BarbudimGamer
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Putz tem dither nos BGs do F-Zero 99 tmb?Visualizar anexo 349365
Esse efeito no fundo é um efeito de rasterizaçao linha por linha. A cada linha (na interrupção HBLANK), o jogo atualiza o registro da cor de fundo , que é a cor da camada posterior. Isso proporciona um belo efeito de gradiente suave porque pode usar toda a paleta de 15 bits para se obter ele
Realmente as scanlines ajudam no efeito pois elas dão um blend no ditchering , esse era um game de leva inicial , Donkey Kong Country consegue fazer o efeito gradiente sem precisar de ditchering usando HDMA
Visualizar anexo 349368
Infelizmente nem todo jogo com gráfico retrô vem com opção de scanlines ou filtros e shaders que tentam imitar a tecnologia de imagem antiga dos tuboes.
Ditchering ainda é inclusive é usado até hj mesmo em jogos modernos
Visualizar anexo 349366
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Mario Odissey usam nos objetos que podem obstruir a camera , como alternativa de transparência. Salva performance com certeza.
Deve ser pela compressão do vídeo que dá a impressão de não estar lá.
Lembrei que por conta da resolução nativa do SNES os efeitos da modulação do cabo composto não funcionam, ainda bem que o SNES não abusa tanto como no Mega Drive.
Essa é uma vantagem dos FPGAs e Retroarch, o dither blending.
Original
Dither Present 1 (Trata apenas o dither CB e horizontais, mantém 99% da nitidez. Ótimo para usar em CRT real ou com Shader CRT)
Dither Present 2 (Mais agressivo e altera algumas coisas que não são dither, mas trata até os artefatos verticais do checkerboard)
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