a cama e olhar embaixo dela.

Originalmente não encontrado nos templos chineses, há uma ema no templo chamada Manganji. Quando examinei, pude ler os desejos de cada morador, e isso contribuiu consideravelmente para o realismo da comunidade. Quando cheguei a Shirakamura, li tudo uma vez, mas a estada na vila ficou mais longa e, quando me dei bem com os moradores e li novamente, seus desejos se tornaram ainda mais deliciosos. Dessa forma, existem muitas pesquisas no Shenmu III que podem aprofundar sua compreensão das configurações de caracteres e locais.

Por outro lado, você pode encontrar muitos ovos de Páscoa interessantes. Embora alguns deles fossem bastante risíveis, também era verdade que às vezes se sentiam tarde demais. Mesmo que seja um traje que você possa comprar e se refrescar, se você tem um personagem Shenmu Chibi em uma camiseta ou um personagem da organização Yuyi Gate '' onde Ryo é hostil, você quer jogar a sério Eu não estava com vontade de usá-lo. Felizmente, as novas jaquetas e artes marciais são algo que Ryo está realmente vestindo e aumentará a dramatização.


Os trabalhos anteriores têm um forte aspecto de simulador e, mesmo que não faça sentido, você pode beber suco ou bater na porta de uma casa particular. Em comparação, as interações no Shenmu III geralmente funcionam para algo. Neste trabalho, você pode recuperar sua força física com alimentos e bebidas; portanto, se você comprar suco com uma máquina de venda automática, ela se tornará um item de recuperação. Se você bater à porta de uma casa particular, as pessoas que realmente moram sairão e responderão a perguntas, ou haverá vários eventos que o colocarão em casa. De uma pessoa que ouviu a frase “Eu estava ausente ...” muitas vezes no trabalho anterior, foi uma impressão estranha quando ela foi realmente colocada em casa.

À noite, Ryo volta para casa na casa dos Yuka, que fica a uma montanha acima. Você pode conversar na cozinha e na sala durante o tempo em que vai dormir. Que tipo de lugar é Yokosuka, que ele era bom na escola, que tipo de pessoa era seu pai, que tipo de pessoa era seu melhor amigo, que parte da cidade sentia falta, o que era uma loja de conveniência etc. Aprofundar a compreensão um do outro através de conversas sem amor. O jogador decide a linha de frieza das escolhas que ocorrem no meio da conversa e ouve a história de Reika. É bastante semelhante à experiência de ter uma conversa com Yuka no final de "Shenmu II".

A conversa com Yuka parecia nunca terminar, e há realmente uma enorme quantidade de conversa. Ainda assim, depois de algumas semanas, coisas sobre as quais não se fala sairão à tona. Então Yuka disse: "Vamos fazer uma careta janken". Eu olhei para as duas pessoas rindo das caras engraçadas uma da outra, fazendo um goo choki par com suas caras. Certamente, quando você mora com alguém, é divertido ouvir um ao outro no início e, quando você para de falar, começa a brincar de bobo. "Shenmu III" é um jogo precioso apenas porque você colocou uma vida tão real em um jogo.

Shirakaka Village é onde Sada, pai de Suzu, visitou uma vez. Qualquer jogador que jogou um jogo anterior já sabe disso. No entanto, até eu realmente visitar Shirakamura, não percebi seu significado. Em Shirakamura, existem vestígios de aranhas em alguns lugares, e algumas pessoas se lembram dele. A quantidade de informações não é grande e eu queria falar mais sobre doces. No entanto, pode ter sido melhor rejeitar a mensagem "Quero que você sinta a existência do sapo" do que pressionar fortemente a mensagem. Enquanto estava em Shirakamura, sempre pensei em aranhas e queria me conectar com ele. Se você fisting uma pessoa de madeira nos arredores de Manganji, você pensará "Papai está aqui antes ..." Tornou-se. Eu pensei que "Shenmu III" era um jogo precioso, mesmo no sentido de que ele sentia um vínculo com um pai morto em um país estrangeiro distante.

Shirakamura é uma vila onde as artes marciais estão prosperando, e os samurais já treinaram aqui, mas Ryo também trabalha duro nas artes marciais. Há um dojo na vila e você pode praticar em templos e aldeias fora da vila. É uma pessoa de madeira que treina passeios a cavalo e passeios a cavalo e pode combinar as mãos com outros estagiários. Ao implementar um novo sistema de aprimoramento de capacidade baseado em RPG, as artes marciais desempenham um papel mais importante do que as obras anteriores. No treinamento, você pode fortalecer os três status de poder de ataque, força física e Kung Fu.

A parte mais singular do processo de elevar o nível de "Shenmu III" é que ele não derrota o inimigo. Na maioria dos RPGs, você fica mais forte derrotando inimigos. No entanto, em "Shenmu III", Ryo é treinado por uma pessoa de madeira ou é estendido por brigas com a ajuda de professores e amigos. Dizem que as artes marciais não são para violência, mas para a formação de seres humanos, mas na maioria dos filmes de Kung Fu e jogos de luta, se eles percebem, estão desesperados por inimigos.

Lutar contra inimigos em "Shenmu III" é raro, e as artes marciais são realmente ótimas, pois trabalham para treinar sua mente e cultivar laços com as pessoas.

O efeito é o mesmo, independentemente do tipo de oponente, mas há várias pessoas que podem perguntar por algum motivo. Eu tinha a intenção de me comunicar com a outra parte e de colaborar para me fortalecer. Mesmo que o efeito seja o mesmo, existe uma atmosfera completamente diferente entre brigar com Raika, que gosta de ter uma flor e ser legal, e perguntar a um professor antigo que estudou com ele. Nesse sentido, "Shenmu III" pode ser um jogo cuja classificação muda bastante, dependendo de quão legal o jogador fica. Mesmo para pessoas de madeira, o conteúdo da prática é exatamente o mesmo, mas é colocado em vários locais. Claro, há um aspecto que é mais conveniente, mas senti fortemente a intenção do lado do desenvolvimento de sentir o romance do treinamento no cenário de vários cenários. Em primeiro lugar, o treinamento de Kijin não é interessante como um mini-jogo, mas é atraente porque se torna uma imagem.

Existem apenas alguns inimigos em Shirakamura, e a frequência de combatê-los na história é bastante baixa. Como resultado, uma batalha é retratada como um grande evento, e Ryo vai para o treinamento para superá-la. Portanto, Ryo pede a um artista marcial chamado Son para ensinar o mistério. Você não se encontrará a menos que traga uma bebida e um pão. Se for um jogo normal, é provável que essa descida seja feita com uma cena cortada, mas é o estilo Shenmu que aumenta o nível da dramatização, dando ao jogador uma tarefa problemática. Em trabalhos anteriores, aprendi a sensação de realmente trabalhar repetindo a condução de uma empilhadeira monótona no porto de Yokosuka e acalmei minha mente secando os vermes todas as manhãs no templo de Wenwu, em Hong Kong. À primeira vista, o treinamento monótono durante vários dias é um mau design de jogo, mas ouso avaliar a coragem de empurrá-lo para os jogadores. Quando finalmente aprendi a técnica, tive a sensação de que havia completado um treinamento e até mesmo um usuário aparentemente inútil lembrava o "Melhor Garoto", e era realmente uma prática razoável. Eu entendo

No entanto, é verdade que isso não é uma experiência para todos. Se o treinamento do Sr. Sun parece interessante ou não, pode ser um ponto de virada na avaliação de Shenmu III.


Uma vida de duas pessoas com Reika, uma jornada que traça os traços de um pai morto e um aprendizado criado por ser ensinado por um neto irracional. Este trabalho com vários tipos de vínculos é um jogo precioso. Então, após cerca de 30 horas de jogo, finalmente mudei para a segunda área, Torimai.

