O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Otimização nos jogos: como vc entende oque é isso?

Jogo otimizado é...

  • ...aquele que funciona no ultra/60fps/1080p em uma 750ti, com gráficos inimagináveis nos consoles.

    Votes: 27 48,2%
  • ...aquele que possui diversas opções de configuração, suporte a dual gpu, gráficos de ponta, etc.

    Votes: 26 46,4%
  • ...Se funciona a 60fps nas minhas 980ti, então tá otimizado. Quem manda ser pobre?

    Votes: 3 5,4%

  • Total voters
    56

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Muitas vezes brinco quando um jogo sai com um port porquinho nos consoles que este é o "milagre da otimização". Em bem verdade, o pc está muito, mas muito longe de só receber suas versões dos jogos bem otimizadas. Bem pelo contrário, algumas empresas (cof cof cof, warner/nvidia) vem se esforçando MUITO em destruir nossas experiências com os jogos, algumas vezes de forma trágica, como foi com Batmam AK, noutras vezes nem tão trágicas, como em Rise of Tomb Raider, mas que realmente atrapalha a experiência e conseguem colocar traços de preocupação em nossos semblantes, no mínimo.

Então, em termos de otimização, oque vc entende por isso? Vc acha que um jogo otimizado é aquele que no ultra pode rodar em uma GTX 660 a pelo menos 30fps, mantendo os 1080p? Acha que otimização é o jogo ter várias e várias opções de configurações, propiciando que vc possa ajustar a qualidade conforme a sua necessidade? Ou vc acha que como funciona em uma 980ti acima de 60fps o jogo tá otimizado e quem tem uma 970 e tá reclamando tá de mimimi? Acha que um jogo otimizado é aquele que entrega várias tecnologias visuais novas, mesmo que isso derrube o desempenho?

Enveredando nesse assunto, minha opinião é a seguinte: Um jogo otimizado é aquele que entrega várias opções de configurações para que vc possa ajusta-las conforme sua necessidade. Otimizado é o jogo que utiliza-se de todos os recursos possíveis da melhor forma a entregar mais desempenho, como por exemplo um jogo que aceite SLI/Crossfire e tenha um bom escalonamento, utilize-se bem de todos os cores das cpus, faça bom uso de memória RAM e Vram. Otimizado tbm entendo que é um jogo que, se exigir muito do pc, que ao menos entregue gráficos a altura. Por exemplo, quando Crisis saiu, exigia um pc da nasa para rodar nas qualidades maiores, e realmente entregava algo extraordinário para aquela época, muito a frente de todos os outros jogos.

Um bom exemplo recente de jogo bem otimizado é Mad Max. O jogo desde o lançamento apresenta suporte tanto a SLI quanto a Crossfire, entrega um ótimo visual nas configurações mais altas sem exigir muito hardware, embora olhos mais atentos possam ver que muita coisa no jogo é simplificada para não exigir muito do pc, como por exemplo a modelagem dos objetos, que não é das mais exigentes, usando poucos polígonos para sua construção. O jogo apresenta várias opções de configuração, propiciando que várias pessoas possam configurar o game conforme seu equipamento:
dq19w8.jpg

whfee0.jpg

2v8r537.jpg

359hcnd.jpg


O pior exemplo de otimização que vem a minha cabeça é o Batman AK, onde SLI não funciona, no lançamento o jogo teve desempenho desastroso, etc, etc. Não teve driver game ready que desse jeito no game para faze-lo funcionar.

E aí, oque vc entende que seja um "jogo otimizado"?
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.951
Reações
14.492
Pontos
1.389
Também acho que um jogo bem otimizado para PC é o que permita vários ajustes, possibilitando adequar o game a sua máquina (e não ao contrário).

Mas também acho que um jogo bem otimizado é um game que seria "leve" para PCs High-End, mas que ainda ficaria bonito em PCs Mid-End, mesmo com uma menor resolução, com efeitos com uma qualidade mais baixa mesmo ou abrindo mão de alguns recursos (por ex.: tesselation).
 

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.004
Reações
14.527
Pontos
553
Pra mim um jogo bem otimizado é aquele que faz bom uso dos recursos que ele pede/são fornecidos
Exemplo de jogo mal otimizado:GTA IV,o cara pode colocar um I7+16GB de ram+uma 980 que o jogo vai continuar dando engasgadas
Já o GTA V é exatamente o contrário,o jogo roda em qualquer batata que você mandar.

