O que causa queda de fps?
Quando uma GPU fica sem VRAM, ela usa a RAM como parte de sua memória, que é muito mais lenta e causa stutters (travadinhas). Mas os consoles usam memória unificada, então não sofrem com isso como nos PCs.
Além disso, não importa a quantidade de dados que uma GPU armazena em seu módulo VRAM (seja de 4 GB ou 6 GB), a GPU também precisa trabalhar com esses dados -> renderizar imagens e enviá-las para a tela. Uma placa de vídeo deve ter potência suficiente para trabalhar com dados maiores. Se você maximizar tudo em um jogo e tiver VRAM suficiente, os dados serão armazenados em VRAM, mas se a GPU não tiver forçar suficiente para carregar/renderizar/trabalhar com a quantidade de dados fornecida, os frames vão levar mais tempo para serem renderizados, o que significa menos frames por segundo e é a forma mais comum de causar quedas de framerate.
Porém, uma CPU pode causar uma queda de fps. A CPU desempenha um papel importante nos jogos, pois fornece a GPU, dados transferidos para as imagens que você vê na tela. A CPU pré-renderiza o quadro e o entrega a GPU para continuar trabalhando. Se a CPU não tiver força/velocidade suficiente, poderá fornecer a GPU menos dados e, em seguida, menos quadros serão renderizados e enviados a tela, então a queda de fps acontecerá.
A falta de memória RAM também pode se tornar um problema se um jogo quiser usar 5 GB, mas você só tem, por exemplo, 4 GB, o sistema não terá armazenamento temporário suficiente para arquivos e causará stutters (quedas/travadas).
O aumento da temperatura também pode causar queda de fps, pois para prevenir os componentes, o sistema reduz a velocidade dos componentes para ele esfriar, reduzindo assim o desempenho geral, afetando diretamente o framerate.
Agora o HD, ele só faz transferir dados para a memória. Um HD lento só vai levar mais tempo para enviar os dados para a memória, deixando-a ociosa.
Um jogo que carrega constantemente da memória, como os open world da vida, devem possuir o máximo de dados possível dentro da memória, para funcionar perfeitamente.
A falta de dados vindo do HD, por conta do mal carregamento de dados vai causar no máximo, pop-in, que basicamente é um objeto renderizado incompleto.
Eu diria que isso é incompetência ou irresponsabilidade, pois a produtora, mesmo sabendo dos limites, quer extrapolar para entregar um jogo com gráficos melhores do que o console consegue fazer.