O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Os jogos de nicho, os jogos da massa e o nosso lugar nos games

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
scalebound1280jpg-b685301280wjpg-c1f43c_1280w.jpg


Bom, hoje soubemos que Scalebound foi cancelado. Eu estava lendo o tópico do cancelamento e, entre opiniões diversas, todo mundo está ponderando que a Microsoft teve suas razões, "razões de negócio" segundo o comunicado oficial, para o cancelamento. Bom, eu ainda me perguntava se o jogo não valeria a pena, mas agora a gente nunca vai saber se o jogo valia. Eu mesmo não tenho xone e não teria, mesmo ele existindo, mas jogaria com certeza no PC, com certeza mesmo! Achei os vídeos impressionantes! Sei que posso ser jogador de nicho e tal...

E este tópico parte dessa minha consciência: acho que sou mesmo "de nicho". Gosto mais de jogos single player, muitos japoneses, decido o meu console pelos exclusivos, leio pra c***lho sobre videogame, frequento forum... Eu entendo que hoje os exclusivos e jogos de nichos que mais gosto não são bem o foco das empresas, apesar de serem ainda feitos e financiados. Sei que grosso da grana está nas third parties e nos casuais, sei que empresa tem que ter lucro, que as massas estão aí e só compram o mesmos Fifas, CODs e GTAs... mas não entendo como isso conforma ou conforta outros jogadores "de nicho", como eu, quando eles dizem: "é assim mesmo, é a vontade do mercado".

Por acaso a gente não deveria fazer barulho contra essa padronização em direção à chatice mainstream? Além de obviamente comprar os jogos diferentões, digo (e não ficar com fama de cachorro que late e não morde). Quantas vezes fizemos petições, contribuímos com joguinhos em crowdfunding? Quantas vezes esbravejamos quando nossos jogos são "casualizados"? Quantas vezes elogiamos os Demons e Dark Souls da vida? Acho que precisamos reconhecer esse nosso lugar de jogador entusiasta, nós não somos e não queremos fazer parte das massas. Jogamos Fifa, COD e GTA também, mas sabemos que o mundo é bem maior que isso, que há muito mais pra se jogar.

Enfim, reconhecer esse lugar, significa também deixar de se conformar com as tendências de mercado. MS cancelou o jogo, vamos espernear mesmo, não é preciso ser o fã morrendo de amor desde o anúncio do jogo pra fazer isso. Não é preciso nem necessariamente comprar, embora eu tenha escrito lá em cima que não adianta muito chorar e não comprar. É preciso só ouvir aquela voz interna do gamer das antigas que você é, mesmo que você seja novinha ou novinho. Essa voz é a que diz:

Não importa o hype em cima e a viabilidade econômica do jogo, importa o jogo em si, importa que ele seja lançado, que eu entre em contato com aquela experiência que a equipe esteve fazendo a tanto tempo e com tanto afinco. Importa que cada lançamento encontre essa meu tesão como jogador, pra que eu mergulhe, a cada vez, de cabeça nessa experiência que é jogar videogame.

Então, eu queria usar esse espaço aqui no seu programa pra mandar um belo f**a-se pras "razões de negócio" da Microsoft, e pra dizer a ela que eu jogo jogos, não "negócios".

É isso, beijos.
01fev2014---sempre-ligada-ao-que-esta-acontecendo-no-momento-a-apresentadora-palmirinha-aproveitou-um-de-seus-quitutes-e-posou-com-um-doce-de-beijinho-no-ombro-a-foto-foi-postada-na-pagina-do-1393701655008_400x500.jpg
 
Ultima Edição:

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.291
Reações
33.603
Pontos
1.399
O problema começa a quando quase todos os jogadores de nicho, e portanto todo o diferencial de vendas que eles somados podem ocasionar estão concentrados em um único console. Adicione ao ismo por empresas terem sucesso acima de vontade de jogos de qualidade serem lançados, e teremos opiniões de que somente o que interessa são os games mainstrain.
 
Ultima Edição:

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Eu esperaria um belo de um CRASH pra deixar todo mundo tonto e cair na real que esse método atual não funciona.
Não dou a mínima pra esse Scalebound, não curto a diretriz do character design, mas ainda assim, sinto profundo mau gosto, vergonha e desrespeito das empresas envolvidas que me cancelam um título assim, do nada.
Seria digno de boicotar assim que for esclarecido qual foi a meleca.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.222
Pontos
2.529
Pensando pelo lado da empresa, ela deve estar certa.