Acho que deveriamos fazer um tópico oficial informativo de jogos bem otimizados/mal otimizados,pra galera já ficar de olho antes de comprar.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Pra mim um jogo bem otimizado é aquele que faz bom uso dos recursos que ele pede/são fornecidos
Exemplo de jogo mal otimizado:GTA IV,o cara pode colocar um I7+16GB de ram+uma 980 que o jogo vai continuar dando engasgadas
Já o GTA V é exatamente o contrário,o jogo roda em qualquer batata que você mandar.

Acho que deveriamos fazer um tópico oficial informativo de jogos bem otimizados/mal otimizados,pra galera já ficar de olho antes de comprar.

O maior empecilho é chegarmos a um consenso de oque é um jogo otimizado. Esse exemplo do GTAIV / V é perfeito, pois no V temos todas as opções gráficas desligáveis e escalonáveis, incluindo aí até mesmo a versão do DX, podendo usar o 10, o 10.1 e o 11. Pra ficar perfeito falta só ter o DX12, daí não faltava mais nada.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
A última resposta é hate com o Versão ??? :kkk

Existem dois tipos de jogos otimizados:
-Aqueles que rodam no máximo com uma GTX 750ti que geralmente são ports CtrlC CtrlV de Consoles, adicionando somente filtros e outras firulas.
-Também tem aqueles que escalonam o jogo de acordo com o hardware disponível.
 


Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Pra mim otimização é um termo muito técnico. Quando o jogo já está quase completo vc começa a procurar onde o jogo está pesando na CPU e GPU, ou seja, procura onde estão sendo gastos mais ciclos nesses dois hardwares.

O engenheiro usa ferramentas para encontrar onde exatamente está sendo gasto mais ciclos e latência, e daí ele vai lá naquela área do código e tenta encontrar formas de acelerá-lo (ou seja, otimizá-lo). As vezes é um bug que está causando uso excessivo da cpu/gpu. As vezes talvez até tenha que cortar alguma coisa.

Isso sem contar os diferentes hardwares que existem no PC. As vezes um hardware novo suporta novas tecnologias ou métodos de processamento que hardwares mais antigos ou não suportam ou rodam muito mais lento. Eu tenho certeza que deve ser uma tarefa fdp de difícil vc conseguir otimizar sendo que precisa esperar o game estar quase finalizado e tem que estar dentro do prazo do projeto. Por isso acabam saindo os fixs depois do jogo ser lançado.

Acho que o problema é mais a forma como os projetos são levados do que a famosa "preguiça" que costuma-se colocar nos ombros dos devs (injustamente ao meu ver).

Mas enfim, eu não sou da área, não manjo disso. Imagino que seja bem complicado, mas não tenho conhecimento. Tenho pra mim que otimizar é isso aí. Me lembra as otimizações em querys no Oracle, só que deve ser beeeeeeeeeeem mais complexo.

Nesse momento que magos como o Carmack aparecem com suas mágicas.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Podiam criar uma categoria "mad max".

Tipo: "esse jogo tá bem mad max". A pessoa quer dizer que o jogo ficou bastante otimizado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.004
Reações
14.527
Pontos
553
Podiam criar uma categoria "mad max".

Tipo: "esse jogo tá bem mad max". A pessoa quer dizer que o jogo ficou bastante otimizado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Poderam criar a categoria "Batman"

"Esse jogo tá bem batman".obviamente querendo dizer que não roda bem nem com reza braba.

:kpensa
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Tava aqui jogando tomb raider, tava jogando lá na floresta da vila do jacob, lindão o jogo, fluindo até que bem a 60fps. Daqui a pouco cheguei em uma cena que tinha uns caras para eu combater, o fps caiu para uns 50, diminuí tudo pro médio, continuou em 55 mesmo usando uns 60% de cada gpu. Aí te pergunto, gargalo de que com um i7 4790k a 4.6? De Ram tbm não é, já que tenho 16GB. Driver? o jogo rola de boa grande parte do tempo, mesmo com bastante coisa no high, very high. Mas não tem jeito, essa b*sta é tão mal otimizada que dá umas quedas violentas a troco de nada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
O engenheiro usa ferramentas para encontrar onde exatamente está sendo gasto mais ciclos e latência, e daí ele vai lá naquela área do código e tenta encontrar formas de acelerá-lo (ou seja, otimizá-lo). As vezes é um bug que está causando uso excessivo da cpu/gpu. As vezes talvez até tenha que cortar alguma coisa.

Também acho. Mas também acho que o problema é que eles já não tentam encontrar nada, só mandam pra loja e "depois a gente vê, dá pra fazer update mesmo, hue".

Nesse momento que magos como o Carmack aparecem com sua boa vontade.