Uma esmagadora cidade interna "Torimai"
Mesmo na mesma cidade de Guilin, Torimai, localizada ao longo do rio Komae, é uma animada cidade portuária e ficou impressionada com sua densidade. Conforme você avança nas missões, a cidade se abre aos poucos, mas cada vez que você a vê, leva algumas horas. Torimai é estreita em comparação com a cidade do mundo aberto, mas sua densidade nunca foi vista antes. Existem mais de 140 lojas construídas nas prateleiras e cerca de metade delas pode ser comprada. Não é apenas um volume avassalador, mas também tem um significado, e todas as lojas funcionam principalmente em "alimentos" e "livros técnicos".

A comida é necessária todos os dias porque você perde força física ao sofrer danos, treinar e correr em batalhas. Não se pode negar que o sistema de refeições nem sempre está indo bem e tende a ser problemático. No entanto, a demanda constante por alimentos torna o gourmet de Torimai insignificante, e quando e onde comprar alimentos é uma estratégia. O preço da loja muda a cada poucos dias, para que você possa comprar tudo de uma vez em um dia barato ou encontrar outra loja quando o preço mudar, como em outros jogos: Esta loja é a melhor "Este item é bom para cospa", é necessário alterar constantemente o padrão de comportamento.

Um livro técnico é o elemento central do sistema de batalha. Mas não é tão fácil. Também é vendido em lojas de artes marciais, mas é difícil alcançá-lo porque há muitos itens caros. Portanto, uma grande variedade de lojas que vão desde lojas budistas a lojas elétricas estão funcionando. Colete itens que podem ser comprados nessas lojas, leve-os como um conjunto e leve-os a uma loja de penhores e troque-os por livros técnicos. Depois de confirmar os itens necessários para o livro de técnicas que eu queria, fiquei louco por fazer compras em Torima. Por exemplo, suponha que você precise de um casulo longo e azul.

Você pode ir para Ashiya, mas existem pelo menos 4 Ashiya em Torimai. Onde são vendidas as malas necessárias e, se houver várias lojas vendendo-as, onde é a mais barata? Existem muitos tipos de pipas que se parecem muito com eles, então eu andei pela loja como se estivesse procurando um tesouro. Parece ser uma experiência de andar pela cidade de Akihabara em busca de mercadorias raras e limitadas que eram raras antes da Internet.

Além disso, um personagem solto chamado “Chobu-chan” está escondido em todas as lojas Torimai. Ele é oculto imitando o interior da loja, e a dificuldade varia de acordo com a loja. Há muitas coisas que fazem você se sentir desconfortável quando as encontra, como em um bolo da lua, em uma parte do pão ou em um cavalo antigo. Eu deveria estar andando pela cidade em busca da próxima missão. Se você encontrar Chobu-chan, poderá obter um cartão de loja, que também pode ser trocado por um livro técnico. Dessa forma, é significativo mesmo para lojas onde não é possível fazer compras.


"Shenmu" é uma série conhecida por seu ambiente meticulosamente detalhado, mas até agora havia pouco significado de jogo nesse detalhe. Eu estava bem, mas a maioria dos jogadores parece entediada só de olhar as prateleiras das lojas de antiguidades e as garrafas dos bares. Pode-se dizer que fazer compras como uma caça ao tesouro e uma simples idéia de esconder Chobu-chan na loja resolveu o problema e sublinhou o "Shenmu" para uma experiência mais versátil. Além disso, a essência de "Shenmu" não é prejudicada, mas a "semelhança" é fortalecida criando uma oportunidade de provar detalhes.

A coleta de medicamentos fitoterápicos tem um efeito semelhante ao “Search for Chobu-chan”. Ryo pode colher remédios à base de plantas na vila de Shiraka, na estrada e nos arbustos da montanha Torimai, e vendê-los em grande quantidade. Não é incomum em jogos de mundo aberto obter recursos do campo, mas a medicina herbal de Shenmu III não cresce mais uma vez colhida. Como resultado, é impossível retornar ao mesmo local, e um novo local é sempre pesquisado. A “caça ao Chobu-chan” criou a chance de ver os detalhes da loja e examinar a natureza de Guilin de canto a canto com fitoterapia.

Existem muitos personagens que não podem conversar com Shirakamura e a escala de Torimai, mas eles ainda conversam com o dono da loja, e o conteúdo muda à medida que a história avança. Há muitas conversas engraçadas, como o tio do barbeiro, que só pode pedir o caminho para resolver o problema da queda de cabelo, e a tia, que quer dar o número de telefone dela quando quer comprar frutas. Mesmo que não seja uma comunidade tão densa quanto Shirakamura, suas vozes dão à cidade de Torimai uma certa personalidade. Com essa busca paralela implementada a partir deste trabalho, teria sido melhor se você pudesse ver um pouco mais sobre a história e os costumes da cidade, mas, infelizmente, a história da busca paralela costuma ser simples, se é que existe alguma coisa, como um tutorial de jogabilidade. O lado funcional é forte.

A história progrediu abruptamente porque eu era sobre Torimai. Mesmo com apenas uma rua, o tempo acabou em apenas uma conversa com o balconista da loja para fazer compras e procurar Chobu-chan. Quando comecei o jogo pela manhã, não era incomum o dia escurecer e, quando pensei que havia jogado por 7 horas, não consegui passar pela história. Finalmente percebi que a proibição da revisão era iminente. Se você não desistir do ideal de "Quero ver tudo neste jogo", não é um trabalho que termina muito. Apenas ficar "claro" no sentido de obter todos os itens para maximizar sua capacidade de esfriar provavelmente leva cerca de 200 horas, e se você quiser ouvir todas as linhas, precisará de 20 voltas levemente Será. Como no passado, este será um jogo que continuará sendo estudado pelos fãs por anos. Pelo menos, estou confiante de que continuarei jogando por vários anos. Se você olhar apenas para a história e tentar esclarecê-la, ela será concluída em cerca de 30 a 40 horas, mas deve ser uma experiência melhor se você aproveitar totalmente a vida lenta da vila de Shiraka e as compras de Torimai, que são a melhor parte deste jogo.

Claro, fazer compras exige dinheiro. Além de coletar medicamentos fitoterápicos para divisão e pesca que podem ser feitos em Shirakamura, Torimai também abre as malas das empilhadeiras e, se você pode ganhar dinheiro lutando contra outros heróis na arena, é mais fácil ganhar jogos de azar. Você pode fazer sua própria rotina enquanto experimenta vários métodos.

Existem maneiras limitadas de mirar mil dólares, a comida é sempre necessária e, neste trabalho, que tem muitos livros e roupas técnicas, sempre há dinheiro insuficiente. Mesmo tocando por mais de 100 horas, ainda havia muita coisa que eu queria fazer e queria, e dinheiro era sempre raro.

Graças ao requintado equilíbrio do jogo, o ciclo de ganhar dinheiro → compras → treinamento não se tornou monótono. Um livro técnico é mais fácil de obter coletando cartões de compras em busca de Chobu-chan, e é mais eficiente trocar outro por um conjunto de gacha-gacha. Existem itens fáceis de ganhar em mini-jogos, como bolas inteligentes e bolas caídas, e há dias em que você pode obter itens especiais limpando o jogo de luta chamado “Lutador Chobu-chan” que você pode jogar no centro de jogos. Se você continuar a vencer na arena, poderá obter um livro técnico caro, e há uma missão secundária em que um tio de equipamento de pesca lhe dará uma camiseta quando você pegar muitos peixes em um local secreto de pesca. Dependendo da finalidade do dia, o conteúdo da peça muda espontaneamente, criando um equilíbrio onde você pode jogar com os diversos sistemas preparados.

"Shenmu III" tem um apelo misterioso que se torna divertido quando associado a uma série de atividades que não são tão interessantes quanto uma única unidade. Em vez de jogar o mini-jogo em si, é mais divertido planejar como jogar e conseguir o que deseja com eficiência. No entanto, se a batalha e o treinamento não forem tão interessantes, a motivação pode ter sido interrompida.

