O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a console wars entre Mega Drive e SNES ainda vive?

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Tava percebendo como existe nego fanático pelo SNES tentando tapar o Sol com a peneira na menor crítica àquela homebrew do NSMB chamando a todos de "viúvas seguistas" e outro usuário ainda tentando provar como o mega pode ter um jogo tão impressionante quanto, como se isso fizesse qualquer diferença na vida de alguém.

Pergunto-lhes então, por que essa rivalidade continua 29 anos após o lançamento desses consoles sendo que hoje pode-se jogar qualquer jogo deles na mais absoluta excelência?
Lembrando que eu não peguei essa época, comecei a jogar lá com o PS1.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Porque tem gente que deveria estar fazendo terapia e está fugindo disso.

Tem um jornalista que sigo que dizia que as flame wars a cada geração existem porque para a maioria das pessoas comprar mais de um console por geração é algo que foge do orçamento. E aí algumas sentem necessidade de ficarem justificando suas escolhas.

O porquê disso rolar em relação a gerações anteriores é algo que não entra na minha cabeça. Para mim curtir jogo antigo está ligado justamente a não se apegar tanto a questões técnicas e eu não consigo entender no que o gráfico de um jogo do Game Cube ser melhor do que um do PS2 muda algo.

Perguntei sobre isso no outro tópico e fiquei no vácuo. Quem sabe nesse algo mude.
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.194
Reações
4.226
Pontos
703
Porque tem gente que deveria estar fazendo terapia e está fugindo disso.

Tem um jornalista que sigo que dizia que as flame wars a cada geração existem porque para a maioria das pessoas comprar mais de um console por geração é algo que foge do orçamento. E aí algumas sentem necessidade de ficarem justificando suas escolhas.

O porquê disso rolar em relação a gerações anteriores é algo que não entra na minha cabeça. Para mim curtir jogo antigo está ligado justamente a não se apegar tanto a questões técnicas e eu não consigo entender no que o gráfico de um jogo do Game Cube ser melhor do que um do PS2 muda algo.

Perguntei sobre isso no outro tópico e fiquei no vácuo. Quem sabe nesse algo mude.

Taí algo que faz absoluto sentido.
A parte mais bizarra pra mim é que o pessoal que vivenciou e teve que escolher entre um mega drive e um super nintendo já deve estar na casa dos 40 anos hoje e age como se tivesse 12 e tivesse que defender a escolha, ignorando completamente o fato que dá pra jogar ambos consoles em qualquer PC/Smartphone produzido nos últimos 20 anos e isso torna absolutamente inútil defender qualquer escolha que tenha sido feita.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
4.605
Pontos
453
Porque o Seguista tem complexo de inferioridade e nunca aceitou a derrota do Mega Drive pro SNes, seja em hardware, seja em jogos ou seja em vendas.

E já vou logo adiando, AQUI NÃO TEM IMPARCIAL, 90% dos que postarem neste tópico participam de console wars.
 
Ultima Edição:

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
E acho que isso passa pela maneira com que as pessoas encaram a internet hoje, que é diferente de dez ou quinze anos atrás.

Qualquer hipérbole ganha muito mais atenção que qualquer conteúdo moderado, tem redes que tão ganhando muito surfando nessa onda. Nesse contexto, discussões inflamadas sobre qualquer coisa ganham força.
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.087
Pontos
1.054
Doença de gente que não envelheceu mentalmente. Enquanto nintendetes e seguetes ficam brigando pelo e-pênis maior, eu invisto na bolsa de valores e pego várias gostosas no meu iate em Angra dos Reis e claro, jogando Neo Geo com elas, pois esse sim foi o melhor console de 16 bits. ABS.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.124
Reações
14.794
Pontos
503
É que hoje em dia é comum essas briguinhas infantis de plataforma, principalmente entre PS vs. Xbox, aí a galera retrô não quer ficar de fora.

Sei que esse tipo de briga também rolou no passado, principalmente nos EUA, mas a impressão que tenho é que esse tipo de discussão, pelo menos se tratando de consoles retrôs, ficou praticamente morta por muito tempo e retornou nos tempos atuais.

A questão é que hoje em dia, com o fácil acesso à internet, todo mundo quer opinar, mostrar que sabe mais que fulano, que tem um gosto melhor que ciclano, aí fica nessa de "meu brinquedo preferido dos anos 90 é melhor que o seu".

