Esse efeito fica muito bonito, no Mega pode ser feito com line scrolling igual nessa imagem, no SNes pode ser feito em mode 7 ou line scrolling tbm como em Axelay, mas a vantagem do mode 7 é poder mover para os lados com a tela parada, como nos exemplos que você deu no SNes e no GBA.
Em Castlevania SOTN o efeito é com texturas escaladas, PS1, N64 e todos os consoles adiante passaram a aderir GPU's que renderizam apenas polígonos/texturas, o uníco console da geração que manteve os padrões antigos foi o Saturno que ainda renderizava sprites e backgrounds. Com texturas dá pra fazer o mesmo, escalar, dar zoom, distorções e tudo o que era possível no "2d convencional" e sem ficar limitado a numeração de backgrounds e sprites em tela.
Aqui o exemplo em Yoshi Story com o jogo desmontado. Tudo é feito com texturas de 64x64 de 8 bits por pixel.
Primeiro plano (fundo).
Segundo plano (fica com prioridade sobre o primeiro e sobre os sprites).
Aqui a junção dos 2 planos na tela.
Como o segundo plano foi colocado com prioridade sobre tudo, efeitos de zoom e profundidade (como um livro trocando de páginas) ficam deslumbrantes e em outro patamar, a Nintendo fez bem em colocar o Mode 7 no SNes, pois foi a melhor maneira de representar esses efeitos.