O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que, no Brasil, há tantas pessoas que não conseguem se controlar financeiramente, independente da sua condição social?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353




Resumindo a história, o cara estava chateado ao receber o salário antecipado e, por conta disso, não teria como pagar as contas pela compulsividade de gastar todo o dinheiro antes. O outro post é do pessoal perplexo com essa história.

Incrível como o brasileiro, independente da sua condição financeira, possui um impulso de usar toda a grana recebida e se atolar em dívidas por esse descontrole financeiro. Óbvio se a pessoa for mais humilde, justifica a situação, mas isso ocorre ao extremo nas classes médias para cima.

O consumismo acaba influenciando um pouco, mas a questão da falta de educação financeira parece ser bastante forte no contexto brasileiro.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.982
Reações
93.692
Pontos
1.353
Vi em algum lugar alguém que aparentava "ter algum diploma" dizendo que no Br não se ensina educação financeira na escola porque não é vantajoso pra política.


Agora receber salário antes ou depois de férias, eu prefiro bem mais receber antes, quanto antes "pingar qualquer tipo de pagamento" melhor pra mim.
O cara aí que tá reclamando, é só separar o dinheiro das contas do mês e pronto, ou simplismente fingir que não existe dinheiro na conta. :klolz

Hoje em dia os pagamentos é quase tudo debitado, pelo menos aqui, só pago conta que vem em papel nos locais que o negócio buga por causa do meu nome. Só largar o dinheiro na conta.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.274
Reações
35.543
Pontos
1.053
quando não se tem dinheiro, é fácil ser controlado.

a culpa do descontrole é de quem dá crédito e limite de cartão.
mas o mercado inverteu isso, jogando a responsabilidade pro cidadão, como se ele tivesse obrigação de ter educação financeira.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.845
Reações
80.446
Pontos
1.839
quando não se tem dinheiro, é fácil ser controlado.

a culpa do descontrole é de quem dá crédito e limite de cartão.
mas o mercado inverteu isso, jogando a responsabilidade pro cidadão, como se ele tivesse obrigação de ter educação financeira.

O cidadão tem obrigação moral de ter educação financeira. É igual limpar a bunda, escovar os dentes e usar camisinha.
 


Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.651
Reações
3.533
Pontos
989
O problema é justamente a falta de noção da lógica financeira, tipo o cara que vê cheque especial como dinheiro próprio ou a pessoa que entende crédito como algo que pode prorrogar infinitamente. Maturidade de encarar os limites e saber priorizar algumas necessidades é algo que algumas pessoas nunca aprendem, porque não são geralmente responsáveis e não querem encarar seus próprios atos.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.782
Reações
10.955
Pontos
453
Não é muito difícil se estrepar não.
Se gastar R$ 20,00 todo dia já forma um rombo de R$ 7.200,00 no fim do ano.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.341
Reações
50.130
Pontos
1.504
Educação financeira tinha q ser matéria de colégio, ensinar desde os 10 anos de idade, pra quando o adolescente sai do ensino médio com 17, 18 anos, já ter uma certa noção de como não viver em função de pagar dívidas feitas por impulso.
Não precisa ser nem com 10 anos, existem formas de se ensinar educação financeira a partir dos 2 anos de idade, a criança não vai entender como educação financeira mas vai compreender que certas coisas são finitas, que se usar rápido fica sem e tal.
Eu tenho lido a respeito disso para poder ensinar ao meu catarrento.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734




Resumindo a história, o cara estava chateado ao receber o salário antecipado e, por conta disso, não teria como pagar as contas pela compulsividade de gastar todo o dinheiro antes. O outro post é do pessoal perplexo com essa história.

Incrível como o brasileiro, independente da sua condição financeira, possui um impulso de usar toda a grana recebida e se atolar em dívidas por esse descontrole financeiro. Óbvio se a pessoa for mais humilde, justifica a situação, mas isso ocorre ao extremo nas classes médias para cima.

O consumismo acaba influenciando um pouco, mas a questão da falta de educação financeira parece ser bastante forte no contexto brasileiro.


É porque a maioria da população se acostumou a viver pagando as contas e não ter nada na conta corrente porque sempre falta. E quando acontece as ferias e fica com dinheiro sobrando eles não tem noção que aquele dinheiro é para o mês ou para outro mês.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
Imagino que seja uma mistura de deficiência na educação com vontade de ter uma vida normal como das pessoas que vivem em países civilizados. Mais que isso acho que não dá pra comentar nessa pasta.
 
D

Deleted member 219486

Não é no Brasil, é no mundo.

Ninguém aprende sobre educação financeira na escola e o sistema é montado pra estimular o consumo desenfreado com crédito fácil.

Hoje no Brasil se valoriza o status, os homens compram carros e as mulheres investem em viagens.
 

mxs

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.062
Pontos
179
O problema do brasileiro é que infelizmente uma grande porcentagem quer comprar o que não pode, com o dinheiro que não tem, pra querer mostrar o que não é para aquele que não gosta.

Acho que mulheres são ainda mais vítimas que sonham em ter vida de blogueirinha, conheço amigas que vivem nesse mundo que considero ilusão. Não que eu ache que homem também não entre nessa mas homem em geral gasta mais pra comer mulher ou com algo que possa ostentar pra comer mulher.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.965
Pontos
294
Isso não é de maneira nenhuma exclusividade de brasileiro. Alias, vendooque vi no exterior acho que o brasileiro até desperdiça pouco.