Tem gente que gosta de ficar fazendo rivalidade de tudo, como se fosse ganhar algo com isso. Por causa disso também se doem com críticas aos consoles e jogos que eles gostam e automaticamente te chamam de algum "ista" se não concordarem com sua opinião.

Acho válidas discussões saudáveis e construtivas sobre desempenho de hardwares, qualidade de jogos exclusivos, etc., se tratando de consoles atuais ou antigos. O problema é quando nego enfia fanatismo, negacionismo, flaming e afins no meio pra criar briga e tentar afirmar que tem um gosto / videogame superior, ou quando acha que qualquer crítica ao que ele gosta é feita porque você é algum "ista".
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tava percebendo como existe nego fanático pelo SNES tentando tapar o Sol com a peneira na menor crítica àquela homebrew do NSMB chamando a todos de "viúvas seguistas" e outro usuário ainda tentando provar como o mega pode ter um jogo tão impressionante quanto, como se isso fizesse qualquer diferença na vida de alguém.
Preferências, cada um tem as suas.

Mas alguns parecem sofrer demais se o objeto de sua preferência não for exaltado e um debate qualquer fica parecendo uma guerra santa. Internet serious business.

Na época, escolher um videogame na maioria das vezes era renunciar ao outro. "Psicologicamente" fazia sentido tentar se convencer que "ganhou", evitando "sofrer" com algum eventual "ressentimento" ao ver sair algo top que não terá acesso. Mas hoje pode-se ter ambos com jogos minúsculos que se baixam em segundos. Perda de tempo brigar.
Lembrando que eu não peguei essa época, comecei a jogar lá com o PS1.
Treta vai ter em todas as gerações. Pega alguma polêmica ps1 x Saturn x N64 e vai ver sangue jorrar.
:kkk:klol:klol

De todo modo, perdeu a melhor geração que já vi. A época Mega e Snes foi legal demais.
 
Ultima Edição:

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
SNES e Mega Drive especialmente gera discussões por serem tão diferentes mas ao mesmo tempo parecidos.
O que o outro tem o outro não tem, vice e versa, aí um imita o que o outro tem, fica naquele papo de real vs falso... rapaz, é muita coisa.
Não espere isso acabar tão cedo. Na real, não espere acabar nunca.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Também não acho que essas discussões se restringem a uma só geração.

Quanto a não acabar tão cedo, uma pena, né? Se conformar é admitir que faltam condições para melhorar.
 
Ultima Edição:

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.881
Reações
16.614
Pontos
803
Na época o pessoal aqui só jogava e tal, pra mim isso é novo e coisa da internet
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.279
Reações
5.435
Pontos
453
O apego emocional a esse consoles é forte. Eles representam parte da infância de muita gente.

Dito isso, é totalmente natural o debate, e esses debates as vezes ficam inflamados por causa dessas emoções. Daí também surgem as zoações, pequenas provocações e até memes. Acontece e não vejo motivo pra mimimi. Eu sei que há excessos, mas babacas tem em qualquer lugar e podem aparecer em qualquer discussão.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.087
Pontos
1.054
Já que eu acesso essa pasta por 11 anos, eu digo que aqui foi um lugar de QUASE paz, era basicamente o refúgio pros users cansados das tretas de consoles modernos ou politica, isso até 2012. A partir de 2013 que a coisa começou a desandar, graças que em meados de 2012 veio a migração de users de outros fóruns, comunidades de orkut, gente que começou a acessar a internet(vulgo inclusões), clones de users banidos e por ai vai, veio alguns users muito bons, mas tbm veio uma penca de maça podre que começou a feder na pasta, a primeira treta colossal de console foi a do PSX vs N64, que conseguiu superar a treta do FF6 vs FF7 vs CT(onde teve até moderador no meio e deixando o caos rolar, né Seph?).

O problema é que mesmo q a maioria desses tópicos foram criados por flamers ou trolls malditos, aquela leva de fanboys(a maioria com cadastro pós 2012), começaram a comprar brigas tbm(já que o coração falam mais q a razão para os fanboys) e obviamente o outro lado(maioria que já tava aqui por mais tempo) foi se defender, nisso não teve muito o que fazer, o caos se instalou e tá assim até hoje. Não é atoa que tem uma PORRADA de users que conheço aqui das antigas que nunca mais pisaram aqui(já teve user dizendo q não volta nunca mais), aqueles que começaram a despirocar a ponto de querer ser banido(o que ocorreu) ou aqueles q entram de vez em nunca só pra dar um alô.

