O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a franquia Zelda nunca foi tão popular no Brasil?

Você considera a franquia Zelda popular no país?

  • Sim

    Votes: 55 50,9%
  • Não

    Votes: 53 49,1%

  • Total voters
    108

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.365
Reações
63.579
Pontos
903
Não sei se tentam mas uma coisa é certa, nenhuma das duas (Sony e MS) tem qualquer game que chegue perto desse trio de ouro aqui:
IEjreyC.jpg


Com mais este aqui fica perfeito :kcool

76573-the-legend-of-zelda-breath-of-the-wild-full.png
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.682
Reações
10.126
Pontos
503
A verdade é que tirando a bolha da internerds, ngm gostava desse método de vai e volta, só foi fzr alarde pra massa agora usando um sistema batido de muitos anos que é o Open World, e para os veteranos como se fosse algo novíssimo.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.471
Reações
44.867
Pontos
1.339
Na época do SNES, acho que era difícil pra qualquer RPG ser popular aqui. Muito texto apenas em inglês.

Na época do N64 Zelda foi bem popular sim, no limite do que o console permitiu, considerando suas vendas.
Existia tbm o problema do save.
Imagina vc alugar o jogo de novo e cade meu progresso?
Ou entao apelar para jogos piratas que não salvavam haha
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.093
Reações
9.465
Pontos
1.454
Mas que dados você possui para basear a sua afirmação de que ela não é popular aqui?

Eu não tenho um colega/amigo que jogue videogame e que nunca tenha jogado os títulos Zelda - todos eles conhecem, todos eles já jogaram.
 


Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.921
Reações
28.744
Pontos
803
A verdade é que tirando a bolha da internerds, ngm gostava desse método de vai e volta, só foi fzr alarde pra massa agora usando um sistema batido de muitos anos que é o Open World, e para os veteranos como se fosse algo novíssimo.
Isso não tem nada a ver.

Os god of war do ps2 tem puzzles e vai e volta, mas a galera casual povão curtiu na época.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.859
Pontos
753
O meu problema é mais com Zelda 2 mesmo, todos os outros que joguei com exceção do Zelda do Wii e o Remake do Link’s Awakening eu amei.
O Twilight Princess foi um que acabei dropando. Links Awakening gostei bastante, mas joguei o original apenas.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
Eu devia ter aberto uma votação para perguntar se a galera acha Zelda popular aqui ou não.

Eu não fiz isso porque achava que era meio que um consenso de que a franquia não era popular no Huezil.
 

sniper 3d

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.813
Reações
5.952
Pontos
724
Quem não tem paciência nem pra ler o mínimo de inglês vai se afastar da série, diferente doq o bestão ali disse, é claro que precisa ler algo de inglês, se não a pessoa fica perdida aonde ir mesmo na maioria das vezes tendo destaque colorido no item chave ou localização
nada a ver, zerei esse jogo aos 12 anos sem saber nada de inglês, sem contar que tinha diversas revistas com detonado.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.115
Reações
35.168
Pontos
1.054
Post definitivo:

1° Zelda não é RPG, é um action-adventure raiz("raiz" pois mais tarde o gênero começou a ter subclasses como hack n slash e survivor horror, por exemplo);

2° Zelda é popular aqui sim, pelo menos pra quem é 24+ de idade, a franquia só começou a ficar menos popular a partir da época do PS2, mas mesmo assim Twilight Princess logo depois chamou atenção de muita gente com sua jogabilidade punheta na versão de Wii em 2006 e mais tarde em 2017 o Breath of the Wild chamou atenção graças aos youtubers e etc, além de ser o melhor jogo da geração atual;

3º Zelda não precisa ter conhecimento de inglês pra jogar(com exceção do Majoras Mask por ser um jogo difícil comparado ao de SNES e ao Ocarina, até americano/europeu/japonês sofreram com o jogo, porém tinha os detonados em revistas nacionais pra nos ajudar), sendo que naquela época, zerávamos jogos em japonês no SNES, Mega, PSX e Saturn sem problemas, como que teríamos problemas com jogos em inglês que é bem mais fácil?
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.921
Reações
28.744
Pontos
803
Eu devia ter aberto uma votação para perguntar se a galera acha Zelda popular aqui ou não.

Eu não fiz isso porque achava que era meio que um consenso de que a franquia não era popular no Huezil.
Faz a enquete agora.

É só clicar nessa seta que tá do lado do "deixar de acompanhar" e depois no "create poll".
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.295
Reações
3.116
Pontos
974
Zelda é uma das maiores franquias de todos os tempos, e é quase impossível um gamer nunca ter ouvido falar sobre ela.