Toda vez que você recebe um livro técnico, pode usar habilidades legais e as possibilidades de batalhas se expandem. É divertido assistir animações de novas técnicas, mas é claro que a estratégia também foi aprimorada. As técnicas diferem em potência, velocidade, alcance, esqui, etc., e você aprenderá a usar o seu próprio equipamento enquanto aumenta o nível manualmente. O Ryo cresceu de maneira bastante diferente, dependendo do livro técnico que você comprou e de como o treinou, e você se sente desconfortável ao jogar com os dados salvos de outras pessoas. É uma pena que não haja técnicas de arremesso ou contadores, mas foi finalizado em um sistema de batalha suficientemente responsivo.

Como está indo a história?

Tornei-me cativo de um loop de jogabilidade excelente, mas ficou um pouco vago no caminho. O apelo de "Shenmu" deveria ter sido mais uma visão de mundo e história do que jogabilidade. No entanto, depois de vir para Torimai, não acho que a história tenha se tornado tênue. Ryo está sempre perseguindo a mesma cobra vermelha, e a história não faz muito progresso em um sentido amplo, e há poucos eventos memoráveis. Como os vários elementos da história que terminaram em mistério começaram a ser reunidos um pouco em Shirakamura, eu também esperava o desenvolvimento da história em Torimai.

Ao contrário da vila de Shiraka, onde várias relações humanas, como viver com Reika, presença de mariposa morta e relacionamento com netos, são profundamente exploradas, Ryo está profundamente conectado a alguém com Torimai. Eu acho que não. Até a floresta inaugural do santuário, introduzida como um dos personagens principais de "Shenmu III", tem uma presença fraca, familiar ao padre de Handanji, o artista marcial chamado Xu, e "Kai Senshi" e "Shenmu II" Len é uma personagem muito atraente, mas é difícil dizer que ela foi desenterrada.

Parece que o Torimai só pode ser dividido em áreas onde o jogo é o assunto principal e não as histórias.

Nesse caso, eu acreditava que a história deveria se mover muito no antigo castelo, na margem oposta que veio no final da história, mas isso também - só porque minhas expectativas eram altas - não correu como o esperado. O impacto visual foi tremendo e Ryo foi legal, mas não posso negar a impressão de que era leve como um clímax. Os principais vilões Ai Emperor, Tosu e Chai quase não têm curva e poucas linhas. As novas pistas obtidas no final podem ser suficientes como uma história que cheira ao seguinte, mas foi inesperado que houvesse tão poucos desenvolvimentos em história em grande escala neste trabalho, realizados após 18 anos.

Eu sinto que é um jogo que pode ter uma pontuação perfeita, exceto pelo desenvolvimento da história no segundo semestre, mas se há algo mais com o que se preocupar, é uma visão de mundo chinesa embelezada. Isso é mais um hobby do que uma falha, mas “Shenmu III” parece ter como objetivo uma atmosfera de estilo chinês, com belas paisagens e edifícios pitorescos, em vez de desenhar Guilin realista. Certamente há muitas vistas de tirar o fôlego, e Shirakamura e Torimai foram ambos estágios atraentes. Mas, pessoalmente, eu queria desenhar mais peças novas da China. Encontrei o romance da viagem no hotel sujo de Wan Chai, que ficou em "Shenmu II" e o prédio escuro do castelo de Kowloon. Mesmo em Guilin, "Shenmu II" era fascinado por nada. No entanto, Shiramu Village em Shenmu III é uma vila muito mais moderna do que Reika falou em Shenmu II, e eu senti que Torimai era como um resort rico.

Comparado a Yokosuka, que foi claramente desenhado, Hong Kong de "Shenmu II" já estava bastante adaptado. "Shenmu III" tem uma visão de mundo mais ficcional e parece que a "realidade" não é tão importante quanto as obras anteriores. Ao tornar o palco deslumbrante e divertido, torna-se um jogo mais divertido, e a peça é muito mais gratificante que o passado. No entanto, "Shenmu" realmente quer enfatizar a realidade da viagem, mesmo à custa de alguma diversão como peça de teatro. No entanto, devido à prioridade da diversão do jogo, não há dúvida de que o Shenmu III se tornou um jogo para todos, e essa abordagem pode salvar o futuro da série.
Prós
  • Desenha laços humanos de uma maneira nova
  • Sistema de RPG que captura a estética das artes marciais
  • Densidade da cidade habilmente associada à jogabilidade
  • Volume embutido impressionante
Contras
  • A história depois do meio é fina
Comentário geral
Embora a história fosse insatisfatória, Shenmu III foi um grande jogo. Ao desenhar habilmente “vínculos” de várias formas em Shirakamura e criar loops de jogabilidade que são viciantes para Torimai, o design de campo de Shenmu foi transformado em uma experiência mais universal. Para fãs como eu, esse não é o melhor da série, mas é definitivamente o Shenmu da mais alta qualidade do ponto de vista objetivo.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.414
Reações
43.458
Pontos
1.384
IGN Japão

Revisão de Shenmu III nota 90
Shenmu para todos


Objetivamente falando, Shenmu III é um jogo incrivelmente bom. Pela tremenda performance e grande escala, não consigo pensar em um jogo que começou como um projeto de financiamento coletivo. A qualidade dos gráficos e a riqueza das expressões dos personagens podem certamente ser inferiores aos recentes títulos AAA. Mas pelo menos eu nunca vi um jogo tão denso quanto o Shenmu III.

E "Shenmu III" foi um jogo precioso. É um trabalho raro que descreve o que significa viver com alguém, e a experiência de viajar com a presença de um pai morto é impressionante.

* Nesta revisão, tentamos evitar o máximo possível de spoilers da história, mas se você não quiser saber de nada, leia-a depois de reproduzi-la.

"Shenmu III" é um jogo de ação e aventura em que jogadores se aventuram na China como Ryo Uzuki, um artista marcial japonês de 18 anos de idade. Seguindo o artesão marcial Ai Emperor, que matou seu pai, a história se desenvolve em duas etapas: a vila de Shiraka e Torimai em Guilin, conhecida por suas belas paisagens.

Um jogo repleto de jogabilidade, como praticar artes marciais, fazer vários trabalhos de meio período para ganhar dinheiro, conversar com os NPCs para avançar nas missões, abrindo a gaveta da casa por enquanto. É sim

Embora seja uma história de continuação, inclui um resumo do filme que explica brevemente o que aconteceu até agora, e há vários descendentes nos quais os personagens se lembram dos eventos até agora. Eu acho que é mais fácil transmitir o charme da história se você interpreta o trabalho passado, mas não deve haver nada que você não entenda, mesmo que você interprete "Shenmu III".

Na vila de Shiraka, escondida nas montanhas de Guilin, os jogadores experimentam uma vida pacífica no campo como Ryo Tsuzuki. Fiquei na heroína, na casa de Yuka, e pedi na vila para encontrar o pai dela, que estava desaparecido. Os aldeões cheios de personalidade - mesmo que não tanto quanto "Shenmu Capítulo 1 Yokosuka" - mudam seus padrões de comportamento com o tempo para que eles realmente vivam. Tsuji-chan, que geralmente desenha no chão na praça da vila, brinca com suas amigas à beira do rio em outro dia. Liu e Wang estão assistindo na entrada da vila durante o dia e bebendo no bar à noite e, quando terminam de praticar tai chi às 5:00, podem confirmar que estão voltando para casa.

Quando Ryo fala com eles, eles respondem à conversa com voz cheia. É legal fazer perguntas diretamente, mas a história descarrila imediatamente. Tia Mao sempre examinando o relacionamento com Yuka, vovô Su, que fala incessantemente sobre o heroísmo credível: "Como uma criança pode fazer isso"? Como obras anteriores, há uma comunidade como se fosse real. No entanto, Ryo, que só vira a vingança do Imperador Ai que matou seu pai, parece ter crescido um pouco depois de encontrar Reika. Diferente das pessoas Yokosuka que não podiam se preocupar, Ryo tem um contato mais ativo com os moradores de Shiraka. Demora um pouco para ser aceito, mas você pode confirmar a mudança na mente deles conversando com os moradores sempre que a história avança.