Claro que penso como você, pois sou jogador, mas negócios são negócios.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Pensando pelo lado da empresa, ela deve estar certa.
Claro que penso como você, pois sou jogador, mas negócios são negócios.
Pois então, e qual lado vem primeiro: o nosso ou o da empresa?

Pra mim tem que ser o oposto: "eu entendo os negócios, mas jogos são jogos". A gente não precisa e não deve ter nenhum compromisso com o lado dos "negócios", as empresas que se virem, queremos jogos! Isso não significa que a gente não saiba que videogame é um negócio, significa que "ser um negócio" é um detalhe secundário para nós, jogadores que queremos jogos!
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.222
Pontos
2.529
Pois então, e qual lado vem primeiro: o nosso ou o da empresa?

Pra mim tem que ser o oposto: "eu entendo os negócios, mas jogos são jogos". A gente não precisa e não deve ter nenhum compromisso com o lado dos "negócios", as empresas que se virem, queremos jogos! Isso não significa que a gente não saiba que videogame é um negócio, significa que "ser um negócio" é um detalhe secundário para nós, jogadores que queremos jogos!


O que eu sei é que cada empresa tem uma política, e nós temos que olhar os dois lados.

Na minha opinião, a mic não perdeu apenas dinheiro com o cancelamento, mas sim alguns fãs, uma biblioteca, um jogo diferente e por aí vai. Para ela, apenas perder o dinheiro é o suficiente.


Eu, como apenas usuário, entendo o lado, mas fico puto, por isso mesmo compro o console e jogo de outra empresa.
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Público de fórum de games em geral é nicho mesmo, é uma comunidade de pessoas que foge do perfil mainstream. Aqui por exemplo temos diversos amantes de PS Vita, só pra ficar em um exemplo.

Mas isso que vc está pedindo não faz sentido. Ninguém joga negócios, mas e daí? Sempre será os que as empresas vão seguir.

Querer manifestações é válido, todo consumidor tem os canas disponíveis pra mandar a sua mensagem a determinada empresa, mas não dá pra olhar só pro umbigo e esquecer que as empresas tem os seus motivos pra agir de forma distinta a nossa.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
O que eu sei é que cada empresa tem uma política, e nós temos que olhar os dois lados.

Na minha opinião, a mic não perdeu apenas dinheiro com o cancelamento, mas sim alguns fãs, uma biblioteca, um jogo diferente e por aí vai. Para ela, apenas perder o dinheiro é o suficiente.

Eu, como apenas usuário, entendo o lado, mas fico puto, por isso mesmo compro o console e jogo de outra empresa.
Total, pra mim aqueles tweets do Kamiya falando que a Microsoft não sabia nem colocar uma imagem legal do Scalebound no site deles diz muito isso: os caras não vêem a arte da coisa, são tão focados "nos negócios" que estão aí capando o alcance e o potencial dos jogos "de nicho" porque promovem tudo como jogo-ocidental-genérico-bombado.

Pra não ficar só batendo na MS, vejo a mesma coisa na capa americana (e equivocada) do Ico de PS2.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Total, pra mim aqueles tweets do Kamiya falando que a Microsoft não sabia nem colocar uma imagem legal do Scalebound no site deles diz muito isso: os caras não vêem a arte da coisa, são tão focados "nos negócios" que estão aí capando o alcance e o potencial dos jogos "de nicho" porque promovem tudo como jogo-ocidental-genérico-bombado.

Pra não ficar só batendo na MS, vejo a mesma coisa na capa americana (e equivocada) do Ico de PS2.

Kamiya falou que a Nintendo não estava promovendo The Wonderful 101 direito, que as revistas não falavam sobre o jogo pq não entendiam o que era, a Nintendo tinha que divulgar melhor.

Por aí já se nota um histórico do cara reclamar e jogar responsabilidade nos outros.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Público de fórum de games em geral é nicho mesmo, é uma comunidade de pessoas que foge do perfil mainstream. Aqui por exemplo temos diversos amantes de PS Vita, só pra ficar em um exemplo.

Mas isso que vc está pedindo não faz sentido. Ninguém joga negócios, mas e daí? Sempre será os que as empresas vão seguir.