Aqui no Brasil não é diferente, sendo bastante conhecida.

Contudo, em questão de popularidade, a série está longe de ser tão popular quanto é lá fora.

Por mais aclamada que seja, ela nunca teve muito apelo em relação ao grande público.

Para vocês, quais motivos levaram a isso?

E outra pergunta: se ela não fosse exclusiva da Nintendo, e tivesse sido lançada para outros consoles como PlayStation e XBOX, ela teria mais apelo?


Não sei se já disseram isso aqui, mas acho que a barreira da língua impediu que a série fosse massificada aqui no Huebr.
Os que conseguiam o jogo (em comparação com o passado, hoje todos os jogos são baratos) precisavam comprar revistas (e ler, outra barreira para o cidadão do Huebr).
Mas particularmente considero a série mais icônica dos videogames, supera até Mario.
Minha opinião, ok?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.276
Reações
10.859
Pontos
753
Se idioma fosse barreira, rpgs, Final Fantasy seria nada popular então? Não faz qualquer sentido isto. Jogos em ptbr é coisa recente. E Zelda tu precisa de noções muito básicas. Aprender west, east, south e north ja garante boa parte do que precisa entender. Eu comecei a melhorar meu inglês e me interessar em aprender jogando justamente A Link to the Past.
 

JerryLewis

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.354
Pontos
179
A grande verdade é que no mundo real o povo só joga FPS: COD, Battlefield e futebol. No Brasil outros estilos são ninchos.

Sou nicho puro então! Dos que citaste, só jogo um PES quando estou esperando a esposa para ver algum filme ou série, e ela diz que já vem. E este "já vem" pode demorar de 5min a 2horas (quem tem mulher sabe o que falo...).
No mais, o que se aproxima dos outros que citaste é TD2, mas a pegada é bem diferente, pouco a ver. Até porque sou péssimo, "horrorível" em Battle Royale. Minha praia é um bom RPG ou Tatic RPG.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.209
Reações
12.066
Pontos
753
O jogos são muito caros.
Os jogos da Sony e Microsoft também são caros, mas baixam de preço com o tempo.
Já tive vontade de comprar um Wiiu só pra jogar Bayonetta, mas é desanimador o preço elevado, e não vejo a Nintendo interessada em colaborar com os fãs no Brasil.
Eu sonho em jogar Bayonetta 2. :klol
Tenho que ter um console da Nintendo um dia.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
O jogos são muito caros.
Os jogos da Sony e Microsoft também são caros, mas baixam de preço com o tempo.
Já tive vontade de comprar um Wiiu só pra jogar Bayonetta, mas é desanimador o preço elevado, e não vejo a Nintendo interessada em colaborar com os fãs no Brasil.
Eu sonho em jogar Bayonetta 2. :klol
Tenho que ter um console da Nintendo um dia.

Entendo sua dor amigo. Eu sonho em pegar um Switch pra jogar o BOTW nele, mas com o preço que tá agora, vou continuar só sonhando msm.
 
Mensagens
523
Reações
962
Pontos
128
A maioria dos jovens dinâmicos só conhecem por nome mesmo, depois do PS2 a Nintendo deu uma murchada boa aqui no Bananil, mas quando eu era criança eu lembro dos meus colegas se juntarem para ficarem olhando
 

Saffer Sephiroth

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.689
Reações
2.115
Pontos
1.214
Sou nicho puro então! Dos que citaste, só jogo um PES quando estou esperando a esposa para ver algum filme ou série, e ela diz que já vem. E este "já vem" pode demorar de 5min a 2horas (quem tem mulher sabe o que falo...).
No mais, o que se aproxima dos outros que citaste é TD2, mas a pegada é bem diferente, pouco a ver. Até porque sou péssimo, "horrorível" em Battle Royale. Minha praia é um bom RPG ou Tatic RPG.

É óbvio que em um forum como esse vai ser mais fácil encontrar pessoas que jogam todos os tipos de jogos, mas que não reflete a realidade dos gamers brasileiros. Eu mesmo faz uns 7 anos que não jogo FIFA e uns 9 que não jogo COD, mas não há como negar que esses jogos são muito, mas muito mais populares do que outros jogos aqui no Brasil.
 

friendman

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
277
Reações
698
Pontos
769
Ahhh, vários fatores acho.