Corrigido :ksafado
 

PCdubaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.582
Reações
14.623
Pontos
619
Jogo otimizado? Acho que seria rodar nos requisitos que o deve se propõem, é claro que isso só serve para consoles.

Otimizado no computador... hum... fazer funcionar com o GameWorks, fazer funcionar para o finado Mantle, um acessório diferente, tirar mais de um SLI ou CrossFire.

Não tem muito para onde correr não. Acho que uns casos ai é preguiça mesmo, código muito ruim, pouco inteligível.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Também acho. Mas também acho que o problema é que eles já não tentam encontrar nada, só mandam pra loja e "depois a gente vê, dá pra fazer update mesmo, hue".



Corrigido :ksafado

Então, como falei no final do post, pra mim é mais uma questão de como os projetos são conduzidos hj em dia do que os programadores preguiçosos. Não são eles que definem as decisões mais importantes do projeto, e otimização pelo o que eu li geralmente é feita já no final do projeto (então deveriam ter mais meses aí para otimizar, mas não sobra esse tempo).

Enfim, não estou nem querendo defender ngm :klol
Mas foi a impressão que eu fiquei da coisa toda. Posso estar redondamente enganado.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Então, como falei no final do post, pra mim é mais uma questão de como os projetos são conduzidos hj em dia do que os programadores preguiçosos.

Sim, concordo.

Claro que tem uns casos que são porquices inacreditáveis, mas creio que a questão dos prazos é muito pesada e eles acabam lançando o jogo sem o polimento necessário, pensando em algo como "vamos corrigir depois".
O lance é que a força de trabalho se volta pro próximo projeto e fica pouca gente pra trás pra trabalhar em eventuais updates.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Um jogo bem otimizado para mim é um jogo que não desperdiça recursos, agora se é leve é outra coisa :viraolho
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
O que jogo propõe X peso.

Não considero Mad Max o exemplo supremo de port.
Acho puramente bom.
Por favor, o jogo não tem absolutamente quase nada no cenário, nem física avançada nas areias, efeito avançado rastro nem godrays nem nada.
Apenas carro em cenários vazios.
Não quer dizer que está ruim mas também não é o ápice do port. O ponto positivo dele não é desempenho, mas sim jogo vim lotado de opções e com suporte gigante já de cara.


Jogos que são realmente bem optimizados são mgsv, jogos da valve, gta v, dark souls 2, mass effect.
Sempre está ligado diretamente com a engine do jogo.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
jCCXeNs.gif

Quem não lembra da velha piada?

Pegando Crysis como exemplo, esse jogo pode ser considerado otimizado pra uns e mal otimizado pra outros, pois é um jogo que tem trocentas opções, se o cara quer setar 8x de MSAA no jogo e querer que saia rodando a 60fps por milagre, isso não existe.

Por outro lado temos jogos leves só que bem construídos, outros não tão leves mas que podem ser otimizados por suas opções sem estragar a experiência, podemos citar vários jogos antigos...Crysis :viraolho,Brothers, DMC, DS2, Bioshock Infinite, RE5, Alan Wake, BF3, Batman AA, Star Craft 2, Far Cry 3, Max Payne 3 e por aí vai. Alguns jogos aí inclusive rodam até em onboards justamente por conta das opções gráficas, estão ali pra otimizarem seu hardware.

Hoje temos jogos recentes rodando nos mais variados hardwares como Alien Isolation, o citado aí Mad Max, GTA V, Shadow of Mordor, The Witcher 3, Dying Light, Ryse, Soma e mais uma infinidade de jogos, novamente, podem ou não serem considerados otimizados.

Agora vamos citar quatro jogos problemáticos/pesados, famoso GTA IV, The Evil Within, Lords of the Fallen, Batman AK, poderia tirar esse último da lista pq agora sim ele está perfeitamente jogável, mas no lançamento não consegui executar decentemente nem com uma 970 em 1080p (resolução nativa 1440p nem sonhando), já que o SLI nem funcionava.

Tomb Raider 2015 é cedo comentar desse jogo, só saiu um patch e um driver pra ele de ambas marcas, então não dá pra dizer que é um jogo mal otimizado, pois hoje são raros jogos q saem "prontos", poderia citar até mesmo o 2013 como exemplo, pra mim ficou jogável com SLI de 670 só após vários patchs e drivers.