Querer manifestações é válido, todo consumidor tem os canas disponíveis pra mandar a sua mensagem a determinada empresa, mas não dá pra olhar só pro umbigo e esquecer que as empresas tem os seus motivos pra agir de forma distinta a nossa.
Eu sei que as empresas sempre vão seguir os tais dos "negócios" (assim como sempre vão seguir os jogadores, em alguma medida), e devolvo exatamente a mesma pergunta: e daí, que elas agem assim? Porque eu deveria entender e me preocupar com isso?

Não acho que ter essa postura que estou propondo seja algo contraditório aos negócios de nenhuma empresa, mas eu me dou conta de que não estou disposto a aceitar, entender, me resignar diante dessas "razões de negócios". Eu estou cagando pra elas em específico e fiquei, fico e ficarei puto quando elas cancelarem jogos que parecem interessantes em nome de uma postura comercialmente covarde (investir só no lucro certo).

A graça sempre foi elas nos surpreenderem, a graça sempre foram os jogos novos. Agora, com esse horizonte cada vez mais sem graça, parece que os jogadores (inclusive os de nicho, como nós) estão virando acionistas por consolação.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Kamiya falou que a Nintendo não estava promovendo The Wonderful 101 direito, que as revistas não falavam sobre o jogo pq não entendiam o que era, a Nintendo tinha que divulgar melhor.

Por aí já se nota um histórico do cara reclamar e jogar responsabilidade nos outros.
Sabe que eu concordo com ele aí também? Hehehehe. Mas isso é mais uma piada: eu nunca entendi o que era W101 direito.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Eu sei que as empresas sempre vão seguir os tais dos "negócios" (assim como sempre vão seguir os jogadores, em alguma medida), e devolvo exatamente a mesma pergunta: e daí, que elas agem assim? Porque eu deveria entender e me preocupar com isso?

Não acho que ter essa postura que estou propondo seja algo contraditório aos negócios de nenhuma empresa, mas eu me dou conta de que não estou disposto a aceitar, entender, me resignar diante dessas "razões de negócios". Eu estou cagando pra elas em específico e fiquei, fico e ficarei puto quando elas cancelarem jogos que parecem interessantes em nome de uma postura comercialmente covarde (investir só no lucro certo).

A graça sempre foi elas nos surpreenderem, a graça sempre foram os jogos novos. Agora, com esse horizonte cada vez mais sem graça, parece que os jogadores (inclusive os de nicho, como nós) estão virando acionistas por consolação.

Vc deveria entender para compreender pq as coisas são como são, ou então vc pode fechar os olhos pro mundo e reclamar que elas não são do jeito que você quer, o que não vai mudar nada nem te levar a lugar algum.

Se vc escolher o segundo caminho daqui a 50 anos estará reclamando de cancelamento de jogos, e eles vão continuar acontecendo. Se escolher o primeiro vc pode lamentar mas ter a ciência de que essas coisas acontecem: "Bola pra frente, outros jogos que eu quero vão sair". Uma forma muito mais saudável de pensar, se resignar a realidade que sempre estará presente.

Agora mandar um email pra Microsoft se dizendo frustrado com o cancelamento do jogo é uma ótima medida, todo mundo que se sente assim deveria fazer a sua voz ser ouvida. Mobilizações de fãs já salvaram séries de cancelamento, já fizeram filmes... só não dá pra achar um absurdo cancelar um jogo pq não é.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Sabe que eu concordo com ele aí também? Hehehehe. Mas isso é mais uma piada: eu nunca entendi o que era W101 direito.

Pq ele não visitou as redações das revistas e explicou o jogo?

Se ele fez isso tudo bem, mas se ele se limitou a reclamar da Nintendo é coisa de quem joga a responsabilidade nos outros, tipo: "Estou fazendo um jogo bizarro (mais no sentido de diferente do que de forma pejorativa), ninguém entende do que se trata mas a culpa é da Nintendo, não minha que faço o jogo".
 

DitaParlo

Vamo se beja?
Mensagens
45.797
Reações
44.034
Pontos
1.814
Pq ele não visitou as redações das revistas e explicou o jogo?

Se ele fez isso tudo bem, mas se ele se limitou a reclamar da Nintendo é coisa de quem joga a responsabilidade nos outros, tipo: "Estou fazendo um jogo bizarro (mais no sentido de diferente do que de forma pejorativa), ninguém entende do que se trata mas a culpa é da Nintendo, não minha que faço o jogo".
Mas ela é a publisher, tem que divulgar mesmo.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Vc deveria entender para compreender pq as coisas são como são, ou então vc pode fechar os olhos pro mundo e reclamar que elas não são do jeito que você quer, o que não vai mudar nada nem te levar a lugar algum.

