O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pongs nacionais, quais vocês conhecem?

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.777
Reações
14.513
Pontos
503
Bom pessoal, a 4 anos iniciei um trabalho na internet criando um blog para reunir todas as informações que encontrasse sobre os Pongs nacionais, que são os primeiros videogames fabricados no Brasil e foram lançados nos anos 70, e com a ajuda de alguns amigos consegui reunir um bom número de informações sobre esses consoles, que estavam quase caindo no esquecimento, pois a maioria do pessoal só conhecem os Telejogos, mas existem uma dezena desses consoles que foram fabricados aqui no Brasil, não existem somente os Telejogos. Eu só conhecia uns 5 consoles antes de criar esse blog, mas quando comecei a pesquisar sobre eles, acabei ficando boquiaberto com algumas descobertas, pois descobri alguns consoles que nunca tinha visto na minha vida, alguns foram fabricados na minha cidade até, e com o tempo consegui reunir um bom número de consoles, talvez ainda existam alguns que eu não conheça, por isso criei esse tópico, mas tomara que alguém aqui conheça algum console que eu ainda não tenha descoberto e postado no blog.

Vou postar aqui os consoles que já postei no meu blog, talvez vocês não conheçam alguns, mas gostaria de falar aqui sobre esses consoles de primeira geração, começando com o Telejogo 1:



O Telejogo 1 quase todo mundo aqui já deve ter visto, ele é o primeiro videogame nacional e foi lançado pela Philco/Ford em 1977, ele tem 3 jogos na memória, futebol, tênis e paredão. Uma coisa curiosa sobre ele é que os seus cabos, o de energia e o RF de ligar na TV, tem 3 metros e meio cada, e o console era jogado no colo dos jogadores, mas nas laterais dele existiam duas entradas P2, onde dava para ligar consoles caseiros nele, provavelmente a Philco/Ford iria lançar controles para encaixar nessas entradas e poder jogar distante do console, mas ela não chegou a lança-los. Mas algumas pessoas criaram esses controles caseiros.

Telejogo 2:



Segunda versão do Telejogo, esse console tem formato similar ao primeiro, mas tem 10 jogos na memória, alguns jogos são Futebol, tênis, basquete, paredão, hóquei, e tem até dois jogos de tiro ao alvo. O futebol desse console é diferente do primeiro console, nesse Telejogo o jogador controla duas barras, elas vão para cima e para baixo, mas uma delas pode ir para trás e para frente também. O console tem dois controles separados do console, mas eles são embutidos nele e não podem ser removidos.

TV Jogo 3:



Esse console é um clone do primeiro Telejogo, ou seja, um clone do clone... O TV jogo 3 foi fabricado pela Superkit e vinha desmontado em um kit para montar, junto com uma revista chamada Eletrônica, a carcaça dele era toda de plástico e seus controles podiam ser destacados dele, podendo jogar afastado do console. Outras diferenças dele para o Telejogo é que ele não tinha a chave de trocar para o canal 3 ou 4, e os seus jogos eram em preto e branco, o Telejogo tinha jogos coloridos. O nome 3 nele é porque ele tinha 3 jogos.

TV Jogo 4:



Sucessor do TV jogo 3, esse console tinha 4 jogos na memória, mas provavelmente diferentes. Suspeito que esse console seja um clone do americano Coleco Telstar. Ele também vinha em um kit para montar.

TV jogo 10:



Esse console provavelmente é um clone do Telejogo 2, pois ele também tem 10 jogos na memória, mas nunca vi um desses funcionando para confirmar isso. Ele foi fabricado pela Malitron, provavelmente era a mesma Superkit, talvez ela tenha mudado de nome na época.

TV Jogo Fórmula 1:



Esse console é bem raro, e poucos viram ele funcionando. Esse jogo era de corrida, e suspeito que ele seja um clone do Nintendo Racing 112, um dos primeiros consoles da Nintendo, mas ainda não vi um funcionando para confirmar essa informação.