Temos jogos tb que são de certa forma fáceis de serem executados mas demandam Vram, posso citar meu sobrinho que rodava vários jogos na sua HD6870 com apenas 1GB, aí ia rodar um jogo aparentemente mais leve e otimizado, só que caia nesse problema de memória. Citando meu exemplo, tinha SLI de 970, muita força bruta nos jogos que escalonam bem, mas aí em alguns jogos caia no problema dos 3,5gb de Vram, posso dizer seguramente que a 980Ti, em muitos jogos, me atendeu bem melhor justamente pelos 6gb de Vram disponíveis, os jogos de hoje estão abusando demais dessa memória, inclusive da memória ram, 8gb deixou faz tempo de ser o ideal da coisa.

Citar dual gpu, meu primeiro contato foi com crossfirex de HD5850, até hoje recordo com carinho pq me atendeu muito bem, mesma coisa com os SLI da vida, fui de SLI até a 970 G1, força bruta demais só que pecava justamente nos 3,5gb e nos jogos recentes sem escalonamentos tão bons.

Resumindo toda história, temos jogos leves, pesados, mal portados, configuráveis, comedores de Vram e que escalonam ou não bem um multi gpu.

Felizmente pro meu caso estou super contente com os jogos de PC, e nem é por conta de ter uma 980Ti, isso vem lá desde o primeiro PC que tive com onboard, alguns jogos sim com problemas, mas em sua maioria foi somente sucesso, experiência ótima.

.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.238
Reações
10.831
Pontos
1.034
Considero o Mad Max um perfeito exemplo de jogo otimizado, jogo bonito, boa física e efeitos, consegui rodar com minha configuração fazendo downsampling pra 1440p tudo no ultra e 60 fps, acredito que jogo otimizado é aquele em que os requisitos recomendados são suficientes pra rodar com a qualidade alta, na resolução mais usada (atualmente 1080p) e 60fps.

Exemplos de jogos otimizados são os jogos da capcom, valve, GTA 5, Mad Max e outros.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Dois exemplos de jogos mal otimizados: o já citado The Evil Within, jogo com aparencia crossgen em ambiente fechado que faz 980 peidar, não aceita sli ou cross, no lançamento inclusive ainda veio travo a 30fps e com barras pretas na tela. Um belo de um port porco. Muita gente até gostou do jogo, mas nessa parte técnica, foi uma b*sta. Corrigiram muita coisa, mas outras não.

Outro péssimo exemplo, Dead Rising 3. Eita joguinho pra funcionar mal e porcamente. E pior é que vem da capcom, produtora que na maioria dos casos nos traz ports ótimos, como o do RE5. Embora o port do RE4 tenha ficado uma bela m****.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
O que jogo propõe X peso.

Não considero Mad Max o exemplo supremo de port.
Acho puramente bom.
Por favor, o jogo não tem absolutamente quase nada no cenário, nem física avançada nas areias, efeito avançado rastro nem godrays nem nada.
Apenas carro em cenários vazios.
Não quer dizer que está ruim mas também não é o ápice do port. O ponto positivo dele não é desempenho, mas sim jogo vim lotado de opções e com suporte gigante já de cara.


Jogos que são realmente bem optimizados são mgsv, jogos da valve, gta v, dark souls 2, mass effect.
Sempre está ligado diretamente com a engine do jogo.

E por que não seria um jogo otimizado apesar de ser mais leve, usar de coisas mais simples para funcionar bem? Uma boa comparação é com The Evil Within, jogo que é em corredor fechado, gráficos de PS360, no lançamento travado em 30 fps, com barras pretas nos cantos superior e inferior, não aceita dual gpu até hoje, não escalona bem conforme vc diminui a qualidade para conseguir mais frames, e por aí vai. Além de não entregar nada visualmente avançado, funciona bem mal. Mad max ao menos entrega alguma coisa em um mundo aberto onde dá pra vc ver uma cidade a quilômetros de distancia, tem carros que quando explodem dão um bom efeito visual, boa modelagem dos personagens, boa movimentação, som ótimo, usa bem os recursos do pc, etc. Não é nenhum exemplo de jogo mais lindo do mundo, mas beleza, funciona bem e aproveita oque tem no seu pc. Isso é que entendo de otimização, e não inovação técnica.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.476
Reações
42.334
Pontos
1.074
Otimização pra mim é algo muito abrangente. tem vários tipos de otimização em relação a jogos. Por exemplo, existem jogos que não rodam bem nem em hardware bom, nem em hardware fraco, o caso do novo naruto, que tem quedas de FPS aleatórios, usa praticamente um único núcleo de CPU e é cravado a 30FPS. Esse é o clássico caso de jogo mal portado, assim como o batman era.