As crianças são as primeiras a se acostumar. No início da história, há uma cena em que Ryo encontra o esconde-esconde. A abordagem é única, mesmo em situações como jogos, em que você se torna um demônio e encontra crianças.

Antes de tudo, ouvir os adultos ao redor mudará imediatamente a localização das crianças. O diretor Yutaka Suzuki não joga o jogo, mas certamente as regras do jogo não são aplicadas a essas missões, e o entendimento tácito do jogo de que eles não se escondem no prédio é ignorado. Como resultado, mesmo que seja uma missão que você já viu em outros jogos, sempre há algo diferente. Embora os designs inconvenientes e desajeitados se destaquem, estou muito mais feliz com jogos que sempre podem ser jogados com mais frescura do que com jogos úteis.

A busca na casa ainda está cumprindo. Shenmu é conhecido por poder abrir gavetas e cestas, mas a pesquisa evoluiu um pouco. Ryo não só veio a dizer com mais frequência ao examinar as coisas, mas também tornou-se capaz de "mover as coisas". Tentei sair com a intenção de investigar tudo em uma casa, mas na verdade consegui avançar com uma mesa ou cadeira, ou mover a cama e olhar embaixo dela.

Originalmente não encontrado nos templos chineses, há uma ema no templo chamada Manganji. Quando examinei, pude ler os desejos de cada morador, e isso contribuiu consideravelmente para o realismo da comunidade. Quando cheguei a Shirakamura, li tudo uma vez, mas a estada na vila ficou mais longa e, quando me dei bem com os moradores e li novamente, seus desejos se tornaram ainda mais deliciosos. Dessa forma, existem muitas pesquisas no Shenmu III que podem aprofundar sua compreensão das configurações de caracteres e locais.

Por outro lado, você pode encontrar muitos ovos de Páscoa interessantes. Embora alguns deles fossem bastante risíveis, também era verdade que às vezes se sentiam tarde demais. Mesmo que seja um traje que você possa comprar e se refrescar, se você tem um personagem Shenmu Chibi em uma camiseta ou um personagem da organização Yuyi Gate '' onde Ryo é hostil, você quer jogar a sério Eu não estava com vontade de usá-lo. Felizmente, as novas jaquetas e artes marciais são algo que Ryo está realmente vestindo e aumentará a dramatização.


Os trabalhos anteriores têm um forte aspecto de simulador e, mesmo que não faça sentido, você pode beber suco ou bater na porta de uma casa particular. Em comparação, as interações no Shenmu III geralmente funcionam para algo. Neste trabalho, você pode recuperar sua força física com alimentos e bebidas; portanto, se você comprar suco com uma máquina de venda automática, ela se tornará um item de recuperação. Se você bater à porta de uma casa particular, as pessoas que realmente moram sairão e responderão a perguntas, ou haverá vários eventos que o colocarão em casa. De uma pessoa que ouviu a frase “Eu estava ausente ...” muitas vezes no trabalho anterior, foi uma impressão estranha quando ela foi realmente colocada em casa.

À noite, Ryo volta para casa na casa dos Yuka, que fica a uma montanha acima. Você pode conversar na cozinha e na sala durante o tempo em que vai dormir. Que tipo de lugar é Yokosuka, que ele era bom na escola, que tipo de pessoa era seu pai, que tipo de pessoa era seu melhor amigo, que parte da cidade sentia falta, o que era uma loja de conveniência etc. Aprofundar a compreensão um do outro através de conversas sem amor. O jogador decide a linha de frieza das escolhas que ocorrem no meio da conversa e ouve a história de Reika. É bastante semelhante à experiência de ter uma conversa com Yuka no final de "Shenmu II".

A conversa com Yuka parecia nunca terminar, e há realmente uma enorme quantidade de conversa. Ainda assim, depois de algumas semanas, coisas sobre as quais não se fala sairão à tona. Então Yuka disse: "Vamos fazer uma careta janken". Eu olhei para as duas pessoas rindo das caras engraçadas uma da outra, fazendo um goo choki par com suas caras. Certamente, quando você mora com alguém, é divertido ouvir um ao outro no início e, quando você para de falar, começa a brincar de bobo. "Shenmu III" é um jogo precioso apenas porque você colocou uma vida tão real em um jogo.

Shirakaka Village é onde Sada, pai de Suzu, visitou uma vez. Qualquer jogador que jogou um jogo anterior já sabe disso. No entanto, até eu realmente visitar Shirakamura, não percebi seu significado. Em Shirakamura, existem vestígios de aranhas em alguns lugares, e algumas pessoas se lembram dele. A quantidade de informações não é grande e eu queria falar mais sobre doces. No entanto, pode ter sido melhor rejeitar a mensagem "Quero que você sinta a existência do sapo" do que pressionar fortemente a mensagem. Enquanto estava em Shirakamura, sempre pensei em aranhas e queria me conectar com ele. Se você fisting uma pessoa de madeira nos arredores de Manganji, você pensará "Papai está aqui antes ..." Tornou-se. Eu pensei que "Shenmu III" era um jogo precioso, mesmo no sentido de que ele sentia um vínculo com um pai morto em um país estrangeiro distante.

Shirakamura é uma vila onde as artes marciais estão prosperando, e os samurais já treinaram aqui, mas Ryo também trabalha duro nas artes marciais. Há um dojo na vila e você pode praticar em templos e aldeias fora da vila. É uma pessoa de madeira que treina passeios a cavalo e passeios a cavalo e pode combinar as mãos com outros estagiários. Ao implementar um novo sistema de aprimoramento de capacidade baseado em RPG, as artes marciais desempenham um papel mais importante do que as obras anteriores. No treinamento, você pode fortalecer os três status de poder de ataque, força física e Kung Fu.

A parte mais singular do processo de elevar o nível de "Shenmu III" é que ele não derrota o inimigo. Na maioria dos RPGs, você fica mais forte derrotando inimigos. No entanto, em "Shenmu III", Ryo é treinado por uma pessoa de madeira ou é estendido por brigas com a ajuda de professores e amigos. Dizem que as artes marciais não são para violência, mas para a formação de seres humanos, mas na maioria dos filmes de Kung Fu e jogos de luta, se eles percebem, estão desesperados por inimigos.

Lutar contra inimigos em "Shenmu III" é raro, e as artes marciais são realmente ótimas, pois trabalham para treinar sua mente e cultivar laços com as pessoas.

O efeito é o mesmo, independentemente do tipo de oponente, mas há várias pessoas que podem perguntar por algum motivo. Eu tinha a intenção de me comunicar com a outra parte e de colaborar para me fortalecer. Mesmo que o efeito seja o mesmo, existe uma atmosfera completamente diferente entre brigar com Raika, que gosta de ter uma flor e ser legal, e perguntar a um professor antigo que estudou com ele. Nesse sentido, "Shenmu III" pode ser um jogo cuja classificação muda bastante, dependendo de quão legal o jogador fica. Mesmo para pessoas de madeira, o conteúdo da prática é exatamente o mesmo, mas é colocado em vários locais. Claro, há um aspecto que é mais conveniente, mas senti fortemente a intenção do lado do desenvolvimento de sentir o romance do treinamento no cenário de vários cenários. Em primeiro lugar, o treinamento de Kijin não é interessante como um mini-jogo, mas é atraente porque se torna uma imagem.