TV Jogo:



Provavelmente esse console não tenha ligação com os outros TV Jogo, pois ele foi fabricado por uma empresa chamada Eletron, mas ele também vinha em um kit para montar, e tinha 6 jogos na memória.

Telegame 4002:



O Telegame 4002 foi lançado em 1978 pela Teletronix, ele tem 4 jogos na memória e seus controles são diferentes, em vez dele ter um potênciometro que gira para os lados, os seus controles tem um potênciometro que só vai para baixo e para cima. Eu tenho esse console, e acabei descobrindo que ele é um clone do Coleco Telstar, ele tem os mesmos 4 jogos dele.

TV Bol:



Pouco sei sobre esse console, nunca vi um funcionando, mas provavelmente ele tem os mesmos 4 jogos do TV Jogo 4 e do Telegame 4002. Ele tem controles similares ao Telegame 4002, mas eles são embutidos no console.

TVG 102-4:



Console lançado no Brasil pela Evadin, ela importava ele de uma fabricante de Hong Kong chamada Conic, e vendia ele aqui como se fosse nacional. Ele tem 4 jogos na memória. Esse console eu só fiquei sabendo dele porque um amigo que colaborou muito com o blog me falou sobre ele.

Videorama e Videoalvo:



Esses consoles talvez tenham sido minha maior descoberta em minhas pesquisas, pois só descobri eles graças a garimpagens de fotos no ML, e fiquei espantado por eles terem sido fabricados na minha cidade, que é Porto Alegre. Esses consoles são o mesmo console, mas primeiro ele foi lançado como Videorama, pela fabricante PolyTron, que é o modelo preto da foto, depois a PolyTron mudou de nome para HobbyTron, e seguiu com o Videorama, só que logo depois o console também mudou de nome, para Videoalvo. Esse console tinha um falante em baixo dele, e vinha com uma curiosa pistola. Eles vinham com 6 jogos na memória.

Gostaria de saber quais desses consoles vocês já conheciam, e se vocês conhecem outros pongs que desconheço, pois ainda estou a procura de consoles desconhecidos para postar em meu blog. Não tenho a intenção de fazer propaganda do meu blog aqui, eu nem citei o nome dele, mas só gostaria de descobrir com o pessoal aqui se existem outros consoles.

Desses consoles que postei, eu possuo 4 deles, os dois Telejogo, o TV Jogo 3 e o Telegame 4002, o último que adquiri foi o Telejogo 2 a alguns meses, mas os outros eu já tinha desde que criei o blog.

 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.438
Reações
7.580
Pontos
453
Conheço bem vagamente o primeiro Telejogo através de menções em blogs e revistas, mas não lembro de ter visto os outros aparelhos em lugar algum. O único clone de Pong que me recordo com um pouquinho mais de clareza é o Color TV-Game da Nintendo.
 

Jazz!

Mil pontos, LOL!
Mensagens
671
Reações
337
Pontos
1.024
Eu tenho o telejogo 1, mudei pra uma casa que o antigo dono tinha deixado vários moveis, inclusive ele.
 

Megadeth__666

Supra-sumo
Mensagens
1.284
Reações
773
Pontos
199
Eu tenho a eletrônica toda de um desses guardado que achei a alguns anos no lixo. Era baseado no chip AY3-8500.

Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.777
Reações
14.513
Pontos
503
Conheço bem vagamente o primeiro Telejogo através de menções em blogs e revistas, mas não lembro de ter visto os outros aparelhos em lugar algum. O único clone de Pong que me recordo com um pouquinho mais de clareza é o Color TV-Game da Nintendo.
Pois é, eles são bem desconhecidos, quando eu criei meu blog foi mais para resgatar e divulgar eles, pois a metade dos que postei nem eu mesmo os conhecia, fui conhecendo aos poucos nas minhas pesquisas e com a ajuda de alguns amigos que tinham eles... :klol

Apesar da simplicidade dos jogos, eu gosto bastante deles, a maioria foram lançados quase 10 anos antes de eu nascer, mesmo assim me divirto com eles. Esses da Nintendo foram lançados em parceria com a Magnavox que eu lembre, mas eles eram bem mais avançados que os nossos nacionais, graças a eles a Nintendo passou a produzir seus próprios consoles alguns anos depois.
Eu já joguei esse Tele-Jogo 2 quando era bem pequeno
Esse ai foi o que achei mais legal, só fui jogar ele recentemente quando comprei o meu, antes eu nunca tinha jogado, os jogos dele que mais gostei foram os de Basquete, hóquei e futebol, dei muita risada do jogo de basquete, mas ele é legal :klol

Achei essa foto dele de um membro daqui que tinha postado uma vez:

basquete2by2.jpg

Eu tenho o telejogo 1, mudei pra uma casa que o antigo dono tinha deixado vários moveis, inclusive ele.
Que sorte sua, não se acha eles jogados assim por ai...:klol
Eu tenho a eletrônica toda de um desses guardado que achei a alguns anos no lixo. Era baseado no chip AY3-8500.

Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk
Acho que daria para fazer uma carcaça para ele usando aquelas carcaças patola, uma vez eu quis comprar um com a carcaça detonada para fazer isso.
 


Megadeth__666

Supra-sumo
Mensagens
1.284
Reações
773
Pontos
199
Pois é, eles são bem desconhecidos, quando eu criei meu blog foi mais para resgatar e divulgar eles, pois a metade dos que postei nem eu mesmo os conhecia, fui conhecendo aos poucos nas minhas pesquisas e com a ajuda de alguns amigos que tinham eles... :klol

Apesar da simplicidade dos jogos, eu gosto bastante deles, a maioria foram lançados quase 10 anos antes de eu nascer, mesmo assim me divirto com eles. Esses da Nintendo foram lançados em parceria com a Magnavox que eu lembre, mas eles eram bem mais avançados que os nossos nacionais, graças a eles a Nintendo passou a produzir seus próprios consoles alguns anos depois.

Esse ai foi o que achei mais legal, só fui jogar ele recentemente quando comprei o meu, antes eu nunca tinha jogado, os jogos dele que mais gostei foram os de Basquete, hóquei e futebol, dei muita risada do jogo de basquete, mas ele é legal :klol

Achei essa foto dele de um membro daqui que tinha postado uma vez:

basquete2by2.jpg


Que sorte sua, não se acha eles jogados assim por ai...:klol

Acho que daria para fazer uma carcaça para ele usando aquelas carcaças patola, uma vez eu quis comprar um com a carcaça detonada para fazer isso.
Eu provavelmente imprimirei em 3d... Falta só eu conseguir a impressora primeiro, hehehehehe

Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.235
Reações
23.337
Pontos
1.619
Bom pessoal, a 4 anos iniciei um trabalho na internet criando um blog para reunir todas as informações que encontrasse sobre os Pongs nacionais, que são os primeiros videogames fabricados no Brasil e foram lançados nos anos 70, e com a ajuda de alguns amigos consegui reunir um bom número de informações sobre esses consoles, que estavam quase caindo no esquecimento, pois a maioria do pessoal só conhecem os Telejogos, mas existem uma dezena desses consoles que foram fabricados aqui no Brasil, não existem somente os Telejogos. Eu só conhecia uns 5 consoles antes de criar esse blog, mas quando comecei a pesquisar sobre eles, acabei ficando boquiaberto com algumas descobertas, pois descobri alguns consoles que nunca tinha visto na minha vida, alguns foram fabricados na minha cidade até, e com o tempo consegui reunir um bom número de consoles, talvez ainda existam alguns que eu não conheça, por isso criei esse tópico, mas tomara que alguém aqui conheça algum console que eu ainda não tenha descoberto e postado no blog.