Existe aqueles jogo que são bons para hardwares fracos mas simplesmente exigem demais de hardwares pesados, seja porque o recurso em questão seja pesado (PhysX), seja porque a produtora não permita o uso de todo o recurso pela VGA/CPU (texturas de Shadow of Mordor)

Vamos analisar alguns exemplos: Nós sabemos que uma GTX 750Ti é suficiente para fazer gráficos iguais ou um pouco superiores ao PS4 em 1080p e que uma 750 é capaz de fazer gráficos iguais ao do XONE em 900p. Então comecemos com o novo Tomb Raider:


Esse jogo claramente é mal otimizado em todos os sentidos, pois a GTX 750ti não segura na qualidade console (não consegue usar pure hair) nem em 900p e em altas configurações, também tem problemas com desempenho, visto que uma 970/980 não é capaz de segurar o jogo a 60FPS nem usar as texturas very high (o que a maioria dos jogos atuais conseguem).

Outro jogo mal otimizado é o Just Cause 3. O jogo não roda na 750Ti da forma satisfatória, e mesmo em placas boas, tem problemas.

Já o Batman Arkham Knight, atualmente está muito melhor otimizado que ambos os jogos. ainda é extremamente pesado para o max settings 60FPS (exigindo um i7) e não tem suporte a SLI, porém, o jogo se comporta bem em hardware mais modestos, como na GTX 750ti e até no low 720p em hardwares de baixíssimo custo como o PC da crise adrenaline:


Se vocês repararam bem, nesses 3 jogos tivemos basicamente o mesmo problema: excessivo uso de RAM/VRAM com texturas. E adivinhem, os três jogos usam Denuvo! fikadika!

Agora vamos para outros exemplos melhores.

Temos exemplos de boa otimização em todos os casos (hardware fraco e forte) que são: Mad Max e Metal Gear V. Apesar de ambos terem qualidade crossgen, eles desempenham uma qualidade excelente e um desempenho ótimo, rodando em hardwares mais fracos e permitindo 4K com facilidade em hardwares mais potentes. Ambos usam Denuvo, mas nenhum deles tem texturas muito exigentes.

Então para concluir, otimização é muito abrangente, tem muitas variáveis a serem analisadas e não é fácil decidir o que é que deve ou não rodar num hardware. Essa é a minha opinião!
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
E por que não seria um jogo otimizado apesar de ser mais leve, usar de coisas mais simples para funcionar bem? Uma boa comparação é com The Evil Within, jogo que é em corredor fechado, gráficos de PS360, no lançamento travado em 30 fps, com barras pretas nos cantos superior e inferior, não aceita dual gpu até hoje, não escalona bem conforme vc diminui a qualidade para conseguir mais frames, e por aí vai. Além de não entregar nada visualmente avançado, funciona bem mal. Mad max ao menos entrega alguma coisa em um mundo aberto onde dá pra vc ver uma cidade a quilômetros de distancia, tem carros que quando explodem dão um bom efeito visual, boa modelagem dos personagens, boa movimentação, som ótimo, usa bem os recursos do pc, etc. Não é nenhum exemplo de jogo mais lindo do mundo, mas beleza, funciona bem e aproveita oque tem no seu pc. Isso é que entendo de otimização, e não inovação técnica.
Um port muio ruim não transforma outro em exemplo top de port.

Novamente mad max é bom sim porque veio 50 opções, mesmo simples cumpriu sem dar problema, suporte gigante e jogo já veio bala sem precisar de grandes patchs.

Já metal gear tem engine de next gen mesmo e consegue tem desempenho até bem melhor no pc que console em gráficos semelhantes.