Existem apenas alguns inimigos em Shirakamura, e a frequência de combatê-los na história é bastante baixa. Como resultado, uma batalha é retratada como um grande evento, e Ryo vai para o treinamento para superá-la. Portanto, Ryo pede a um artista marcial chamado Son para ensinar o mistério. Você não se encontrará a menos que traga uma bebida e um pão. Se for um jogo normal, é provável que essa descida seja feita com uma cena cortada, mas é o estilo Shenmu que aumenta o nível da dramatização, dando ao jogador uma tarefa problemática. Em trabalhos anteriores, aprendi a sensação de realmente trabalhar repetindo a condução de uma empilhadeira monótona no porto de Yokosuka e acalmei minha mente secando os vermes todas as manhãs no templo de Wenwu, em Hong Kong. À primeira vista, o treinamento monótono durante vários dias é um mau design de jogo, mas ouso avaliar a coragem de empurrá-lo para os jogadores. Quando finalmente aprendi a técnica, tive a sensação de que havia completado um treinamento e até mesmo um usuário aparentemente inútil lembrava o "Melhor Garoto", e era realmente uma prática razoável. Eu entendo

No entanto, é verdade que isso não é uma experiência para todos. Se o treinamento do Sr. Sun parece interessante ou não, pode ser um ponto de virada na avaliação de Shenmu III.


Uma vida de duas pessoas com Reika, uma jornada que traça os traços de um pai morto e um aprendizado criado por ser ensinado por um neto irracional. Este trabalho com vários tipos de vínculos é um jogo precioso. Então, após cerca de 30 horas de jogo, finalmente mudei para a segunda área, Torimai.

Uma esmagadora cidade interna "Torimai"
Mesmo na mesma cidade de Guilin, Torimai, localizada ao longo do rio Komae, é uma animada cidade portuária e ficou impressionada com sua densidade. Conforme você avança nas missões, a cidade se abre aos poucos, mas cada vez que você a vê, leva algumas horas. Torimai é estreita em comparação com a cidade do mundo aberto, mas sua densidade nunca foi vista antes. Existem mais de 140 lojas construídas nas prateleiras e cerca de metade delas pode ser comprada. Não é apenas um volume avassalador, mas também tem um significado, e todas as lojas funcionam principalmente em "alimentos" e "livros técnicos".

A comida é necessária todos os dias porque você perde força física ao sofrer danos, treinar e correr em batalhas. Não se pode negar que o sistema de refeições nem sempre está indo bem e tende a ser problemático. No entanto, a demanda constante por alimentos torna o gourmet de Torimai insignificante, e quando e onde comprar alimentos é uma estratégia. O preço da loja muda a cada poucos dias, para que você possa comprar tudo de uma vez em um dia barato ou encontrar outra loja quando o preço mudar, como em outros jogos: Esta loja é a melhor "Este item é bom para cospa", é necessário alterar constantemente o padrão de comportamento.

Um livro técnico é o elemento central do sistema de batalha. Mas não é tão fácil. Também é vendido em lojas de artes marciais, mas é difícil alcançá-lo porque há muitos itens caros. Portanto, uma grande variedade de lojas que vão desde lojas budistas a lojas elétricas estão funcionando. Colete itens que podem ser comprados nessas lojas, leve-os como um conjunto e leve-os a uma loja de penhores e troque-os por livros técnicos. Depois de confirmar os itens necessários para o livro de técnicas que eu queria, fiquei louco por fazer compras em Torima. Por exemplo, suponha que você precise de um casulo longo e azul.

Você pode ir para Ashiya, mas existem pelo menos 4 Ashiya em Torimai. Onde são vendidas as malas necessárias e, se houver várias lojas vendendo-as, onde é a mais barata? Existem muitos tipos de pipas que se parecem muito com eles, então eu andei pela loja como se estivesse procurando um tesouro. Parece ser uma experiência de andar pela cidade de Akihabara em busca de mercadorias raras e limitadas que eram raras antes da Internet.

Além disso, um personagem solto chamado “Chobu-chan” está escondido em todas as lojas Torimai. Ele é oculto imitando o interior da loja, e a dificuldade varia de acordo com a loja. Há muitas coisas que fazem você se sentir desconfortável quando as encontra, como em um bolo da lua, em uma parte do pão ou em um cavalo antigo. Eu deveria estar andando pela cidade em busca da próxima missão. Se você encontrar Chobu-chan, poderá obter um cartão de loja, que também pode ser trocado por um livro técnico. Dessa forma, é significativo mesmo para lojas onde não é possível fazer compras.


"Shenmu" é uma série conhecida por seu ambiente meticulosamente detalhado, mas até agora havia pouco significado de jogo nesse detalhe. Eu estava bem, mas a maioria dos jogadores parece entediada só de olhar as prateleiras das lojas de antiguidades e as garrafas dos bares. Pode-se dizer que fazer compras como uma caça ao tesouro e uma simples idéia de esconder Chobu-chan na loja resolveu o problema e sublinhou o "Shenmu" para uma experiência mais versátil. Além disso, a essência de "Shenmu" não é prejudicada, mas a "semelhança" é fortalecida criando uma oportunidade de provar detalhes.

A coleta de medicamentos fitoterápicos tem um efeito semelhante ao “Search for Chobu-chan”. Ryo pode colher remédios à base de plantas na vila de Shiraka, na estrada e nos arbustos da montanha Torimai, e vendê-los em grande quantidade. Não é incomum em jogos de mundo aberto obter recursos do campo, mas a medicina herbal de Shenmu III não cresce mais uma vez colhida. Como resultado, é impossível retornar ao mesmo local, e um novo local é sempre pesquisado. A “caça ao Chobu-chan” criou a chance de ver os detalhes da loja e examinar a natureza de Guilin de canto a canto com fitoterapia.

Existem muitos personagens que não podem conversar com Shirakamura e a escala de Torimai, mas eles ainda conversam com o dono da loja, e o conteúdo muda à medida que a história avança. Há muitas conversas engraçadas, como o tio do barbeiro, que só pode pedir o caminho para resolver o problema da queda de cabelo, e a tia, que quer dar o número de telefone dela quando quer comprar frutas. Mesmo que não seja uma comunidade tão densa quanto Shirakamura, suas vozes dão à cidade de Torimai uma certa personalidade. Com essa busca paralela implementada a partir deste trabalho, teria sido melhor se você pudesse ver um pouco mais sobre a história e os costumes da cidade, mas, infelizmente, a história da busca paralela costuma ser simples, se é que existe alguma coisa, como um tutorial de jogabilidade. O lado funcional é forte.

A história progrediu abruptamente porque eu era sobre Torimai. Mesmo com apenas uma rua, o tempo acabou em apenas uma conversa com o balconista da loja para fazer compras e procurar Chobu-chan. Quando comecei o jogo pela manhã, não era incomum o dia escurecer e, quando pensei que havia jogado por 7 horas, não consegui passar pela história. Finalmente percebi que a proibição da revisão era iminente. Se você não desistir do ideal de "Quero ver tudo neste jogo", não é um trabalho que termina muito. Apenas ficar "claro" no sentido de obter todos os itens para maximizar sua capacidade de esfriar provavelmente leva cerca de 200 horas, e se você quiser ouvir todas as linhas, precisará de 20 voltas levemente Será. Como no passado, este será um jogo que continuará sendo estudado pelos fãs por anos. Pelo menos, estou confiante de que continuarei jogando por vários anos. Se você olhar apenas para a história e tentar esclarecê-la, ela será concluída em cerca de 30 a 40 horas, mas deve ser uma experiência melhor se você aproveitar totalmente a vida lenta da vila de Shiraka e as compras de Torimai, que são a melhor parte deste jogo.

Claro, fazer compras exige dinheiro. Além de coletar medicamentos fitoterápicos para divisão e pesca que podem ser feitos em Shirakamura, Torimai também abre as malas das empilhadeiras e, se você pode ganhar dinheiro lutando contra outros heróis na arena, é mais fácil ganhar jogos de azar. Você pode fazer sua própria rotina enquanto experimenta vários métodos.

