O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.630
Reações
17.696
Pontos
1.659
Queria tirar uma dúvida, eu tenho ideias para criar um aplicativo ou até mesmo uma start-up. Mas não sou conhecedor de programação, mas sei o possível para entender.

Uma coisa que sou bom, é na criatividade de criação, escrever e detalhar como um produto ou aplicativo se deve trabalhar oi ser desenvolvido.

Como eu posso começar a dar algo físico a essas ideias? Procurar programadores, ou inicialmente investidores etc....fico perdido.

Exemplo, digamos que existe uma criação de uma placa lógica diferente e tal. Eu pensei em levar a ideia para Positivo ou Multilaser, até para Tectoy sei lá.

Qual o ponto inicial de uma ideia ser realizada?

Obrigado a todos.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.749
Reações
15.460
Pontos
453
Queria tirar uma dúvida, eu tenho ideias para criar um aplicativo ou até mesmo uma start-up. Mas não sou conhecedor de programação, mas sei o possível para entender.

Uma coisa que sou bom, é na criatividade de criação, escrever e detalhar como um produto ou aplicativo se deve trabalhar oi ser desenvolvido.

Como eu posso começar a dar algo físico a essas ideias? Procurar programadores, ou inicialmente investidores etc....fico perdido.

Exemplo, digamos que existe uma criação de uma placa lógica diferente e tal. Eu pensei em levar a ideia para Positivo ou Multilaser, até para Tectoy sei lá.

Qual o ponto inicial de uma ideia ser realizada?

Obrigado a todos.
Pelo que tenho visto parece ser bem difícil conseguir investimento sem o produto pronto, rodando e gerando histórico.

A FIAP tem um programa mt bom que valida projetos embrionários e injeta dinheiro em projetos promissores, não achei programa igual no brasil -- mas é para alunos do MBA (30 mil lulas o curso).

 
Ultima Edição:

Will shiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.629
Reações
1.273
Pontos
599
Imaginem quantas pessoas não batem na porta dessas empresas dizendo ter a ideia que vai salvar o mundo, o próximo Instagram, o próximo ifood e etc.

Se não tiver algo concreto funcionando e gerando receita você é só mais um doido sonhador.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Queria tirar uma dúvida, eu tenho ideias para criar um aplicativo ou até mesmo uma start-up. Mas não sou conhecedor de programação, mas sei o possível para entender.

Uma coisa que sou bom, é na criatividade de criação, escrever e detalhar como um produto ou aplicativo se deve trabalhar oi ser desenvolvido.

Como eu posso começar a dar algo físico a essas ideias? Procurar programadores, ou inicialmente investidores etc....fico perdido.

Exemplo, digamos que existe uma criação de uma placa lógica diferente e tal. Eu pensei em levar a ideia para Positivo ou Multilaser, até para Tectoy sei lá.

Qual o ponto inicial de uma ideia ser realizada?

Obrigado a todos.

Primeiro tu terá que conseguir um Sócio que entenda de tecnologoa, um CTO


Porque não iniciar um negócio sem um CTO

Pode parecer loucura, mas é cada vez mais comum negócios digitais, sairem do papel (e até continuarem por muito tempo), sem um CTO. Afinal, se encontrar boas pessoas desenvolvedoras não é uma tarefa fácil, contratar um CTO é ainda mais difícil.

Mas, iniciar sem um profissional desse perfil é muito pior do que a demora para encontrá-lo e pode custar muito caro para a sua startup a médio e longo prazo.

Imagine que você tenha que tomar todas essas decisões que citei sozinho, sem saber nada de tecnologia, as chances de isso dar errado são de quase 100%. Ou pior, que você tenha terceirizado essa decisão para outra pessoa, que não faz parte da sua empresa, como uma outra empresa ou freelancer.

Chegará o momento em que você não saberá mais nada da tecnologia do seu negócio. O que é um grande risco, afinal, se tratando de uma startup, a tecnologia faz parte do “core business”.