Só pra repetir, acho trabalho do mad max muito bom mesmo, apenas não O exemplo supremo.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Eu ia quotar o saga mas o tapatalk ta bugado.
Sera que culpar o denuvo pelo uso excessivo de vram eh correto?
Dragon age inquisition tem texturas fodas, usa denuvo e nao tem um desempenho porco por conta disso. Com 2gb de vram roda com elas no maximo de boa.
Shadow of mordor roda ate que muito bem se nao abusar da textura, que exige se nao me engano 6gb, ou pelo menos 4gb pra ficar de boa, e se nao me engano nao tem denuvo.
Oque tenho certeza que ta rolando eh a nvidia dando pirocada na mesa e dando dinheiro pra dev contanto que coloque algum empecilho besta pra derrubar o desempenho. No passado foi a tesselaçao, no crisis 2 o jogo abusava disso, colocando tesselaçao ate onde nao era preciso ou sequer visto, como em blocos de concreto que poderiam ser construidos com seis ou sete poligonos, mas usavam tesselaçao construindo o bloco com milhares de mini poligonos. Ou o mar que passava debaixo das cidades e era renderizado mesmo sem ser visto, tbm com milhares de poligonos de tesselation.
A bola da vez eh a vram, que poderia usar no maximo uns 4gb, mas que deu essa porrada logo para 6gb, coincidentemente a quantidade de vram da 980ti.
Com isso faz com que a 970 por exemplo ja nao rode como poderia devido a essa limitaçao, ainda mais por conta da divisao em duas partes de vram, imagino o stuttering que deve rolar por conta disso. Aquelas sombras la horriveis do tomb tbm nao me descem, aquilo devia ser usado somente em folhagem e olhe la, tem hora que as sombras do pescoço da lara ficam todas serrilhadas por conta do efeito. Muito melhor foram usadas no tw3, ou mesmo no gta5.
So to olhando a nvidia derrubando tudo que eh jogo por conta desse patrocinio. Uma coisa eh bancar e disponibilizar alguns efeitos como o physx, outra e botar uma textura nada demais exigindo 6gb. Lotf, batman, jc3, rot, ssaporra toda entregando pouco e exigindo muito.
A gente paga caro nos jogos hj em dia pra ficar tendo desempenho de m**** e tendo que trocar de vga prematuramente desse jeito. Se continuar assim, 970 vai ta rodando no medio ja em junho.
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
Do ponto de vista de um desenvolvedor, otimização é tornar o código mais eficiente, fazer mais com menos. Então acho que seria a primeira opção.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Star wars novo ficou muito bom graficamente e leve, apesar de não ser um jogo bom...
Jogos que são realmente bem optimizados são mgsv, jogos da valve, gta v, dark souls 2, mass effect.
Sempre está ligado diretamente com a engine do jogo.
Jogos da valve? São jogos pobres graficamente, extremamente grandes, e o que mais jogo é dota que vem ficando cada vez mais bugado, com umas quedas de fps monstruosa...
 

Kenshimx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.720
Reações
1.313
Pontos
249
Pra mim otimização é um termo muito técnico. Quando o jogo já está quase completo vc começa a procurar onde o jogo está pesando na CPU e GPU, ou seja, procura onde estão sendo gastos mais ciclos nesses dois hardwares.

O engenheiro usa ferramentas para encontrar onde exatamente está sendo gasto mais ciclos e latência, e daí ele vai lá naquela área do código e tenta encontrar formas de acelerá-lo (ou seja, otimizá-lo). As vezes é um bug que está causando uso excessivo da cpu/gpu. As vezes talvez até tenha que cortar alguma coisa.

Isso sem contar os diferentes hardwares que existem no PC. As vezes um hardware novo suporta novas tecnologias ou métodos de processamento que hardwares mais antigos ou não suportam ou rodam muito mais lento. Eu tenho certeza que deve ser uma tarefa fdp de difícil vc conseguir otimizar sendo que precisa esperar o game estar quase finalizado e tem que estar dentro do prazo do projeto. Por isso acabam saindo os fixs depois do jogo ser lançado.

Acho que o problema é mais a forma como os projetos são levados do que a famosa "preguiça" que costuma-se colocar nos ombros dos devs (injustamente ao meu ver).

Mas enfim, eu não sou da área, não manjo disso. Imagino que seja bem complicado, mas não tenho conhecimento. Tenho pra mim que otimizar é isso aí. Me lembra as otimizações em querys no Oracle, só que deve ser beeeeeeeeeeem mais complexo.

Nesse momento que magos como o Carmack aparecem com suas mágicas.

Eh tipoisso ae q tu falou.. mas n precisa do projeto estar qse pronto p fazer a otimização, na verdade isso deve ser pensado desde a comcepção do projeto...

Um projeto mal otimizado eh feito ou por prazo maluco de entrega, desleixo dos desenvolvedores, falta de organização, muitas mudanças durante o desenvolvimento, etcs Ou seja, eh um conjunto de fatores
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.042
Pontos
2.059
Eh tipoisso ae q tu falou.. mas n precisa do projeto estar qse pronto p fazer a otimização, na verdade isso deve ser pensado desde a comcepção do projeto...

Um projeto mal otimizado eh feito ou por prazo maluco de entrega, desleixo dos desenvolvedores, falta de organização, muitas mudanças durante o desenvolvimento, etcs Ou seja, eh um conjunto de fatores
Então, eu não sou da área, uma vez eu li um tópico no Reddit e os desenvolvedores estavam falando justamente sobre esse tema. Disseram eles que a otimização vinha no final do projeto, quando o game estava quase pronto (não pronto). Isso ocorria pq, de acordo com o que postaram, os jogos sofriam mudanças muito grandes no decorrer do desenvolvimento e não era possível vc otimizar por isso (acho que vc citou isso no final do seu post). Então tinham que esperar o projeto estar quase finalizado, onde não haveriam grandes mudanças, e aí começar a otimizar.

