O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Playstation 2] - Comprei o cabo VGA, olha o video de teste.

seatle94br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.561
Reações
2.598
Pontos
1.104
Assim que possivel, vou mudar algumas coisas no tópico, algumas fotos, outros vídeos, dicas etc.

Que acha @Gilberto Moreira ? Coloco suas dicas e algumas minhas, assim como compatibilidade dos jogos.
 

Hotsuma

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
169
Pontos
43
No OPL dá pra usar cheats de widescreen, eu recomendo pra quem joga nessas TVs de LCD, que são tudo em 16:9, pra imagem não ficar esticada.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Comparação VGA x Componente só haveria sentido em uma mesma TV, que tenha ambas as entradas. Se usar tipos diferentes de TV/Monitor fica deveras subjetivo e inconclusivo.

Mas de todo modo, tais diferenças seriam pouco perceptíveis por meio de screenshots ou vídeos de YouTube, somente ao vivo para ter uma boa noção.
 


Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Comparação VGA x Componente só haveria sentido em uma mesma TV, que tenha ambas as entradas. Se usar tipos diferentes de TV/Monitor fica deveras subjetivo e inconclusivo.

Mas de todo modo, tais diferenças seriam pouco perceptíveis por meio de screenshots ou vídeos de YouTube, somente ao vivo para ter uma boa noção.

No meu caso mano o vga pela tv no ps2 valeria muito a pena, eu já uso o pc pelo vga dela e vou revesando a entrada vga com o xbox 360, e ela tem opção pelo vga de ajustar o X e Y da tela manualmente caso a imagem fique deslocada, de repente até tenha opção para esticar as laterais, e tirar as tarjas laterais mais neste caso somente testando para saber, só estou na espera do cabo não precisar do SOG, para conversarmos sobre um cabo destes.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
O SoG que o Seatle fala no vídeo é a tecnologia "RGsB", onde o sinal de sincronismo é carregado pelo cabo "Green" do RG. Uma forma de fazer split do Hsync e Vsync é utilizar o mesmo circuito que o pessoal de hack de Dreamcast faz para ter H e V sync no cabo VGA, usando o CI LS244 com os pinos 1 e 19 aterrados e sem chave (switch) para ligar o modo VGA, veja só o layout para o dreamcast:
dricas.gif

No caso ao invés de ter o conector do dreamcast, podemos usar a mesma pinagem do multIO do PS2 e ainda driblar o "RGsB", melhorando a imagem se ter ruido de sincronia. Ainda não testei mas pelo que ví dá certo.
Segue referências:
http://gamesx.com
http://psx-scene.com/forums/f20/ps2-vga-hack-kiss-sync-green-goodbye-;-42592/
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
@spyblack, infelizmente isso não funciona. Na verdade esse circuito não tem qualquer relação com RGsB.

edit:

O que você está se referindo, sobre o tópico do Leonard no PSXScene, é outra coisa. Trata-se de fazer um hack na placa do PS2, suprimir o sinal SoG no chip encoder, pegar os sinais H e V diretamente da placa e passá-los por um buffer, que é justamente feito pelos C.Is que você mencionou (ou qualquer outro C.I que funcione como level converter). É um mod bem conhecido esse, na verdade eu tenho um PS2 modificado dessa forma que uso como referência para desenvolver o circuito pretendido.

Infelizmente esse hack de eliminaçao do SoG só é possível nos PS2 modelos SCPH-300xx, com placas GH-16 pra baixo.
 
Ultima Edição:

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Muito legal esse adaptador. Rodar consoles antigos em monitores com cabo componente ou composto gera um resultado deprimente.
 

Rato Puto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.058
Reações
993
Pontos
563
Vídeo no youtube realmente perde qualidade da imagem, é melhor tirar fotos do que fazer vídeo comparativo,
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
Se usar Popstarter via seção APPS do OPL, o GSM não funciona, tem de usar o GSM stand-a-lone versão 0.23x ou então as últimas rev do Popstarter com função modo de vídeo 480p.
(Não me perguntem detalhes pois não tenho mais usado Popstarter).
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Se usar Popstarter via seção APPS do OPL, o GSM não funciona, tem de usar o GSM stand-a-lone versão 0.23x ou então as últimas rev do Popstarter com função modo de vídeo 480p.
(Não me perguntem detalhes pois não tenho mais usado Popstarter).

Mano eu testei esta ultima versão do popstarter e realmente esta melhorando muito, agora tem 2 ELF: um para tv crt que fica em 240p e outro para tv lcd em 480i, mas ai que fica a novidade ele não fica intercalando entre 480i e 240p, ele fixa em 480i evitando as piscadas na tela para mudança de resolução, para usar o 480p precisa editar o CHEATS.TXT, e dependendo do caso vai ter que atribuir um valor ao X e Y manualmente para ajustar a imagem do popstarter com a tv.
 