Nos anos 90 só os moleque de condomínio tinham N64, era algo de luxo. PS1 reinava com a pirataria e explodiu com o ps2. Quando se tem um careca bombado que faz suruba com gostosa, arranca as tripas dos bichos, luta com monstro gigante, um molequinho de túnica não vai parecer tão interessante, kratos pré novo god of war é a síntese do que o brasileiro médio gosta (não levem a mal, eu amo GoW).

A nintendo também não ajuda, se fechou no mundinho dela, caga pro mercado brasileiro a ponto de ter gente que nem sabe da existência do switch ou mesmo que exista jogo atual do mario. Já morei numa república onde a galera viu o meu e acharam que era um minigame chinês exótico, quase cairam pra trás quando falei o preço e que era um videogame oficial da nintendo, """concorrente""" de pleistaxion, isso que os mesmos jogavam super nintendo na infância.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.431
Reações
20.018
Pontos
1.434
da onde tu tirou que não é popular no Brasil?!

Mas ele não é massivamente popular em nenhum lugar do mundo (talvez tirando o Japão). Se você fizer uma propaganda em maisntream que seja nos EUA, a galera saberá quem é Mario, saberá quem é Sonic, talvez conheçam até Master Chief, mas um carinha vestido de verde? Talvez alguns chamem ele de Zelda.

É a mesma discussão do caso do Silent Hill. Estão confundindo apelo com popularidade, Zelda nunca foi explosivo em vendas, a media deve ficar lá pelas 4 milhões de unidades, um jogo assim não será massivamente popular, apesar de muito querido por quem consome notícias sobre videogame.

Zelda BotW é o ponto fora da curva e pode elevar a franquia a novos patamares de popularidade. Mas neste caso o fato de ser um game foda pesa mais do que ser um game Zelda.
 

Quilava

Supra-sumo
Mensagens
755
Reações
1.692
Pontos
173
É, ficou bem dividido o negócio. Sinceramente não esperava, mas fico feliz de saber que em alguns lugares Zelda é popular. Viva a melhor franquia de todos os tempos! <3
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.831
Reações
25.318
Pontos
1.139
O primeiro zelda que tive contato foi com o ALTTP e entendo que por causa do idioma era de fato uma barreira, eu ficava perdido no jogo. Era diferente dos platformers, que era basicamente pegar e jogar. Ainda sim, eu consegui zerar na época graças as revistas.

Enquanto zelda ainda não é tão popular assim como mario no país, a comunidade de speedruns de zelda ta crescendo, recentemente eles criaram um discord, e randomizers estão começando a ficar popular, tanto é que vai ter um qualify que vai ter stream da SpeedGaming portugues. (e fui sorteado para a restream)
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.966
Reações
14.521
Pontos
1.389
Vamos lá, Zelda é uma franquia popular, afinal não é qualquer série que já sai com previsão de vender algumas milhões de cópias por jogo. Também é System Seller, mesmo que os VGs da Nintendo tenham outros "Sellers" que vendam mais.

Agora, aqui no Brasil, talvez tenha sido popular (no sentido de pelo menos quererem jogar e não ficar só nos memes) na época do Nintendo 64 (Ocarina of Time e Majora`s Mask), mesmo com os games sem tradução em português. Mas eu lembro por exemplo que o OoT vendido pela Gradiente tinha um guia para o jogo.

A partir daí a franquia teve games que não foram exatamente "unanimidade", como WindWaker, Twilight Princess e Skyward Sword. E outros fatores, como a baixa popularidade do GameCube.

Mas tenho a impressão que Breath of the Wild deve ter resgatado parte do interesse, até por ter sido o grande título de lançamento do Switch.
 
Ultima Edição:

Shibito

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.547
Reações
2.945
Pontos
959
Aqui no Brasil faria mais sucesso se fosse um jogo do PlayStation. Pirataria tornou o console extremamente popular.

Resumindo, é isso aí.
Mundialmente, pra maioria, Zelda OoT foi o mais marcante e icônico da série.

Mas se lá nos Estates já era considerado caro, aqui no Bananil um N64 custava um rim. Só uma minoria abastada teve acesso ao jogo.
Depois foi o Ps2 atropelando o GC, né...

Lançou algum Zelda pra Wii? Nem lembro. Se lançou, quem conheceu nessa época deve ter achado um jogo simpático.
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
626
Reações
574
Pontos
293
É mais fácil dizer que os videogames da Nintendo nunca foram populares no brasil, com execeção do snes, mas poucos jogaram Zelda no 16 bits naquela época.
As pessoas até ouviam falar por alto depois que a serie se consolidou de vez no n64, mas pra cada 10 pessoas que tinha um ps1, uma tinha um n64.
 
Topo Fundo