Quando começou essas grandes tretas de consoles aqui foi bizarro, já que era algo que eu só via com frequência na pasta museu do falecido uol jogos(nem vou citar os users treteiros do UOL pois alguns deles atualmente estão aqui na OS postando/tretando na consoles e politica, não quero arranjar tumulto), aqui na pasta retro era onde a galera soltavam informações/noticias/curiosidades/tira duvidas sobre consoles e jogos antigos, e não ficar tretando toda semana pq um pedaço de plástico faz mais que o outro, não é atoa que a maioria até hoje em dia é tudo brother um do outro, inclusive criando grupos no wpp e telegram.

Quem ler esse meu wall e ficar putinho da vida, significa que teu lugar não é aqui e você ajuda muito a podridão espalhar na pasta.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
De um tempo pra cá a coisa aqui realmente ficou feia. Não pode postar nada sobre o Nintendo 64 por exemplo que na primeira página vem alguém pra dizer "veja bem, o Playstation era melhor, vendeu mais e blá blá" E assim vai. Tem a turma que detesta tudo que venha da Nintendo, tem aqueles do "Só é bom se for Playstation", tem quem acha que todo mundo que gosta do Mega Drive é "Viúva da SEGA" e não pode gostar de mais nada. E por ai vai. Bicho, tem nego aqui que comemora venda de console, chama os outros de "concorrência" :lolwtfpensa bem. O cara briga, ofende os outros chamando indiretamente de retardado e por ai vai, só pq o console do coração tá vendendo bem! :facepalm:kkk

Uma hora isso acaba ou quem não tiver paciência sai daqui e vai pra outro lugar, monta grupo no Whatsapp etc...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
A história em si já demonstra o seguinte:

Fatores MARCANTES sempre são relembrados e, nesse caso, criam se facções para cada situação
 

Rubens01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.991
Reações
7.776
Pontos
694
Já que eu acesso essa pasta por 11 anos, eu digo que aqui foi um lugar de QUASE paz, era basicamente o refúgio pros users cansados das tretas de consoles modernos ou politica, isso até 2012. A partir de 2013 que a coisa começou a desandar, graças que em meados de 2012 veio a migração de users de outros fóruns, comunidades de orkut, gente que começou a acessar a internet(vulgo inclusões), clones de users banidos e por ai vai, veio alguns users muito bons, mas tbm veio uma penca de maça podre que começou a feder na pasta, a primeira treta colossal de console foi a do PSX vs N64, que conseguiu superar a treta do FF6 vs FF7 vs CT(onde teve até moderador no meio e deixando o caos rolar, né Seph?).

O problema é que mesmo q a maioria desses tópicos foram criados por flamers ou trolls malditos, aquela leva de fanboys(a maioria com cadastro pós 2012), começaram a comprar brigas tbm(já que o coração falam mais q a razão para os fanboys) e obviamente o outro lado(maioria que já tava aqui por mais tempo) foi se defender, nisso não teve muito o que fazer, o caos se instalou e tá assim até hoje. Não é atoa que tem uma PORRADA de users que conheço aqui das antigas que nunca mais pisaram aqui(já teve user dizendo q não volta nunca mais), aqueles que começaram a despirocar a ponto de querer ser banido(o que ocorreu) ou aqueles q entram de vez em nunca só pra dar um alô.

Quando começou essas grandes tretas de consoles aqui foi bizarro, já que era algo que eu só via com frequência na pasta museu do falecido uol jogos(nem vou citar os users treteiros do UOL pois alguns deles atualmente estão aqui na OS postando/tretando na consoles e politica, não quero arranjar tumulto), aqui na pasta retro era onde a galera soltavam informações/noticias/curiosidades/tira duvidas sobre consoles e jogos antigos, e não ficar tretando toda semana pq um pedaço de plástico faz mais que o outro, não é atoa que a maioria até hoje em dia é tudo brother um do outro, inclusive criando grupos no wpp e telegram.