Não precisa ser nem com 10 anos, existem formas de se ensinar educação financeira a partir dos 2 anos de idade, a criança não vai entender como educação financeira mas vai compreender que certas coisas são finitas, que se usar rápido fica sem e tal.
Eu tenho lido a respeito disso para poder ensinar ao meu catarrento.

Ahm.....isso se chama matemática
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.361
Reações
16.649
Pontos
1.439
acho engraçado q hj todo jovem dinamico q assiste coach de internet se acha o mago doa investimentos.

tem 50 mil investido e acha q sabe tudo sobre o mundo financeiro.

depois faz topico dizendo q a gasolina ta cara, q a carne ta cara e etc.

ué, é mago financeiro e nao consegue manter a m**** dum carro ou comer carne?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.669
Reações
30.559
Pontos
1.253
Bem, partindo do pressuposto que tem muita gente no Brasil, então vai ter muita gente tanto controlada quando descontrolada quanto a seus gastos :klolwtf

a culpa do descontrole é de quem dá crédito e limite de cartão.
Porra chapa, eles lançam a bait e tu cai, a culpa é deles?
Você precisa saber o que você pode ou não fazer, igual tu falar que se alguém se viciar em drogas e culpa de quem ofereceu e não de quem aceitou, usou e perpetuou o vício.
 
D

Deleted member 219486

Isso não é de maneira nenhuma exclusividade de brasileiro. Alias, vendooque vi no exterior acho que o brasileiro até desperdiça pouco.




Ahm.....isso se chama matemática

Os países no mundo tem realidades diferentes, você não pode comparar um país de primeiro mundo com o Brasil, a cultura do desperdício está ligada a educação e muitas vezes a capacidade de acesso aos bens, em relação a compra de alimentos existe uma oferta que muitos lugares na Europa tem de forma limitada, então se você compra menos desperdiça menos em teoria, tem a questão climática, por exemplo em países frios vão gastar menos água.
Agora num patamar de bens de consumo mais caros o brasileiro financia a perder de vista para dar a entender que tem mais do que a saúde financeira permitiria.
 

geek_tche

Bam-bam-bam
Mensagens
1.903
Reações
6.443
Pontos
353
Bem, partindo do pressuposto que tem muita gente no Brasil, então vai ter muita gente tanto controlada quando descontrolada quanto a seus gastos :klolwtf


Porra chapa, eles lançam a bait e tu cai, a culpa é deles?
Você precisa saber o que você pode ou não fazer, igual tu falar que se alguém se viciar em drogas e culpa de quem ofereceu e não de quem aceitou, usou e perpetuou o vício.

Esse é outro problema do brasileiro, a mania de terceirizar a culpa! Nunca é culpa é do vivente, é da pessoa que ofereceu, do governo, do capitalismo, do fiscal de trânsito, sempre é de outro. Agora, o criatura que foi lá, torrou a grana do salário em um dia, encheu o c* de droga até ter overdose, estacionou em local proibido pq eram só 5 minutos, esse é um um coitadinho ingênuo, vítima do sistema! O mundo todo tem culpa, menos ele!
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.274
Reações
35.543
Pontos
1.053
Bem, partindo do pressuposto que tem muita gente no Brasil, então vai ter muita gente tanto controlada quando descontrolada quanto a seus gastos :klolwtf


Porra chapa, eles lançam a bait e tu cai, a culpa é deles?
Você precisa saber o que você pode ou não fazer, igual tu falar que se alguém se viciar em drogas e culpa de quem ofereceu e não de quem aceitou, usou e perpetuou o vício.

se limite de cartão fosse igual à drogas seria uma maravilha, seria algo ilegal de ser oferecido.

tem um pessoal que é muito ingênuo em acreditar em "educação" e "obrigação moral".
parece que mais de 10 mil anos de história não ensinaram nada sobre a natureza humana.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.248
Reações
12.792
Pontos
1.419
Porque isso demanda responsabilidade esforço, duas coisas que passam LONGE da cultura do brasileiro na enorme maioria dos casos...
 

Sr Estroncio

Veterano
Mensagens
219
Reações
229
Pontos
118
Acho que um dos motivos das pessoas se endividarem é a pressa. É verdade que não é cômodo esperar vinte anos guardando moedinhas num cofrinho para adquirir um bem, por isso não sou contra o capital especulativo que geralmente está associado nas operações de crédito. Ao mesmo tempo a pressa faz com que a pessoa não opte por um crescimento sustentável para a aquisição de algo. Por exemplo: é necessário comprar um superesportivo assim que se conquista a habilitação? O fator pressa distorce o conceito de necessário e a pessoa não enxerga que pode comprar um carro mais em conta em passos até chegar no superesportivo (nunca questionarei o direito da pessoa em fazer isso). Outros fatore que pode ocorrer a necessidade de crédito são nas URGÊNCIAS pessoais de saúde ou outras catástrofes.

Percebo que existe por parte dos vendedores um estímulo ao endividamento quando "calculam as parcelas" e logo instigam nosso ego perguntando se não podemos pagar tal parcela. Não é desonesto, é apenas uma estratégia de venda mas pessoas ansiosas (ansiedade "nas alturas" devido a pressa) tendem a fechar o negócio sem muita análise. Análise esta que alguém sem conhecimento não sabe sequer que é possível.
 
Topo Fundo