Vou postar aqui os consoles que já postei no meu blog, talvez vocês não conheçam alguns, mas gostaria de falar aqui sobre esses consoles de primeira geração, começando com o Telejogo 1:



O Telejogo 1 quase todo mundo aqui já deve ter visto, ele é o primeiro videogame nacional e foi lançado pela Philco/Ford em 1977, ele tem 3 jogos na memória, futebol, tênis e paredão. Uma coisa curiosa sobre ele é que os seus cabos, o de energia e o RF de ligar na TV, tem 3 metros e meio cada, e o console era jogado no colo dos jogadores, mas nas laterais dele existiam duas entradas P2, onde dava para ligar consoles caseiros nele, provavelmente a Philco/Ford iria lançar controles para encaixar nessas entradas e poder jogar distante do console, mas ela não chegou a lança-los. Mas algumas pessoas criaram esses controles caseiros.

Telejogo 2:



Segunda versão do Telejogo, esse console tem formato similar ao primeiro, mas tem 10 jogos na memória, alguns jogos são Futebol, tênis, basquete, paredão, hóquei, e tem até dois jogos de tiro ao alvo. O futebol desse console é diferente do primeiro console, nesse Telejogo o jogador controla duas barras, elas vão para cima e para baixo, mas uma delas pode ir para trás e para frente também. O console tem dois controles separados do console, mas eles são embutidos nele e não podem ser removidos.

Existe umas curiosidades pra se acrescentar no seu blog sobre os dois telejogos:

A primeira é mais básica. A Ford do Brasil fechou acordo com a Hitachi e ajudou a fazer uma empresa conhecida como Philco. Os produtos vinham com as marcas das duas empresas (Philco Ford) e eram distribuidos para a venda no Brasil como sinônimo de força e resistencia, comparado com os carros, mas a segunda curiosidade.....

Como disse, a segunda curiosidade era ainda mais interessante. AO SE COMPRAR o Corcel GT dos anos de 75 a 77, na grande maioria das vezes, acompanhava uma TV da Philco Ford. No caso, os modelos dos anos 77 e 78, vinham com a TV e o videogame juntos. Normalmente era considerado como uma promoção feita pela Ford para os seus clientes. O meu Telejogo veio no Corcel que meu pai tinha juntamente com a TV. (a TV ficou para o irmão dele, que havia comprado o carro primeiro. Depois que ele o revendeu pro meu pai, ele passou o videogame alegando que não deixava os filhos dele usarem pois estragava a tv e blábláblá...)
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Ótimo tópico !

Eu só conhecia os Telejogo da Philco mesmo.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.777
Reações
14.513
Pontos
503
Existe umas curiosidades pra se acrescentar no seu blog sobre os dois telejogos:

A primeira é mais básica. A Ford do Brasil fechou acordo com a Hitachi e ajudou a fazer uma empresa conhecida como Philco. Os produtos vinham com as marcas das duas empresas (Philco Ford) e eram distribuidos para a venda no Brasil como sinônimo de força e resistencia, comparado com os carros, mas a segunda curiosidade.....

Como disse, a segunda curiosidade era ainda mais interessante. AO SE COMPRAR o Corcel GT dos anos de 75 a 77, na grande maioria das vezes, acompanhava uma TV da Philco Ford. No caso, os modelos dos anos 77 e 78, vinham com a TV e o videogame juntos. Normalmente era considerado como uma promoção feita pela Ford para os seus clientes. O meu Telejogo veio no Corcel que meu pai tinha juntamente com a TV. (a TV ficou para o irmão dele, que havia comprado o carro primeiro. Depois que ele o revendeu pro meu pai, ele passou o videogame alegando que não deixava os filhos dele usarem pois estragava a tv e blábláblá...)
A história da Philco Ford eu conhecia, só não conhecia essa segunda informação, assim que voltar a postar no blog irei postar elas, valeu Doraemon :kjoinha

Minha mãe teve uma TV Philco Ford da época dos Telejogos, em 78 quando ela fez 15 anos, ela trocou a festa dela em troca de uma TV, na época meus avós não tinham TV em casa e era o sonho da minha mãe ter uma TV, ai meu avô que na verdade é padrasto dela acabou dando uma TV a ela, e era esse mesmo modelo, por acaso a TV que você falou essa uma dessas?

