O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Porque ainda existem tutorias retardados?

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.899
Reações
13.658
Pontos
1.624
todo dev tem que partir do pressuposto que pode ser o primeiro game daquela pessoa no genero , acho algo comum e válido , principalmente se você quer vender seu produto para o maximo de pessoas possível
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.279
Reações
10.987
Pontos
503
Pior que tudo isso é jogo mobile que de tão manjado ainda te obriga a ver todos tutoriais antes. Chega a ser um saco, os dev acham que fazendo isso tu se diverte e gasta mais com eles mas a realidade é bem distinta.


Exemplo prático que de tão contraste do mesmo segmento: NFS NL vs Grid.


Grid é um jogo que te bota pra dentro sem nada demais beijada, ao contrário do NFS que é uma franquia muito famosa mas que acabou por prejudicar a minha experiência de gameplay mostrando uma caralhada de coisa.



Na verdade, um jogo sem tutorial costuma ter bastante fator replay com um noob se esforçando para entender a dinâmica do que jogando um jogo que só desmotiva de tanta informação desnecessária.



Isso vale pra todas plataformas, com exceção para jogos Nintendo que é simples de se jogar mas ao mesmo tempo viciantes e desafiadores.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.922
Reações
13.970
Pontos
1.474
Imagino que boa parte dos jogadores deve ser casual, daqueles que não jogam com tanta frequência.
Existem vários motivos que levam alguém a comprar algum jogo.

No caso do RPG que você citou, eu não acho que o jogador casual passa longe, já que esses jogos também são procurados pela narrativa, tipo Witcher que virou até série. Exemplo: o Yakuza: Like a Dragon foi o primeiro RPG da série. Essa franquia na Ásia é conhecida por ter um público adulto e que não tem tanto tempo pra jogar. Tem gente que compra o jogo só por causa dos atores japoneses famosos. No começo tem vários tutoriais porque eles querem que todos esses jogadores consigam chegar até o final da história.

Pode parecer bobagem, mas até nas coisas mais simples o jogador casual pode precisar de um tutorial. Uma amiga joga videogame de vez em nunca e foi um parto até ela conseguir jogar o Uncharted Lost Legacy por causa da dificuldade pra controlar a câmera.

Dificuldade de jogar e necessidade de tutoriais são coisas diferentes. Alguém pode me ensinar todas as regras de um esporte, como, por exemplo, basquete, nem por isso eu vou dar conta de conseguir fazer enterradas só porque li em um tutorial.

Essa dificuldade da sua amiga, de falta de destreza no manuseio do controle, nenhum tutorial irá resolver isso. O que resolve é experiência de jogo.

Ninguém é contra exatamente haver tutoriais. Porém, os que seguem a escola de game design de tutoriais invisíveis enfatizam que se um jogo tem muitos tutoriais intrusivos, que prejudicam no ritmo do jogo interrompendo frequentemente, é sinal de que alguma coisa não foi bem feita.

É até o caso de se pensar se há tanto tutorial, não seria melhor reduzir, polir o jogo, cortar partes do mesmo? Será que não é indício de excesso de mecânicas? Ou, será que não é ausência de feedback ao jogador? O jogo não consegue pela sua própria natureza ensinar os sistemas do jogo?

Pra dar um exemplo, Xenoblade 2, jogo cheio de tutoriais, até mesmo lá na metade do jogo. Porém, o combate é muito propositivo. Quero dizer, você não tem feedback ao longo das lutas de que as decisões que você está tomando são certas ou erradas. E daí vem a necessidade de incluir tutoriais para que o jogador aprenda a jogar da forma correta. Mas não seria mais apropriado rever o sistema de combate?
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
E quantas pessoas deixaram de jogar? Tutorial não é algo que destroy o jogo para quem está acostumado a jogar, no máximo é um incomodo e pronto, mas para quem não está acostumado a jogar pode ser a diferença entre jogar ou desistir do jogo.

"Gueimers" deveriam parar de olhar só para o próprio umbigo e parar de ficar fazendo gatekeeping se achando elite porque sabe jogar alguma coisa.
Não tem nada de elitismo em achar que tutorial é câncer.

Tem alguns aqui no tópico dando essa justificativa de que quem é leigo em jogos precisa de tutorial e que a falta dele faria muitos desistirem de jogar, mas o inverso também é verdade, muitos podem deixar de jogar pelo excesso de tutoriais.
Isso depende da personalidade de cada um, não necessariamente do nível de conhecimento/habilidade.

E tutoriais intrusivos destroem muitos jogos sim. Tem jogo que nem da vontade de continuar, pq vc vai pro sofá com uma hora pra jogar e acaba tendo que assistir 10 horas de tutorial.
 

kageyame

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.156
Reações
3.761
Pontos
979
Não tem nada de elitismo em achar que tutorial é câncer.

Tem alguns aqui no tópico dando essa justificativa de que quem é leigo em jogos precisa de tutorial e que a falta dele faria muitos desistirem de jogar, mas o inverso também é verdade, muitos podem deixar de jogar pelo excesso de tutoriais.
Isso depende da personalidade de cada um, não necessariamente do nível de conhecimento/habilidade.

E tutoriais intrusivos destroem muitos jogos sim. Tem jogo que nem da vontade de continuar, pq vc vai pro sofá com uma hora pra jogar e acaba tendo que assistir 10 horas de tutorial.

Você simplesmente repetiu exatamente o mesmo ponto do post que eu estava respondendo, então não entendi onde quer chegar.

E tem tudo de elitismo achar que "tutorial é câncer", o simples fato de vc achar que não precisa ensinar como jogar mostra que vc não considera o problema de quem nunca jogou algo importante, ou seja, atitude elitista.

Concordo que tem tutoriais chatos, e muitos até quebrados, mas ai é um problema especifico do jogo, muitos jogos tem ótimos tutoriais, e o conceito de tutorial continua sendo algo importante.

Isso seria muito simples se deixassem pular num simples apertar de botão.

Isso eu concordo, deixar quem quer se virar sozinho se virar, mas mantém a possibilidade para quem precisa ou curte o tutorial.
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.095
Reações
25.995
Pontos
1.484
vou dar um exemplo de tutorial intrusivo que deveria ser banido da face da Terra:

você já começou o jogo, e está para fazer alguma ação qualquer pela primeira vez. Corre em direção ao objetivo e do nada, BANG, uma janela gigante aparece no meio das suas fuças com um textão e pausa o jogo.

Você passa a janelona, anda mais um pouco e BANG, outra m**** dessas aparece.

tutorial sob hipótese alguma deveria cortar no meio a ação que o usuário está planejando fazer, isso é extremamente irritante. E inclusive desmotiva o jogador a ler a porra do tutorial.

Agora um jeito inteligente de fazer isso: Tomb Raider, não lembro se em todos, ou só no último, mas o jogo coloca o tutorial como se fosse uma textura 3D colada em cima de um ponto de objeito, tipo, você precisa pular e se agarrar em um paredão, e isso vai estar escrito no paredão. Foca a atenção do jogador para o ponto que ele tem que ir, a pessoa le o que precisa ser lido, não tem nenhum tipo de interrupção acontecendo.

Simples assim. Precisa mais que isso?

Se o jogo tem um sistema realmente complexo, como acontece em alguns RPGs, aí blz, concordo que a pessoa precisa de uma "aula", mas isso precisa ser colocado de forma não intrusiva, através de menus, ou NPCs que oferecem o tutorial.
 

ryutorrent

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.017
Reações
11.344
Pontos
1.049
Porque uma grande parcela dos jogadores tem problemas cognitivos e precisam de ajuda para tudo.
 
Topo Fundo