Acho que se os novos games estiverem sendo intrinsecamente construídos em torno do SSD e da nova CPU, um port para o One só seria possível se esses games NÃO estivessem sendo construídos intrinsecamente sob os alicerces do SSD/Navi, ou seja, se a base fosse "Jaguar-like". Isso significa que seriam games de One, upgradados ao SeX, e não games de SeX, downgradados ao One. Está aí caracterizada a castração a que o gentleman do John Linneman está se referindo.
Claro, isso se a Microsoft quiser manter um mínimo de qualidade, ela pode tocar o f**a-se e soltar uma versão monstruosa e aberrada para One e dane-se. Outra coisa que ela poderia fazer seria dois games completamente diferentes, tipo Donkey Kong do Game Boy e Donkey Kong do SNES, leia-se, ocupar dois times de desenvolvimento com um único projeto drasticamente mudado, que carregam o mesmo título e mesmo DNA, mas com execuções drasticamente diferentes. Aí não capa, mas gasta querrel a doidado, e ocupa dois times, que é em partes o problema a que o John se referiu nos tuítes anteriores a esses.
Uma coisa que a Microsoft precisa levar em conta é a perda de clientes pro
Playstation 5. Beleza, ela vai desincentivar em partes a adoção da Nova Gen para os proprietários de One, lançando a mesma biblioteca proprietária para ambos. A fanbase core e hardcore vai ser Early Adopter do SeX, o resto vai esgotar sua assinatura no One por um tempo indeterminado. Mas esse resto é casual, esses caras não têm apego a marca, periga alguém capturá-los. Exemplo, se bestar, a depender de como o caminhão de hype e o falatório de net e a impressão de proposta e qualidade no imaginário coletivo se desenharem, esses casuais podem largar o One e comprar um
PS5 no futuro, ao invés do SeX, ou mesmo um Nintendo, e aí a diferença de bases fica muito grande, duma forma que alcançá-la seja impossível, culminando com a perda das assinaturas do One e a não concretização das potenciais do SeX.
Vencer a guerra por vendas de hardware já não é mais o objetivo da Microsoft há anos, mas perder assinaturas, especialmente porque a margem de lucro por enquanto deve ser pequena (tanto que ela não revela), vai causar alvoroço nos acionistas.
Ela certamente põe tudo isso em conta, já estou achando que a principal causa dessa falta de exclusivos para SeX é a ausência de times aptos a fazê-los a tempo para o lançamento, o resto foi só PR para ajudar a maquiar esse fato.
É óbvio que o inverso pode ocorrer, e ela pode ficar com o triplo de assinaturas da Sony, lucrando mais, mas com menos consoles vendidos, vamos ver como será.