Quem ler esse meu wall e ficar putinho da vida, significa que teu lugar não é aqui e você ajuda muito a podridão espalhar na pasta.
Falou tudo man! Por isso que posto bem pouco hj em dia, Meu desanimo foi tanto que cheguei a pedir exclusão da minha conta como vc viu lá na moderação, O certo seria só parar de postar e pronto, mas sou meio viciado nisso.
Por isso continuo aparecendo de tempos em tempos kkkkkkk
Mas vou dizer que pelo menos no caso da treta psx vs n64 começou bem divertido com as manjações do André Carvalho. Depois descambou e o tópicco ficou tosco, muito por conta do bait do próprio André/Genbu...
Depois foi ladeira abaixo mesmo. Hj é apenas uma sombra do que foi.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.563
Reações
2.600
Pontos
724
Antigamente isso acontecia mais porque você batia o olho e sabia pra que videogame era o jogo. Pelo estilo e tecnologia dele. Cores, jogabilidade diferente, som, velocidade, efeitos..

A diferença alimenta o debate.

Hoje em dia a diferença é só resolução e frame rate, o que muitas vezes só se percebe com o outro do lado pra comparar. O diferencial de cara aparelho acabam sendo seus exclusivos, e aí é questão de gosto. E como diz o ditado, gosto não se discute.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Essas "wars" não são exclusivas da geração snes vs mega.
Ps1 vs n64 e ps2 vs Gamecube eu vejo muita discussão também.
Acho legal quando se discute específicações, o que o hardware X fazia ou como foi implementado tal coisa no console na época, mas discutir coisas bobas como por exemplo uma iluminação a mais num cantinho do jogo que praticamente 99% das pessoas não irão reparar, ai já é demais.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Mega Drive bombou de 1989 até 1993, tendo ainda seus momentos em 1994.

SNES não fez feio mas, quando quis mostrar a que veio, já tinha PS1 em 1994 e então a Nintendo viveu de vender bastante SNES como console de baixo custo e em países de terceiro mundo que não conseguiam comprar PS1.

Os grandes jogos de SNES são RPGs japoneses em que muitos nem tinham sido traduzidos na época e os DK, KI, Yoshi e Mario RPG que saíram quando todos já jogavam 32bits.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.345
Pontos
704
Mega Drive bombou de 1989 até 1993, tendo ainda seus momentos em 1994.

SNES não fez feio mas, quando quis mostrar a que veio, já tinha PS1 em 1994 e então a Nintendo viveu de vender bastante SNES como console de baixo custo e em países de terceiro mundo que não conseguiam comprar PS1.

Os grandes jogos de SNES são RPGs japoneses em que muitos nem tinham sido traduzidos na época e os DK, KI, Yoshi e Mario RPG que saíram quando todos já jogavam 32bits.
Queria até responder, mas não é esse o ponto de discussão do tópico.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
Mega Drive bombou de 1989 até 1993, tendo ainda seus momentos em 1994.

SNES não fez feio mas, quando quis mostrar a que veio, já tinha PS1 em 1994 e então a Nintendo viveu de vender bastante SNES como console de baixo custo e em países de terceiro mundo que não conseguiam comprar PS1.

Os grandes jogos de SNES são RPGs japoneses em que muitos nem tinham sido traduzidos na época e os DK, KI, Yoshi e Mario RPG que saíram quando todos já jogavam 32bits.
Ri do seu post, pessoal aqui falando na boa sobre guerra de consoles e do nada vc vem fazer flames.:khuebr

Pra te responder só vou postar isso:

 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Mega Drive bombou de 1989 até 1993, tendo ainda seus momentos em 1994

Assim, você também tem razão,eu diria que o ponto alto em que o Mega foi absoluto é de 92 até meados de 94,estou me referindo aos States,antes disso "meio" que estava parelho.
Kaliske era um gênio,eu duvido que se fosse outra pessoa a Sega tinha atingido o patamar que conseguiu e assumido uma liderança até então improvável.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Viúva da SEGA acho que todos nós somos em algum grau. Como não sentir saudades de Golden Axe, Out Run e Streets of Rage?

Tirando um ou outro PnC que aparece por aqui, prefiro acreditar que somos de uma geração que aprendeu a apreciar de tudo um pouco. :kjoinha

Quem aqui não teve a cabeça assistindo isso não sabe o que perdeu! :klolwtf
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Viúva da SEGA acho que todos nós somos em algum grau. Como não sentir saudades de Golden Axe, Out Run e Streets of Rage?