Por isso, sempre considere esse tipo de profissional na hora de tirar o seu produto digital do papel.
 
Ultima Edição:


Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.770
Reações
33.575
Pontos
1.048
Tenho recebido isso aqui direto no Facebook. Pensei em recomendar pra uma pessoa mas...... parece bom demais pra ser verdade. Será golpe?
Screenshot_20240205-092018.png


Screenshot_20240205-092038.png


Screenshot_20240205-092118.png
 

Cubo de gelo

Veterano
VIP
Mensagens
430
Reações
538
Pontos
128
Imaginem quantas pessoas não batem na porta dessas empresas dizendo ter a ideia que vai salvar o mundo, o próximo Instagram, o próximo ifood e etc.

Se não tiver algo concreto funcionando e gerando receita você é só mais um doido sonhador.
Sim. Eu mesmo quando tinha muitas ideias de jogos pra fazer pensava bem assim. Agora o pior é quando junta isso com diploma, aí o cara usa o diploma como "prova" de que vai dar certo e se ferra imensamente.

Não lembro onde e nem quando eu li um artigo que falava de algum investidor lá dos EUA que vivia pegando planos de negócios de recém-formado por Harvard e outras grandes faculdades e via que o plano era mirabolante, uma miragem.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.523
Reações
19.497
Pontos
744
Um recrutador de portugual me mandou msg sexta de manha (8 horas) só fui ver de noite (18 horas). Respondi ele assim que vi a mensagem, até agora ele n respondeu. Acham que devo aguardar mais antes de mandar outra msg?
Não me inscrevi em nada.

Queria só para ver como seria um entrevista para fora.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.749
Reações
15.460
Pontos
453
Um recrutador de portugual me mandou msg sexta de manha (8 horas) só fui ver de noite (18 horas). Respondi ele assim que vi a mensagem, até agora ele n respondeu. Acham que devo aguardar mais antes de mandar outra msg?
Não me inscrevi em nada.

Queria só para ver como seria um entrevista para fora.
Esperaria até amanha e mandaria cedinho uma msg perguntando se ainda há interesse.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.564
Reações
91.731
Pontos
1.503
Bom dia lindos.

Começa hoje a inscrição pro vestiba da UNIVESP


Bacharel em Tecnologia da Informação – 3 anos
Forma o profissional para o desenvolvimento de soluções que envolvem software, web, nuvem e mobile. Os alunos aprofundarão conhecimento em banco de dados, programação e engenharia de software que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações, além de noção de negócios.

Bacharel em Ciência de Dados – 4 anos
Forma o profissional para trabalhar com ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais voltadas a auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados, que auxiliam nas tomadas de decisões. A atividade é muito procurada pelas grandes empresas. De acordo com rankings internacionais, a profissão está em destaque. Na avaliação sobre os melhores empregos do site carreercast.com, eles aparecem na 7ª colocação; no glassdoor.com, surge como a profissão número 1 dos Estados Unidos.

Bacharel em Engenharia de Computação – 5 anos
Forma o profissional para atuar na área, realizando, entre outras atividades: análise, planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais centralizados e distribuídos, sistemas embarcados, desenvolvimento e uso de tecnologias de comunicação, sistemas multimídia e hipermídia, redes de computadores, bem como gestão de sistemas industriais e comerciais e de empresas de computação. Com essa abrangente formação o profissional pode especificar, projetar, implementar, integrar, testar e manter sistemas de hardware e software e, assim, trabalhar no desenvolvimento de produtos, aplicações e serviços em qualquer área da informática e da tecnologia da informação, atendendo a demanda de indústrias, empresas, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e do setor de serviços públicos.