 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.235
Reações
23.337
Pontos
1.619
A história da Philco Ford eu conhecia, só não conhecia essa segunda informação, assim que voltar a postar no blog irei postar elas, valeu Doraemon :kjoinha

Minha mãe teve uma TV Philco Ford da época dos Telejogos, em 78 quando ela fez 15 anos, ela trocou a festa dela em troca de uma TV, na época meus avós não tinham TV em casa e era o sonho da minha mãe ter uma TV, ai meu avô que na verdade é padrasto dela acabou dando uma TV a ela, e era esse mesmo modelo, por acaso a TV que você falou essa uma dessas?



Olha, não me lembro da tv porque ela ficou com meu tio. Mas em casa, minha mãe era simplesmente louca pela marca Philco Ford (eu tenho uma foto de quando eu era pirralho, na frente da tv de casa. Depois eu posto aqui)

Agora, a tv mais marcante pra mim, era o modelo que o Vei pescador postou:

ESSE MODELO eu tenho a vergonha de falar que eu consegui (literalmente) torrar com o ZX Spectrum, programando nela por mais de 2 dias seguidos (caiu um raio perto de casa e ela foi pro vinagre, daí falaram que eu é quem fui o culpado, juntamente com o São Pedro....)

Sobre a Ford e a Philco Ford, vou te explicar uma coisa sobre, que vai lhe ajudar no entendimento e na criação do texto:

A Philco foi fundada em 1950 no Brasil e veio pelas mãos da Ford. Foi a empresa que, literalmente 'assassinou' as válvulas, introduzindo como tecnologia em seus aparelhos o circuito integrado.

Em 72, começou a produção de tvs coloridas, e em meados de 76, começaram a DEMONSTRAR o videogame em lojas, preparando pras vendas em 77. A marca já fazia rádios para os carros da marca, mas em diversas promoções que eles faziam, você comprava o carro da Ford da época e ganhava eletrodomésticos e eletro eletrônicos. Algumas vezes, eles permitiam escolher o que você desejava para a sua casa (tv, gravador cassete, liquidificador, videogame, rádio, rádio-relógio...)

per030015-1974-00090-P-gina-08.png


Eu tava tentando achar comerciais com as promoções da Ford em jornais, mas é complicado demais! Portanto, fica aí um dos milhões de anúncios que achei (muitas das vezes, esse tipo de promoção não era em âmbito nacional, mas sim, destinadas a algumas das revendas)

e, se fosse o Galaxy/Landau, poderia chegar ao cúmulo de tentar o ar condicionado:

ar-condicionado.jpg


...Afinal, quando se pode comprar o melhor, se ganha o melhor também!
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.777
Reações
14.513
Pontos
503
Que beleza essa história Doraemon :kmaroto

Essa TV que postei eu tenho algumas fotos antigas em que apareço com ela, minha mãe ganhou ela em 1978, mas ficamos com ela até 1998 por ai... Ficamos com ela por 20 anos e minha mãe acabou doando ela, funcionando ainda, acho que ela nunca tinha estragado, e estava inteiraça ainda, uma pena que minha mãe se desfez dela, hoje ela seria uma relíquia, naquela época já era...

A maior lembrança que tenho dessa TV é essa foto com minha finada coleção de latinhas, essa foto é de 1995 eu acho, naquele tempo já tinha mania de colecionar coisas... :klol

 
Topo Fundo