Tirando um ou outro PnC que aparece por aqui, prefiro acreditar que somos de uma geração que aprendeu a apreciar de tudo um pouco. :kjoinha

Quem aqui não teve a cabeça assistindo isso não sabe o que perdeu! :klolwtf


Alguém sabe que rumo tomou o Toni Cavalheiro que aprece aos 6:50? Lembro que ele era o responsável por detonar os jogos na antiga revista Video Game, o cara tinha o trabalho dos sonhos de toda criança!
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Mega Drive bombou de 1989 até 1993, tendo ainda seus momentos em 1994.

SNES não fez feio mas, quando quis mostrar a que veio, já tinha PS1 em 1994 e então a Nintendo viveu de vender bastante SNES como console de baixo custo e em países de terceiro mundo que não conseguiam comprar PS1.

Os grandes jogos de SNES são RPGs japoneses em que muitos nem tinham sido traduzidos na época e os DK, KI, Yoshi e Mario RPG que saíram quando todos já jogavam 32bits.

Já discutido aqui

Nem falo de vendas, mas de jogos mesmo era megão até a nova geração

1994 continuou recebendo excelentes títulos na fase old-gen, mas pra quem joga em emuladores depois de tudo passar isso não faz diferença é o console realmente sobressai
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Não acho salutar esse tipo de "guerra", já escrevi muito sobre isso, que o ideal é se divertir com Sega e Nintendo, pois existem muitos jogos bons para ambos os consoles e bla, bla, bla.

Entretanto, pra responder ao tópico, digo que, se existiram "guerras entre consoles", essa foi a mais interessante de todas. Primeiro, porque foi rivalidade mesmo; não teve "jogo de compadre", era disputa pura e troca de xingamentos. Segundo, ambos os consoles tinham pontos fortes distintos, de tal modo que você pode dizer tranquilo "isso tem cara de jogo de Super Nintendo" ou "esse aqui já parece jogo de Mega Drive"; não havia aquela mesmice. Terceiro, existiam, de fato, bons exclusivos em ambas as plataformas, daqueles de dar inveja um no outro; diferente de hoje em dia, em que um jogo "exclusivo" é 95% igual a outro existente no concorrente (isso se o próprio jogo não virar multiplataforma após 1 ano).

Em resumo: disputa séria e muito jogo bom pra tudo que é lado. As empresas concorriam e o jogador saía ganhando. Foi marcante e o povo se empolga. Embora eu não concorde com essa troca de farpas nos dias de hoje, compreendo de onde vem a exaltação alheia.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Não acho salutar esse tipo de "guerra", já escrevi muito sobre isso, que o ideal é se divertir com Sega e Nintendo, pois existem muitos jogos bons para ambos os consoles e bla, bla, bla.

Entretanto, pra responder ao tópico, digo que, se existiram "guerras entre consoles", essa foi a mais interessante de todas. Primeiro, porque foi rivalidade mesmo; não teve "jogo de compadre", era disputa pura e troca de xingamentos. Segundo, ambos os consoles tinham pontos fortes distintos, de tal modo que você pode dizer tranquilo "isso tem cara de jogo de Super Nintendo" ou "esse aqui já parece jogo de Mega Drive"; não havia aquela mesmice. Terceiro, existiam, de fato, bons exclusivos em ambas as plataformas, daqueles de dar inveja um no outro; diferente de hoje em dia, em que um jogo "exclusivo" é 95% igual a outro existente no concorrente (isso se o próprio jogo não virar multiplataforma após 1 ano).

Em resumo: disputa séria e muito jogo bom pra tudo que é lado. As empresas concorriam e o jogador saía ganhando. Foi marcante e o povo se empolga. Embora eu não concorde com essa troca de farpas nos dias de hoje, compreendo de onde vem a exaltação alheia.
Bons tempos estes. Lembro bem que quando eu tinha um Megadrive emprestei ele pra um grande amigo que tinha um Snes e foi muito bacana a sensação de novidade. De um lado eu conhecendo Mário World, Killer Instinct, Donkey Kong e Top Gear. Do outro meu amigo jogando Sonic, Streets of Rage, Shinobi e Shadow Dancer. Era um mundo de diferença sair de um console para o outro.
 
Topo Fundo