_______________________

Dizem que de graça até ônibus errado, tá aí uma opção gratuita e fácil (só pra entrar) pra quem quer um bom canudo na área.
Devo ter entrado umas 2 ou 3x nessa universidade e jogado a toalha. Como qualquer pública, é puxado!
 

alex_seph

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
5.445
Reações
2.727
Pontos
1.639
Eu tenho uma dúvida honesta sobre quais tipos de trabalhos, especificamente, nas empresas de TI estão sendo substituídos por IA. Não acredito que estejam pegando os Dev juniors e trocando por um GPT da vida.

Coincidentemente vai ter uma apresentação de IA aqui na empresa essa semana (mais geral, não deve ser específica sobre Salesforce, até mesmo porque de Salesforce tem uma porrada de aplicação de IA dentro da plataforma já, algumas no estilo generativa).

O curioso é que quando você vai ler sobre as partes conceituais e éticas de IA sempre tem o discurso sobre segurança dos dados do usuário, que nunca vão reter nada, e de que a tecnologia é para "empoderar" os funcionários, nunca é para mandar eles embora :klolwtf
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.749
Reações
15.460
Pontos
453
Eu tenho uma dúvida honesta sobre quais tipos de trabalhos, especificamente, nas empresas de TI estão sendo substituídos por IA. Não acredito que estejam pegando os Dev juniors e trocando por um GPT da vida.

Coincidentemente vai ter uma apresentação de IA aqui na empresa essa semana (mais geral, não deve ser específica sobre Salesforce, até mesmo porque de Salesforce tem uma porrada de aplicação de IA dentro da plataforma já, algumas no estilo generativa).

O curioso é que quando você vai ler sobre as partes conceituais e éticas de IA sempre tem o discurso sobre segurança dos dados do usuário, que nunca vão reter nada, e de que a tecnologia é para "empoderar" os funcionários, nunca é para mandar eles embora :klolwtf
Antigamente precisávamos de vários operários em uma indústria, a medida que fomos "robotizando" os processos -- a quantidade de pessoas necessárias foi diminuindo.

Ocorreu uma diminuição na demanda por operários e não uma substituição total!

Acredito que esse é o cenário que Ti entrou ano passado
 

Temujin

Veterano
Mensagens
147
Reações
371
Pontos
148
Eu tenho uma dúvida honesta sobre quais tipos de trabalhos, especificamente, nas empresas de TI estão sendo substituídos por IA. Não acredito que estejam pegando os Dev juniors e trocando por um GPT da vida.

Coincidentemente vai ter uma apresentação de IA aqui na empresa essa semana (mais geral, não deve ser específica sobre Salesforce, até mesmo porque de Salesforce tem uma porrada de aplicação de IA dentro da plataforma já, algumas no estilo generativa).

O curioso é que quando você vai ler sobre as partes conceituais e éticas de IA sempre tem o discurso sobre segurança dos dados do usuário, que nunca vão reter nada, e de que a tecnologia é para "empoderar" os funcionários, nunca é para mandar eles embora :klolwtf
Acho que não vai extinguir mas vai precisar de menos gente quanto mais a IA avança, talvez isso acabe em um rebalanceamento da área para algo semelhante ao que era pre-pandemia, agora algo que vai dar pano pra manga pra discussão e a parte de compliance, a empresa que estou alocado mandou um e-mail bem no começo do chat-gpt avisando para não inserir nenhuma informação da empresa lá, isso talvez não seja algo que startups ou empresas pequenas se preocupem tanto, mas big corps sim.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.957
Reações
95.355
Pontos
2.179
O que eu leio em fóruns americanos é que por lá realmente teve contratação exagerada. Houve uma corrida para ver quem contratava mais. Agora, para atender a pressão dos investidores, está tendo a corrida invertida. Uma corrida para ver quem enxuga mais as contas. IA ainda não tá sendo o fator determinante.
 