Se vc escolher o segundo caminho daqui a 50 anos estará reclamando de cancelamento de jogos, e eles vão continuar acontecendo. Se escolher o primeiro vc pode lamentar mas ter a ciência de que essas coisas acontecem: "Bola pra frente, outros jogos que eu quero vão sair". Uma forma muito mais saudável de pensar, se resignar a realidade que sempre estará presente.

Agora mandar um email pra Microsoft se dizendo frustrado com o cancelamento do jogo é uma ótima medida, todo mundo que se sente assim deveria fazer a sua voz ser ouvida. Mobilizações de fãs já salvaram séries de cancelamento, já fizeram filmes... só não dá pra achar um absurdo cancelar um jogo pq não é.
Então, talvez eu não tenha deixado claro, mas não proponho fechar os olhos pro mundo não. E também não estou chorando pelo direito de chorar. Eu penso mais em posturas que a gente reconhece facilmente na comunidade gamer "de nicho", como a indignação com jogo que só libera o final por DLC, jogo bom multiplayer only, exclusividade temporária... tudo o que, se a gente olha pelo lado dos negócios, faz total sentido, mas que na prática emputecem o jogador entusiasta. Claro que sempre será bola pra frente, não vamos chorar pra sempre o jogo cancelado lá atrás (embora alguns chorem starfox 2, resident evil 1.5 e outros cancelados de anos atrás), mas na hora sempre vai indignar, se o jogo parecer bom.

E acho que mostrar essa indignação (se colocar como você menciona), além de prestigiar os joguinhos de nicho como já fazemos, pode dobrar um pouco as empresas, mostrar que faz sentido cultivar a gente como cliente bem tratado. Afinal, os sucessores do Wii estão aí pra mostrar esse rico mercado casual das massas pode a qualquer momento desaparecer de uma geração pra outra, enquanto muitos de nós estão aqui comprando joguinho desde o Atari 2600. Não somos a maioria, mas também não somos poucos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Mas ela é a publisher, tem que divulgar mesmo.

Claro, mas o que ele falou é que estava divulgando mal, ele publicamente jogou a Nintendo pra debaixo do ônibus diante o iminente fiasco do seu jogo.

Acho inapropriado esse tipo de comportamento, roupa suja se lava em casa, bate lá no escritório em Kyoto e reclama.

Particularmente eu acho que a Nintendo podia destinar a maior verba de marketing da sua história e esse jogo não ia vender.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Pq ele não visitou as redações das revistas e explicou o jogo?

Se ele fez isso tudo bem, mas se ele se limitou a reclamar da Nintendo é coisa de quem joga a responsabilidade nos outros, tipo: "Estou fazendo um jogo bizarro (mais no sentido de diferente do que de forma pejorativa), ninguém entende do que se trata mas a culpa é da Nintendo, não minha que faço o jogo".
Não é bem assim também, né? Fora o fato dele provavelmente estar ocupado com o trabalho no próprio jogo, equipes de marketing e RP existem pra isso. Acho saudável ele se colocar em relação aos colegas (não acho saudável a maneira violenta, tanto que o cara teve um colapso), em relação a uma certa caretice operacional da Nintendo (que é o que me parece ser o caso aí). Eu acho ele um cara extremamente compromissado com a própria criação - penso o mesmo do Kojima - pra ser desleixado com ela e com o próprio trabalho nesse nível.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.447
Pontos
2.419
Então, talvez eu não tenha deixado claro, mas não proponho fechar os olhos pro mundo não. E também não estou chorando pelo direito de chorar. Eu penso mais em posturas que a gente reconhece facilmente na comunidade gamer "de nicho", como a indignação com jogo que só libera o final por DLC, jogo bom multiplayer only, exclusividade temporária... tudo o que, se a gente olha pelo lado dos negócios, faz total sentido, mas que na prática emputecem o jogador entusiasta. Claro que sempre será bola pra frente, não vamos chorar pra sempre o jogo cancelado lá atrás (embora alguns chorem starfox 2, resident evil 1.5 e outros cancelados de anos atrás), mas na hora sempre vai indignar, se o jogo parecer bom.