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.440
Reações
2.608
Pontos
703
Mano eu testei esta ultima versão do popstarter e realmente esta melhorando muito, agora tem 2 ELF: um para tv crt que fica em 240p e outro para tv lcd em 480i, mas ai que fica a novidade ele não fica intercalando entre 480i e 240p, ele fixa em 480i evitando as piscadas na tela para mudança de resolução, para usar o 480p precisa editar o CHEATS.TXT, e dependendo do caso vai ter que atribuir um valor ao X e Y manualmente para ajustar a imagem do popstarter com a tv.
Vixe complicado então pra jogar ps1 no monitor.
 

GillBert

Veterano
Mensagens
595
Reações
894
Pontos
134
@Gilberto Moreira tem uma parada dessas pro Gamecube?
Gamecube é meio embaçado. Na porta A/V só há disponível audio, vídeo composto e s-vídeo (isso para console NTSC, os PAL dispõe de RGB mas não s-vídeo). Vídeo componete e VGA só consegue com o infame cabo vídeo componente ou D-Terminal conectado na porta digital (que é na verdade um circuito conversor DAC).

Muito embora, há tempos que criaram um projeto open source que é um clone desse DAC, existe a versão vídeo componente/VGA e HDMI, chama-se GCVideo e Shuriken Video respectivamente.

Para Xbox clássico também dá pra fazer um A/V Box semelhante, com vídeo composto, componente, svídeo e saída óptica de áudio :)
 

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.440
Reações
2.608
Pontos
703
Mano eu testei esta ultima versão do popstarter e realmente esta melhorando muito, agora tem 2 ELF: um para tv crt que fica em 240p e outro para tv lcd em 480i, mas ai que fica a novidade ele não fica intercalando entre 480i e 240p, ele fixa em 480i evitando as piscadas na tela para mudança de resolução, para usar o 480p precisa editar o CHEATS.TXT, e dependendo do caso vai ter que atribuir um valor ao X e Y manualmente para ajustar a imagem do popstarter com a tv.
Amigo @Spielvan poderia me dar umas dicas sobre o opl em vga? Seguinte estou usando um fat 50001 e por usb, coloquei os arquivos do pops da sony, converti os jogos e renomeei o elf para o nome do jogo, coloquei o arquivo CHEATS.TXT com o $480p e tento abrir pelo unlauchelf e ai fica só tela preta. nenhum jogo funcionou, obs: os jogos estavam em formato eboot.pbp ai converti para bin cue e depois converti para .vcd. O que eu posso estar fazendo errado ai? Desde já obrigado.
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Amigo @Spielvan poderia me dar umas dicas sobre o opl em vga? Seguinte estou usando um fat 50001 e por usb, coloquei os arquivos do pops da sony, converti os jogos e renomeei o elf para o nome do jogo, coloquei o arquivo CHEATS.TXT com o $480p e tento abrir pelo unlauchelf e ai fica só tela preta. nenhum jogo funcionou, obs: os jogos estavam em formato eboot.pbp ai converti para bin cue e depois converti para .vcd. O que eu posso estar fazendo errado ai? Desde já obrigado.

Tudo blz mano, acho que a primeira coisa é verificar se o bin e cue do jogo antes de passar para o vcd está funcionando, pode usar um emulador para o teste, eu tenho um ps2 39001 com matrix 1.93 e fmcb 1.95, jogo o popstarter por rede smb no ps2 e uso cabo vídeo componentes, tentou colocar o jogo para rodar sem o CHEATS.TXT para ver se funciona? as vezes a vcd pode estar corrompida e precisa fazer de novo a conversão, procura sempre pegar jogos em bin e cue, lembrando que esta usando por usb então o ELF fica assim XX.NomedoJogo.ELF, sendo por rede SMB seria assim SB.NomedoJogo.ELF, to vendo que estavas usando jogos de psx convertidos para o formato do psp, o bom é pegar o jogo sem estar convertido.
 

