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Alguns carros nasceram para serem dirigidos, alguns para serem desejados, e uns poucos para serem temidos. Com a ajuda dos assustados leitores do Jalop US, nós selecionamos os dez carros que mais nos metem medo.
Ter medo de carros não é algo ruim. Pelo contrário, é um sinal de respeito por aquilo que quatro rodas, milhares de quilos e bastante potência podem causar em nós todos quando somos obrigados a fazer uma parada repentina, daquelas de cantar os pneus. É uma sensação boa. Te faz sentir vivo. Veja os carros que fazem nossos corações acelerarem.
Carro: TVR Cerbera Speed 12
Porque temos medo dele: Começando pelo óbvio: é um TVR. As especificações quase batem com as do Veyron, com exceção de que ele é muito mais leve. E por que ele é mais leve? Ele não tem aquelas complexas zonas de absorção de impacto, nem equipamentos de segurança, nem aquelas coisinhas eletrônicas para deixá-lo mais pesado. De qualquer forma, você não comprou um achando que iria viver tanto tempo assim mesmo, comprou?
Carro: Dodge Viper SRT10
Porque temos medo dele: Ele vai ferrar você de qualquer jeito. Se não for com a queimadura com a marca "Viper" que ele vai deixar na sua panturrilha quando você sair, será por causa do minúsculo e estreito para-brisa. Toda a potência e a visibilidade quase nula fazem dele um brinquedo só para quem paga um belo seguro.
Carro: Caterham R500
Porque temos medo dele: Se dirigir o Caparo T1 é como dirigir um carro de Formula 1, dirigir o Caterham R500 é como dirigir um motor e não muito mais que isso. Ele faz de 0 a 100 em... JÁ FEZ. Com um pouquinho mais de 500kg, a relação peso-potência dele chega a 1,87 kg/cv. Para-brisas e remédios para o coração são opcionais.
Carro: Qualquer réplica do Cobra
Porque temos medo dele: Sobresterço (oversteer; quando as rodas traseiras deslizam mais que as dianteiras) é como uma droga. Lojas como a Factory Five continuam a despejar mais e mais potência nas réplicas do Cobra e, em nome da fidelidade à Shelby, não muito mais que isso. É basicamente o melhor jeito de mijar nas calças que se pode imaginar.
Carro: Porsche 930
Porque temos medo dele: Embora estejamos falando de ficar assustado no melhor sentido da palavra, o Porsche 911 original foi um dos pioneiros a contar com turbocharging, ou simplesmente turbo. Beirando os 405 cv vindos de um motor traseiro, a física do 930 é questionável e se torna ainda mais assustadora quando pensamos no super lag do turbo. Mantenha a aceleração e você vai pela curva quase que por mágica. Pise um pouco mais e você já era.
Carro: Wienermobile (Carro-salsicha)
Porque temos medo dele: A gente até gosta de dirigir um caminhão comercial de vez em quando, mas quando você retira a cabine e joga no lugar uma estranha e pesada "fantasia" de cachorro-quente as coisas mudam um pouquinho. Baseado numa plataforma GMC, o último grande Wienermobile era puxado por um motor de 304 cv, o que é perfeitamente contornável. O que mais dá medo nesse automóvel em particular é imaginar todas as outras pessoas na estrada avançando em você, tentando filmá-lo com seus celulares. Dizem que é pior que ter um Bugatti.
Carro: Carros com motor LS que não foram feitos para isso.
Porque temos medo dele: Tanto faz se é LS1 ou LS9, nem todos os carros foram feitos para esses grandes e potentes V8 da GM. E enquanto a ideia de arrancar o velho V6 de um caminhão e meter no lugar um LSwhatever parece boa, um Chevy Aveo ou um Corvair com um desses parece um desafio só para aqueles sem histórico de doenças cardíacas na família.
Carro: Dodge Caliber SRT4
Porque temos medo dele: Sabemos que 284 cv nem é tanto assim - até você descobrir que esses cavalos foram colocados em um carro desenhado para suportar 100 cv. Ok, carros com tração dianteira cheios de potência não são são necessariamente algo ruim - foi por isso que Deus criou o diferencial... mesmo que esse carro não tenha um. Ele tem um diferencial "de freio", que apenas freia bruscamente uma das rodas. É tão confortante quanto parece.
Carro: Caparo T1
Porque temos medo dele: É considerado o carro de F1 para as ruas. Ou melhor, ele é o carro de F1 para as ruas. Muita potência, pouco peso, proteção limitada, e quase matou Jeremy Clarkson. Onde eu assino?
Carro: Chrysler Sebring
Porque temos medo dele: O Chrysler Sebring Cabrio não tem metade da potência da maioria dos carros dessa lista. O problema é que ele parece ter sido feito de estanho, como se os seus pneus fossem revestidos com grama artificial, e ele faz tanto ruído com a capota abaixada que a sensação é de que a morte está a um buraco na estrada de distância.