Temujin

Veterano
Mensagens
147
Reações
371
Pontos
148
O que eu leio em fóruns americanos é que por lá realmente teve contratação exagerada. Houve uma corrida para ver quem contratava mais. Agora, para atender a pressão dos investidores, está tendo a corrida invertida. Uma corrida para ver quem enxuga mais as contas. IA ainda não tá sendo o fator determinante.
Nessa linha:

 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
850
Reações
1.552
Pontos
574
Acho que não vai extinguir mas vai precisar de menos gente quanto mais a IA avança, talvez isso acabe em um rebalanceamento da área para algo semelhante ao que era pre-pandemia, agora algo que vai dar pano pra manga pra discussão e a parte de compliance, a empresa que estou alocado mandou um e-mail bem no começo do chat-gpt avisando para não inserir nenhuma informação da empresa lá, isso talvez não seja algo que startups ou empresas pequenas se preocupem tanto, mas big corps sim.
Sim. Estamos desenvolvendo um sistema para um das empresas MANGA, e eles proibiram o uso da ferramenta. Uma das coisas q falaram é sobre os diretos autorais do código gerado e tb sobre vazamento de dados. Enquanto isso não se resolver e for muito bem clarificado, essas empresas não vão permitir usar a ferramenta e vão acelerar o desenvolvimento de uma IA própria.
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.038
Reações
3.609
Pontos
709
Bom dia lindos.

Começa hoje a inscrição pro vestiba da UNIVESP


Bacharel em Tecnologia da Informação – 3 anos
Forma o profissional para o desenvolvimento de soluções que envolvem software, web, nuvem e mobile. Os alunos aprofundarão conhecimento em banco de dados, programação e engenharia de software que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações, além de noção de negócios.

Bacharel em Ciência de Dados – 4 anos
Forma o profissional para trabalhar com ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais voltadas a auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados, que auxiliam nas tomadas de decisões. A atividade é muito procurada pelas grandes empresas. De acordo com rankings internacionais, a profissão está em destaque. Na avaliação sobre os melhores empregos do site carreercast.com, eles aparecem na 7ª colocação; no glassdoor.com, surge como a profissão número 1 dos Estados Unidos.

Bacharel em Engenharia de Computação – 5 anos
Forma o profissional para atuar na área, realizando, entre outras atividades: análise, planejamento e desenvolvimento de sistemas computacionais centralizados e distribuídos, sistemas embarcados, desenvolvimento e uso de tecnologias de comunicação, sistemas multimídia e hipermídia, redes de computadores, bem como gestão de sistemas industriais e comerciais e de empresas de computação. Com essa abrangente formação o profissional pode especificar, projetar, implementar, integrar, testar e manter sistemas de hardware e software e, assim, trabalhar no desenvolvimento de produtos, aplicações e serviços em qualquer área da informática e da tecnologia da informação, atendendo a demanda de indústrias, empresas, grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e do setor de serviços públicos.


_______________________

Dizem que de graça até ônibus errado, tá aí uma opção gratuita e fácil (só pra entrar) pra quem quer um bom canudo na área.
Devo ter entrado umas 2 ou 3x nessa universidade e jogado a toalha. Como qualquer pública, é puxado!

Já comecei uma vez lá também, mas só cursei 1 semestre e larguei pois fui selecionado pra uma pós no IF da minha cidade, aí não podia ter matrícula ativa em 2 universidades públicas. Acabei não terminando a pós no IF... agora estou pensando em voltar pra Univesp.
Já tenho graduação em engenharia elétrica e tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas... queria fazer engenharia da computação "porque sim" :lolwtf
Lembro só que demoravam muito pra analisar os pedidos de dispensa das matérias, acaba fazendo um monte de atividades e até avaliação, pra só depois sair a dispensa. Bem zoado isso.

Sim. Estamos desenvolvendo um sistema para um das empresas MANGA, e eles proibiram o uso da ferramenta. Uma das coisas q falaram é sobre os diretos autorais do código gerado e tb sobre vazamento de dados. Enquanto isso não se resolver e for muito bem clarificado, essas empresas não vão permitir usar a ferramenta e vão acelerar o desenvolvimento de uma IA própria.