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.440
Reações
2.608
Pontos
703
Tudo blz mano, acho que a primeira coisa é verificar se o bin e cue do jogo antes de passar para o vcd está funcionando, pode usar um emulador para o teste, eu tenho um ps2 39001 com matrix 1.93 e fmcb 1.95, jogo o popstarter por rede smb no ps2 e uso cabo vídeo componentes, tentou colocar o jogo para rodar sem o CHEATS.TXT para ver se funciona? as vezes a vcd pode estar corrompida e precisa fazer de novo a conversão, procura sempre pegar jogos em bin e cue, lembrando que esta usando por usb então o ELF fica assim XX.NomedoJogo.ELF, sendo por rede SMB seria assim SB.NomedoJogo.ELF, to vendo que estavas usando jogos de psx convertidos para o formato do psp, o bom é pegar o jogo sem estar convertido.
Obrigado pelas dicas amigo, e por incrivel que pareça era o pen drive, eu troquei e agora o jogo funcionou, mas olha como ficou a imagem no monitor:

20161227_202818.jpg


Como consigo consertar isso?
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Obrigado pelas dicas amigo, e por incrivel que pareça era o pen drive, eu troquei e agora o jogo funcionou, mas olha como ficou a imagem no monitor:

20161227_202818.jpg


Como consigo consertar isso?

Que estranho, ainda não tinha visto nenhum caso de espelhamento com o popstarter, tentou usar em alguma tv fora o monitor, provável que seja a configuração no monitor.
 

Marcos Vilarinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.440
Reações
2.608
Pontos
703
Que estranho, ainda não tinha visto nenhum caso de espelhamento com o popstarter, tentou usar em alguma tv fora o monitor, provável que seja a configuração no monitor.
Ainda não testei em tv, só no monitor mesmo, mas não é config do monitor eu ja testei tudo lá, vou testar na tv hj de noite e posto aqui o resultado, obrigado pelas dicas e pela atenção, abraço!
 
Mensagens
1
Reações
0
Pontos
1
Obrigado a todos. :)

Mas só informando que não há nada de excepcional nessa bagaça :) essa caixinha é um mero e ordinário adaptador, uma extensão da saída multi-Av do PS2 já existente, sem nenhum circuito envolvido. A proposta no caso é a de fornecer em um único Box todas as saídas de vídeo que o PS2 é capaz de fornecer - composto, s-vídeo, componente e RsGB, possibilitando escolher cabos comuns mas de melhor qualidade do que os específicos disponíveis para o PS2. A tal saída VGA vai como bônus. A confecção do produto é artesanal, envolve cortar, serrar, furar, lixar, reciclar, pintar... espírito homebrew. :)

Informações sobre VGA no PS2 já são bem conhecidas há tempos, só é preciso mesmo fazer uma extensão da saída vídeo componente para um conector VGA, o resto é feito via software com programas tipo HDTV Xploder, GSM (separado ou integrado ao OPL como o Seatle mostrou no vídeo) ou ativando o modo progressive scan do próprio jogo, se disponível.

É necessário que o monitor/TV possua suporte a uma coisa chamada Sync-on-Green - SoG (sincronismo no verde), isto é, os sinais de sincronismo são combinados e trafegam junto com o sinal responsável pela cor verde. A maioria dos monitores/TV LCD são compatíveis com SoG, pra ter certeza é necessário conferir nas especificações do produto. Monitores de tubo comuns raramente dispõem de SoG (a não ser os profissionais como os Sony PVM).

Importante dizer que só vale a pena utilizar VGA no PS2 se tiver disponível um bom monitor, se for usar um desses monitores comuns de escritório não vale muito a pena, pois o objetivo em usar VGA no PS2 é se valer de sua melhor qualidade de imagem em relação ao vídeo componente, fato este bem conhecido.

Estou trabalhando em um circuito que elimina o SoG, aí sim seria possível utilizar o adaptador em qualquer monitor VGA, acredito que daqui uns meses tenha novidades. Na verdade já tenho um protótipo funcional, mas estou a fazer um circuito mais prático e barato, pois pretendo publicá-lo (open source) e que seja compatível com o RetroVGA (gerador de scanlines).


Até dá, mas um circuito conversor VGA - HDMI realmente decente (desconsiderando os produtos chineses) encareceria bastante.


MP enviada.


As pinagens do cabo AV são iguais no PS1/2/3, mas o PS1 não possui saída VGA e nem componente, apenas composto e svídeo. No PS3 provavelmente funciona a VGA, mas no caso apenas seria vantajoso caso for utilizar em um BOM monitor VGA com suporte a SoG, se for TV aí vídeo componente (ou claro, HDMI) seria mais adequado.



Acredito que daqui uns dois meses eu consigo o suporte a SoG, aí dá pra usar em qualquer aparelho com entrada VGA.


E fica, mas o monitor precisa ter suporte a SoG, coisa rara em monitores de tubo.

Gostaria de comprar um conversor destes de ps2 (component) para VGA. Como faço para falar diretamente com você?
 

JVS GAMES

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.800
Pontos
183
Já existe algum conversor para VGA que funcione em monitores com SoG?
 
Topo Fundo