Existem maneiras limitadas de mirar mil dólares, a comida é sempre necessária e, neste trabalho, que tem muitos livros e roupas técnicas, sempre há dinheiro insuficiente. Mesmo tocando por mais de 100 horas, ainda havia muita coisa que eu queria fazer e queria, e dinheiro era sempre raro.

Graças ao requintado equilíbrio do jogo, o ciclo de ganhar dinheiro → compras → treinamento não se tornou monótono. Um livro técnico é mais fácil de obter coletando cartões de compras em busca de Chobu-chan, e é mais eficiente trocar outro por um conjunto de gacha-gacha. Existem itens fáceis de ganhar em mini-jogos, como bolas inteligentes e bolas caídas, e há dias em que você pode obter itens especiais limpando o jogo de luta chamado “Lutador Chobu-chan” que você pode jogar no centro de jogos. Se você continuar a vencer na arena, poderá obter um livro técnico caro, e há uma missão secundária em que um tio de equipamento de pesca lhe dará uma camiseta quando você pegar muitos peixes em um local secreto de pesca. Dependendo da finalidade do dia, o conteúdo da peça muda espontaneamente, criando um equilíbrio onde você pode jogar com os diversos sistemas preparados.

"Shenmu III" tem um apelo misterioso que se torna divertido quando associado a uma série de atividades que não são tão interessantes quanto uma única unidade. Em vez de jogar o mini-jogo em si, é mais divertido planejar como jogar e conseguir o que deseja com eficiência. No entanto, se a batalha e o treinamento não forem tão interessantes, a motivação pode ter sido interrompida.

Toda vez que você recebe um livro técnico, pode usar habilidades legais e as possibilidades de batalhas se expandem. É divertido assistir animações de novas técnicas, mas é claro que a estratégia também foi aprimorada. As técnicas diferem em potência, velocidade, alcance, esqui, etc., e você aprenderá a usar o seu próprio equipamento enquanto aumenta o nível manualmente. O Ryo cresceu de maneira bastante diferente, dependendo do livro técnico que você comprou e de como o treinou, e você se sente desconfortável ao jogar com os dados salvos de outras pessoas. É uma pena que não haja técnicas de arremesso ou contadores, mas foi finalizado em um sistema de batalha suficientemente responsivo.

Como está indo a história?

Tornei-me cativo de um loop de jogabilidade excelente, mas ficou um pouco vago no caminho. O apelo de "Shenmu" deveria ter sido mais uma visão de mundo e história do que jogabilidade. No entanto, depois de vir para Torimai, não acho que a história tenha se tornado tênue. Ryo está sempre perseguindo a mesma cobra vermelha, e a história não faz muito progresso em um sentido amplo, e há poucos eventos memoráveis. Como os vários elementos da história que terminaram em mistério começaram a ser reunidos um pouco em Shirakamura, eu também esperava o desenvolvimento da história em Torimai.

Ao contrário da vila de Shiraka, onde várias relações humanas, como viver com Reika, presença de mariposa morta e relacionamento com netos, são profundamente exploradas, Ryo está profundamente conectado a alguém com Torimai. Eu acho que não. Até a floresta inaugural do santuário, introduzida como um dos personagens principais de "Shenmu III", tem uma presença fraca, familiar ao padre de Handanji, o artista marcial chamado Xu, e "Kai Senshi" e "Shenmu II" Len é uma personagem muito atraente, mas é difícil dizer que ela foi desenterrada.

Parece que o Torimai só pode ser dividido em áreas onde o jogo é o assunto principal e não as histórias.

Nesse caso, eu acreditava que a história deveria se mover muito no antigo castelo, na margem oposta que veio no final da história, mas isso também - só porque minhas expectativas eram altas - não correu como o esperado. O impacto visual foi tremendo e Ryo foi legal, mas não posso negar a impressão de que era leve como um clímax. Os principais vilões Ai Emperor, Tosu e Chai quase não têm curva e poucas linhas. As novas pistas obtidas no final podem ser suficientes como uma história que cheira ao seguinte, mas foi inesperado que houvesse tão poucos desenvolvimentos em história em grande escala neste trabalho, realizados após 18 anos.

Eu sinto que é um jogo que pode ter uma pontuação perfeita, exceto pelo desenvolvimento da história no segundo semestre, mas se há algo mais com o que se preocupar, é uma visão de mundo chinesa embelezada. Isso é mais um hobby do que uma falha, mas “Shenmu III” parece ter como objetivo uma atmosfera de estilo chinês, com belas paisagens e edifícios pitorescos, em vez de desenhar Guilin realista. Certamente há muitas vistas de tirar o fôlego, e Shirakamura e Torimai foram ambos estágios atraentes. Mas, pessoalmente, eu queria desenhar mais peças novas da China. Encontrei o romance da viagem no hotel sujo de Wan Chai, que ficou em "Shenmu II" e o prédio escuro do castelo de Kowloon. Mesmo em Guilin, "Shenmu II" era fascinado por nada. No entanto, Shiramu Village em Shenmu III é uma vila muito mais moderna do que Reika falou em Shenmu II, e eu senti que Torimai era como um resort rico.

Comparado a Yokosuka, que foi claramente desenhado, Hong Kong de "Shenmu II" já estava bastante adaptado. "Shenmu III" tem uma visão de mundo mais ficcional e parece que a "realidade" não é tão importante quanto as obras anteriores. Ao tornar o palco deslumbrante e divertido, torna-se um jogo mais divertido, e a peça é muito mais gratificante que o passado. No entanto, "Shenmu" realmente quer enfatizar a realidade da viagem, mesmo à custa de alguma diversão como peça de teatro. No entanto, devido à prioridade da diversão do jogo, não há dúvida de que o Shenmu III se tornou um jogo para todos, e essa abordagem pode salvar o futuro da série.
Prós
  • Desenha laços humanos de uma maneira nova
  • Sistema de RPG que captura a estética das artes marciais
  • Densidade da cidade habilmente associada à jogabilidade
  • Volume embutido impressionante
Contras
  • A história depois do meio é fina
Comentário geral
Embora a história fosse insatisfatória, Shenmu III foi um grande jogo. Ao desenhar habilmente “vínculos” de várias formas em Shirakamura e criar loops de jogabilidade que são viciantes para Torimai, o design de campo de Shenmu foi transformado em uma experiência mais universal. Para fãs como eu, esse não é o melhor da série, mas é definitivamente o Shenmu da mais alta qualidade do ponto de vista objetivo.

images
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.141
Pontos
1.839
Um dos jogos mais esperados do 3º milênio e nego hateando, só aqui na OS mesmo...

Se fosse tão esperado...não precisaria de crowdfunding. ops!
Sério...definir "hate" em relação a coisas óbvias é patético. Quem gostava dos primeiros, lógico que vai gostar do terceiro. É basicamente a mesma coisa.

Mas é inovador? É graficoso? É grandioso? É um triplo A?
E o mais importante: interessa ao publico de hoje em dia? Não muito. Porque se interessa-se, algum investidor teria investido no projeto e agregado á ele um fator de produção mais elevado.

Shenmue 3 é pobre tecnicamente (o oposto dos dois anteriores) exatamente porque sabem que essa série nunca se pagou. Investir grandes somas neste projeto é perder dinheiro (a Sega que o diga). Ele tem cara de jogo de Dreamcast, porque hoje em dia um jogo com "cara de Dreamcast" sai mais barato. Ele jamais teria como ter cara de next-gen (um dos atrativos do original). Não se paga. Shenmue não tem publico para isso.

Mas se te faz mais feliz acreditar que o problema dos reviews nem tão favoráveis é porque os avaliadores de hoje em dia são "jogadores de Fortnite"...numa boa.
Eu no seu lugar estaria feliz por receber o jogo que eu esperava. E bem feliz por sinal, porque senão fosse pelo crowfunding...never.

Segura a paixão fela. Porque nem estamos falando que o jogo é ruim...apenas que é datado e fora de timming. Isso é consenso quase que geral.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.085
Pontos
1.054
Se fosse tão esperado...não precisaria de crowdfunding. ops!
Sério...definir "hate" em relação a coisas óbvias é patético. Quem gostava dos primeiros, lógico que vai gostar do terceiro. É basicamente a mesma coisa.