O problema pelo o que eu vi é que nego tinha pouquíssimo tempo pra isso, o jogo já tá pertinho de ir a gold e aí nego tem que fazer mágica pra otimizar antes do lançamento.

Pra eles era uma questão óbvia de projeto mal elaborado. Mas como falei, nem sou da área, mas no reddit tem uns bons users, daí fiquei com essa leitura na cabeça.

Mas pode ser apenas uma das possibilidades como vc disse.

Sent on-the-go from my mobile
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Star wars novo ficou muito bom graficamente e leve, apesar de não ser um jogo bom...

Jogos da valve? São jogos pobres graficamente, extremamente grandes, e o que mais jogo é dota que vem ficando cada vez mais bugado, com umas quedas de fps monstruosa...
Dota não é bugado e é bem optimizado e nos últimos 2 meses de patch ficou mais estável ainda e mais leve com reborn que com a engine antiga.
Tenho também 5000 horas nele e já joguei com umas 6 placas diferentes.

E jogos da valve não são fracos graficamente(não no lançamento)
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
game otimizado hj em dia é game que faz uso inteligente de assets, LOD, mult-threading e etc, pq engine é praticamente tudo pré-fabricada.

quer exemplo de jogo mal otimizado só olha pra valve. todos os jogos dela rodam nessa engine lixo source que faz uso pesado de BSP (geometria que não pode ser acelerada por hardware), multithreading extremamente limitado, animações que consomem demasiados ciclos de cpu e etc. quase sempre cpu-bound.

é, em poucas palavras, jogo mal otimizado é jogo cpu-bound quando deveria ser gpu-bound. (só não falo sempre pq tem generos que é impossivel nao ser cpu-bound, como RTS por exemplo)
Dota não é bugado e é bem optimizado e nos últimos 2 meses de patch ficou mais estável ainda e mais leve com reborn que com a engine antiga.
Tenho também 5000 horas nele e já joguei com umas 6 placas diferentes.

E jogos da valve não são fracos graficamente(não no lançamento)
hahaah discordo fortemente.
meu laptop rodava essa porra a 90fps antes do reborn, agora ta com quedas o tempo inteiro pra 40fps.
até meu desktop ta ameaçando algumas horas cair de 90 em partida vanilla, 10v10 então (só jogo isso hj em dia) raspa na casa dos 60. um absurdo.
fora q o peso do jogo absolutamente nao condiz com o visual, nem a complexidade dele. e que a cada patch cosmético o jogo vai ficando mais pesado invariavelmente. proprio TF2 rodava 100fps num q6600 EM SINGLE CORE na epoca do lançamento. hj em dia esse cpu deve chorar pra fazer 30fps mesmo em dual core nesse jogo. valve só tem programador mediocre.
 
Ultima Edição:

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
acho q tudo começa com a engine
eu rodei o ground zeroes nesse mesmo pc, mas antes de ter a GTX 970, eu tinha uma HD 5770 e rodava no medium em 1080p a uns 40FPS
Fiquei embasbacado com a leveza do game e como a FOX engine é fuderosa.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Dota não é bugado e é bem optimizado e nos últimos 2 meses de patch ficou mais estável ainda e mais leve com reborn que com a engine antiga.
Tenho também 5000 horas nele e já joguei com umas 6 placas diferentes.

E jogos da valve não são fracos graficamente(não no lançamento)
Cara, quase todo dia aparece um bug diferente no dota, basta entrar no reddit e ver. Aqui como com o @Grave Uypo tambem foi ficando cada vez mais pesado, meu notebook que rodava o jogo no medio quando lancou, hoje roda morrendo...
No pc qualquer coisa da queda de frames, nada perceptivel visualmente, mas se acompanhar o contador de fps, fica variando de 120 até uns 60 facilmente...
E os jogos da valve sao feios sim, o proprio dota nao tem nada demais, CS entao... O GO foi lancando quase um ano depois de BF3, e a diferenca entre os dois é monstruosa...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Cara, quase todo dia aparece um bug diferente no dota, basta entrar no reddit e ver. Aqui como com o @Grave Uypo tambem foi ficando cada vez mais pesado, meu notebook que rodava o jogo no medio quando lancou, hoje roda morrendo...
No pc qualquer coisa da queda de frames, nada perceptivel visualmente, mas se acompanhar o contador de fps, fica variando de 120 até uns 60 facilmente...
E os jogos da valve sao feios sim, o proprio dota nao tem nada demais, CS entao... O GO foi lancando quase um ano depois de BF3, e a diferenca entre os dois é monstruosa...