E acho que mostrar essa indignação (se colocar como você menciona), além de prestigiar os joguinhos de nicho como já fazemos, pode dobrar um pouco as empresas, mostrar que faz sentido cultivar a gente como cliente bem tratado. Afinal, os sucessores do Wii estão aí pra mostrar esse rico mercado casual das massas pode a qualquer momento desaparecer de uma geração pra outra, enquanto muitos de nós estão aqui comprando joguinho desde o Atari 2600. Não somos a maioria, mas também não somos poucos.

Sim, mas a realidade é que jogador hardcore é "p*t1nha" de empresa, reclamam, esperneiam, mas se a sua franquia amada adotar os DLCs mais mercenários da face da terra ele vai comprar todos no primeiro dia.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Sim, mas a realidade é que jogador hardcore é "p*t1nha" de empresa, reclamam, esperneiam, mas se a sua franquia amada adotar os DLCs mais mercenários da face da terra ele vai comprar todos no primeiro dia.
Sim, isso rola demais, embora a gente escute reclamações e eu goste de pensar que elas têm algo a ver com uma relativa timidez do uso de DLCs pelas empresas, em relação ao cenário apocalíptico que prevíamos quando vimos aquele cavalo dourado do Oblivion em 2006. Enfim, não estou isento de idealismo.

Mas acho que tampouco a visão "de negócios" tal qual temos ela desde a tela do computador, escapa do idealismo.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Não tem o que ficar discutindo nesse caso do Scalebound pq isso tem nada haver com nicho, tem haver com má gestão da MS, tava falando exatamente a mesma coisa sobre isso no outro tópico:

NIER: Automata esta cada dia melhor e ele é a completa definição de jogo de nicho (palavra de quem platinou o NIER 1 e zerou todos Drakengard, jogos desconhecidos e muitas vezes odiados), já teve demo liberada e todo mundo que jogou ADOROU, o jogo vai ser multi e vai sair pra PC tambem igual aconteceria com o Scalebound. Se o problema é a Platinum então pq a relação deles com a Square-Enix e o Yoko Taro não foi problemática? Pq a relação da Platinum com a Nintendo tambem não foi complicada? Eles até incluíram a porra da ideia do Miyamoto de usar o gamepad na gameplay do Star Fox, alias fizeram um jogo inteiro DE NAVE e acho que isso é o bastante sobre essa conversa de "fazer jogos que não estão habituados" pra justificar pq Scalebound não deu certo como se eles só soubessem fazer Hack'n Slash, no próprio PS3 temos Vanquish que é fácil o TPS com a melhor gameplay que teve naquela geração.

Pra Ista o motivo do cancelamento foi qualquer coisa menos o óbvio, enquanto Scalebound foi cancelado o NIER: Automata parece estar 20 vezes melhor e o único console que ele não vai sair é exatamente o Xbox, tou de boa pq enquanto ficam chorando ai que todo mundo é ruim e só a MS presta vou estar fazendo pré-order do NIER e curtindo uma das maiores criações da Platinum desde o Bayonetta.

Xbone cada dia que passa mais vira o PSVita dos consoles: Essa b*sta ta parecendo o Titanic desde 2015 e agora vão falar que a culpa não é da MS tambem.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.165
Pontos
1.839
Essa indústria está zoada.

Soma-se isso ao pequeno detalhe que a única empresa que realmente,por incrível que pareça, ainda dá, financia, e apoia a liberdade de suas first/thirds é a odiada Sony, e você tem o seguinte diagnóstico: quem não tem o rabo preso e é verdadeiro, assume que sem a Sony, estavámos todos fodidos entregues aos CODS-CREEDS da vida, ou você é um anti-Sony (enrustido ou declarado, whatever) e acha que "tudo bem", o que o mercado precisa hoje é de um Project Scorpio, e não de mais jogos que não sejam COD-CREEDS.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Até hoje muito gamer não se mancou que esse mercado de consoles concentrado em exclusivos AAA só é maléfico para a gente.
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Até hoje muito gamer não se mancou que esse mercado de consoles concentrado em exclusivos AAA só é maléfico para a gente.
Total, pior que não só deixam de perceber como acabam aderindo a essa lógica de um jeito que me assusta, serião.

No tópico do cancelamento do Scalebound, aquele usuário que é o Reggie no traje da Samus (do Metroid) diz, em algum momento, algo como: "entre uma nova ip e uma sequência, prefiro a sequência porque sei o que esperar".

Existe coisa mais triste do que viver já "sabendo o que esperar"? Existe coisa mais triste do que preferir a mesmice a qualquer jogo novo? Daí, os jogos ficam todos iguais e o povo reclama...
 
Topo Fundo