Aqui onde eu trabalho foi desenvolvida uma IA pra uso dos colaboradores, justamente por conta desses problemas citados.
Teve algum colaborador que inseriu informação sensível no chat gpt e algum superior dele acabou vendo, aí deu treta.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.207
Reações
7.428
Pontos
283

Em 7 meses já teria pego essas coisas que pediram. E achar que por ter 20 anos, a empresa vai achar que ele vai aprender ou vai saber, é meio prepotente.

Do que eu vejo desses caras com muitos anos de XP, parece que passaram a vida presos em alguma tecnologia e não se atualizaram. E quando questionados sobre isso, são arrogantes e dão carteirada.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.957
Reações
95.355
Pontos
2.179
Estou com um projeto legado que incomoda tanto que quando vou no banheiro é diarreia 100% líquida.

Corpo tá pifando.
 

Kyron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.599
Reações
2.995
Pontos
353
Empresa salientando o retorno ao trabalho presencial. Isso é um layoff em andamento ou a empresa está passando por baixo desempenho e acham que voltar ao presencial irá resolver algo? :kkk
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.957
Reações
95.355
Pontos
2.179
Empresa salientando o retorno ao trabalho presencial. Isso é um layoff em andamento ou a empresa está passando por baixo desempenho e acham que voltar ao presencial irá resolver algo? :kkk

Pelo menos estão dando tempo para quem não quer retornar se mexer. Onde eu trabalhava, só chegou um e-mail no fim da tarde de sexta-feira dizendo "a diretoria se reuniu e foi decidido o retorno ao escritório a partir de segunda. Qualquer duvida entrar em contato com [menina do RH]"

Detalhe, fazia apenas 3 meses do inicio da pandemia. Me assustei quando voltei e vi que no edifício do trabalho tinha empresa que nem parou.

Blumenau é tenso.
 

Kyron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.599
Reações
2.995
Pontos
353
Pelo menos estão dando tempo para quem não quer retornar se mexer. Onde eu trabalhava, só chegou um e-mail no fim da tarde de sexta-feira dizendo "a diretoria se reuniu e foi decidido o retorno ao escritório a partir de segunda. Qualquer duvida entrar em contato com [menina do RH]"

Detalhe, fazia apenas 3 meses do inicio da pandemia. Me assustei quando voltei e vi que no edifício do trabalho tinha empresa que nem parou.

Blumenau é tenso.
Era empresa média/pequena? Geralmente que fez isso foram aqueles empresários 'doentes' meio que extrema direita.

Estou atuando em uma multi...E felizmente a quantidade de pessoas na minha região é muito maior que o escritório cabe. Então, ou eles irão fazer rodízio ou começar a demitir. :khuh
Na situação atual, acho ridículo as empresas forçarem a volta ao trabalho presencial. Itau, IBM e demais..Todas estão sendo bem escrotas nesse quesito.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.749
Reações
15.460
Pontos
453
Era empresa média/pequena? Geralmente que fez isso foram aqueles empresários 'doentes' meio que extrema direita.

Estou atuando em uma multi...E felizmente a quantidade de pessoas na minha região é muito maior que o escritório cabe. Então, ou eles irão fazer rodízio ou começar a demitir. :khuh
Na situação atual, acho ridículo as empresas forçarem a volta ao trabalho presencial. Itau, IBM e demais..Todas estão sendo bem escrotas nesse quesito.
Nada alimenta mais o ego desses gestores do que poder olhar nos olhos dos seus subordinados
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.749
Reações
15.460
Pontos
453
Talvez seja problema dele não baixar a régua da pretensão salarial dele.
Eu considero esses posts pedindo emprego um ato em que a pessoa faz depois de esgotar outras opções, ele já deve ter diminuído a pretensão antes de chegar nesse extremo.
 
Topo Fundo