Olhar reddit para ver bug não quer dizer absolutamente nada.
É um jogo online de 1 milhão de usuários simultâneos, senão tivesse nenhum tipo de anormalidade que seria estranho.
Sendo que 90% dos problemas geralmente são do próprio usuário.

Você começou a citar bug diferente com você e agora tá começando a citar "reddit".
Eu uso contador de frames nele desde 2011 que peguei beta.
E dota é o mais bonito e com melhores efeitos de todos os mobas com nível gráfico muito bom até para rts, se isso é ser feio bom pra ti.
hahaah discordo fortemente.
meu laptop rodava essa porra a 90fps antes do reborn, agora ta com quedas o tempo inteiro pra 40fps.
até meu desktop ta ameaçando algumas horas cair de 90 em partida vanilla, 10v10 então (só jogo isso hj em dia) raspa na casa dos 60. um absurdo.
fora q o peso do jogo absolutamente nao condiz com o visual, nem a complexidade dele. e que a cada patch cosmético o jogo vai ficando mais pesado invariavelmente. proprio TF2 rodava 100fps num q6600 EM SINGLE CORE na epoca do lançamento. hj em dia esse cpu deve chorar pra fazer 30fps mesmo em dual core nesse jogo. valve só tem programador mediocre.
Bom você é um floco de neve especial então.
Que cair de 90 fps para 40 fps você vai ter de me dizer qual a sua configuração exata e configuração ingame exata.
Eu não conseguia manter 90fps constantes numa gtx 560 antiga, seu notebook deve ser muito foda.

E 10x10 é cpu bound, quanto fica uso da gpu? Quanto fica uso da cpu? Temperatura de ambos?



Sinceramente abrir reddit pra dizer que tem bug e falar que "meu fps caiu de 90 para 40 com reborn" não vai colar.
Palavra bug foi utilizada 50x aqui e nem sequer li relato pessoal exato de um.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.576
Pontos
854
Jogo otimizado é aquele que vai rodar bem e extrair maior recurso possível do hardware. Exemplo? Fiquei besta de ver o Ground Zeroes rodando no meu note i5 / 6gb / gt540m 2gb. Eu não tava acreditando naquelas imagens, iluminação, efeito da chuva, etc, e depois perceber que o game tinha começado ali na montanha.

Em compensação, o tal do Sombras de Mordor (que deve ser um jogo bom por sinal) ficou com gráficos de PS2 na minha máquina. Hue.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Dos jogos mais bem otimizados que joguei no PC dois são da Capcom. O primeiro foi Devil May Cry 4 que rodava a 720p e 60fps Na minha GTS 450 de 1GB. Além de gráficos melhores que no meu PS3, no PC o jogo praticamente não tem loadings.
Outro jogo que foi muito bem desenvolvido pra PC foi Resident Evil 5. Que se não me engano, assim como Devil May Cry 4 foi feito pela própria Capcom e não por empresas terceirizadas como a QLOC, que anda portando quase tudo dela nos últimos anos.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Olhar reddit para ver bug não quer dizer absolutamente nada.
É um jogo online de 1 milhão de usuários simultâneos, senão tivesse nenhum tipo de anormalidade que seria estranho.
Sendo que 90% dos problemas geralmente são do próprio usuário.

Você começou a citar bug diferente com você e agora tá começando a citar "reddit".
Eu uso contador de frames nele desde 2011 que peguei beta.
E dota é o mais bonito e com melhores efeitos de todos os mobas com nível gráfico muito bom até para rts, se isso é ser feio bom pra ti.
Vamo la, citei reddit porque é um canto facil de ver uma porrada de coisa, que todos tem acesso.
Comigo vejo queda de fps, de vez em quando os bonecos ficam brancos quando boto o cursor em cima, as vezes vejo skills na fog (splash da luna por exemplo).
No reddit tem uma porrada de reclamacao, set que quebra a hitbox do hero e o deixa nao clicavel (ult do dk), tem bastante gente reclamando de vez por outra escutar inimigo dando tp na fog, outro video que botaram ontem mostrando que um cara ficou visivel pros inimigos quando iniciou o tp pra fugir (mesmo estando na fog).
Pega o Hook do pudge que tem a hitbox quebrada, que muitos hooks deviam pegar e nao pegam, outros que deviam passar e acabam pegando... Pior caso que ja vi:


E outra, o jogo ter "os melhores efeitos de todos os mobas" não quer dizer que os graficos sejam grandes coisas, principalmente quando se está falando de otimizacao...
 
Topo Fundo