Mas é inovador? É graficoso? É grandioso? É um triplo A?
E o mais importante: interessa ao publico de hoje em dia? Não muito. Porque se interessa-se, algum investidor teria investido no projeto e agregado á ele um fator de produção mais elevado.

Shenmue 3 é pobre tecnicamente (o oposto dos dois anteriores) exatamente porque sabem que essa série nunca se pagou. Investir grandes somas neste projeto é perder dinheiro (a Sega que o diga). Ele tem cara de jogo de Dreamcast, porque hoje em dia um jogo com "cara de Dreamcast" sai mais barato. Ele jamais teria como ter cara de next-gen (um dos atrativos do original). Não se paga. Shenmue não tem publico para isso.

Mas se te faz mais feliz acreditar que o problema dos reviews nem tão favoráveis é porque os avaliadores de hoje em dia são "jogadores de Fortnite"...numa boa.
Eu no seu lugar estaria feliz por receber o jogo que eu esperava. E bem feliz por sinal, porque senão fosse pelo crowfunding...never.

Segura a paixão fela. Porque nem estamos falando que o jogo é ruim...apenas que é datado e fora de timming. Isso é consenso quase que geral.

Não tava falando de tu não, brother. Nem tinha lido teu post. :kkk

Ainda escreve a porra de um wall pra eu ler, vtnc. :klol
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Se fosse tão esperado...não precisaria de crowdfunding. ops!
Sério...definir "hate" em relação a coisas óbvias é patético. Quem gostava dos primeiros, lógico que vai gostar do terceiro. É basicamente a mesma coisa.

Mas é inovador? É graficoso? É grandioso? É um triplo A?
E o mais importante: interessa ao publico de hoje em dia? Não muito. Porque se interessa-se, algum investidor teria investido no projeto e agregado á ele um fator de produção mais elevado.

Shenmue 3 é pobre tecnicamente (o oposto dos dois anteriores) exatamente porque sabem que essa série nunca se pagou. Investir grandes somas neste projeto é perder dinheiro (a Sega que o diga). Ele tem cara de jogo de Dreamcast, porque hoje em dia um jogo com "cara de Dreamcast" sai mais barato. Ele jamais teria como ter cara de next-gen (um dos atrativos do original). Não se paga. Shenmue não tem publico para isso.

Mas se te faz mais feliz acreditar que o problema dos reviews nem tão favoráveis é porque os avaliadores de hoje em dia são "jogadores de Fortnite"...numa boa.
Eu no seu lugar estaria feliz por receber o jogo que eu esperava. E bem feliz por sinal, porque senão fosse pelo crowfunding...never.

Segura a paixão fela. Porque nem estamos falando que o jogo é ruim...apenas que é datado e fora de timming. Isso é consenso quase que geral.

Só vale jogo AAA hoje em dia é? Tem muito indie e AA melhor que muito AAA.

O que eu vejo é uma galera que não aceita existir pessoas que gostam de algo e falem bem desse algo.

Não... pra essas pessoas todo mundo tem que gostar do que elas gostam e a opinião de quem nem vai jogar o game é que conta.

Deixa a galera que endeusa a franquia endeusar a franquia. Passe reto pelos tópicos do assunto e a vida segue...

Eu não gosto de Zelda e nem por isso fico enchendo o caneco dos nintendistas nos tópicos sobre o assunto ou fico tentando argumentar do pq eu não achar o jogo tão bom como os fãs e a mídia e geral pinta... Vida segue, sem problema algum.
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Se fosse tão esperado...não precisaria de crowdfunding. ops!
Sério...definir "hate" em relação a coisas óbvias é patético. Quem gostava dos primeiros, lógico que vai gostar do terceiro. É basicamente a mesma coisa.

Mas é inovador? É graficoso? É grandioso? É um triplo A?
E o mais importante: interessa ao publico de hoje em dia? Não muito. Porque se interessa-se, algum investidor teria investido no projeto e agregado á ele um fator de produção mais elevado.

Shenmue 3 é pobre tecnicamente (o oposto dos dois anteriores) exatamente porque sabem que essa série nunca se pagou. Investir grandes somas neste projeto é perder dinheiro (a Sega que o diga). Ele tem cara de jogo de Dreamcast, porque hoje em dia um jogo com "cara de Dreamcast" sai mais barato. Ele jamais teria como ter cara de next-gen (um dos atrativos do original). Não se paga. Shenmue não tem publico para isso.

Mas se te faz mais feliz acreditar que o problema dos reviews nem tão favoráveis é porque os avaliadores de hoje em dia são "jogadores de Fortnite"...numa boa.
Eu no seu lugar estaria feliz por receber o jogo que eu esperava. E bem feliz por sinal, porque senão fosse pelo crowfunding...never.

Segura a paixão fela. Porque nem estamos falando que o jogo é ruim...apenas que é datado e fora de timming. Isso é consenso quase que geral.
Viiiixe cara agora aguenta o careca fanático por Shenmue aqui e olha q nem critiquei o Shenmue 3, só critiquei o preço q estão pedindo pelo jogo na PSN e disse q Shenmue nunca foi popular, tem os seus fãs fervorosos, mas nunca foi popular e o cara veio todo raivoso me atacando e nem falei mal do jogo é um dos q mais esperei pra jogar.
Mas não, se vc falar q o preço ta um absurdo na PSN, o cara vem todo raivoso te atacando. kkkkkk
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.794
Reações
26.515
Pontos
1.003
Viiiixe cara agora aguenta o careca fanático por Shenmue aqui e olha q nem critiquei o Shenmue 3, só critiquei o preço q estão pedindo pelo jogo na PSN e disse q Shenmue nunca foi popular, tem os seus fãs fervorosos, mas nunca foi popular e o cara veio todo raivoso me atacando e nem falei mal do jogo é um dos q mais esperei pra jogar.
Mas não, se vc falar q o preço ta um absurdo na PSN, o cara vem todo raivoso te atacando. kkkkkk



Férias escolares.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Na verdade é o contrário, quem gosta e idolatra Shenmue é quem realmente jogou na época.

Pra mim está no meu top 10 de jogos que já joguei, eu nunca tive Dreamcast e nem sou fã da SEGA, mas eu comprei o jogo para jogar no Dreamcast emprestado do meu vizinho, ( que aliás tinha uma mamãe maravilhosa kkkkkk).

Meu o jogo era outro nível, mais ou menos como um GTA para a época ( nas devidas proporções ).

Enfim, meu maior medo é estragarem o passado grandioso do jogo com esse novo Shenmue 3.

Mas eu jogarei com certeza.

Vai Ressurgir !
Joguei e não idolatro.
Inclusive, tive dois boxes originais do game (já que a primeira vez que comprei,o disco 2 veio com erro de gravação, e a TecToy na época me mandou outro disco 2 e um mês depois me mandou outro jogo completo, com os 4 discos, que troquei por games originais de Snes da época).
Joguei praticamente no lançamento, com o hype nas nuvens, depois de ler e reler matérias de preview da Gamers, que prometia mundos e fundos que semplesmente nao foi cumprido em grande parte, e o jogo simplesmente não sobreviveu a esse hype. Prometiam liberdade impar, nada visto antes mas o game foi uma experiência truncada, com jogabilidade de tanque de guerra e missões massantes (trabalhar repetidas vezes na empilhadeiran pra encher linguiça e aumentar longevidade do jogo por exemplo). O disco 4 por exemplo, Shenmue Passaport não passava de um compilado de bustos animados, falando frases aways, pra pura punhetação gráfica de fanboy, que adorava ficar vendo e revendo aquilo e mostrando pro outros ou quão potente seu brinquedo era (mesmo tendo a noção que aqueles modelos não eram os mesmos do game). Eu mesmo, achava interessante, mas cagava pra aquilo, pois tinha noção desde aquela época que filminho não faz um bom game.
Era um benchmark gráfico e não passou disso. Embora no próprio Dreamcast havia melhores (Soul Calibur manda abraços).
 
Ultima Edição:

Origami Killer

Bam-bam-bam
Mensagens
4.280
Reações
5.816
Pontos
339
Viiiixe cara agora aguenta o careca fanático por Shenmue aqui e olha q nem critiquei o Shenmue 3, só critiquei o preço q estão pedindo pelo jogo na PSN e disse q Shenmue nunca foi popular, tem os seus fãs fervorosos, mas nunca foi popular e o cara veio todo raivoso me atacando e nem falei mal do jogo é um dos q mais esperei pra jogar.
Mas não, se vc falar q o preço ta um absurdo na PSN, o cara vem todo raivoso te atacando. kkkkkk
Tu age da mesma forma quando falam do Sonic ou do RE2 clássico!
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Hora de coveirar o tópico da Conferência E3 2015 da Sony onde Shenmue III era o maior anúncio do universo e quem procurou contextualizar o pq aquilo não era tão grandioso foi atacado como hater.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.653
Reações
57.204
Pontos
1.003
Esse Shenmue III parece ser o tipo de jogo feito só para os fãs mesmo. Eu não joguei os anteriores e nem sei do que se trata essa franquia. Só consigo pensar em Yakuza, mas dizem que é diferente. O próprio jogo tem um orçamento menor e visual datado. É pra quem realmente não liga pra isso e só quer a continuação da franquia amada.

Até acho que deveria ter pra Xbox One e Switch. Já teve Shenmue no Xbox e agora tem os dois primeiros no ONE, enquanto o gráfico é levinho e rodaria de boa no Switch, além de fisgar uns japas a mais e lucrar em cima.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.290
Reações
33.598
Pontos
1.399
Hora de coveirar o tópico da Conferência E3 2015 da Sony onde Shenmue III era o maior anúncio do universo e quem procurou contextualizar o pq aquilo não era tão grandioso foi atacado como hater.

5 anos guardando ódio e rancor torcendo pelo caos no dia de hoje para descontar tudo que a Sony te fez passar naquele dia... Se eu fosse você faria um check-up de saúde urgente !!!
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Confesso que somente irei comprar o Shenmue 3 porque joguei os dois primeiros no Dreamcast.
O jogo dificilmente irá atingir um público novo. Quem não conhecia a franquia, provavelmente, compraria após ler os reviews.
Na minha opinião, Yu Suzuki tinha que ter investi em um remake do Shenmue 1 e 2 atualizados para a atual geração. Tanto em gráficos como mecânicas.
Infelizmente, acho que não teremos continuações se as vendas não forem boas.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
5 anos guardando ódio e rancor torcendo pelo caos no dia de hoje para descontar tudo que a Sony te fez passar naquele dia... Se eu fosse você faria um check-up de saúde urgente !!!
HAHAHA

Rancor nenhum, agora quem acreditou na E3 da Sony talvez tenha algum, pq a prática ficou longe da empolgação do momento.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.290
Reações
33.598
Pontos
1.399
HAHAHA

Rancor nenhum, agora quem acreditou na E3 da Sony talvez tenha algum, pq a prática ficou longe da empolgação do momento.

Empolgação de quem vai jogar continua na mesma, só aguardando chegar.
Mas calma que o fantasma da E3 2015 não acabou; a ferida que mais vai fazer sofrer ainda está para acontecer em março do ano que vem...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Empolgação de quem vai jogar continua na mesma, só aguardando chegar.
Mas calma que o fantasma da E3 2015 não acabou; a ferida que mais vai fazer sofrer ainda está para acontecer em março do ano que vem...

Grande fantasma. Jogo de PS3 no PS4, Shenmue low budget e Final Fantasy episódico, LOL

Conferência épica, pra gente dar risada anos depois de como se ilude as pessoas.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Como disseram, quem jogou na época vai ter uma percepção completamente diferente de quem tá pegando o bonde andando agora, to jogando e to achando maravilhoso, o sistema de combate em que vc evolui cada técnica individualmente é muito legal, é óbvio que o jogo tem cara de produção de baixo orçamento, até pq é assim mesmo, nem em sonho chega perto dos valores de produção proporcionais a época dos jogos originais, mas isso quer dizer que é um jogo ruim? Claro que não, apesar de não ser um jogo pra qualquer um, pois tem um ritmo mais lento e cadenciado, só acho engraçado que Death Stranding é 100x mais boring e um monte de gente ainda fica lambendo botas do jogo só pq é do Kojima.

Em resumo, JOGUEM SHENMUE 3 O JOGO ESTÁ ÓTIMO, não liguem pra essa molecada que se importa com uma notinha estúpida que diz pra eles o que é bom ou ruim, e baseado nisso mesmo sem jogar consideram algo bom ou ruim.
 

-Riku-

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.040
Reações
27.189
Pontos
1.104
Grande fantasma. Jogo de PS3 no PS4, Shenmue low budget e Final Fantasy episódico, LOL

Conferência épica, pra gente dar risada anos depois de como se ilude as pessoas.
final fantasy ainda continua sendo muito bom, o fato de ser episódico não muda nada
todo mundo que jogou a demo disse que está muito boa
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Se fosse tão esperado...não precisaria de crowdfunding. ops!

Concordo plenamente com sua frase.

Games esperados pelo publico não precisam de ajuda.....vide FFVII Remake.

Seria o mesmo que esperar que Half Life 3 (caso venha a surgir um dia) seja por crowdfunding, ou outro game que o publico sonha em ser lançado.
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Só vale jogo AAA hoje em dia é? Tem muito indie e AA melhor que muito AAA.

O que eu vejo é uma galera que não aceita existir pessoas que gostam de algo e falem bem desse algo.

Não... pra essas pessoas todo mundo tem que gostar do que elas gostam e a opinião de quem nem vai jogar o game é que conta.

Deixa a galera que endeusa a franquia endeusar a franquia. Passe reto pelos tópicos do assunto e a vida segue...

Eu não gosto de Zelda e nem por isso fico enchendo o caneco dos nintendistas nos tópicos sobre o assunto ou fico tentando argumentar do pq eu não achar o jogo tão bom como os fãs e a mídia e geral pinta... Vida segue, sem problema algum.
Não espere que esse pessoal jogue algo que não seja o jogo AAA do momento ou que goste de algo que o seu youtuber favorito não gosta, sem falar nos idiotas que brigam por conta de nota de "jornalista".

Eu não devo pegar o jogo tão cedo por não ter jogado o 2 ainda, mas é meio patético ver gente torcendo para um jogo não ser bom só por briguinha de plataforma ou algo do tipo ou os que nem sequer encostaram no jogo mas falam como se já tivessem jogado ele por umas 100 horas.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.619
Reações
38.919
Pontos
2.069
Esse Shenmue III parece ser o tipo de jogo feito só para os fãs mesmo. Eu não joguei os anteriores e nem sei do que se trata essa franquia. Só consigo pensar em Yakuza, mas dizem que é diferente. O próprio jogo tem um orçamento menor e visual datado. É pra quem realmente não liga pra isso e só quer a continuação da franquia amada.

Até acho que deveria ter pra Xbox One e Switch. Já teve Shenmue no Xbox e agora tem os dois primeiros no ONE, enquanto o gráfico é levinho e rodaria de boa no Switch, além de fisgar uns japas a mais e lucrar em cima.
Não parece ter sido feito para os fãs. Foi feito para os fãs. Inclusive, os fãs financiaram o jogo (ou grande parte dele)...

Por isso, entregaram o que os fãs queriam.

Nada mais justo.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Fiquei admirado com a qualidade do jogo, achei ótimo, acho que está até melhor que se fosse financiado pela Sega, vcs não acham?

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 
Topo Fundo